Ontem, como estava um dia cheio de sol e tive algum tempo livre, resolvi com a família darmos um passeio até à Ericeira com intenção de fazer um teste de autonomia. Assim, peguei na família, que infelizmente tinha que ir de carro e combinámos encontrar-nos no destino para almoçar...o primeiro que chegasse pagava o almoço....o que me ajudou a não ter muita pressa
Não tinha a mota completamente carregada, já tinha 13kms feitos e 2 barras consumidas, mas não fazia mal. Saí de Lisboa, e como achei que o dia estava mesmo bom, resolvi desviar-me um bocadinho do "caminho". Assim, apanhei a 2ª-Circular, entrei na IC19 e fui até Sintra. Velocidades na ordem dos 60-80 km/h, embora tentasse andar mais a 60km/h que era onde conseguia desfrutar melhor o caminho.
Cheguei a Sintra com "meio-deposito" e 50 kms feitos. Quem conhece a zona, sabe que o caminho, para além de ser um dos melhores caminhos que conheço para passear, é cheio de subidas e descidas com bons níveis de inclinação. Depois de um rápido cafézinho e um travesseiro na Periquita para o almoço depois não cair mal, achei que deveria continuar por aquele belo caminho por Colares até à Praia das Maças.
Há saida de Sintra, tirei esta foto:
Andava eu preocupado com a autonomia da mota....com "729 kms" ainda para andar, claramente, devo ter a mota com mais autonomia do planeta
Cheguei à Praia das Maças com menos uma barra (são apenas 13 kms). Fui visitar o Mobi-e no local, para ver se funcionava e descobri que só tinha fichas pretas...se não tivesse autonomia, estava bem lixado...
Encontrei a familia no mesmo local a tomar café...andavam também a ver a paisagem e a "lagartar" ao sol.... saímos todos ao mesmo tempo para Norte a caminho da Ericeira, eram cerca de 25 kms....e se corresse tudo bem, tinha autonomia.
Mais uma vez, pela estrada 247, fomos sempre o mais próximo da costa e a velocidades que tentei nunca serem inferiores a 60km/h, mas nem sempre, claro, era possível. Também, em todo o percurso e tirando uma descida bem inclinada (a tal que depois me fez ter a maior autonomia que jamais vi) a sair de Sintra, nunca usei a regeneração.
Cheguei à Ericeira com 84kms feitos, a faltarem-me ainda 4 barras e com indicação que ainda tinha 33kms de autonomia. Portanto acredito que faria pelo menos mais 12kms, confirmando a autonomia que tinha quando fiz o primeiro teste de autonomia.
Infelizmente, não deixei esgotar as barras todas. Ia a contar que existia um Mobi-e na Ericeira e descobri que afinal não havia. Fui pedir carga ao Hotel Vila Galé, que muito simpaticamente deixou-me carregar. Almoçamos, passeamos um pouco e ao fim de uma carga de 1h45 resolvemos ir até Cascais pela marginal. Tinha pouco mais de meio-carga, mas estava confiante que daria para fazer os cerca de 50 kms que separavam a Ericeira de Cascais.
Pelo caminho, enganei-me num sitio qualquer e fui ter outra vez a Sintra. Como estava, em passeio, não me importei e resolvi tirar partido do engano e passear pelo meio da serra até apanhar de novo a estrada 247...claro que isso fez-me fazer mais alguns kms do que tinha pensado...
O resultado, quando cheguei a Cascais, é que fiz cerca de 60kms e cheguei com apenas 2 barras. Depois foi uma "guerra" para descobrir um Mobi-e que funcionasse e que tivesse uma ficha compatível com a minha...o transito era imenso e andei literalmente a visitar todos os postos à procura de um que funcionasse. Visitei primeiro o da baia de cascais e era apenas tomadas pretas....subi até à estação de comboio e descobri que tinha fichas brancas, mas não funcionava e finalmente voltei para trás até ao jardim Marechal Carmona, onde descobri um que funcionava e tinha fichas brancas. Lá ficou a carregar....
O passeio ainda não tinha terminado. Tinha combinado um jantar com amigos no Dolce Vita Tejo e portanto ainda precisava de fazer mais 35 kms. Voltei a carregar 1h45 porque não tinha mais tempo e pus-me a caminho. Cheguei com 3 barras e carreguei no Dolce Vita, depois de uma "guerra" a tentar encontrar um local de carga (Nota: fica no piso -2, Zona Amarela). Jantámos e rumei a casa para mais 17 kms de viagem.
No total foram 196 kms feitos ontem, 2 cargas de 1h45 outra no final de 2h30 e, claro, um passeio muito agradável.
Facto interessante: Pelo facto de não ter dado grande "descanso" às baterias (era carregar e andar) a temperatura delas no fim do dia era de 25º a 26º. Talvez por isso, o range entre as células mínima e máxima era bastante mais curto do que tinha visto anteriormente. Os diferenciais que vi eram de 0.02 com 30A e 60A e 0.03/0.04 com 100A-120A na aceleração. Em alguns momentos, quando tentava manter a corrente constante, vi diferenciais de 0.01v durante todo o tempo que conseguia manter a mesma corrente. Inclusive, quando largava o acelerador, vi, acho que pela primeira vez, diferencial 0, ou seja a célula mínima era igual à célula máxima.
Assim, acho que as baterias estão ainda em boas condições e a autonomia, embora não tenha deixado esgotar completamente a carga, tenho a certeza que daria para fazer pelo menos os 95 kms. Os diferenciais de tensão no final do dia também me deixaram bastante satisfeito.
Venha lá a Primavera...