Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos
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Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos
Boa tarde,
Alguém me sabe dizer quais são as regras e custos, para instalar um ponto de carga para veículos?
Quais as diferenças entre carga rápida e carga lenta? Dá para ter separados ou em conjunto?
Quais as diferenças entre ter um residencial e um Público? Muda se for num parque de estacionamento público ou privado (escritórios/hotel)?
Obrigado,
Provença
Alguém me sabe dizer quais são as regras e custos, para instalar um ponto de carga para veículos?
Quais as diferenças entre carga rápida e carga lenta? Dá para ter separados ou em conjunto?
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http://www.montedaprovenca.com
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

A legislação dos postos de carregamento está a ser ultimada, como pode ver neste tópico, (tb só vi à dias)
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... dcf32b578c
Pode sair em breve!
A meu ver, (é só a opinião dum utilizador), tratando-se dum espaço privado, é instalar corrente eléctrica e tomadas deste tipo no parque e os utilizadores logo se ajustam com os respectivos adaptadores para o seu caso. Claro que se for como este exemplo está bem melhor O "inconveniente" é que não pode cobrar pela electricidade.
Na questão dos carregamentos rápidos , muda de figura. pois para ser "rápido" penso que tem que haver no mínimo 32A e equipamento muito específico, pois tem de entrar muita corrente em pouco tempo. Mas os utilizadores já ficam satisfeitos se tiverem acesso garantido a tomadas comuns tipo shucku de exterior!
Os pormenores técnicos podem vir a seguir

BondadeSua
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu
Muito interessante valores nao pode cobrar mas a gorgeta ainda existe e é isenta de impostos
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu
Olá,
Estou interessado, porque estou a desenvolver um Hotel Rural e ando a ver de soluções ecológicas.
Alguém me pode enviar valores? Ex: Custos de tomadas, quais os tipos de tomadas que existem, transformadores, etc...
Qual o total de carros eléctricos que existem em Portugal?
Como estou ao lado da saída de Elvas da Auto-Estrada, podia ser interessantes para os donos dos carros eléctricos que quisessem fazer a viagem para Madrid, ter uma ultima dormida em PT e sair com o carro carregado a 10km da fronteira
Acham que vale a pena o investimento versus o retorno?
Obrigado,
Estou interessado, porque estou a desenvolver um Hotel Rural e ando a ver de soluções ecológicas.
Alguém me pode enviar valores? Ex: Custos de tomadas, quais os tipos de tomadas que existem, transformadores, etc...
Qual o total de carros eléctricos que existem em Portugal?
Como estou ao lado da saída de Elvas da Auto-Estrada, podia ser interessantes para os donos dos carros eléctricos que quisessem fazer a viagem para Madrid, ter uma ultima dormida em PT e sair com o carro carregado a 10km da fronteira

Acham que vale a pena o investimento versus o retorno?
Obrigado,
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu
Eu acho isso fantástico.
E para começar com pontos de carga normal já é muito bom .
Ficando a carregar durante a noite saído pela manha ja carregadinho
E para começar com pontos de carga normal já é muito bom .
Ficando a carregar durante a noite saído pela manha ja carregadinho

Live long and prosper!
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu
É comum ver hoteis com carregadores normais e rápidos instalados, na holanda, noruega, belgica, turquia etc.
Por cá ainda são poucos, mas já há alguns.
Acho uma boa ideia preparar o seu hotel com esse equipamento, talvez numa fase inicial nem precise de grande coisa, talvez um carga normal com ficha schuko e mod3 seja suficiente.
Será uma boa forma de publicitar o hotel dizendo que está preparado para carregar veiculos eletricos.
cumps
Por cá ainda são poucos, mas já há alguns.
Acho uma boa ideia preparar o seu hotel com esse equipamento, talvez numa fase inicial nem precise de grande coisa, talvez um carga normal com ficha schuko e mod3 seja suficiente.
Será uma boa forma de publicitar o hotel dizendo que está preparado para carregar veiculos eletricos.
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VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Sem dúvida. O pnunes resume o essencial da questão. Deixe corrente normal e tubagem para evoluir em 2 ou 3 pontos do parque, e uma coisa elaborada como a que citei, (metade das tomadas deve chegar), importaria em quantos € pnunes? Chegariam 200€?: Já agora digam lá. 3 ou 4 automóveis em simultâneo e em baixa tensão precisariam de quantos Amp?pnunes Escreveu:cho uma boa ideia preparar o seu hotel com esse equipamento, talvez numa fase inicial nem precise de grande coisa, talvez um carga normal com ficha schuko e mod3 seja suficiente.
Será uma boa forma de publicitar o hotel dizendo que está preparado para carregar veiculos eletricos.
Em relação ao nº de veículos existentes, temos o assunto abordado recentemente no tópico Noticias de Electricos pg 142 no post do nosso pafi. É um tópico que o Provenca deve ler. O assunto do nº de VE, nasce numa noticia tendenciosa incorrecta e "abusiva".
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 4f7a0bc410
BondadeSua
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu
As CEE estão projectadas para 16amp / 6horas, cada carro em normal carrega a menos que isso, mas as contas são faceis, 16Amp * 4 carros = 64Amp
Agora há que dimensionar todo o circuito de alimentação, e se os postos estarão todos concentrados ou espalhados pelo parque.
Já agora deixo a minha opinião em relação ao hotel, sugiro que no parque de estacionamento reserve os lugares mais proximos da recepção para veiculos prioritários e os lugares para VEs um pouco mais distantes para evitar que sejam inadvertidamente ocupados pelos CIs
Agora há que dimensionar todo o circuito de alimentação, e se os postos estarão todos concentrados ou espalhados pelo parque.
Já agora deixo a minha opinião em relação ao hotel, sugiro que no parque de estacionamento reserve os lugares mais proximos da recepção para veiculos prioritários e os lugares para VEs um pouco mais distantes para evitar que sejam inadvertidamente ocupados pelos CIs
sergiomms
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu
Bom não sendo nenhum expert na matéria... penso que sem duvida umas "simples" tomadas servem. Deixando já a instalação preparada se depois quiser evoluir e ter mais capacidade de carga (seja para mais veículos ao mm tempo, seja com cargas mais rápidas).
Sem duvida que a sua ideia é de agradecer ao máximo mesmo!! E como tudo tem os seus custos, sem duvida que todos os utilizadores de VE's certamente concordam... mais vale uma uma "simples tomada" do que nada! E para iniciar porque não umas tomadas (2 ou 3 ou as que intender) normais exteriores (por causa do tempo)?? E futuramente uma melhoria...
Vem-me à memória o Hotel onde pernoitamos no Encontro Nacional de VE's de 2013, umas simples tomadas (que ficaram depois como ponto de carga definitivo) e uma ajuda enorme!
Enquanto utilizador de um VE fico agradecido por esta sua iniciativa e fiquei desde já curioso com o Hotel
Sem duvida que a sua ideia é de agradecer ao máximo mesmo!! E como tudo tem os seus custos, sem duvida que todos os utilizadores de VE's certamente concordam... mais vale uma uma "simples tomada" do que nada! E para iniciar porque não umas tomadas (2 ou 3 ou as que intender) normais exteriores (por causa do tempo)?? E futuramente uma melhoria...

Vem-me à memória o Hotel onde pernoitamos no Encontro Nacional de VE's de 2013, umas simples tomadas (que ficaram depois como ponto de carga definitivo) e uma ajuda enorme!

Enquanto utilizador de um VE fico agradecido por esta sua iniciativa e fiquei desde já curioso com o Hotel

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu
Muito obrigado pelas recomendações, em Janeiro terão mais um local para dormir e deixarem o carro a carregar 
O Hotel será o Hotel Rural Monte da Provença e abre portas em Janeiro de 2015, podem ver a evolução na nossa página de facebook em http://www.facebook.com/montedaprovenca" onclick="window.open(this.href);return false;
Vai ficar a 1Km da saida da A6 junto a Elvas, em https://www.google.com/maps/@38.9212733,-7.1736711,17z" onclick="window.open(this.href);return false;

O Hotel será o Hotel Rural Monte da Provença e abre portas em Janeiro de 2015, podem ver a evolução na nossa página de facebook em http://www.facebook.com/montedaprovenca" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu
Desde já os meus Parabéns pela atitude que tomou e o meu muito Obrigado por mais um futuro ponto de cargaProvenca Escreveu:Muito obrigado pelas recomendações, em Janeiro terão mais um local para dormir e deixarem o carro a carregar
O Hotel será o Hotel Rural Monte da Provença e abre portas em Janeiro de 2015, podem ver a evolução na nossa página de facebook em http://www.facebook.com/montedaprovenca" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu
Os meus conhecimentos e recursos são limitados, apenas a vontade de ajudar a comunidade de condutores de carros eléctricos é que não é limitada.pnunes Escreveu:É comum ver hoteis com carregadores normais e rápidos instalados, na holanda, noruega, belgica, turquia etc.
Por cá ainda são poucos, mas já há alguns.
Acho uma boa ideia preparar o seu hotel com esse equipamento, talvez numa fase inicial nem precise de grande coisa, talvez um carga normal com ficha schuko e mod3 seja suficiente.
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cumps
Alguém me pode ajudar a executar a proposta técnica ao construtor? (para não ser o dobro do real) (Tipos de cablagem, fichas, corrente, etc..)
Obrigado
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu
Primeiro há que tomar a decisão de quantos VE a carregar ao mesmo tempo quer suportar...
Mas nó mínimo 5 fios de 4mm2 até aos lugares para VE e no lugar de estacionamento pelo menos uma tomada CEE trifásica de 16A (para os Tesla Model S) e 3 tomadas CEE 16A monofásicas e shucko para para os VE's mais acessíveis como o Nissan Leaf ou os Mitsubishi iMiev, Peugueot iOn, e Citroen C0.
Com isto pode suportar o carregamento de um Tesla Model S completamente descarregado durante as recomendáveis 8 horas de sono dos hóspedes ou 3 VE mais pequenos em simultâneo.
Mas nó mínimo 5 fios de 4mm2 até aos lugares para VE e no lugar de estacionamento pelo menos uma tomada CEE trifásica de 16A (para os Tesla Model S) e 3 tomadas CEE 16A monofásicas e shucko para para os VE's mais acessíveis como o Nissan Leaf ou os Mitsubishi iMiev, Peugueot iOn, e Citroen C0.
Com isto pode suportar o carregamento de um Tesla Model S completamente descarregado durante as recomendáveis 8 horas de sono dos hóspedes ou 3 VE mais pequenos em simultâneo.
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu
Sem esquecer que cada tomada deve estar protegida por um disjuntor diferencial de 30mA.
Eu sugiro que no imediato estejam disponibilizados 2 espaços de estacionamento, mas que deixe o parque de estacionamento preparado com tubos vazios para passagem de cabos futuros.
Eu sugiro que no imediato estejam disponibilizados 2 espaços de estacionamento, mas que deixe o parque de estacionamento preparado com tubos vazios para passagem de cabos futuros.
sergiomms
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos
Boa tarde,
Venho informar que o EcoHotel Rural Monte da Provença, completou o seu 1º ano, com grande redução da pegada de carbono
Artigo no jornal Vida Economica que faz referência a vontade de instalar carregador para VE Infelizmente o carregador para carros eléctricos, ainda não foi instalado
Sff podem-me ajudar, a perceber as diferenças entre estes carregadores?
http://r-evc.com/en/15-wallbox
Quero instalar, com as seguintes características:
- já tenho tomada trifásica no estacionamento;
- carregador para 1 lugar de estacionamento;
- não necessito contadores, porque o carregamento vai ser grátis para os hospedes;
- o máximo de tipos de tomadas, para abranger todos os VE dos hospedes;
- de preferência com carregamento rápido;
- mais barato do mercado;
Fiquei muito curioso sobre este carregador, sabem-me dizer se cumpre os requisitos anteriores?
http://r-evc.com/en/27-mennekes-wallbox-16a-32a.html
Cumprimentos,
Monte da Provença
Venho informar que o EcoHotel Rural Monte da Provença, completou o seu 1º ano, com grande redução da pegada de carbono

Artigo no jornal Vida Economica que faz referência a vontade de instalar carregador para VE Infelizmente o carregador para carros eléctricos, ainda não foi instalado

Sff podem-me ajudar, a perceber as diferenças entre estes carregadores?
http://r-evc.com/en/15-wallbox
Quero instalar, com as seguintes características:
- já tenho tomada trifásica no estacionamento;
- carregador para 1 lugar de estacionamento;
- não necessito contadores, porque o carregamento vai ser grátis para os hospedes;
- o máximo de tipos de tomadas, para abranger todos os VE dos hospedes;
- de preferência com carregamento rápido;
- mais barato do mercado;
Fiquei muito curioso sobre este carregador, sabem-me dizer se cumpre os requisitos anteriores?
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Cumprimentos,
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos
Parabéns pela iniciativa. Deve ter ajuda em breve do pessoal mais habituado... Outra possibilidade seria contactar a UVE, uma associação de utilizadores de veículos eléctricos recentemente constituída, eles devem poder ajudar.
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos
Olá!Provenca Escreveu:Boa tarde,
Venho informar que o EcoHotel Rural Monte da Provença, completou o seu 1º ano, com grande redução da pegada de carbono
Artigo no jornal Vida Economica que faz referência a vontade de instalar carregador para VE Infelizmente o carregador para carros eléctricos, ainda não foi instalado
Sff podem-me ajudar, a perceber as diferenças entre estes carregadores?
http://r-evc.com/en/15-wallbox
Quero instalar, com as seguintes características:
- já tenho tomada trifásica no estacionamento;
- carregador para 1 lugar de estacionamento;
- não necessito contadores, porque o carregamento vai ser grátis para os hospedes;
- o máximo de tipos de tomadas, para abranger todos os VE dos hospedes;
- de preferência com carregamento rápido;
- mais barato do mercado;
Fiquei muito curioso sobre este carregador, sabem-me dizer se cumpre os requisitos anteriores?
http://r-evc.com/en/27-mennekes-wallbox-16a-32a.html
Cumprimentos,
Monte da Provença
Parabéns pela visão. É esse o caminho.
No entanto, se fosse eu, não gastaria dinheiro em equipamentos desses.
E porquê? Porque por norma, os utilizadores de VE já possuem todos os acessórios para poder utilizar as diversas tomadas que vão encontrando.
Eu colocaria apenas tomadas trifásicas (vermelhas de 5 pinos) de 32A e de 16A à disposição.
Junto com cada trifásica, colocava ainda uma monofásica CEE azul, intercalando ora uma de 16A ora outra de 32A.
Claro que esta instalação deve ser protegida por disjuntores adequados no local da distribuição mas isso é um investimento completamente ridículo comparado com a compra de vários carregadores com EVSE (wallbox).
Se for mesmo para instalar carga rápida, isso já não se refere aos equipamentos que sugere.
No caso da Tesla pode solicitar o "Destination Charging", indicado precisamente para esse tipo de empresas https://www.teslamotors.com/destination-charging.
No caso dos outros VE de quatro rodas, o carregamento rápido é em corrente contínua e necessita de um equipamento algo dispendioso. Penso que há duas empresas em Portugal que o podem ajudar em soluções de carregamento rápido (Efacec e MagnumCap).
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos
Mais um belo exemplo! Tomara que esses pequenos pormenores possam fazer a grande diferença para o sucesso de seu Hotel. Parabéns.
Na minha opinião, sendo um hotel o local adequado para pernoitar, qualquer tomada de 16A monofasica (industrial ou doméstica) já resolve o problema para qualquer utilizador de VE que goste de dormir as 7 ou 8 horas. Se coloca um posto de carregamento rápido, carregando em 2 a 4 horas, habilita-se a que fiquem a descansar esse tempo dentro do próprio carro, para seguir viagem logo de seguida.
O conceito nem estaria nada mal se houvesse forma de controlar, com respectivo pagamento da energia e do espaço ocupado. Coisas que a nossa burocracia ainda não implementou, infelizmente.
Celestino, penso que o carregamento rápido que o Provenca se queria referir, seria mais aqueles onde a tensão ainda é a alternada, mas em vez de ser de 16A monofasica, seria de 32A monofasica, bifasica e trifasica, podendo servir por exemplo um ZOE a carregar 80% numa hora.
Os I3 e alguns Leaf também podem carregar a 32A AC... embora não seja a minha praia esta matéria, penso não estar a dizer alguma asneira, e se tiver, corrijam-me por favor.
As tomadas seriam as Mennekes de 7 pinos, onde poderiam ser de 16A ou 32A, com 1, 2, ou 3 fases ligadas, e seu respectivo circuito electrónico para dar a conhecer ao carro até que corrente ele poderá carregar. (estou-me a arriscar a dizer alguma asneira...)
Na minha opinião, sendo um hotel o local adequado para pernoitar, qualquer tomada de 16A monofasica (industrial ou doméstica) já resolve o problema para qualquer utilizador de VE que goste de dormir as 7 ou 8 horas. Se coloca um posto de carregamento rápido, carregando em 2 a 4 horas, habilita-se a que fiquem a descansar esse tempo dentro do próprio carro, para seguir viagem logo de seguida.
O conceito nem estaria nada mal se houvesse forma de controlar, com respectivo pagamento da energia e do espaço ocupado. Coisas que a nossa burocracia ainda não implementou, infelizmente.
Celestino, penso que o carregamento rápido que o Provenca se queria referir, seria mais aqueles onde a tensão ainda é a alternada, mas em vez de ser de 16A monofasica, seria de 32A monofasica, bifasica e trifasica, podendo servir por exemplo um ZOE a carregar 80% numa hora.
Os I3 e alguns Leaf também podem carregar a 32A AC... embora não seja a minha praia esta matéria, penso não estar a dizer alguma asneira, e se tiver, corrijam-me por favor.
As tomadas seriam as Mennekes de 7 pinos, onde poderiam ser de 16A ou 32A, com 1, 2, ou 3 fases ligadas, e seu respectivo circuito electrónico para dar a conhecer ao carro até que corrente ele poderá carregar. (estou-me a arriscar a dizer alguma asneira...)
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos
Exceto quanto à bifásica e às tomadas de 7 pinos, está tudo certo.Jorge Rocha Escreveu:Mais um belo exemplo! Tomara que esses pequenos pormenores possam fazer a grande diferença para o sucesso de seu Hotel. Parabéns.
Na minha opinião, sendo um hotel o local adequado para pernoitar, qualquer tomada de 16A monofasica (industrial ou doméstica) já resolve o problema para qualquer utilizador de VE que goste de dormir as 7 ou 8 horas. Se coloca um posto de carregamento rápido, carregando em 2 a 4 horas, habilita-se a que fiquem a descansar esse tempo dentro do próprio carro, para seguir viagem logo de seguida.
O conceito nem estaria nada mal se houvesse forma de controlar, com respectivo pagamento da energia e do espaço ocupado. Coisas que a nossa burocracia ainda não implementou, infelizmente.
Celestino, penso que o carregamento rápido que o Provenca se queria referir, seria mais aqueles onde a tensão ainda é a alternada, mas em vez de ser de 16A monofasica, seria de 32A monofasica, bifasica e trifasica, podendo servir por exemplo um ZOE a carregar 80% numa hora.
Os I3 e alguns Leaf também podem carregar a 32A AC... embora não seja a minha praia esta matéria, penso não estar a dizer alguma asneira, e se tiver, corrijam-me por favor.
As tomadas seriam as Mennekes de 7 pinos, onde poderiam ser de 16A ou 32A, com 1, 2, ou 3 fases ligadas, e seu respectivo circuito electrónico para dar a conhecer ao carro até que corrente ele poderá carregar. (estou-me a arriscar a dizer alguma asneira...)
Essas de 7 pinos são aquelas onde eu não gastaria dinheiro porque os clientes já têm os EVSE's.
E sim, na ótica de ser para pernoitar, faz mais sentido existirem hoje mais tomadas monofásicas de 16A e 32A. Mas há que pensar no futuro - não nos esqueçamos que a evolução tende a ser galopante e uma instalação dimensionada para hoje será insuficiente no futuro.
Também não nos podemos esquecer dos Teslas. Os donos deles costumam ser clientes apetecíveis deste tipo de negócios. Se não tiverem Destination Charging não vivem sem uma trifásica de 16A ou de 32A (consoante tenham ou não dual charger).
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
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Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos
Pode até ainda não existir algum carro que possa alimentar-se de apenas 2 fases (corrente bifásica), mas se agora não existe não quer dizer que não possa vir a existir (pensava que os ZOE o fizessem com o seu camalião...?).
Conhecendo um pouco a electricidade e os aparelhos que com a mesma trabalham, seria muito fácil acreditar que existisse um carregador (que na verdade fossem 3 carregadores), onde se pudesse escolher os mais variados modos de carregamentos, (utilizando 1, 2 ou os 3 carregadores) dependendo da disponibilidade da tomada e da indicação do utilizador.
As tomadas de 7 pinos, seriam iguais às que encontramos nos Mobi-e, podendo estas fornecer de forma segura as mais diversas formas de carregamento em AC.
Conhecendo um pouco a electricidade e os aparelhos que com a mesma trabalham, seria muito fácil acreditar que existisse um carregador (que na verdade fossem 3 carregadores), onde se pudesse escolher os mais variados modos de carregamentos, (utilizando 1, 2 ou os 3 carregadores) dependendo da disponibilidade da tomada e da indicação do utilizador.
As tomadas de 7 pinos, seriam iguais às que encontramos nos Mobi-e, podendo estas fornecer de forma segura as mais diversas formas de carregamento em AC.
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