baterias de lítio.

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Re: baterias de lítio.

Mensagem por klinzter »

Flamingo Escreveu:
g_card Escreveu:estou a gostar de ver :) podes partilhar o fornecedor a esse preço?
tens de ver a capacidade real, não faltam para ai células dessas a anunciar 10x ou mais a sua real capacidade.
http://ryde.en.alibaba.com/product/1270 ... &edm_ver=e" onclick="window.open(this.href);return false;

... das outras habitualmente usadas existe mais garantia sobre a capacidade anunciada?... porque?... quais as razões?
A unica coisa que estou em condições de poder afirmar é que tanto umas como outras atualmente veem todas do mesmo canto do mundo, da china :?
Yap vem tudobda china. A única diferença é que uns têm control de qualidade e outros não. Imagem
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

Fico grato pelo alerta. Tinha consciência que mesmo sendo de igual amperagem umas seriam melhores que outras, mas desconhecia tal coisa. :o
Fazia conta de mandar vir grupos de 100 de cada vez. Após ver o que vi essa intenção saiu reforçada. Logo no inicio espero fazer teste a uma ou duas...
Alem dos preços que tenho das células anteriormente referidas quero pedir mais alguns orçamentos, e das que me despertarem interesse quero ver se consigo encontrar na net comentários as mesmas.
Mais uma vez, obrigado ;)

Após escrever o texto anterior, entrei novamente no link que coloquei e vi lá que o minimo de encomenda são 500. Até a data ainda não tinha reparado nisso. Possivelmente terei mesmo de escolher outro fornecedor... :(

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por klinzter »

Existe sempre algum risco.

Há relatos, de pessoal a queixar-se que a energia armazenada não coincide com o que eles anuncia.
A caminho dos 92.000km

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Já testei varias marcas chinesas... todas com "fire" no nome. São células recicladas que raramente têm mais de 1000mah apesar de nas características anunciarem 4000mah.
Outro problema pode ser o numero reduzido de ciclos

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

marcopns Escreveu:Já testei varias marcas chinesas... todas com "fire" no nome. São células recicladas que raramente têm mais de 1000mah apesar de nas características anunciarem 4000mah.
Outro problema pode ser o numero reduzido de ciclos
Ainda não apareceu nenhuma "Fire" decente?
Quer dizer que tem que se comprar Panasonic ou Samsung?
Eu gasto 18650 numa lanterna e até hoje tenho reutilizado células de baterias de computadores portáteis com 1000 a 1300 mAh cada uma, sendo a capacidade nominal 2200 mAh. Só algumas ficam com 1000 mAh, há sempre uma ou duas nos packs com 200mAh ou menos quando os computadores não aguentam 5 minutos com bateria.

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

Boas...
Até terminar a semana ainda devo pedir mais alguns orçamentos, entretanto na sequência de alguns orçamentos pedidos surgiu-me uma ou duas dúvidas.

O que tenho com valores de interesse no momento:
"SAMSUNG 18650 ICR18650-26FM 2600MAH PRICE:1.93USD/PCS"
"SAMUSNG 18650 ICR18650-28A 2800MAH PRICE :2.37USD/PCS"

Estas que se seguem $1.84/pc FOB shenzhen price
http://hyhy-battery.en.alibaba.com/prod ... &edm_ver=e" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

E tenho estas aqui:
18650jpg.JPG
18650jpg.JPG (126.94 KiB) Visto 2419 vezes
por 1,7USD. Destas que coloquei fotografia pedi ficha técnica por não saber qual os valores de intensidade minima e até mandaram, é um ficheiro pdf e não sei se sou capaz de colocar aqui, vou tentar
18650.pdf
(966.36 KiB) Transferido 135 vezes
Só que eu desta escrita não percebo muito.
Alguém dá uma ajuda a traduzir isto :?

Já agora, nas Samsung, 28A, 26FM,29A1,... estas especificações são importantes? Se sim, o que devo tomar como preferência em termos de escolha?

Um abraço...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Já fizeste o calculo á potencia que vais querer no carro e verificar se as baterias dão C's suficientes ?

Como podes ver, só para as baterias já tens o orçamento curto. :(
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

"C's" ??? :o
Estou a pensar utilizar de inicio 3000 células. (posteriormente logo vejo).
Do jeito que estou a pensar formar a bateria, se as células forem de 2600 mAh, segundo as minhas contas ficarei com 28 kW (calculando volts x amperes), e o custo só das células ficará abaixo de 4000 euros(sem portes de envio nem impostos).
Se forem células de 2200mAh, ambos os valores (despesa e potência) ficaram abaixo dos valores anteriores, obviamente.

Sobre as dúvidas do meu ultimo post não me sabem dizer nada? :?:

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Flamingo Escreveu:"C's" ??? :o
Estou a pensar utilizar de inicio 3000 células. (posteriormente logo vejo).
Do jeito que estou a pensar formar a bateria, se as células forem de 2600 mAh, segundo as minhas contas ficarei com 28 kW (calculando volts x amperes), e o custo só das células ficará abaixo de 4000 euros(sem portes de envio nem impostos).
Se forem células de 2200mAh, ambos os valores (despesa e potência) ficaram abaixo dos valores anteriores, obviamente.

Sobre as dúvidas do meu ultimo post não me sabem dizer nada? :?:
Sobre as letras não sei, algo a ver com o modelo, nada como perguntar.

C's é o débito de carga ou descarga em função da capacidade da bateria, por ex: se a célula tiver 2600 mah, 1C é uma carga ou descarga a 2600 ma durante uma hora, 2C será 5200 ma.

No caso do pdf que colocaste, o máximo de carga é 1C (2600 ma) e descarga de 2C (5200 ma), portanto se tiveres um pack de 28kwh, a máxima potência que podes alimentar com elas será 56 kw, penso que chegará, mas não é bom calcular um pack para andar nos limites.

O custo do transporte e impostos pode surpreender, e na alfandega paga-se impostos sobre o valor total da mercadoria (mercadoria + transporte), em termos de impostos para baterias + transporte, são 4.7 % + EcoValor + IVA, depois existem as despesas com despachante. Não querendo assustar ninguém, a minha ultima encomenda de baterias fora da Europa, o valor do transporte + impostos e despachante ultrapassou o valor das baterias, fora as dores de cabeça que são as alfandegas quando se trata de encomendas de elevado valor.
Cumps Inovadores

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

Boas...
Sobre as células de bateria para o meu projeto penso ter encontrado fornecedor.
Antes ainda, na montagem da bateria houve uma alteração do que tinha na ideia. Em lugar de montar 39 grupos de 75 células em paralelo em cada grupo como tinha referido anteriormente, ficando cada grupo com 3,7 volts e 195 Ah,... (células de 2600 mAh) e posteriormente ligar esses grupos em série, vou montar grupos de 39 células em série, totalizando cada grupo 144,3 volts e 2,6 Ah, e ligar cada um desses grupos a duas barras de ligações, uma para positivos e outra para negativos. Desta forma fica mais fácil aumentar a autonomia através da inclusão de mais grupos de 39 em série, tantos quantos consiga armazenar/arrumar no carro. Penso que desta ultima forma consigo tirar mais proveito pelo facto de usar células desta dimensão.
Sobre o fornecedor, à partida as células serão as que se veem na foto a seguir:
11003189138.jpg
11003189138.jpg (65.36 KiB) Visto 2292 vezes
Sobre os preços que me foram dados hoje deixo a seguinte tabela:

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]

Foi o melhor que consegui até agora... ;)

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Flamingo Escreveu:Boas...
Sobre as células de bateria para o meu projeto penso ter encontrado fornecedor.
Antes ainda, na montagem da bateria houve uma alteração do que tinha na ideia. Em lugar de montar 39 grupos de 75 células em paralelo em cada grupo como tinha referido anteriormente, ficando cada grupo com 3,7 volts e 195 Ah,... (células de 2600 mAh) e posteriormente ligar esses grupos em série, vou montar grupos de 39 células em série, totalizando cada grupo 144,3 volts e 2,6 Ah, e ligar cada um desses grupos a duas barras de ligações, uma para positivos e outra para negativos. Desta forma fica mais fácil aumentar a autonomia através da inclusão de mais grupos de 39 em série, tantos quantos consiga armazenar/arrumar no carro. Penso que desta ultima forma consigo tirar mais proveito pelo facto de usar células desta dimensão.
Sobre o fornecedor, à partida as células serão as que se veem na foto a seguir:
11003189138.jpg
Sobre os preços que me foram dados hoje deixo a seguinte tabela:
The information of 18650 battery .xls
Foi o melhor que consegui até agora... ;)
Desculpa, mas não existe outra forma de dizer isto, mas esta é uma péssima ideia, tens noção que estás a manusear pequenos grupos com tensão de 144 volts DC, é uma tensão mortal. Cuidado com a electricidade, não se brinca com tensões DC acima de 50 volts, sobretudo envolvendo correntes desta natureza.
Cumps Inovadores

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

Se fizesse os 39 grupos com 75 cada grupo ligadas em paralelo, no fim teria de ligar os 39 grupos em série para perfazerem os 144 voltas. Não vai dar ao mesmo?

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

não.
primeiro em blocos serie terias que mexer muitas vezes nos 144V a ligar em conjunto, enquanto que em blocos paralelos, podes ir ligando tensões pequenas, e basta um contacto isolado para não teres tensão. mas o principal é que as células de lítio precisam de um BMS para controlar a voltagem delas individualmente. no caso dos blocos paralelos consegues meter um fio para cada bloco, no caso de as ligares em blocos series basicamente precisas de um BMS para cada bloco de células, é inviável, levando a possíveis células mortas rapidamente.

pelo que tenho visto das tuas ideias, estas mesmo a querer inventar num campo que ainda mal conheces o que existe. tendo em conta o investimento não será muito boa ideia.
no OVU acho que estudas-te bem melhor a coisa ;)
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Flamingo Escreveu:Se fizesse os 39 grupos com 75 cada grupo ligadas em paralelo, no fim teria de ligar os 39 grupos em série para perfazerem os 144 voltas. Não vai dar ao mesmo?

Não é bem a mesma coisa, quando se prepara um pack de tensões mais elevadas é tido em conta que os 2 terminais (positivo e negativo) com corrente não passam perto um do outro,e ambos devem estar isolados, existem inclusive ligações de fácil acesso para dividir o pack em várias partes, para garantir que a tensão máxima ligada nunca ultrapasse os níveis de perigo.

Cuidado com correntes continuas acima de 50 volts, já apanhei um valente susto com apenas 75 volts DC.
Cumps Inovadores

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

jmal Escreveu:Cuidado com correntes continuas acima de 50 volts, já apanhei um valente susto com apenas 75 volts DC.
Jmal, aquilo dói que se farta :cry:

Já há tempos que não levo um no (DC) ;) espero que continue assim...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

Até agora o que por vós me foi alertado estava salvaguardado, mesmo antes do alerta que me vocês me fizeram. Mas desconhecia existir risco tão elevado.
Já faz parte do projeto as células serem alojadas em pequenos grupos e de forma dividida, assim como também faz parte do projeto as cablagens de capacidades (grossura) diferenciadas tendo em conta a tensão e a intensidade que vão transportar, e a distância desse "transporte". Também faz parte do projeto separar e distanciar fisicamente as cablagens positivas e negativas. Tudo isto que acabo de dizer já fazia parte do projeto antes deste vosso alerta. Diria que o que estava a intensionar mudar apenas era a forma de ligar as células...
Já apanhei um choque de 220 ac, mas nunca nenhum de dc, como tal não posso fazer comparações, lol

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por klinzter »

Não queiras experimentar :p
A caminho dos 92.000km

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Como diz o klinzter, não queiras experimentar... :mrgreen:

Os efeitos mais nefastos resultantes dum choque no corpo humano, depende da ((corrente)) (e não da tensão).
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

Riscos à parte,...
Formando 39 grupos de 75 cada grupo ligadas em paralelo como inicialmente projetado, e ligando estes grupos em série para somar os 144 volts, desta forma quais as possibilidades de mais tarde aumentar o pack no sentido de melhorar a autonomia? Suponho que teria de refazer os grupos todos de novo...?
Dito por outras palavras, se aumentar a tensão de entrada no controlador, este gere/converte à mesma para a tensão de saída pretendida (144 volt)? Se optar por essa via fico a ganhar em autonomia alguma coisa, ou nem por isso?...

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Mensagem por Wolfire »

Emanuel Couto Escreveu:Como diz o klinzter, não queiras experimentar... :mrgreen:

Os efeitos mais nefastos resultantes dum choque no corpo humano, depende da ((corrente)) (e não da tensão).
100% de acordo.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”