Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: auto consumo

Mensagem por jmal »

JMLorenzo Escreveu:
visitante1 Escreveu:
JMLorenzo Escreveu:Até 1500W não precisa mudar de contador. O que produzires em excesso dás de borla há EDP.
Isso seria a galinha dos ovos de ouro para uns e a desgraça para outros....
;) percebes!!!
Mas esta lei foi feita para isso, apanhar os mal informados que vão colocar painéis a torto e a direito sem saberem qual é o seu consumo durante o dia e encher os bolsos da EDP com energia de borla.

Para quê um contador bidirecional para instalações até 1,5KW, eles não vão pagar o excedente "Numa base anual, o excedente produzido face às necessidades de consumo não é remunerado"
Nos contadores digitais dão 2 coisas à EDP, a energia, e euros como se fosse comprada. :lol: :lol: :lol:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

Se queres dizer que eles contam a energia que sai como se estivesse a ser consumida pode ser possível, no caso do meu isso não aconteceu enquanto tive o sistema grid tie ligado, ele simplesmente parava de contar.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Mas no meu aconteceu, injectei, e ainda paguei por isso.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

JMLorenzo Escreveu:Se queres dizer que eles contam a energia que sai como se estivesse a ser consumida pode ser possível, no caso do meu isso não aconteceu enquanto tive o sistema grid tie ligado, ele simplesmente parava de contar.

Digital ou analógico (rodinha).
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

jmal Escreveu:Digital ou analógico (rodinha).
Digital
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am

Mensagem por AngelSpeedy »

Amigos vou aqui dar uma sugestão a quem tem a UPAC acima de 1.5KW, visto que acima deste valor já se começa a pagar e pedir licenças etc.. etc.., então façam o seguinte, dividam a UPAC em 2 ou em 3 conforme estiver instalada, por exemplo se tiverem uma com 3KW basta dividir a mesma em 2 com 2 inversores separados em cada UPAC e ficam com 1.5KW em cada, assim se alguém lá for chatear voçês dizem, epa tenho 2 UPACs mas estão separadas em 1.5Kw cada 1 por isso não tenho de pagar nada, e quem tem mais de 3KW é só dividir e fazer UPACs á parte, desde que não passem os 1.5KW..

Se disserem, pois mas ao todo tem 3KW, e voçês dizem pois é, mas 1.5Kw são meus e 1.5KW são da minha mulher, ou então do pai ou mãe e por ai fora.. Se eles gostam de dar a volta a todos nós, então neste caso arranja-se maneira de dar a volta também a eles.. ;)

É certo que irá dar mais trabalho a pôr tudo separado mas ao menos não se paga a chulos..

Espero que a ideia seja útil para alguns de voçês, no entanto será mais fácil para quem irá começar agora a instalar o sistema de raíz, assim faz logo as divisões correctas..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

AngelSpeedy Escreveu:Amigos vou aqui dar uma sugestão a quem tem a UPAC acima de 1.5KW, visto que acima deste valor já se começa a pagar e pedir licenças etc.. etc.., então façam o seguinte, dividam a UPAC em 2 ou em 3 conforme estiver instalada, por exemplo se tiverem uma com 3KW basta dividir a mesma em 2 com 2 inversores separados em cada UPAC e ficam com 1.5KW em cada, assim se alguém lá for chatear voçês dizem, epa tenho 2 UPACs mas estão separadas em 1.5Kw cada 1 por isso não tenho de pagar nada, e quem tem mais de 3KW é só dividir e fazer UPACs á parte, desde que não passem os 1.5KW..

Se disserem, pois mas ao todo tem 3KW, e voçês dizem pois é, mas 1.5Kw são meus e 1.5KW são da minha mulher, ou então do pai ou mãe e por ai fora.. Se eles gostam de dar a volta a todos nós, então neste caso arranja-se maneira de dar a volta também a eles.. ;)

É certo que irá dar mais trabalho a pôr tudo separado mas ao menos não se paga a chulos..

Espero que a ideia seja útil para alguns de voçês, no entanto será mais fácil para quem irá começar agora a instalar o sistema de raíz, assim faz logo as divisões correctas..

Cumps..
Com o devido respeito mas acabaste de perder uma oportunidade de estar calado....
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver

A sério ? ao menos dou ideias para quem não quer pagar taxas, já deste alguma ? bem que eu visse nem uma..

Eu sei que não é fácil para quem tem grandes potências e onde já tem tudo instalado, e talvez já nem compense estar a mudar tudo, cada 1 tinha de fazer contas ao que tem, e se seria ele próprio a mudar e poupar na mudança ou ter de pagar a alguém para o fazer, e ai sim os custos se calhar já não iriam compensar, mas para quem está a começar é uma ideia a pensar e assim ter mais KW sem que seja tudo num só sistema e ter os mesmos separados, no entanto não á nada que não se faça..

Antes de falares pensa primeiro no que se pode fazer, se és a pessoa que tou a pensar já falaste melhor..

Cumps..

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Que eu saiba, podes ter uma UPAC por baixada. Se tiveres 2 (ou mais) baixadas em casa, não vejo porque tal não seja possível.

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver

O decreto lei diz para quem tem a UPAC acima de 1.5KW com injecção na rede ou para autoconsumo, ora se tivermos 2 ou mais UPACs separadas até aos 1.5KW para autoconsumo as mesma não vão estar ilegais, simplesmente cada área é alimentada por uma UPAC individual, por isso as mesmas estarão legais..

Agora em relação aos paineis solares tem de ser feitas alterações, mas nestes só nas ligações, os mesmos até podem estar todos juntos mas estes devem ter cabos separados onde cada conjunto de paineis envie até 1.5KW cada, fazendo assim a divisão dos sistemas..

Cumps..

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Se tu o dizes....

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

AngelSpeedy Escreveu:O decreto lei diz ....
O dec lei está onde? ainda só vi o pdf com a apresentação de diapositivos....

Alguém sabe? pensei que ainda não tivesse sido publicado
sergiomms

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

sergiomms Escreveu:
AngelSpeedy Escreveu:O decreto lei diz ....
O dec lei está onde? ainda só vi o pdf com a apresentação de diapositivos....

Alguém sabe? pensei que ainda não tivesse sido publicado
Claro que não existe lei sergiomms...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver

Bem quando disse decreto lei queria dizer o que esta mencionado no PDF, realmente não ainda não saiu o decreto lei, mas quando sair será de certeza com os parâmetros mencionados nesse PDF..

Peço desculpa por ter dito decreto lei, é que estava a ler 1 sobre outra coisa e depois escrevi isso..

Cumps..

TosteX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta fev 28, 2008 12:38 am

Re: Decreto-Lei de Autoconsumo: Aprovado!

Mensagem por TosteX »

E quando é que é temos o DL final?

joaocfgoncalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 03, 2014 10:05 pm

Mensagem por joaocfgoncalves »

Então sempre compensa o autocosumo, mesmo que seja uma poupança baixa.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Bruno f
Membro
Membro
Registado: sexta ago 22, 2014 9:39 am

Mensagem por Bruno f »

joaocfgoncalves Escreveu:Então sempre compensa o autocosumo, mesmo que seja uma poupança baixa.
A minha openião aqui amigo João http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 1&start=80" onclick="window.open(this.href);return false;

Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Mensagem por Silverio28 »

Eu estive a ler as 3 paginas do tópico e a ler o PDF e tenho umas duvidas

Eu tenho contador digital e tenho um sistema de 240w (3x80w) e inversor chinoca(rendimento 60% +/-)

o meu contador tem potencia de 4.6kVA contratada. o meu consumo anual é de cerca de 4.500kwh

vou pegar no exemplo da pag.27 para um possível upgrade do meu sistema

em vez de ter 1kw de paneis, baixar para 600/700w, visto que teria um excesso muito grande e não seria pago pela EDP, tentar optimizar mais o sistema...

o que seria preciso perante a nova lei?

teria que ter um contador UPAC? teria que trocar o meu contador por um bidireccional?

posso ser eu a montar o sistema e a UPAC e dizer informar a EDP como tenho o sistema e para vir só trocar o contador?

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver

Boas amigo, podes ser tu a fazer a tua UPAC na boa, simplesmente tens que depois fazer a comunicação a eles, em relação ao contador não sei se eles metem 1 novo ou não..

Eu como não vou ter o meu sistema ligado a rede, para já nem preocupo com os contadores..

Cumps..

Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Mensagem por Silverio28 »

Nas fotos esta sempre ilustrado um contador para a UPAC que contador será esse. Pois eles de certeza que querem fiscalizar. E ter acesso a ele. Num lado diz que precisam saber o que produzimos noutro lado dizem que até 1.5kw não é preciso ter nada basta dizer que temos. Eles estão a lançar esta lei pois precisam de ter até 2020 uma percentagem de energias renováveis. Está-me a parecer uma coisa muito fácil. Eles não dão ponto sem nó

Responder

Voltar para “Autoconsumo”