Portugal tem dos combustíveis mais caros da Europa!

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Portugal tem dos combustíveis mais caros da Europa!

Mensagem por serges »

portugal tem dos combustíveis mais caros da europa, segundo o relatório de acompanhamento dos mercados de combustíveis e gás da autoridade da concorrência (adc).
segundo aquela entidade, na semana de 26 de março de 2007 o preço médio de venda ao público (pmvp) da gasolina sem chumbo 95 em portugal era superior à média da união europeia, enquanto o do gasóleo se mantinha abaixo da média.

a gasolina sem chumbo 95 registava um pmvp de 1,289 euros/litro (4,4% acima da média da ue) e o gasóleo de 1,032 euros/litro (2,6% abaixo da média da ue). em relação ao trimestre anterior a gasolina afastou-se da média da ue enquanto que o gasóleo se aproximou da média, estando agora com uma diferença menor face à ue.

«apesar de o pmvp do gasóleo ser inferior ao da média da ue, o preço antes de impostos é superior à média comunitária. no caso da gasolina sem chumbo 95 o pmvp está acima da média da ue nos dois casos (antes e depois de impostos), no entanto, a média comunitária, antes de impostos, está 8,5% abaixo da média nacional, enquanto depois de imposto se encontra 4,2% abaixo da mesma», explica a autoridade.

no final de março em portugal, a gasolina sem chumbo 95 apresentava um pmvp líquido de impostos de 0,482 euros/litro e o gasóleo de 0,489 euros/litro, o que compara, respectivamente, com os preços de 0.441 euros/litro e 0.468 euros/litro registados em média na união europeia.

no trimestre em análise, portugal registou o segundo preço antes de impostos mais elevado da gasolina sem chumbo 95 na ue a 15, apenas superado pela holanda. em relação ao gasóleo, portugal registou o quinto preço mais elevado na ue a 15, sendo superado pela itália, grécia, holanda e finlândia.

na semana de 26 de março de 2007 a amplitude de preços antes de impostos da gasolina entre os vários países era superior à do gasóleo. a diferença entre o preço mais baixo e o mais elevado era de cerca 34,5% para a gasolina e de 16% para o gasóleo.

as bandas de variação de diferenças nos pmvp antes de impostos em portugal e na ue têm sido de cerca de 8 cêntimos/litro nos últimos três anos para ambos os combustíveis. devem ser feitas excepções ao segundo trimestre de 2003. no segundo semestre de 2006, o diferencial atingiu níveis historicamente elevados, particularmente no caso da gasolina.

na gasolina o preço tem sido sistematicamente superior em portugal, face à média da união europeia. esta tendência, patente a partir do segundo trimestre de 2006, manteve-se no primeiro trimestre de 2007. contudo, a média das diferenças registou um decréscimo de 44% em relação ao quarto trimestre de 2006.

durante o primeiro trimestre de 2007, no gasóleo, o diferencial confirmou a tendência do último semestre, mantendo-se uma situação de diferenças claramente positivas, em oposição à oscilação entre o positivo e o negativo verificada anteriormente. a média das diferenças registou, contudo, um valor inferior em 45% relativamente ao quarto trimestre de 2006.


in agencia financeira
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »


Responder

Voltar para “Geral”