Projecto Casa Auto-Sustentável

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Joao Santos
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda out 20, 2014 5:37 pm
Localização: Leiria

Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por Joao Santos »

Boa tarde,

Sou novo aqui no fórum e aviso já que sou principiante nesta questão de energias alternativas, por isso peço que tenham alguma paciência comigo ;)

Então o caso é o seguinte:
Estou no início de um projecto, que consiste na construção de uma casa recorrendo a contentores marítimos.
A ideia é a casa ser totalmente auto-sustentável em todos os aspectos (energia, água, etc).

A área da casa não vai ser muito grande (cerca de 45m2) e vai incluir como equipamentos o seguinte:
- Máquina de lavar roupa;
- Frigorífico;
- Forno e Fogão;
- Pequenos electrodomésticos como (torradeira, tostadeira)
- Televisão;
- 2 Portáteis;
- Caldeira (Aqui estou com duvidas de qual será a melhor opção para aquecimentos de água);

Os nossos consumos por mês rondam os 50KWh.

A ideia é todos os equipamentos serem eléctricos uma vez que não queremos usar gás, porque assim deixaria de ser uma casa auto-sustentável.

Ouvi falar na omniflow e resolvi pedir um orçamento explicando minimamente no que iria consistir a casa.

A resposta que obtive foi o Kit 4 deles que consiste:

- Omniflow OM07 + Solar Fotovoltaico

- Dimensões da turbina (L/A/C) 1300 / 400 / 1300 mm

- Potência Eólica- 300Wp / Solar - 500Wp

- Inversor/controlador/carregador 2kVA Hibrido com MPPT – Rede/Gerador de backup

- Módulos Solares 2 X 250Wp solar modules

- Peso da turbina 20kg

- Tipo de ligação Rede doméstica [autoconsumo fora da rede ou com backup]

- Tensão de operação DC/AC 24 VDC / 230 VAC

- Mastro 3m / 6m

- Baterias 2 X AGM 12V 250 Ah

Agora precisava que me ajudassem a perceber estas questões técnicas, mais específicamente se este Kit é suficiente ou se é mais do que suficiente e dá para retirar alguns produtos.

Tenham em atenção que o orçamento é muito baixo e não sei se é relevante ou não mas por agora são apenas 2 pessoas a viver na casa.

Nota: Anexo o documento pdf que me enviaram onde tem o esquema e o valor total deste Kit.

Desde agradeço a atenção e a ajuda.
Última edição por Joao Santos em segunda out 20, 2014 11:39 pm, editado 1 vez no total.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por CrOhN »

A não ser que os teus consumos sejam baixissimos, não vais ter grande sucesso cm esse kit.

Em relação ao omniflow. Se viveres tipo na ponta de sagres ou parecido, pode ser que seja rentável, de resto... Gasta o valor dele em paineis solares que vais melhor servido.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por accoelho »

Também acho que com isso não vais ter grande sustentabilidade

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por visitante1 »

O CrOhN já disse quase tudo, só faltou dizer que quem te está a propor isso está a enganar-te.

Para que se possa equacionar uma solução ao que te propões alimentar seria necessário adicionar mais uns 30 paineis a esses e ainda uma eólica a serio para os meses cuja radiação solar não permita tirar partido dos painéis, isto claro caso estejas num local onde haja vento a sério.

Em termos de bateria, essas 2 vão permitir que durante o primeiro dia consigas ver televisão e fazer umas tostas, mais nada de jeito.
Tens que adicionar pelo menos mais umas 30 para ter uma vida "confortavel" e não ficar muitas vezes com o assado a meio!

Ser autónomo não é fácil, para isso é necessário abdicar de muita coisa, e tu não estás a abdicar de nada em termos energeticos.

cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Joao Santos
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda out 20, 2014 5:37 pm
Localização: Leiria

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por Joao Santos »

Obrigado a todos pelo feedback.

Para terem uma noção daquilo que gastamos, em média a conta da luz todos os meses são 20€, somos bem poupadinhos em termos de electricidade.

Não percebo muito mas 30 painéis parece-me um bocado exagerado, e além disso não usamos todos os equipamentos todos os dias.

Nós não nos importamos de abdicar de certas coisas, tanto que já estamos a abdicar de espaço tendo em vista que a casa não tem as dimensões de uma "casa normal".

Se tiverem mais alternativas ou conselhos que me possam dar, agradeço.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por visitante1 »

Eu baseei-me no que expuseste:
- Máquina de lavar roupa;
- Frigorífico;
- Forno e Fogão;
- Pequenos electrodomésticos como (torradeira, tostadeira)
- Televisão;
- 2 Portáteis;
- Caldeira (Aqui estou com duvidas de qual será a melhor opção para aquecimentos de água);

isso assim parece muito potencial gastador

seria então boa ideia colocares a questão em termos de energia media consumida em KW, ou seja dizes quantos kw/mês consomes e poderemos dar uma ideia aproximada nem que seja por experiências cá do pessoal.

de qualquer forma o que tens como proposta é para esquecer.

Não esquecer que para estares autónomo tens que ter o suficiente como reserva para os períodos em que não vai existir qualquer fonte de energia neste caso solar/eólica, e ainda para carregar baterias.

Com certeza não vais querer ficar a meio duma tarefa ou ficar com o frigorífico desligado com coisas lá dentro...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por serges »

Bem vindo Joao.

Bem descreve um pouco o.que pretendes abdicar pois todos procuramos a eficiência.

Quantos kwh gastas mês?

Ser autônomo vai ser muito difícil mas se explicares um pouco o que queres, estamos cá para isso...

Electrodomésticos eficientes só por si nao será suficiente tens de abdicar de algumas coisas.

Vá não desistas e acima de tudo questiona...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por Emanuel Couto »

Concordo o que foi dito aqui!
Esta potência/reserva não dará para nada de jeito...!

Nem sei como alguém pode dar este tipo de orçamento :shock: ou não percebe nada disso, ou está a brincar ctg :?

Este conversor é muito fraco para estes electrodomésticos :!:

Entretanto passa pelas apresentações :arrow: viewforum.php?f=14
E fala - nos um pouco de ti :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Joao Santos
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda out 20, 2014 5:37 pm
Localização: Leiria

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por Joao Santos »

visitante1:
Obrigado pela resposta e admito que pelo tópico parece que gastamos bastante energia, mas na realidade não é o caso.

serges
Obrigado. Não tenciono desistir :)
Só é difícil sermos autónomos porque estamos em Portugal onde as empresas é que têm de ganhar milhões enquanto que os consumidores ou têm dinheiro para pagar, ou endividam-se a vida toda só para ter um mínimo de qualidade de vida. Mas isso dava outro tópico.

Voltando ao tópico, nós gastamos em média 50KWh por mês.
A máquina de lavar roupa funciona apenas 1 hora por semana, assim como o forno. Mas estivemos a pensar e até podemos abdicar do forno.

O fogão pode ser daqueles só com dois bicos mais económicos talvez.

Aquecimento de água não sei bem como fazer. Não sei se a solução melhor será os painéis solares já com o depósito, visto que a caldeira, destes equipamentos seja o que gasta mais.

Os portáteis sendo portáteis nem sempre estão ligados à electricidade e a televisão também vemos muito pouco.


Como referi no tópico eu não percebo nada destas questões de gastos e das potências e por isso pedi a vossa ajuda.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por Emanuel Couto »

Joao Santos Escreveu:O fogão pode ser daqueles só com dois bicos mais económicos talvez.
Mas o fogão não era suposto ser elétrico!?
Disseste! Escreveu: ideia é todos os equipamentos serem eléctricos uma vez que não queremos usar gás, porque assim deixaria de ser uma casa auto-sustentável.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Joao Santos
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda out 20, 2014 5:37 pm
Localização: Leiria

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por Joao Santos »

ahahah que estupidez a minha :oops:

Realmente um fogão electrico com bicos é um bom avanço na tecnologia.

Queria referir-me a um electrico só com duas "bases", não sei que nome se dá a isso :)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por Emanuel Couto »

Joao Santos Escreveu:Queria referir-me a um electrico só com duas "bases", não sei que nome se dá a isso :)
É mesmo isso :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Joao Santos
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda out 20, 2014 5:37 pm
Localização: Leiria

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por Joao Santos »

Bem tenho andado a pesquisar um bocado mais sobre o assunto e realmente parece-me que se trata de um Kit um bocado inútil e por isso estou mesmo a pensar virar-me para os painéis fotovoltaicos.

Depois de pesquisar um pouco mais sobre este sistema e tendo em conta os nossos consumos mensais cá em casa, cheguei a umas conclusões e gostava que me dissessem se estou a fazer os cálculos certos ou se não é tão linear assim.

Se nós gastamos em média 50 KWh por mês então temos:

50kwh = 50 000 Wh = 50 000W

50 000W/30 (dias) = 1666 (por dia) = 1.6KW

Com estes valores se eu tiver 2 painéis de 250Wp cada e fazendo uma média das 4horas de produção diárias vai ser = 2000 W = 2 KW


Isto é viável? Ou os cálculos não são bem assim?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por Emanuel Couto »

Joao Santos!

Não pode fazer as contas desta maneira!
Não pode fazer contas com base nas potências anunciadas nos painéis, pois estas potências só são obtidas, até superadas em espaços muito curtos (não servindo como referência) do que realmente podemos obter dos painéis.

Se há pouca luminosidade (não obtemos este valor) se há muita luminosidade a mesma coisa, pois os painéis quando aquecem perdem muita da sua eficiência, e por norma produzem sempre menos watts do que vem anunciado.

Depois como quer um sistema independente, tem que pensar que os mesmos painéis, tem que produzir energia para os consumos diretos, e ter que sobrar energia para ser acumulada nas baterias.
Estas baterias terão que suportar as cargas a noite toda.

E não esquecer as perdas associadas aos conversores (DC/DC) (DC/AC), na transformação de energia eléctrica em química, de química em elétrica.
Só nisso grande parte da energia fica pelo caminho!
Se der uma olhada no meu tópico e reparar no gráfico das minhas produções, vai ver a grande diferença da energia que entra, e da que é realmente aproveitada.

Falou com (500w) em painéis iria produzir (2kw) dia.
Eu com um seguidor (principalmente agora no outono) com quase (2kw) em painéis tenho dias que nem chego a (1kw)...!!
O tempo é que manda! Por este facto, já prevendo isto, é necessário um potencial muito acima do que era suposto ter!
E no seu caso (se tem o objectivo de se tornar independente) tem que ter estes factores ainda mais em conta!

Portanto com a potência que anunciou ((vai andar muito tempo sem qualquer energia))...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por david_neves »

Eu baseei-me no que expuseste:
- Máquina de lavar roupa;
- Frigorífico;
- Forno e Fogão;
- Pequenos electrodomésticos como (torradeira, tostadeira)
- Televisão;
- 2 Portáteis;
- Caldeira (Aqui estou com duvidas de qual será a melhor opção para aquecimentos de água);
Joao Santos Escreveu:Bem tenho andado a pesquisar um bocado mais sobre o assunto e realmente parece-me que se trata de um Kit um bocado inútil e por isso estou mesmo a pensar virar-me para os painéis fotovoltaicos.

Depois de pesquisar um pouco mais sobre este sistema e tendo em conta os nossos consumos mensais cá em casa, cheguei a umas conclusões e gostava que me dissessem se estou a fazer os cálculos certos ou se não é tão linear assim.

Se nós gastamos em média 50 KWh por mês então temos:

50kwh = 50 000 Wh = 50 000W

50 000W/30 (dias) = 1666 (por dia) = 1.6KW

Com estes valores se eu tiver 2 painéis de 250Wp cada e fazendo uma média das 4horas de produção diárias vai ser = 2000 W = 2 KW


Isto é viável? Ou os cálculos não são bem assim?
Isto nao é Grid tie com um contador analogico ,tens que pensar em kva e nao só, eu ja fiz o que tencionas no passado mas sem usar energia renovavel.
Reduzes o consumo maximo de cada electrodoméstico e desligas Frigorífico para ligar o aquecedor,melhoras a eficiencia de cada um deles ou é como visitante1 disse:1 palete de paineis 250w.

-Ignora usar fogao e forno a electroes (1 bilha da gas dura para 5 meses para cozinhar)

-Tanto podes ter uma torradeira de 2000w como uma 700w apenas demora mais tempo a fazer.

-Instala paineis a vacuo a curta distancia da maquina lavar, desliga a resistencia da maquina.

-Isola a casa toda, reduz o pe direito,gastas menos aquecer as divisoes.

-Bateria é o teu maior investimento porque vai sempre ter uma semana quase sem sol e depois nem consegues alimentar o Frigorífico.

-Anemômetro do ebay custa 8euros e tens a certeza se vale o investimento, nunca esses kits, quase sempre é o caminho errado.

-Le o forum de A-Z, com os erros dos outros podes poupar centenas de euros.

-Faz um horario do teu consumo diario, se for tipico das 9 as 5 provavelmente vais ter aumentar o pack de baterias e para as carregar tens que aumentar o campo solar.

Levado ao extremo é possivel viver com 0.46kva continuos, apenas 2 paineis 250w nao tem nada a ver.

Ps: É bonito a Casa Auto-Sustentável mas 10, 12 euros mensalidade demora bastante a ter retorno, mas podes sempre ter mais conforto com os electroes produzidos em excesso.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


Autor do tópico
Joao Santos
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda out 20, 2014 5:37 pm
Localização: Leiria

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por Joao Santos »

Obrigado pelos esclarecimentos.

Em primeiro lugar a ideia de ter painéis não é só porque sim, é por não ter outra alternativa e também por certos princípios e forma de estar na vida.

Não tenho outra alternativa porque a casa vai ser considerada amovível e no terreno onde vai estar não vou ter a possibilidade de ter licença de habitabilidade, além de que mesmo que desse, o terreno é um bocado isolado e não tem postes perto, logo nem quero imaginar o valor de uma baixada.
-Ignora usar fogao e forno a electroes (1 bilha da gas dura para 5 meses para cozinhar)
Nós neste caso até vamos comprar um fogão/forno a lenha e depois um fogão nem que seja daqueles portáteis para quando temos mais pressa e poderá ser a gás sim. Já estou a fugir ao projecto mas talvez se começar assim, aos poucos pode ser que consiga o que pretendo.
desligas Frigorífico para ligar o aquecedor,melhoras a eficiencia de cada um deles ou é como visitante1 disse:1 palete de paineis 250w.
Nós não vamos usar aquecedores eléctricos, nunca usámos, mesmo no apartamento onde estamos agora que não é nada quente no Inverno. Vamos ter uma salamantra para nos aquecer :)

Agora já percebi que não é bem como eu estou a pensar e já pedi a um engenheiro amigo para me fazer os cálculos daquilo que vou precisar para os consumos que tenho.

Mas entretanto gostaria de ter mais opiniões vossas, de qual seria então a melhor forma para fazer o que quero, se tenho alternativas, etc.


Cumps

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por Emanuel Couto »

Joao Santos Escreveu:Agora já percebi que não é bem como eu estou a pensar e já pedi a um engenheiro amigo para me fazer os cálculos daquilo que vou precisar para os consumos que tenho.
Depois posta os cálculos do engenheiro :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por david_neves »

Joao Santos Escreveu:Obrigado pelos esclarecimentos.

Em primeiro lugar a ideia de ter painéis não é só porque sim, é por não ter outra alternativa e também por certos princípios e forma de estar na vida.

Não tenho outra alternativa porque a casa vai ser considerada amovível e no terreno onde vai estar não vou ter a possibilidade de ter licença de habitabilidade, além de que mesmo que desse, o terreno é um bocado isolado e não tem postes perto, logo nem quero imaginar o valor de uma baixada.
-Ignora usar fogao e forno a electroes (1 bilha da gas dura para 5 meses para cozinhar)
Nós neste caso até vamos comprar um fogão/forno a lenha e depois um fogão nem que seja daqueles portáteis para quando temos mais pressa e poderá ser a gás sim. Já estou a fugir ao projecto mas talvez se começar assim, aos poucos pode ser que consiga o que pretendo.
desligas Frigorífico para ligar o aquecedor,melhoras a eficiencia de cada um deles ou é como visitante1 disse:1 palete de paineis 250w.
Nós não vamos usar aquecedores eléctricos, nunca usámos, mesmo no apartamento onde estamos agora que não é nada quente no Inverno. Vamos ter uma salamantra para nos aquecer :)

Agora já percebi que não é bem como eu estou a pensar e já pedi a um engenheiro amigo para me fazer os cálculos daquilo que vou precisar para os consumos que tenho.

Mas entretanto gostaria de ter mais opiniões vossas, de qual seria então a melhor forma para fazer o que quero, se tenho alternativas, etc.


Cumps
Joao Santos, se queres começar com um investimento mais reduzido tens que cortar em algum lado, o que disse é apenas um exemplo do sacrificio vais ter que fazer: desligar X ligar Y, etc...
Nao precisas do engenheiro para fazer contas da primaria, basta leres o forum as formulas estao ca todas. Decerto que nao escreveste tudo nessa lista, olha que as mulheres nao vivem sem um secador de cabelo...
Queres mesmo esse sacrificio durante os proximos 20 ou 30 anos? lembra t que podes sempre usar os kw produzir excesso para aumentar o conforto.
Tambem tinha consumos 36 a 66kw/mes bastou estar em obras e a mulher em casa para duplica esse valor.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por masterchief »

Acho estranho o forum nao termos mais noticias do omniflow...

tenho estado a ler e vivendo eu na ponta de sagres xD como ele diz... acham mesmo uma boa soluçao?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Projecto Casa Auto-Sustentável

Mensagem por Jorge Rocha »

Olá João Santos,

Esse objectivo de vida é de se louvar. (quando já se está inserido numa sociedade consumista e comodista como se está no nosso país...)

Em relação aos painéis solares e às baterias, tenta ser bastante generoso. Procura o melhor preço de ambos e lembra-te que a manutenção dos paineis solares é bastante baixa e das baterias, quando bem dimensionadas, também. O resto é, mais equipamento, menos equipamento, de acordo com o que se pretende de trabalho.

Posso lembrar que obter um veiculo eléctrico pode ajudar muito. Tanto na mobilidade sustentável, como para acrescentar mais baterias quando existir excesso de energia solar (entre muitas outras vantagens de se ter um veiculo eléctrico).
Um termo acumulador eléctrico com a resistência adequada à tensão dos painéis, pode diminuir as perdas energéticas e folgar os aparelhos (inversores).

Existe também formas de se cozinhar ao sol (com umas parabólicas espelhadas). A ideia de se ter uma lareira/salamandra/etc. a lenha, em nada combina com a sustentabilidade ambiental. A combustão mal feita nada melhora o ar que respiramos e prejudica na camada de ozono. Devemos preocuparmo-nos em fixar o CO2 no solo, e para isso devemos evitar as queimadas e aumentar as compostagens.

Já agora, para quem faz compostagem em grande escala, pode aproveitar uma potencialidade enorme energetica sobre a forma de calor, podendo ser facilmente aproveitada para um aquecimento de agua ou para aumentar a temperatura ambiente da casa no Inverno, bastando para isso passar uma serpentina no meio do composto, por onde possa passar agua num regime de termo-cifão.

A compostagem pode ser feita com relva cortada, ramagem de arbustos triturados, misturada com alguma caruma, e até com as nossas sobras alimentares, guardanapos e alguns cartões facilmente degradáveis.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Energia Eólica”