Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Decreto-Lei de Autoconsumo: Aprovado!

Mensagem por CrOhN »

Então há 2 soluções. A outra são os desviadores de excesso.

Eng. Miguel Santos
Membro
Membro
Registado: domingo mar 10, 2013 9:46 pm

Mensagem por Eng. Miguel Santos »

CrOhN Escreveu:Então há 2 soluções. A outra são os desviadores de excesso.
Sim, essa também é uma boa solução.
Mas nunca encontrei equipamento para pequenas potências.
Tem alguma sugestão?
Torne-se Independente!
Produza a sua própria energia.

Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Mensagem por Silverio28 »

Eng. Miguel Santos Escreveu:Para quem não pretender injetar energia na rede, seja por que motivo for, há uma solução.
A energia produzida mas não consumida é guardada em baterias. Esta energia é depois injetada quando o consumo for superior à produção. Este sistema tem a eficiência máxima aproveitando toda a energia produzida. É especialmente recomendado para locais com consumo variável como as habitações.
A utilização de baterias de iões de lítio vem também aumentar a eficiência e duração em relação às baterias de ácido chumbo.

Assim que o protótipo estiver suficientemente testado darei notícias.
Que equipamento se pode comprar para fazer isso? Isso é uma boa opção...

ahramis
Membro
Membro
Registado: domingo abr 13, 2008 7:33 pm

Mensagem por ahramis »

Para excesso de produção, há várias opções.
As que já encontrei, até hoje:

http://www.sustainable.co.za/microcare- ... erter.html
http://chtech.co.za/wordpress/smart-energy-controller/
http://www.exsolar.co.za/products/grid-tie-limiter/
http://www.lidersolar.es/Inhibidor-Inye ... EROBOX-MR2
http://www.microcare.co.za/products/gri ... miter.html

Basta pesquisar... haverá mais :)

Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Mensagem por Silverio28 »

Obrigado pela partilha quando chegar a casa já pesquiso mais sobre o assunto.

Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm

Mensagem por Alves10 »

Tens aqui mais umas soluções:
http://www.ebay.es/itm/ZEROBOX-2-0-INHI ... 417ef31fda

http://www.mk2pvrouter.co.uk/

http://openenergymonitor.org/emon/mk2

As ultimas duas são óptimas para quem entenda um pouco de electrónica e programação, podem adaptar-se a nosso gosto.

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am

Mensagem por david_neves »

Eng. Miguel Santos Escreveu:
Marco P G Silva Escreveu:Boas
Eu não acredito que com 200w instalados consigas uma leitura inferior a anterior....
com 200w vais anular pouco mais que os stand bys da casa. Repara que so produz de dia e a casa gasta 24h.(e de dia quando ha sol)
com 200w em paineis não tens 200w disponiveis.
200Wp de painéis produzem em média 800Wh. Tendo em conta o consumo de uma habitação entre 6 a 10 KWh, o valor é pouco. Serve para habitações mais poupadinhas, por exemplo 4 KW, nestas a produção é significativa.
Mas atenção que o limite de 200W é apenas sem comunicação prévia. Fazendo a comunicação, sem custo, os sistemas de injeção na rede podem ir até 1500W, o que permite produzir 6KWh. Esta comunicação é um mero formalismo sendo a autorização concedida de imediato. Não carece pagamento, taxas ou inspeção.
Edp não vai dar ponto sem nó, no inicio tambem as renovaveis era muito bonito e bastante rentavel.
O unico motivo que ainda estao a dar esse desconto é porque assim nem tem trabalho a encontrar nos, daqui a uns anos ja todos fizemos a comunicação, depois muda um decreto de lei e vamos ter
que pagar a sobretaxa, o contador e a fiscalização de x em x anos.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Só vejo vantagens em comunicar se mudarem o contador para bidirecional, se não mudarem eu tenho forma de não deixar passar para fora, tenho pelo menos 1500 w para instalar, e não, não vou fazer qualquer comunicação.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

Eng. Miguel Santos Escreveu:...Esta comunicação é um mero formalismo sendo a autorização concedida de imediato. Não carece pagamento, taxas ou inspeção.
Conhecem o ditado, com papas e bolos se enganam os tolos.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Deixa-os pousar!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

coelholima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 27, 2009 1:14 am

Re: auto consumo

Mensagem por coelholima »

É possível instalar uma produção para autoconsumo numa morada onde já exista microprodução?

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Re: auto consumo

Parece não existir nada contra, pelo menos não tenho conhecimento.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mês

Mensagem por klinzter »

EDP promove produção de electricidade a partir de 30 euros por mês

Empresa avança com solução de auto-consumo de energia para as famílias, com recurso a painéis fotovoltaicos.

Imagem

Quem quiser produzir a sua própria electricidade, à luz das novas regras sobre auto-consumo, a EDP Comercial acaba de lançar uma proposta a partir de 30 euros por mês.

Trata-se de uma solução chave-na-mão que inclui painéis fotovoltaicos e a respectiva instalação, mediante a cobrança na factura da electricidade de 24 mensalidades, sem entrada, explica o presidente da EDP Comercial, Miguel Stilwell, que elegeu esta como uma das áreas prioritárias de crescimento da empresa durante o corrente ano.

A descida do preço unitário dos painéis fotovoltaicos, actualmente em torno dos 720 euros, aliada ao novo enquadramento legislativo justificam esta aposta. O gestor esclarece ainda que o número de painéis solares será sempre ajustado às necessidades de cada cliente, havendo um simulador que estima a solução óptima de acordo com o perfil de consumo de energia e produção.

A redução típica da factura eléctrica deverá situar-se, de acordo com a mesma fonte, entre 15% a 30%, prevendo-se que a amortização do investimento se processe num horizonte de cinco a sete anos.
A EDP tem já um acordo com vários fornecedores de equipamentos fotovoltaicos e de prestação de serviços, duas vertentes onde espera recuperar grande parte da margem que irá perder com a venda directa de electricidade aos seus clientes.
Com o novo diploma sobre auto-consumo, as famílias privilegiam assim a produção de electricidade para consumo próprio, em detrimento da injecção na rede de distribuição, que passa a ser uma opção complementar.

A forçar esta opção está o preço da energia vendida à rede que será 10% inferior ao do valor do mercado, o que levará a que cada consumidor redimensione os painéis fotovoltaicos para as reais necessidades de consumo.
O objectivo da medida é evitar o agravamento do défice tarifário, através da subsidiação das tarifas.

Segundo as directrizes do novo Decreto-Lei sobre auto-consumo, a potência da unidade de produção de electricidade não pode ser superior a duas vezes a potência da instalação.

Fonte
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por O_volt »

Qual potÊncia do kit? Inversor?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Por 720€ é com certeza 1 painel e um microinversor!
ora por experiencia própria quer dizer que é uma boa solução, para fazer peso no telhado!!!!!
ninguém no seu perfeito juízo vai aderir a uma cena destas, digo eu!! mas haverá sempre um sujeito ou outro que vai pensar que encontrou a galinha dos ovos de ouro...
como alguém já disse por aqui, a nova lei é boa para engordar a edp, este é um bom exemplo, não sou tão radical, acho que se pode encontrar um ponto de equilíbrio, ligado á rede com desviador de energia acho que será boa solução, sistema hibrido com uma bateria pequena também.
Penso que num futuro próximo vão sair equipamentos que permitam controlar ativamente a potencia de saída dos painéis/inversores em função da carga solicitada,(como a SMA faz mas a preços acessíveis) se assim for pode sair pela culatra a ideia das operadoras de rede elétrica que esperaram pela solução de serem pequenos produtores a estabilizar a rede e colmatar as perdas da mesma...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por JMLorenzo »

Com 720€ dá para dois painéis de 250W e 2 micro-inversores (vão roubar pró ****)
Já existem micro-inversores que ajustam a potencia em função da carga.
http://www.efimarket.com/kit-solar-auto ... zacion-web

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

visitante1 Escreveu:Por 720€ é com certeza 1 painel e um microinversor!
ora por experiencia própria quer dizer que é uma boa solução, para fazer peso no telhado!!!!!
ninguém no seu perfeito juízo vai aderir a uma cena destas, digo eu!! mas haverá sempre um sujeito ou outro que vai pensar que encontrou a galinha dos ovos de ouro...
como alguém já disse por aqui, a nova lei é boa para engordar a edp, este é um bom exemplo, não sou tão radical, acho que se pode encontrar um ponto de equilíbrio, ligado á rede com desviador de energia acho que será boa solução, sistema hibrido com uma bateria pequena também.
Penso que num futuro próximo vão sair equipamentos que permitam controlar ativamente a potencia de saída dos painéis/inversores em função da carga solicitada,(como a SMA faz mas a preços acessíveis) se assim for pode sair pela culatra a ideia das operadoras de rede elétrica que esperaram pela solução de serem pequenos produtores a estabilizar a rede e colmatar as perdas da mesma...
Boas

Já estive a ver no site da EDP um video e se não houver "nenhuma armadilha" até que não é mau de todo o autoconsumo, ( não o contrato deles porque só deve compensar para quem consome bastante) eles dizem no video que produzimos e consumimos o que estamos a produzir durante o dia e que o excesso vai para a rede ou armazenada em casa para depois consumirmos a noite, mas como quando a esmola é grande o pobre desconfia já pedi para ser contactado para tirar duvidas e uma delas é, como é com o contador, somos nós que temos que suportar o custo da substituição do contador no caso do contador não descontar o que estamos a injectar para a rede? ou são eles que o substituem? se esta possibilidade é só para quem adere a instalação deles? e ao fim dos 24 meses como é? os painéis são nossos ou há outro contrato com outras clausulas?
Porque penso que aproveitar o excesso para armazenar numa bateria quando conseguires amortizar o valor da bateria tens que comprar outra porque essa já deu o que tinha a dar e o desviador de energia tambem é caro e tens que ter algo para poder absorver o excesso que estas a produzir o que faz com que o custo do investimento aumente e demore mais tempo a ser amortizado, para mim não há duvida que a melhor solução é a que eles falam no video só que tenho algumas duvidas que seja como eles dizem, produzes, o excesso que produzires vai para a rede e depois quando não estiveres a produzir e estiveres a consumir vais "buscar" o que injectaste na rede, vamos lá ver se é mesmo assim, porque se assim for até que vale a pena sermos nós a instalar um pequeno sistema fotovoltaico para autoconsumo porque consegue-se preços dos equipamentos mais em conta do que este, este só tem a vantagem de não se ter que pagar tudo de uma só vez e vai-se pagando mais suavemente a partir de 30€/mês e dizem que no máximo de 6 painéis mas não dizem qual a potência instalada para o valor de 30€/mês?! o anunco é só para criar expectativas.

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por JMLorenzo »

alexjp4 Escreveu:...produzes, o excesso que produzires vai para a rede
De borla
alexjp4 Escreveu: e depois quando não estiveres a produzir e estiveres a consumir vais "buscar" o que injectaste na rede...
A pagar

É um bom negocio para eles. Só cai quem quer.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

JMLorenzo Escreveu:
alexjp4 Escreveu:...produzes, o excesso que produzires vai para a rede
De borla
alexjp4 Escreveu: e depois quando não estiveres a produzir e estiveres a consumir vais "buscar" o que injectaste na rede...
A pagar

É um bom negocio para eles. Só cai quem quer.
São exactamente essas as minhas duvidas porque no video que está no site da EDP não especifica exactamente como é, só diz o que eu escrevi não falam em €€€€.
Ainda estou a espera que eles entrem em contacto comigo para esclarecer as minhas duvidas.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Não há duvidas! a lei aprovada não contempla Net metering, por isso não há créditos.
Gastas, pagas. Produzes em excesso! azar! arranja forma de guardar ou desviar. Aquecer agua é uma boa solução.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Autoconsumo”