Microprodutor e autoconsumo
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta mai 20, 2009 3:01 pm
Microprodutor e autoconsumo
Boa tarde,
sou micro produtor,27 paineis de 230w cada,
E esgoto a produçao no final de Novembro, fico assim +-1 mes sem receber da EDP.
Acham que posso desligar 2 paineis e ligar um inversor para auto consumo?
Seria vantajoso?
Obrigado
sou micro produtor,27 paineis de 230w cada,
E esgoto a produçao no final de Novembro, fico assim +-1 mes sem receber da EDP.
Acham que posso desligar 2 paineis e ligar um inversor para auto consumo?
Seria vantajoso?
Obrigado
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Re: Microprodutor e autoconsumo
Se tem sido regra essa produção acho que sim...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Boas
O poderes injectares para casa penso que a partir do dia 20 podes, se for superior a 200w tens que comunicar, mas atenção que como microprodutor no contrato (se for igual ao meu) obriga-te a venderes toda a electricidade que produzes e como quando a Certiel fez a inspecção tinhas um campo solar a produzir como microprodutor e que foi aprovado, se vais retirar dois da produção estás a alterar a potência do campo solar, para não teres chatices de futuro o melhor é falares para a Certiel e dizeres o que queres fazer, se for como o aumentar o campo solar é fácil é só comunicares que tinhas x paineis com determinada potência e que passas-te a ter Y paineis com Y potência instalada.
Antes de fazeres alterações mede os consumos mínimos para veres se não estas a ultrapassar em muito esses consumos e depois, vê o contador se não conta os KWs que estas eventualmente a injectar na rede e estas a pagar pelo que produzes em excesso.
Vai dando noticias.
O poderes injectares para casa penso que a partir do dia 20 podes, se for superior a 200w tens que comunicar, mas atenção que como microprodutor no contrato (se for igual ao meu) obriga-te a venderes toda a electricidade que produzes e como quando a Certiel fez a inspecção tinhas um campo solar a produzir como microprodutor e que foi aprovado, se vais retirar dois da produção estás a alterar a potência do campo solar, para não teres chatices de futuro o melhor é falares para a Certiel e dizeres o que queres fazer, se for como o aumentar o campo solar é fácil é só comunicares que tinhas x paineis com determinada potência e que passas-te a ter Y paineis com Y potência instalada.
Antes de fazeres alterações mede os consumos mínimos para veres se não estas a ultrapassar em muito esses consumos e depois, vê o contador se não conta os KWs que estas eventualmente a injectar na rede e estas a pagar pelo que produzes em excesso.
Vai dando noticias.
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta mai 20, 2009 3:01 pm
Boas,
obrigado alexjp4 pelo esclarecimento,
nao sei o que faça.
Acho que vou esperar mais algum tempo antes de me meter no auto consumo.
nao sei o que faça.
-
- Membro Gold
Boas
Não vale a pena desmoralizares e muito menos não fazer nada, podes começar por medires os consumos de casa durante o dia, eu mandei vir um contador que mede o consumo instantâneo, amperes, voltes instantâneos, horas e consumo total do e-bay que custou menos de 9€ ele depois vai ter outra utilidade mas até lá vai dando para ir vendo os consumos, ele não faz os registos eu vou tomando nota dos consumos mas parece que um com registos custa a volta de 80€ ou então vai tomando nota dos consumos do contador da EDP que não devem ser tão correctos porque normalmente (os digitais) só contam os KW e não os W mas vais tendo uma ideia, depois de saberes os consumos durante o dia já deves começar a ter uma ideia do que queres fazer e tens que ter em conta o preço que a EDP te está a pagar por cada KW e quantos anos ainda vais receber esse valor por KW, e dependendo do inversor e de quantas stings tens ligadas até se pode dar o caso de poderes tirar apenas 1 painel mas isso depende da configuração que tens e do inversor podes ir pedindo opiniões aqui no forum que há bastante gente entendida.
Mas o principal é não desistir e muito menos andar a perder dinheiro.
Não vale a pena desmoralizares e muito menos não fazer nada, podes começar por medires os consumos de casa durante o dia, eu mandei vir um contador que mede o consumo instantâneo, amperes, voltes instantâneos, horas e consumo total do e-bay que custou menos de 9€ ele depois vai ter outra utilidade mas até lá vai dando para ir vendo os consumos, ele não faz os registos eu vou tomando nota dos consumos mas parece que um com registos custa a volta de 80€ ou então vai tomando nota dos consumos do contador da EDP que não devem ser tão correctos porque normalmente (os digitais) só contam os KW e não os W mas vais tendo uma ideia, depois de saberes os consumos durante o dia já deves começar a ter uma ideia do que queres fazer e tens que ter em conta o preço que a EDP te está a pagar por cada KW e quantos anos ainda vais receber esse valor por KW, e dependendo do inversor e de quantas stings tens ligadas até se pode dar o caso de poderes tirar apenas 1 painel mas isso depende da configuração que tens e do inversor podes ir pedindo opiniões aqui no forum que há bastante gente entendida.
Mas o principal é não desistir e muito menos andar a perder dinheiro.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
O problema em fazer a estimativa dos consumos pelos totais durante o dia pode ser faliciosa. Imagina um consumo durante o dia de 1 kWh. Se esse kWh forem 3 periodos de uma hora com consumo a 250W, e o resto durante o tempo restante, vais estar a injectar na rede excedente. Isto mesmo só com 250W de potência instalada.
Conclusão: nas horas de consumo dos 250W, a produção não é suficiente. Nas restantes é excedentária. Este é o panorama a que esta lei de auto-consumo se presupoe.
Conclusão: nas horas de consumo dos 250W, a produção não é suficiente. Nas restantes é excedentária. Este é o panorama a que esta lei de auto-consumo se presupoe.
-
- Membro Gold
esta lei está feita para quem tiver o auto consumo se não for bem dimensionado está a oferecer electricidade a EDP e parece que nalguns casos ainda a vai pagar, apesar de já ter falado para a EDP e a srª que falou comigo afirmar que os contadores não contam quando se está a injectar corrente na rede, só que já li aqui no forum relatos de quem afirme que há contadores que contam mesmo quando se está a injectar corrente na rede.CrOhN Escreveu:O problema em fazer a estimativa dos consumos pelos totais durante o dia pode ser faliciosa. Imagina um consumo durante o dia de 1 kWh. Se esse kWh forem 3 periodos de uma hora com consumo a 250W, e o resto durante o tempo restante, vais estar a injectar na rede excedente. Isto mesmo só com 250W de potência instalada.
Este governo quer demonstrar que é amigo do ambiente e que é forte com a edp mas está é a prejudicar quem pensa que está poupar algum na produção de electricidade e não dimensiona o auto consumo como deve de ser e na volta ainda a está a pagar e assim a aumentar os lucros da edp.
Para mim o auto consumo deve ser calculado pelos valores dos stand bay porque tudo o que for acima disso vai encarecer a instalação e aumentar o tempo de amortização do investimento mas cada caso é um caso se for alguem que tenha 5 ou 6 equipamentos que funcionem com temporizadores ou termostatos e estejam algum tempo em funcionamento, se aumentar a potência de instalação tem mais probabilidades de conseguir que esses equipamentos estejam a trabalhar quando a potência de produção esteja a cima dos valores dos stand bay, ou então para quem quer tirar maior aproveitamento do excesso de produção é instalar um equipamento que não permite a saída do excesso de corrente para a linha da edp desviando esse excesso para um equipamento pré definido que pode ser um equipamento que utilize resistência tipo radiador ou termoacomulador, ou carregar baterias e a noite utilizar para a iluminação, só que é mais um investimento e se não for o próprio a fazer vai demorar muito tempo até ficar pago.
Porque é como dizes os consumos durante o dia podem enganar, por isso é que acho que deve ser pelos stand bay ou desviar o excesso, mas nunca deixar passar para a rede.
-
- Membro Gold
Por exemplo, o meu.alexjp4 Escreveu: só que já li aqui no forum relatos de quem afirme que há contadores que contam mesmo quando se está a injectar corrente na rede.

-
- Membro Gold
Boasfcarvalho Escreveu:Boas,
nao sei o que faça.
Acho que já tens o teu problema resolvido,

-
- Membro Gold
Mas da EDP dizem que não!, que quando se está a produzir mais que o consumo, a electricidade vai para a rede e o que acontece é que o contador para, parece que tiveste azar só o teu é que conta o que entra e o que saiCrOhN Escreveu:Por exemplo, o meu.alexjp4 Escreveu: só que já li aqui no forum relatos de quem afirme que há contadores que contam mesmo quando se está a injectar corrente na rede.

-
- Membro Gold
Eh pah! Que azar que eu tenho!
-
- Membro Silver
- Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am
Pelo que li neste novo decreto, um produtor pode ter várias upp ou upacs, mas com moradas diferentes. Na mesma morada ou se tem upp(venda à rede) ou upac (auto-consumo).
-
- Membro Gold
Parece que sim, no anterior decreto lei o produtor tambem podia ter varias upp desde que estivessem associados a contadores electricos de ligação a rede, penso que a morada podia ser a mesma, tinha era que existir ligação com contador a rede, quanto as upacs parece que não era permitido na legislação anterior.borllock Escreveu:Pelo que li neste novo decreto, um produtor pode ter várias upp ou upacs, mas com moradas diferentes. Na mesma morada ou se tem upp(venda à rede) ou upac (auto-consumo).
-
- Membro Gold
O melhor é reclamaresCrOhN Escreveu:Eh pah! Que azar que eu tenho!