Microprodutor e autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
fcarvalho
Membro
Membro
Registado: quarta mai 20, 2009 3:01 pm

Microprodutor e autoconsumo

Mensagem por fcarvalho »

Boa tarde,
sou micro produtor,27 paineis de 230w cada,
E esgoto a produçao no final de Novembro, fico assim +-1 mes sem receber da EDP.
Acham que posso desligar 2 paineis e ligar um inversor para auto consumo?
Seria vantajoso?
Obrigado

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Re: Microprodutor e autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

Se tem sido regra essa produção acho que sim...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

Boas

O poderes injectares para casa penso que a partir do dia 20 podes, se for superior a 200w tens que comunicar, mas atenção que como microprodutor no contrato (se for igual ao meu) obriga-te a venderes toda a electricidade que produzes e como quando a Certiel fez a inspecção tinhas um campo solar a produzir como microprodutor e que foi aprovado, se vais retirar dois da produção estás a alterar a potência do campo solar, para não teres chatices de futuro o melhor é falares para a Certiel e dizeres o que queres fazer, se for como o aumentar o campo solar é fácil é só comunicares que tinhas x paineis com determinada potência e que passas-te a ter Y paineis com Y potência instalada.
Antes de fazeres alterações mede os consumos mínimos para veres se não estas a ultrapassar em muito esses consumos e depois, vê o contador se não conta os KWs que estas eventualmente a injectar na rede e estas a pagar pelo que produzes em excesso.
Vai dando noticias.

Autor do tópico
fcarvalho
Membro
Membro
Registado: quarta mai 20, 2009 3:01 pm

Mensagem por fcarvalho »

Boas,
obrigado alexjp4 pelo esclarecimento,
nao sei o que faça.
Acho que vou esperar mais algum tempo antes de me meter no auto consumo.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Não vale a pena desmoralizares e muito menos não fazer nada, podes começar por medires os consumos de casa durante o dia, eu mandei vir um contador que mede o consumo instantâneo, amperes, voltes instantâneos, horas e consumo total do e-bay que custou menos de 9€ ele depois vai ter outra utilidade mas até lá vai dando para ir vendo os consumos, ele não faz os registos eu vou tomando nota dos consumos mas parece que um com registos custa a volta de 80€ ou então vai tomando nota dos consumos do contador da EDP que não devem ser tão correctos porque normalmente (os digitais) só contam os KW e não os W mas vais tendo uma ideia, depois de saberes os consumos durante o dia já deves começar a ter uma ideia do que queres fazer e tens que ter em conta o preço que a EDP te está a pagar por cada KW e quantos anos ainda vais receber esse valor por KW, e dependendo do inversor e de quantas stings tens ligadas até se pode dar o caso de poderes tirar apenas 1 painel mas isso depende da configuração que tens e do inversor podes ir pedindo opiniões aqui no forum que há bastante gente entendida.
Mas o principal é não desistir e muito menos andar a perder dinheiro.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

O problema em fazer a estimativa dos consumos pelos totais durante o dia pode ser faliciosa. Imagina um consumo durante o dia de 1 kWh. Se esse kWh forem 3 periodos de uma hora com consumo a 250W, e o resto durante o tempo restante, vais estar a injectar na rede excedente. Isto mesmo só com 250W de potência instalada.

Conclusão: nas horas de consumo dos 250W, a produção não é suficiente. Nas restantes é excedentária. Este é o panorama a que esta lei de auto-consumo se presupoe.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

CrOhN Escreveu:O problema em fazer a estimativa dos consumos pelos totais durante o dia pode ser faliciosa. Imagina um consumo durante o dia de 1 kWh. Se esse kWh forem 3 periodos de uma hora com consumo a 250W, e o resto durante o tempo restante, vais estar a injectar na rede excedente. Isto mesmo só com 250W de potência instalada.

Conclusão: nas horas de consumo dos 250W, a produção não é suficiente. Nas restantes é excedentária. Este é o panorama a que esta lei de auto-consumo se presupoe.
esta lei está feita para quem tiver o auto consumo se não for bem dimensionado está a oferecer electricidade a EDP e parece que nalguns casos ainda a vai pagar, apesar de já ter falado para a EDP e a srª que falou comigo afirmar que os contadores não contam quando se está a injectar corrente na rede, só que já li aqui no forum relatos de quem afirme que há contadores que contam mesmo quando se está a injectar corrente na rede.
Este governo quer demonstrar que é amigo do ambiente e que é forte com a edp mas está é a prejudicar quem pensa que está poupar algum na produção de electricidade e não dimensiona o auto consumo como deve de ser e na volta ainda a está a pagar e assim a aumentar os lucros da edp.
Para mim o auto consumo deve ser calculado pelos valores dos stand bay porque tudo o que for acima disso vai encarecer a instalação e aumentar o tempo de amortização do investimento mas cada caso é um caso se for alguem que tenha 5 ou 6 equipamentos que funcionem com temporizadores ou termostatos e estejam algum tempo em funcionamento, se aumentar a potência de instalação tem mais probabilidades de conseguir que esses equipamentos estejam a trabalhar quando a potência de produção esteja a cima dos valores dos stand bay, ou então para quem quer tirar maior aproveitamento do excesso de produção é instalar um equipamento que não permite a saída do excesso de corrente para a linha da edp desviando esse excesso para um equipamento pré definido que pode ser um equipamento que utilize resistência tipo radiador ou termoacomulador, ou carregar baterias e a noite utilizar para a iluminação, só que é mais um investimento e se não for o próprio a fazer vai demorar muito tempo até ficar pago.
Porque é como dizes os consumos durante o dia podem enganar, por isso é que acho que deve ser pelos stand bay ou desviar o excesso, mas nunca deixar passar para a rede.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

alexjp4 Escreveu: só que já li aqui no forum relatos de quem afirme que há contadores que contam mesmo quando se está a injectar corrente na rede.
Por exemplo, o meu. :?

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

fcarvalho Escreveu:Boas,
obrigado alexjp4 pelo esclarecimento,
nao sei o que faça.
Acho que vou esperar mais algum tempo antes de me meter no auto consumo.
Boas

Acho que já tens o teu problema resolvido, :twisted: a semana passada estive a falar com uma funcionária da EDP por causa da proposta deles para o auto consumo, e quase no fim quando disse que era microprodutor ela disse-me que não podia ter auto consumo, por isso legalmente não podes ser microprodutor e teres auto consumo, isto na versão da EDP, mas a uns anos atrás tambem diziam que não era-mos obrigados a estar colectados e depois deu no que deu e como tambem me disseram que eram eles que entregavam os ficheiros do SAF-T e depois comecei a receber mensagens das finanças a dizer que não tinha entregue a declaração das facturas, e agora quando a questionei por causa de poder haver contadores que contavam a energia que ia para a rede e ela afirmou que não, que o que acontecia quando se estava a injectar para a rede o contador parava de contar e pode-se ver que o contador do Crohn que está sempre a contar, por isso o melhor é falares para a Certiel ou para a DGEG e saberes o parecer deles porque depois se der buraco ninguém é responsável e tu é que ficas prejudicado....

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

CrOhN Escreveu:
alexjp4 Escreveu: só que já li aqui no forum relatos de quem afirme que há contadores que contam mesmo quando se está a injectar corrente na rede.
Por exemplo, o meu. :?
Mas da EDP dizem que não!, que quando se está a produzir mais que o consumo, a electricidade vai para a rede e o que acontece é que o contador para, parece que tiveste azar só o teu é que conta o que entra e o que sai :mrgreen: acho que a EDP vai ganhar mais com o auto consumo do que com o défice tarifário, este governo tinha que arranjar maneira da EDP não ficar prejudicada com o auto consumo e ainda atingir os objectivos da redução do CO2.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Eh pah! Que azar que eu tenho!

borllock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Mensagem por borllock »

Pelo que li neste novo decreto, um produtor pode ter várias upp ou upacs, mas com moradas diferentes. Na mesma morada ou se tem upp(venda à rede) ou upac (auto-consumo).

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

borllock Escreveu:Pelo que li neste novo decreto, um produtor pode ter várias upp ou upacs, mas com moradas diferentes. Na mesma morada ou se tem upp(venda à rede) ou upac (auto-consumo).
Parece que sim, no anterior decreto lei o produtor tambem podia ter varias upp desde que estivessem associados a contadores electricos de ligação a rede, penso que a morada podia ser a mesma, tinha era que existir ligação com contador a rede, quanto as upacs parece que não era permitido na legislação anterior.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

CrOhN Escreveu:Eh pah! Que azar que eu tenho!
O melhor é reclamares :lol: se eles a teimam que os contadores não contam o que é injectado o teu contador está avariado e tem que ser substituído :mrgreen:

Responder

Voltar para “Autoconsumo”