Galt, é exactamente isso.galt Escreveu:O problema desse PCR é que só é útil a quem faz viagens entre Coimbra-Leiria.
Quem circula como eu muitas vezes na IC8 até à Fig. da Foz não serve de nada. Não vou entrar na auto-estrada em Condeixa para sair em Pombal e fazer mais 30 kms que o desejado.
A tomada em casa dos familiares é mais valiosa.
![]()
Uma boa localização para um PCR seria em Fátima. A auto-estrada fica a 1 km de distância da cidade. Neste local serviria todos. (minha opinião)
Os PCR não podem ser só instalados nas AE, dado que se assim fosse estaríamos a limitar o seu acesso e também não são o local mais recomendado para o fazer, dado que os utilizadores dos VE com estas baterias ainda não podem andar a 120kms/h com frequência, senão as autonomias descem consideravelmente.
Os melhores locais para a colocação dos PCR são Fátima, Coimbra/Condeixa, Albergaria-a-Velha, Viseu, Vila Real, mas sempre que possivel perto dos acessos à AE e ao mesmo tempo na zona periférica da cidade, para dar um acesso facil a quem conduz em AE e tb a quem está de viagem pelas estradas nacionais.
Claro que a tomada em casa dos familiares ou amigos no nosso destino é mesmo a "nossa safa"!
Por isso é que os PCR nestas localizações estratégicas são essenciais e mais do que ter tantos pontos de carga lentos é também importante ter cargas semi-rápidas que nos permitem carregar a 32A trifásicas com potências de 22KW.
A evolução da rede é necessária com o boom de vendas de carros eléctricos neste início de ano.
Também ainda não existem tantos VE devido a estas limitações da rede.
Abraço.