aerogerador caseiro 2

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
ccom
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta jun 15, 2007 11:27 pm

aerogerador caseiro 2

Mensagem por ccom »

boas
gostaria de saber se alguém tem alguma ideia ou projecto para a construcao de um aerogerador caseiro mas sem ser com partes de carros ou seja de fabricar tudo num sistema eólico desde o proprio aerogerador ate as diversas peças que compõe um sistema eolico (nao sei se e so o aerogerador e um carregador de baterias e um inversor ou tem mais algumas coisas pelo meio).
moro numa zona onde o vento abunda tanto de verao como de inverno e gostaria de fabricar um ventoinha par a apanhar esse vento e converte-lo em energia electrica
como ainda sou novo nisto nao tenho bem a nocao dos componentes de um sistema eolico mas ninguem nasce ensinado e com uma ideia daqui outra dali juntas poderiam dar alguma coisa
obrigado


MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 135
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Mensagem por MrOverclock »

eu também não sou muito experiente no assunto, mas o que basicamente precisas é de um aerogerador (ventoinha + gerador) umas baterias e de um inversor.

julgo não ter percebido muito bem, mas o que querias era fazer tu próprio o gerador? tens aí até mais que um site a ensinar como se faz. basta procurares um bocadinho, agora também não me lembro onde está!

quanto às baterias há baterias especificas para o assunto sem serem baterias de automóveis, já que estas não "acham" muita piada quando se descarrega a carga toda
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock


Autor do tópico
ccom
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta jun 15, 2007 11:27 pm

Mensagem por ccom »

ok tudo bem
a minha ideia era mesmo essa contruir uma ventoinha como eu lhe chamo e por numa torre que tenho por ca e gerar alguma electricidade e ver o que isso da entao depois passar para as baterias e todo o resto
ja percebi que o carregador e o inversor sera melhor comprar ja feito pois saira mais barato do que fabricar
em relacao a ventoinha sera que consigo aproveitar alguma dessas que agora se usa no verao e que se ve por ai a venda em todo o lado,
sera que consigo produzir energia com uma ventoinha dessas?


MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 135
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Mensagem por MrOverclock »

julgo que essas ventoinhas dão para produzir energia mas não muito simples.
o mais simples é usar um motor de corrente contínua ou mesmo um dínamo.

mas tens aqui a explicar como podes fazer o teu próprio gerador.
http://www.otherpower.com/timsturbine.html
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

A minha ideia - ainda um longo caminho

Mensagem por dmachado »

máquina de lavar roupa velha - rolamentos, peso de cimento para fixação e outras peças a aproveitar.

depois bobinas e imans permanentes para o gerador, e a a eólica será vertical (vawt) deste tipo: http://altenergy.blog-city.com/vawt1.htm

será que vai funcionar? não sei... mas que vou experimentar, isso é garantido...

Responder

Voltar para “Energia Eólica”