Gerador eólico caseiro

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
larapio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm

Gerador eólico caseiro

Mensagem por larapio »

amigos, gostaria de esclarecer uma duvida. possuo um motor de uma máquina de lavar e gostaria de saber, se fazendo-o rodar com a força do vento, ele produziria energia a 220v dado que ele trabalha a 220v.
já tenho como experiência a construção de um pequeno aerogerador que produz dois ou três voltes, cujo o gerador é um motor de um carro telecomandado. ao qual está associado um led.
não é um mega gerador, mas é bastante divertido. mas agora cria construir algo em grande que gerasse energia para alimentar algumas lâmpadas etc…

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am

Re: Gerador eólico caseiro

Mensagem por xptosempre »

larapio Escreveu:amigos, gostaria de esclarecer uma duvida. possuo um motor de uma máquina de lavar e gostaria de saber, se fazendo-o rodar com a força do vento, ele produziria energia a 220v dado que ele trabalha a 220v.
já tenho como experiência a construção de um pequeno aerogerador que produz dois ou três voltes, cujo o gerador é um motor de um carro telecomandado. ao qual está associado um led.
não é um mega gerador, mas é bastante divertido. mas agora cria construir algo em grande que gerasse energia para alimentar algumas lâmpadas etc…
não, para funcionar como dinamo tinha que ter o rotor com imans permanentes

Autor do tópico
larapio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm

Mensagem por larapio »

como é que se procede à alteração dos imans. originalmente são imans eléctricos, que precisão de electricidade para terem magnetismo.
mas onde é que eu adquiro imans permanentes? e como é que eu os substituo?

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver

isso é um pouco difícil, a não ser que tenhas um torno para fazeres um rotor novo, alem disso tens que mandar fazer os imans que não é coisa fácil nem barata, mesmo que conseguisses encontrar imans que servissem terias que refazer o rotor.

um abraço,
david

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

mais facil mesmo é adoptar o motor de um radiador de um automóvel. tem imans permanentes e rotor já incorporado. creio que a potencia deles rondam os 30watts. deve-se conseguir extrair alguma energia deles.

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver

muito boa ideia

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Mensagem por MrOverclock »

o motor da "ventoinha" que faz circular o ar dentro do carro (sofagem) também é muito bom, eu já consegui 13v e 4a dá por volta de 50w

mas com um motor de arranque ainda devem conseguir mais
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

mroverclock Escreveu:
mas com um motor de arranque ainda devem conseguir mais
motor de arranque não dá porque não tem imáns permanentes.

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver

hum??

tem pois!

o alternador é que não tem

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

mroverclock

eu não conheço motores de arranque (para automóvel) com imáns permanentes, mas é posivel que haja. no entanto sei que para torque elevado e tamanho diminuto utiliza-se sempre os electroimáns.
um mecánico electricista de automóveis pode esclarecer.

cumprimentos.

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver

eu tenho aqui um motor de arranque que tem imans!! será por ser antigo?

eu tenho a ideia que um motor de arranque era um motor dc comum

quando eu puder já vou confirmar

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

agora tambem fiquei curioso, quando puder tambem vou investigar.

tambem estou a estudar a hipótese de construir um aerogerador caseiro mas está tudo no inicio.
a minha ideia é usar um motor com imáns permanentes mas de 220v para gerar tensões baixas de modo a obter a energia com menos rotação.

há varias coisas que devem ser consideradas quando se pretende obter electricidade de um motor.

1- se o motor for de 12v, quando usado como gerador os 12v só são atingidos quando as rpm forem iguais às rpm atingidas pelo motor alimentado com 12v.
a vantagem de usar um motor de 220v é que pode obter 12v apenas com pouco mais de uma vigésima parte das rotações do motor.

2-deve ser utilizado um motor de maior potência do que a potência que se quer extrair dele como gerador para minimizar as perdas por resistência no fio de cobre.

assim se utilizar um motor de 220v para gerar 12 volts e quizer obter 5a devo utilizar um motor (220v) que consuma 5a ou seja 1100w mais coisa menos coisa.

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver

eu estou na mesma situação, também estou a tentar construir um, mas so consigo arranjar motores de 12v e 24v

meti a hélice de uma ventoinha de sala (daquelas que usamos para fazer circular o ar dentro de casa) num motor de 24v e mesmo com grandes rajadas de vento só consigo obter 3-4volts, ao bocado voltei a experimentar e consegui uns frustrantes 4,5 volt...

onde é que costumamos encontrar desses motores de 220v? se os motores ac funcionassem eu arranjava um monte deles

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

boas

eu não sabia mas já li que os motores das passadeiras rolantes dão bem pars isso, devem é ser muito dificeis de arranjar.

eu, em principio, vou fazer com um motor de máquina de lavar ( motor de escovas daquelas máquinas que variam a velocidade de centrifugação, porque há um tipo de motor muito vulgar nas máquinas de lavar roupa que são de indução e esses não dão por não tem electroimãs)
já testei o rapaz accionando-o com um berbequim, ia fundindo uma lampada de 12v 60w do meu fiat com meia duzia (um pouco mais) de rpm. tenho é que lhe meter alguma corrente para iniciar o campo magnético depois a corrente que ele produz alimenta os próprios electroimãs.
no entanto se fosse com imanes tinha mais rendimento mas não tem control de tensão de saída.
este tipo com electroimanes pode sempre ser controlado para a tensão que se pretenda.

portanto:
vantagem do gerador de imans permanentes= tem maior potência de saida com a mesma energia eólica.
desvantaghem= não pode controlar a tensão de saída.

o tipo de electroimanes é precisamente tudo ao contrário. pode-se controlar a tensão na saída mas consome parte da energia produzida para alimentar os electroimanes.

cump.

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver

já estou a aprender umas coisas

acho que só me falta saber como é que se controla essa saída
e com um motor desses podemos dispensar o controlador de carga?

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

se a tensão de saida for ajustada para a tensão dos carregadores de baterias que usamos em casa a corrente de carga da bateria fica num valor muito baixo quando a bateria está carregada e se a bateria estiver a ser constantemente solicitada para uso não vale a pena meter o controlador de carga.
se for para manter carregada sem uso então essa pequena corrente que ainda passa no fim da bateria estar carregada vai fazendo a electrolise da agua e a agua dentro da bateria vai desaparecendo com o passar dos meses.

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver

carregadores?

mas não posso simplesmente ligar o gerador à bateria? parece que ainda tenho muito que aprender

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

o que eu quis dizer é que se ajusta a tensão de saida do gerador eólico para a mesma tensão que os carregadores dão nas tenazes e que para as baterias de 12v deve andar pelos 14 ou 15v.

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver

ah bom

eu acho que em breve vou trazer para aqui novidades, mas vou abandonar a ideia da energia eólica vou usar uma bicicleta

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

mroverclock Escreveu:eu tenho aqui um motor de arranque que tem imans!! será por ser antigo?

eu tenho a ideia que um motor de arranque era um motor dc comum

quando eu puder já vou confirmar
parece-me que não deve ser de um motor de arranque...
os motores de arranque estão bobinados de forma a exercerem sempre uma força superior á resistencia criada pela inercia do motor de combustão. isto só pode ser obtido com bobines indutoras e induzidas... tanto quanto sei...

Responder

Voltar para “Energia Eólica”