BI ZEXEL Com ou sem pre-aquecimento?!?!

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

BI ZEXEL Com ou sem pre-aquecimento?!?!

Mensagem por klinzter »

bem, após de ter lido alguns post's, apercebi-me que o ideial seria usar um "pre-aquecedor", eu não consigo saber se tem ou não.

segue umas fotos para que se é possível obter a mesma informação.

Imagem
clique na foto para ampliar
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

relembro ainda que a marca é zexel!

deixem a vossa avaliação

cumpris,
jean
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

se queres saber se o carro vem com pré-aquecedor de série, tenho a lamentar que isso é quase irrelevante. os fabricantes que equipam os filtros (repara que são os filtros que têm que ser aquecidos) com aquecimento fazem-no apenas para evitar problemas de viscosidade excessiva em climas muito frios. infelizmente as necessidades do ovd são muito superiores.

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por klinzter »

boas manuelcar,

tou a perceber... e quer isto dizer, que na realidade e em especial no meu carro, não existe o pré-aquecedor ?

no entanto... para uma utilização supeior de (%) de ovd terei que colocar um pré-aquecedor?

neste momento estou com 10% (5-6lts), e estou com ideias de aumentar...

cumpris,
jean
A caminho dos 92.000km

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

olá klinzter
a resposta é sim, e é não!
se tens um sistema de injecção permissivo e uma bomba de injecção capaz podes subir mais um pouco sem realizares qualquer alteração. para chegares a ov50 precisas de aquecer no filtro, ou imediatamente antes, e de alterar o circuito de retorno, para subir de 50 precisas de mexer também na injecção.
é tudo uma questão de vontade e de capacidade de investimento.
claro, podes tb comprar um carro por 500€ e usá-lo por um ano a ov 80 ou mesmo 100

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por klinzter »

boas manuelcar,

certo, na verdade não sei se a minha bomba é de injecção permissivo, mas como é que posso obter essa informação?

na verdade é que quero aumentar a % de ovd.

humm...

comprar um carro... só se o meu for para a sucata hehehe... mas isso é um caso a pensar....

cumpris,
jean
A caminho dos 92.000km

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

uma zexel é uma boa notícia e uma vez que o teu motor não é cr, nem pdi, estás safo.

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por klinzter »

manuelcar Escreveu:uma zexel é uma boa notícia e uma vez que o teu motor não é cr, nem pdi, estás safo.
boas manuelcar,

humm boa notícia...

então queres tu dizer que não tenho problemas em relação à bi?

pois já se falou num outro post, que a bomba zexel, tinha a licença da bosh.

trocar o motor.... eu não estou muito nisso...
pelo menos ainda não tive problema com o motor... e já tem 251000kms.
ainda não foi aberto/não está "comer" óleo... como diz o outro, está como novo

por isso é que não queria "estragar" o carro/motor/bi.

cumpris,
jean
A caminho dos 92.000km

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

eu tenho um carro muito mais velho, com muito mais quilómetros e tb não quero correr risco nenhum! faço ovd vai para 2 anos e ninguém me dá garantias nenhumas. trata-se de procurar a informação, cruzar diversas fontes e assumir alguns riscos não deixando de estar atento aos indicadores de potenciais problemas antes que eles atinjam proporções irreversíveis. a fé é matéria para a igreja, a confiança é matéria para vendedores de automóveis usados , de resto é uma questão de informação, raciocínio e aritmética.
quando eu te digo que podes fazer ov30 no teu motor não te digo que te dou qualquer garantia que o podes fazer ou que vou pagar as reparações que decorrerem de um mau ou excessivo uso do ovd. o que digo é que eu o fazia tranquilamente na tua situação. achas que isso merece algum crédito, ou que eu sou pessoa de confiança? não me parece. não nos conhecemos, nem tu sabes nada sobre mim. o meu trabalho fundamental neste fórum tem sido disponibilizar o grosso da informação que recolhi (secção os "nossos linques") e remeter para lá todos os que têm dúvidas. por diversas razões os moderadores desta secção, eu incluído, deram-se ao trabalho de redigir alguns inamovíveis com a informação fundamental compilada e traduzida. mas nada disto substitui uma atitude metódica e esclarecida.
na minha opinião os biocombustiveis vão-nos permitir sustentar o nosso modo de vida ainda antes que outras tecnologias os venham a tornar obsoletos. portanto estou particularmente optimista e afirmativo no que a esta matéria diz respeito. mas, como digo. o meu carro tem 21 anos, 2 milhões de quilómetros, e fico nervoso só de pensar que posso ter que o deixar na oficina de um dia para o outro.

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por klinzter »

manuelcar,

bem pelo "testamento" que deste, deu-me uma ligeira impresão que ficas-te irritado comigo , caso tiveres ficado, peço-te as minhas sinceras desculpas pelo facto de ter irritado/ofendido.
não era essa a minha intensão mas, era esclarecer algumas dúvidas que possuía, seja como for, eu sei que tomo riscos, e é por isso é que peço opiniões para poder "avaliar", isto é, se devo continuar no aumento da % do ovd.

nas no entanto já me respondes-te no outro post.

manuelcar, peço as minhas sinceras deculpas por ter ofendido ou mesmo "chateado/irritado" contigo.

o meu objectivo aqui, não é criar "inimigos" mas sim novos amigos, com a possabilidade de falar/debater nos assuntos relacionado com energias renováveis e entre outras coisas.

a minha àrea não é de mecânica como deves ter reparado, mas sim na àrea de networking/developer, por isso que coloquei estas e outras questões.

mais uma vez, as minhas sinceras desculpas:)

atentamente,
jfigueiredo
A caminho dos 92.000km

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

olá klinzter
nem penses nisso. lamento se dei essa impressão. mas pensei ser altura de recordar à comunidade algumas coisas que vão sendo recorrentes. desculpa se aproveitei o teu pretexto. pergunta sempre, já sabes com o que contas

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por klinzter »

manuelcar Escreveu:olá klinzter
nem penses nisso. lamento se dei essa impressão. mas pensei ser altura de recordar à comunidade algumas coisas que vão sendo recorrentes. desculpa se aproveitei o teu pretexto. pergunta sempre, já sabes com o que contas
boas manuelcar,

ainda bem, mas de qualquer forma quero dar-me bem com toda gente...

hoje começei com 20% de ovd.
vamos lá ver como é que ocorre as coisas
A caminho dos 92.000km

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”