no início do inverno comecei a notar que não estava tudo bem com o motor, sintomas de excesso da percentagem do ov, por isso voltei a medir as temperaturas. com temperatura exterior de 10 ºc o circuito do ov andava por volta de 40 ºc, precisamente entre 38 e 50 ºc, que não ultrapassou. por prudência reduzi as percentagens do ov de ov95 para ov50. na altura nem tinha o filtro nem outros componentes isolados termicamente, só o pré-aquecedor.
por isso fiz algumas alterações e testes no meu land rover discovery 300 tdi que apresento:
- para relembrar, o lr estava equipado com o sistema de 2 depósitos (2 válvulas 3/2 vias, automático – comutação para ov, purga), com realimentação pelo retorno, o aquecimento feito por pré-aquecedor eléctrico e-techeat de 400 w (recomendado, no centro da europa, para consumo até 5 lt/100 km, com realimentação pelo retorno, por isso desconfiava que seja suficiente). quando fiz as medições das temperaturas, durante o verão, estava tudo ok, demorava 5 minutos (uns 4 km) o motor aquecer, comutava para ov e mais uns 5 minutos para passar o circuito do ov desde os 45 ºc para mais de 70 ºc. sublinho que o consumo deste motor ronda entre 8 e 12 lt/100 km.
- fiz alterações tanto no esquema como no equipamento. adicionei um permutador de 12 placas, de 2 kw, encurtei os circuitos da tubagem, isolei o permutador, o filtro e alguns tubos (ainda nem todos), substitui o termocontacto de 75 ºc no topo do pré-aquecedor eléctrico e-techeat por um de 90 ºc e o de 75 ºc instalei no tubo de saída deste pré-aquecedor para conseguir uma maior potência de permuta. ficou tudo mais compacto e alguns componentes mais escondidos.
- também aproveitei para fazer uma outra experiência – aquecer os tubos injectores. já tinha experimentado no ano anterior, mas os resultados foram pouco satisfatórios por causa do material que não aguentava. desta vez usei outros materiais e tive cuidado de experimentar várias potências. acabei de acertar numa potência de 60 w para cada resistência que resulta no aquecimento máximo do fio de resistência até 200 ºc. embora o material principal usado, metal líquido, indica uma estabilidade até 120 ºc, se for bem executado, aguenta. este aquecimento tem incluído um termocontacto de 145 ºc para proteger contra sobreaquecimento.
- com estas alterações fiz o teste-drive de meia hora (às 21,30 h), na periferia urbana de viseu. o carro, na garagem, estava com 15 ºc (motor, ov), parado desde o dia anterior. a temperatura exterior 8 ºc. medi as temperaturas do ov com um termómetro que costuma haver no lidl, modificado para efeito (o sensor metido num t, banhado pelo caudal do combustível) – limitação: só dá até 70 ºc. a temperatura dos tubos injectores foi medida por meio de uma sonda pt100, encaixada na entrada do tubo ao injector. para fazer cada registo foi necessário parar, por isso não foi um teste contínuo…. segue descrição:
distância (km)/temperatura do combustível na entrada da bi (ºc)/temperatura dos tubos injectores (ºc)/ nota
0 / 15 / 15 /arranque do motor frio
1 / 50.3 / 90
1.6 / 43.2 / 85 /acabou de comutar para ov
3.3 / 60.6 / 95 /a temperatura dos tubos injectores depende do consumo instantâneo
4.5 / 66.3 / 80
5.1 / mais de 70 / 100
9.1 / mais de 70 / 100 /a partir daqui desliguei pré-aquecedor eléctrico e-techeat para ver a diferença
15.5 / 65 (mantém-se bastante estável)/ entre 90 e 110 /esta temperatura consegue o permutador manter sozinho
voltei de ligar o pré-aquecedor eléctrico e-techeat e liguei o aquecimento dos tubos injectores directo, sem passar por termocontacto:
16.2 até 22.3 / sempre acima de 70 (já não consegue visualizar) / 100 – 140 (140 ao relanti)
fiquei bastante satisfeito com estes valores e aumentei para ov98. com estas temperaturas mais adequadas e, sobretudo, com aquecimento dos tubos injectores, o motor anda muito mais solto, responde melhor, quase não se nota nenhum fumo, em qualquer regime do motor. isso indica uma combustão melhor e uma provável diminuição do consumo.

- Conjunto 2 válvulas Pevekoil de 3/2 vias e o pré-aquecedor eléctrico E-TecHeat
- Alteração Kit LR 008.jpg (0 Bytes) Visto 15149 vezes

- Conjunto filtros
- Alteração Kit LR 009.jpg (0 Bytes) Visto 15148 vezes

- Detalhe do permutador
- Alteração Kit LR 022.jpg (0 Bytes) Visto 15148 vezes