
dos 24 países da união europeia com dados disponíveis sobre as emissões de dióxido de carbono (co2) nos veículos automóveis novos vendidos em 2006, portugal foi o que teve melhor desempenho, com 144g/km.
de acordo com a quercus – associação nacional de conservação da natureza, os construtores europeus estão a falhar na promessa de reduzir as emissões de carbono, tal como foi prometido à comissão europeia em 1998, já que as taxas de emissões para os veículos automóveis novos apenas apresentaram uma redução de 0,2% no último ano.
após uma análise às vendas e à informação de co2 da base de dados da comissão europeia, que configura a base oficial do mecanismo de monitorização nos veículos e co2, a quercus e a federação europeia de transportes e ambiente (t&e) verificaram que os novos carros vendidos na europa em 2006 por membros da associação europeia de construtores automóveis (acea) emitem em média 160 g de dióxido de carbono por quilómetro, com uma redução de apenas meio grama desde o ano anterior. responsável por 81% das vendas na europa em 2006, recorde-se que a acea comprometeu-se a atingir 140g/km, em 2008.
os construtores japoneses (jama) mantiveram-se em 161g/km, seguidos pelos coreanos (kama) com 164g/km em média. desta feita, a figura para todos os construtores para a média dos novos veículos vendidos na europa em 2006 ficou em 160g/km, reduzindo 0,7% em relação ao valor de 161g/km em 2005, adianta a associação ambientalista.
no quadro dos 24 países da união europeia, com dados disponíveis relativamente às emissões de co2 nos veículos automóveis novos vendidos em 2006, portugal apresenta o menor valor médio – 144g/km, seguindo-se a itália, com 148 g/km. a justificação encontrada baseia-se no facto dos portugueses face ao seu poder de compra serem muito sensíveis ao preço do veículo bem como ao seu consumo de combustível, adquirindo automóveis novos mais pequenos, de baixa cilindrada e com menores emissões.
entretanto, a quercus e a t&e já apelaram à união europeia para delimitar a meta de emissões de carbono para 2012 - 120g/km para toda a frota automóvel. recorde-se que esta questão tem gerado algum mal estar junto dos construtores que defendem para os automóveis mais pesados padrões mais fracos em termos de co2.
o comité de ambiente do parlamento europeu irá votar a sua “opinião” sobre a nova regulamentação de co2 nos novos automóveis, antes da proposta legal e formal da comissão europeia que está prevista para dezembro deste ano.
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