QUE PERCENTAGEM USAS DE BIODIESEL?

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

QUE PERCENTAGEM USAS PRESENTEMENTE?

B100
34
37%
B80
9
10%
B50
20
22%
B20
16
17%
B5
13
14%
 
Total de votos: 92


toshiya meguro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mar 05, 2007 7:23 pm

poecentagem de biodeiesel

Mensagem por toshiya meguro »

boas a todos deste fórum! estou a participar deste tópico para votar, porque fiz minha primeira experiência e já entornei o primeiro resultado no meu motor e até agora, tudo certo. sou do brasil e apesar de não termos metanol no processo para obter biodiesel, usamos etanol destinados aos motores flexfuel(gasolina ou alcool) à preços bem em conta. mas o etanol possui agua em sua composição, oque dificulta o processo de esterificação. minha primeira receita foi um sucesso, por utilizar o etanol absoluto vendido em fármacias a preços exorbitantes. agora estou a pesquisar receitas para desidratar o etanol vendidos nos postos de combustíveis, que nos chega a ter 4% de agua.algo como calcarear e filtrar. postarei aqui resultados. fiz 500ml de biodiesel e como tinha no depósito 5 litros, estou a andar com 10% de bd. abraços!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

4% de água tem o nosso da farmácia, uma vez que é a 96º.


koddok
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jul 07, 2006 1:52 pm

Mensagem por koddok »

estou a utilizar b50 no meu carro particular (peugeot 206 1.9 xad) e b100 no carro da empresa...e até agora semrazões de queixa


jmarcelocosta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo mai 20, 2007 12:31 pm

Mensagem por jmarcelocosta »

boas...
sou membro a uns meses pelo que tenho lido bastante.
neste momento as minhas percentagens estão todas nos 50% ou seja, se meto 10 lts de gasóleo, acrescento 10lts de ovd.
tenho usado esta percentagem em todos os meus carros:

vívaro tddi 1.9
mercedes sprinter 208
renault expresso 1.9
citroen zx 1.9
wv caddy 1.9 sdi

não notei nenhum problema em nenhum destes carros apesar de que no citroen sente-se o cheiro mais forte.. é isso aí poupar e não poluir...
um abraço


jaks
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta nov 02, 2007 4:06 pm
Localização: Vinhais-Bragança

Mensagem por jaks »

boas jmarcelocosta

no renault express 1.9d? por acaso nao tem bomba injectora lucas?

é que eu tenho um clio de 98 1.9d, e tou a por 3 litros e queria chegar aos 6 litros de ovd, mas tenho receio por a bomba ser lucas, mas se tu estas a usar 50%, pode ser que nao tenha problema


Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

que confusão aqui vai...
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Mensagem por BioPower »

caros amigos, tenho orgulho em dizer-vos que tenho 156 000 km de b100 num toyota corolla star van de 1993. quando comecei já o carro tinha 200 000 de gasóleo e até hoje 0 problemas. inverno sem problemas mesmo com o carro na rua.
quando por alguma razão mais forte tenho de meter gasóleo até me dá a volta ao estômago...
Green fuel is the right choice

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

biopower Escreveu:caros amigos, tenho orgulho em dizer-vos que tenho 156 000 km de b100 num toyota corolla star van de 1993. quando comecei já o carro tinha 200 000 de gasóleo e até hoje 0 problemas. inverno sem problemas mesmo com o carro na rua.
quando por alguma razão mais forte tenho de meter gasóleo até me dá a volta ao estômago...
foi pena em 156.000km de b100 só tenhas dado com este fórum agora. de certeza que a tua experiência tinha ajudado muita gente.

continua!

Avatar do Utilizador

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Mensagem por BioPower »

pois foi caro amigo, mas finalmente cá estou.
de referir que o biodiesel que gastei não foi da minha produção caseira, eu (tal como disse na apresentação q fiz à minha pessoa) trabalho na área e tenho acesso a este belíssimo combustível.

cumprimentos
Green fuel is the right choice


Luis Filipe
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado dez 01, 2007 9:32 pm

Biodisel

Mensagem por Luis Filipe »

olá!!

como comecei a investigar este assunto á pouco tempo, os meus caros colegas mais entendidos nisto vão perdoar alguma da minha ignorância.
por aquilo que li existe diferença entre usar biodisel e usar ov?
se existir a pergunta que gostava de ver aqui esclarecida é a seguinte, se usar exclusivamente biodisel, posso usá-lo a 100% sem fazer alterações no motor, isto é, montagem de kit.
desde já obrigado e os meus sinceros parabéns por este forum de debate.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Biodisel

Mensagem por mnunespt »

luis filipe Escreveu:olá!!

como comecei a investigar este assunto á pouco tempo, os meus caros colegas mais entendidos nisto vão perdoar alguma da minha ignorância.
por aquilo que li existe diferença entre usar biodisel e usar ov?
se existir a pergunta que gostava de ver aqui esclarecida é a seguinte, se usar exclusivamente biodisel, posso usá-lo a 100% sem fazer alterações no motor, isto é, montagem de kit.
desde já obrigado e os meus sinceros parabéns por este forum de debate.
viva!

desde já te posso responder afirmativamente, mas toda esta informação está no forum, basta ler. está lá tudo.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

b100 em todos os meus bichinhos e prego a fundo.


cmld
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta dez 14, 2007 2:09 pm

Mensagem por cmld »

nunca o usei nem nunca o vi mas gostava de saber como éde facto o biodisel poque se o podemos fabricalo naturalmente é muito bom nem que saia mais caro mas é natural

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

é natural...
então e o petróleo é o que?


argon1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quinta out 12, 2006 11:50 pm
Localização: Portimao

Mensagem por argon1 »

uso

b50 - land rover discovery 300 tdi 222.000 km
b100 - opel astra 1.7 td 232.000 km

problemas:






= 0
p.s o espaço em branco era para registar os problemas


fotografo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo fev 24, 2008 10:19 pm

Re: QUE PERCENTAGEM USAS DE BIODIESEL?

Mensagem por fotografo »

uso a 100% em 3 carros e sem problemas (ja mudei filtros de gasoleo entupidos)


ford de 2004 ,vw de 2001 e mitsubishi de 2001

sempre a abrir
biodisel em mitsubishi , ford e vw

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: QUE PERCENTAGEM USAS DE BIODIESEL?

Mensagem por Rui de Carvalho »

bom dia,

eu no meu carro utilizo b100, visto ser um carro pessoal que não esta a ser puxado ao seu limite todos os dias, e assim sendo praticamente não se ve diferença (+-1% de oxilação no consumo).

contudo numa frota de camiões que transportam 40 ton em cada viagem as diferenças são muito significativas tanto na força (que é mau), como no consumo (que é ainda pior), tenho dados de aumentos que chegaram aos 10%, assim para minimizar este problema ou utiliza-se aditivos (gasolina ou acetona), ou reduz-se para b50, que é o meu caso. visto a utilização destes aditivos compromete o comprimento da norma en14214.

e em casos extremos como é o caso de camiões de pedreiras, que a sua carga passa em muito as 40 ton, além de ser sempre a subir. a utilização de biodiesel chegou a registar aumentos de consumo na ordem de 20%. (dados não confirmados por elementos independentes, foi observado pelo cliente mas é credivel)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: QUE PERCENTAGEM USAS DE BIODIESEL?

Mensagem por jmal »

rui de carvalho Escreveu:bom dia,

eu no meu carro utilizo b100, visto ser um carro pessoal que não esta a ser puxado ao seu limite todos os dias, e assim sendo praticamente não se ve diferença (+-1% de oxilação no consumo).

contudo numa frota de camiões que transportam 40 ton em cada viagem as diferenças são muito significativas tanto na força (que é mau), como no consumo (que é ainda pior), tenho dados de aumentos que chegaram aos 10%, assim para minimizar este problema ou utiliza-se aditivos (gasolina ou acetona), ou reduz-se para b50, que é o meu caso. visto a utilização destes aditivos compromete o comprimento da norma en14214.

e em casos extremos como é o caso de camiões de pedreiras, que a sua carga passa em muito as 40 ton, além de ser sempre a subir. a utilização de biodiesel chegou a registar aumentos de consumo na ordem de 20%. (dados não confirmados por elementos independentes, foi observado pelo cliente mas é credivel)

boa informação, no caso dos camiões, e quanto ao aumento do consumo referes-te que eles circulam a b100, quando utilizado o aditivo gasolina o consumo estabilizou no normal ou ainda é superior comparado com gasóleo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: QUE PERCENTAGEM USAS DE BIODIESEL?

Mensagem por Rui de Carvalho »

ok, deixa-me por a informação de forma mais clara e sistematica:

camiões de pedreira - tenho informação de aumentos até 20% no consumo quando utilizam b100. em percentagens inferiores, dados não existentes.

camiões de estrada - até b30-50 (depende do tipo de carro e rota) aumento do consumo desprezável (inferior a variação devido a factores humanos e de estrada)
- para percentagem superiores a influencia do tipo de carro é imensa tenho de uma forma geral as scanias a não ter problemas nenhuns, aumento relativamente pequenos até 5%, com uma pequena quebra na potencia, mesmo a b100.

por outro lado as fh, renault, entre outros igualmente esquesitas, a terem grandes quebras de potencia, e o consumo a aumentar muito podendo chegar aos 10%.

se por minha experiência, carros com muita electrónica, pior, menos electrónica melhor.

espero que não me levem a mal a publicidades positiva e negativa as marcas referenciadas, mas é que estou mesmos farto de algumas delas e suas postura referente ao biodiesel. tenho carros que quando chegam a marca com problemas claramente electricos e de electronica, eles recusam a garantia e criam entraves, devido a estes veiculos terem andado a com uma mistura de biodiesel superior a b5. tive até um caso que me acusaram de o temporizador das velas ter pifado devido ao biodiesel, coisa que não vé nem nunca viu o combustível, seja ele qual for. mas isto já é outra questão.


Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: QUE PERCENTAGEM USAS DE BIODIESEL?

Mensagem por Fry »

tal como a garantia das borrachas do limpa parabrisas.... a marca não assume o seu desgate...por causa do bd. provávelmente o veículo circulou atrás de emissões de outro que consumia 100% bd
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Responder

Voltar para “BioDiesel”