LAVAR BIODIESEL

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

BioAddicted
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jul 10, 2006 11:38 am

Mensagem por BioAddicted »

faltam aqui as respostas do fry...
BioPOWER

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

pergunta que eu respondo
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

conde_de_valongo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jan 15, 2007 2:19 am
Contacto:

duvida

Mensagem por conde_de_valongo »

ja fiz bio de ovd usado foi um sucesso a primeira segui tambem ha experiencia do barbas mas ha uma coisa que ainda nao sei ...em caso de eu querer lavar o oleo q percentagem uso ????? usei mais o menos a mesma porçao q a do oleo e limpou bem mas ja agora digam-me um abraço do conde rui
uno 1.4 td 100%2%gasolina ibisa gttdi 40%60 grande cherokee td 100%2% gasolina

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

amigos:

copiei parte de meu post no tópico sobre bio de gordura animal que publiquei.
diante das dificuldades em lavar com água, procurei maneiras alternativas de fazer o que eu chamo de purificação do biodiesel.

de acordo com várias informações, acabei chegando numa sílica chamada trisyl. vou repetir amanhã utilizando pó de talco.

observem os testes na bio produzido e as fotos do produto pronto, o que seguramente vai representar uma evolução na maneira de fazer biodiesel em casa, visto que vai eliminar uma das etapas mais trabalhosas e que representa risco para o meio ambiente.

abaixo a foto do bio produzido à partir de banha de porco e purificado com a sílica trisyl.

aqui nesta fazenda se faz biodiesel de banha de porco...

resultado dos testes de qualidade:

1) ph 7,1 ( depois que corrigi o ph conforme o red baron indicou ).
2) teste 3/27 - passou, pois nenhum resíduo de glicerina depositou-se no fundo.
3) teste da garrafa: passou. adicionei e agitei a mesma quantia de água dentro de uma garrafa pet. separou-se completamente e ficou absolutamente límpida.
4) teste do cheiro: passou, pois não tem cheiro de metanol
5) teste de transparência: passou, as fotos abaixo dizem tudo.
6) teste de motor: passou. trabalhamos o dia inteiro hoje com b50 e nada foi notado de diferença, somente o cheiro de porco

Imagem

coloquei no fundo uma revista globo rural, com uma reportagem sobre etanol.

não vale ficar de queixo caído, pois isso eu já estou.

Imagem[/img]

ainda falta agora testar o pó de talco, para comparar os resultados.

fiquem atentos, pois agora vamos domar o sebo...

sds

luciano

nookia
Membro
Membro
Registado: sábado ago 11, 2007 5:32 pm

Mensagem por nookia »

viva,

ao que parece trisyl nao é mais que dioxido de silicio, ainda que com pureza elevada 99,9% e adsortividade especifica, se nao me falha a memoria.

assim, talvez o uso de adsorventes comuns (silica gel por ex) tenha resultados identicos. dentro em breve conto fazer uma experiencia em ambiente controlado (variaveis controladas, ensaio em branco) para confirmar as minhas suspeitas, nao terei trisyl para ensaio comparativo...

ainda assim, se alguem tiver o msds do trisyl seria interessante.

um abraco,

hugo

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

só por curiosidade: dióxido de sílicio (sio2) é mais conhecido pelo nome de sílica na forma amorfa e por quartzo na forma cristalina.

barbas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am

Mensagem por barbas »

boa!

quanto ao uso do trisyl

há algum problema ou metodo especial na filtração?

barbas

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas barbas:

vou-lhe relatar o que tem acontecido com a sílica trisyl e com o talco.
após ler o seu tópico sobre lavagem sem agua, procurei alternativas à lavagem que não usasse água, pois o bio feito de banha de porco, eu lavava, lavava, lavava e nunca a água ficava totalmente translúcida.
cheguei a parar de lavar assim que o ph estabilizasse em 7,0.

apesar disso ocorrer, nunca fiquei com total confiança, pois se a agua de lavagem, continuava a sair turva, era sinal de que alguma coisa estava errado, pois se não houvesse mais sabões e soda presentes no bio, a água deveria ser límpida.

contatei o fabricante do trisyl no brasil, e à muito custo, consegui uma amostra de 1 kg dessa sílica.

após processar o bio, no dia seguinte, drenei a glicerina, e imediatamente, aumentei a temperatura à 80ºc, e coloquei 5g/l de trisyl.
como trabalhei com um batch de 60 litros, adicionei 300 g da sílica.

para filtragem, usei um bidon com uma camada de pedra por baixo, mais uma camada de areia grossa de 5cm e mais uma camada de areia bem fina de rio, também de 5 cm.

como por encanto, o bio que passava pelo filtro, passava absolutamente límpido. tudo isso com banha de porco.

fiz os testes convencionais:
passou no 3/27
passou no teste da garrafa
passou no teste de ph ( 7,0 ).

para mim estava sacramentado: a sílica resolve o problema da lavagem.

aconteceram novos problemas quando mudei a fonte de óleo. passei a processar óleos de frituras.

quando introduzi o trisyl em 60 litros, nas mesmas proporções ( 5g/l ), os testes acusaram valores inferiores.

no teste da garrafa, a água não ficou límpida.
no ph, ficou em 9,0
no 3/27, sobrou aproximadamente 1/2 ml de uma substancia sólida no fundo da proveta.

isso me leva à algumas conclusões:

a medida de trisyl, de 5g/l serve para óleos não muito contaminados, porém para óleos contaminados do tipo óleo de fritura, necessitam bem mais quantidades.

como vc bem instruiu sobre o uso do talco, resolvi testa-lo tambem.

a primeira vez, fiz numa medida pequena e os resultados foram muito bons.

quando usei no reator, com 60 litros, usei 2 kg de talco e os resultados foram bons.

quando usei no reator, com 60 litros, 1 kg de talco, os resultados não foram satisfatórios.

hoje depois de processar mais 60 litros, utilizei 2 kg de talco, para avaliar os resultados. deitei o bio num bidon, para decantar o talco ( afim de não entupir o filtro de areia ) e amanhã, vou colocar o bio dentro do filtro de areia para poder analisar os resultados.

estou devendo para o baron as fotos e relatórios sobre os problemas que aconteceram, mas se tudo der certo, amanhã vai estar publicado.

fico contente em saber que você ainda está ativo. afinal, "o pioneiro, sempre será o primeiro...".

sds

luciano
Última edição por Luciano Kaefer em segunda nov 05, 2007 1:25 am, editado 1 vez no total.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

barbas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am

Mensagem por barbas »

muito bem...

mas ainda não precebi uma coisa...

qual a forma de apresentação do trisyl? granulado? gel?

e se aplicar-mos um filtro de papel? será que entope com facilidade?

ainda assim lembrei-me de outra coisa.

sendo trisyl usado na purificação de oleos alimentares, valerá a pena purificar o oleo usado (antes do processo)? será economicamente viável?
será que compensa/facilita o uso de soda por eliminar ffa?

abraço

barbas

ps: olha que eu tambem quero ir a esse chrrasco!

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas barbas:

vejo que vc foi mordido pela mosca do "churrasco".
deixa só o lobão, ou o scorpionsfrutal saber que vc quer vir também...

a sílica trisyl, é apresentada na forma de pó. e parece ser um pó mais solto, daqueles que apresenta grande volume, com pouco peso.
dá para perceber que a sua granulometria é muito pequena.

tentei passar o bio com a sílica trisyl num coador de café. no início foi bem, mas aos poucos passou a entupir o filtro.

olhando para a caixa de areia, onde minha filha brincava, decidir colocar no filtro de café uma camada de areia bem fina.
precisei usar uma areia úmida, pois a seca não permanecia do jeito que queria.

procurei deixar uma camada de 5 mm de areia fina, pois acreditava que a sílica agarrava-se à areia e permitiria passar somente o bio.

testes pequenos funcionaram bem. quando cheguei ás medidas comerciais ( maiores quantidades ), tive problemas, ainda mais quando introduzi 5g/l de trisyl... creio ser essa quantia insuficiente para purificar o bio.
amanhã te reporto as novidades.
sds
luciano
Última edição por Luciano Kaefer em segunda nov 05, 2007 1:30 am, editado 2 vezes no total.

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boa tarde luciano e todos os confrades

há já algum tempo que andava intrigado com um produto que acabei por comprar no modelo.

a imagem a seguir diz tudo

ImagemImagem

esta silica absorvente para gatos tem um grão branco de granulometria variável que vai 1 a 5 mm aprox.

existe outra silica para gatos que parece umas pérolas, que é mais densa e trasparente indicando que não tem tantos microcanais de absorção, alem disso algumas pérolas são azuladas pois estão impregnadas com um produto desodorizante e bactericida, por isso a minha escolha recaiu sobre este produto embora seja um pouco mais caro.

medi a densidade e 110cc pesam apenas 35g. densidade=0,32g/cc

o grão é de tal maneira macio que se esmaga facilmente com a ponta dos dedos ficando reduzido a pó.

por isso resolvi pegar numa pequena porção e meter na picadora de cozinha vulgarmente conhecida por 1-2-3.

Imagem

pressionei 3 vezes e a silica ficou reduzida a pó como que por milagre.

enchi novamente o copo de 110cc e pesei, o peso agora era só de 25g indicando uma densidade=0,23g/cc. (o volume aumentou)

Imagem

silica antes e depois de pulverizada.

tambem notei que a silica fica de um branco muito "luminoso" indicando uma refração elevada da luz incidente diferente por exemplo do gesso.

outro aspecto a referir é o facto de quando se manuseia esta silica moída ela não deita aquela poeirada que deita o talco.

fica muito solta, e se abanar um copo com silica dentro esta quase ondula como se fosse agua.

peguei em 500cc de bio por lavar( com ometanol removido por destilação até 120ºc à pressão ambiente) e pus a aquecer até 80 graus como o luciano fez. entretanto pesei 5g de silica.

quando a temperatura atingiu os 80graus joguei a silica no bio e mexi.
aí foi ver os microporos a encherem de bio e soltar o ar neles contido ( se o tacho não fosse grande tinha saído para fora, tal não foi a efervescência)

mexi durante 1 ou 2 minutos com uma colher e deixei descansar 10 minutos.

a silica branca desapareceu dentro do bio, mais tarde compreendi que ficou transparente que mais parecia um gel.

Imagem

aspecto do tacho depois de verter o bio no filtro de café. o que está no fundo é silica ensopada com bio.

montei um filtro de papel para café e comecei a filtar.
no inicio começou a passar bem mas depois o filtro começou a ficar bloqueado, mas enfim lá passou todo.

já repeti a experiência mas deixei a silica assentar no fundo de um dia para o outro e o filtro de café já não entupiu.
neste ponto a silica tem um comportamento igual ao do talco, sedimenta com facilidade.

depois de filtrado ficou com este aspecto.

Imagem

outra surpresa foi o facto de o bio, depois de fltrado ter ficado práticamente sem o cheiro cracteristico que só alguns conhecem.

quanto ao ph medi com fita e deu neutro (7).
fiz o teste de acidez e deu "acid number"= 0 ( não provocou qualquer alteração do ph no indicador)

proximo passo é experimentar com 0,5% de silica visto que desta vez usei 1%. se resultar vou usar 500g para lavar 100l que estão à espera dentro do "reactor".

esta caixa de silica custou cerca de 8 euros e tem 1,5 kilos. se gastar 500g para limpar 100l são 2euros e 60centimos e evita-me quase dois dias de chafurdice a lavar com agua.

luciano, deixa um comemtário pois parece-me que este produto (depois de pulverizado) é muito similar ao trisyl.
se pudder pesa 100ml de trisyl e diz se por acaso pesam cerca de 23g.

sds.

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

hummmmmm...... cheira-me que os pobres gatos vão ficar sem sanitários
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas baron:

vc conseguiu reproduzir a mesma experiencia que fiz com a sílica trisyl.
sucesso absoluto quando passado num coador de café, em pequenas quantidades.
para contornar o problema da demora no bio passar pelo filtro, coloquei uma camada de areia fina dentro do coador, de forma a impedir que a sílica tocasse direto no filtro, e sim na areia. isso fez com que o bio passasse pelo filtro mais rapidamente, e com os mesmos resultados que vc conseguiu reproduzir.

as mudanças começaram a acontecer quando passei para o batch de 60 litros. a sílica trisyl, mantida em agitação por 20 minutos à uma temperatura de 80ºc, não conseguiu remover as impurezas do bio.
usei uma medida de 4 kg/1000 litros, o que significa 4 gramas por litro.

como não consegui obter o sucesso com a sílica trisyl, nas medidas mencionadas, parti para o pó de talco. adicionei em 60 litros, 2 kg de talco, o que significa 33 gramas/litro. muito superior ao que usavamos da sílica trisyl.
os custos: 1 kg de sílica trisyl = 5 euros. 1 kg de pó de talco= 0,3 euros.

hoje cedo, consegui no pequeno tempo disponível, coletar 2 amostras de bio, sendo 1 amostra feita com a sílica trisyl à base de 4 kg/ton e 1 amostra de bio limpo com talco, à razão de 33kg/ton e algumas observações são importantes:

o bio limpo com a sílica trisyl, não passou no teste da garrafa. a água ficou esbranquiçada, denotando que ainda existiam impurezas no bio.

o bio limpo com talco, mostrou no teste da garrafa água absolutamente límpida.

no caso do talco, ficou uma boa quantidade dentro do reator, que procedi algumas lavagens, colocando água dentro do reator para que o mesmo vertesse para fora o talco.

o que não é totalmente um problema, pois segundo a tiane, a colocação da sílica junto com o óleo no início do processo de transesterificação, facilitaria a remoção, via glicerina, das impurezas do bio.

amanhã, vou fazer mais um teste com a sílica trisyl, usando desta vez 6 kg/ton, ou 6 gramas por litro.

ao que me parece, na prática, é que o talco é mais eficaz do que a sílica trisyl.

mas somente os testes para informar isso.

baron, vc tem condições de fazer esses testes que vc está fazendo em volumes maiores

te pergunto isso porque aumentando as proporções, os resultados não mantem-se igual às experiencias.

a sílica trisyl tem a mesma forma da sua, depois de triturada.

ensina-me como medir e pesar a sílica, que vc pediu...

sds

luciano

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

luciano escreveu:
ensina-me como medir e pesar a sílica, que vc pediu...
medes o trisyl dentro de 1 copo graduado, ou na falta deste enches um copo ou outro recipiente qualqer com 100ml de agua ( usa uma proveta ou outra medida graduada que disponhas) e marcas com marcador ou uma etiqueta autocolante etc ( até serve um baton de senhora) o nivel até onde a agua chegou.
depois é vazar a agua e secar o copo e deitar a silica dentro até ao nível onde chegou a agua.

depois tens que pesar e descontar a tara do copo.

mais fácil não há.

diz depois quanto pesa os 100cc de trisyl.

sds.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas baron:

exatamente 39 gramas possui 100cc da sílica trisyl.

deitei ela ao natural, sem apertar para colocar maior quantidade, ok!

sds

luciano

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

obrigado luciano.

não tinha pressa não.

sds.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas baron:

finalmente segunda-feira, sem visitas e nada que possa impedir os trabalhos de purificação do biodiesel com as sílicas, seja com o trisyl, seja com o talco.

ultimos apontamentos:

deixando claro que a filtragem de amostra realizada no filtro de café, associada com uma camada de areia fina foram espetaculares, não tenho conseguido reproduzir esses mesmos resultados num lote maior de 60 litros ( que é a capacidade de meu reator ).

na primeira vez, que utilizei 4gramas/litro da sílica trisyl, a aparência ficou boa, bio translúcido, como a gente deseja.
porém os testes não apresentaram-se satisfatórios.
aqueci o óleo à 80ºc, adicionei a sílica trisyl e mantive em agitação por circulação durante 30 minutos, conforme indicação do fabricante.
resultados:
ph alto, 3/27 com um pequeno resíduo de glicerina no final, teste de lavagem com água, ficou uma água turva, indicando ainda a presença de impurezas.

depois fiz o mesmo teste de 60 litros utilizando 16 g de talco por litro.

repetiu-se os mesmos resultados no teste relatado acima.

aumentei a dose do talco. fiz novo batch de 60 litros usando agora 32 gramas de talco por litro.

os resultados foram mais animadores, porém o filtro de areia não está conseguindo remover essa grande quantidade de talco que adicionei.
importante destacar que destas últimas vezes, usei seu conselho de ao retirar o bio com o talco de dentro do reator, transferi ele para um bidon de decantação, para 1 dia depois passar pelo filtro de areia.

retirei uma amostra do resultado dessa filtragem e adicionei a mesma quantia de água.
na água, apareceu uma grande quantidade de talco que a areia não conseguiu reter.

estou começando a pensar que o filtro de papel está fazendo falta neste processo.

vou continuar a investigação, pois tenho lá no galpão uns 200 litros de bio quase pronto que deveria estar dentro dos tratores.

sds

luciano

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

luciano, tenta filtrar mais que uma vez!!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas lobão:

já tentei passar o bio umas 3 vezes pela mesma areia, mas permanece o pó de talco.

peguei 500 ml do bio que passou no filtro de areia e coloquei ele a filtrar somente no coador de café ( filtro de papel ). continuou com partículas em suspensão.

coloquei depois um novo filtro e adicionei areia fina nas laterais. ficou turvo, porém quando aqueci ficou cristalino, como desejamos.

testes após essa filtragem:

ph 7,2

3/27 - permanece no fundo da pipeta, algumas gotas do bio. umas 10 gotas, algo equivalente a 1/2 ml. o metanol que ficou acima apresenta-se turvo, não ficou transparente como foi colocado.

teste da garrafa: separou-se a água completamente, ficando a agua absolutamente cristalina e sem nenhum layer entre o bio e a água.

isso leva-se à uma conclusão: é imprescindível o uso do filtro de papel com areia ao mesmo tempo.

o problema agora é prático: como passar tanto bio por um coador de café existe um coador de café gigante

ta faltando o tiengenhocas palpitar aqui... além claro, dos amigos de plantão...

sds

luciano

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

luciano, tem uns filtros que parecem um saco, que os leiteiros usam na tubulação da ordenhadeira não sei quantos microns, mas é fino!!!

sds!!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”