Questão sobre a rotaçao de um motor

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

aparentemete as boas baterias sao as que se utilizam a bordo dos pequenos yates duram muito e carregam com os pequenos aerodinamos que sao bastante modestos
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Wilson
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: sexta dez 01, 2006 9:21 pm
Localização: Rio de janeiro
Contacto:

Vida util das baterias dependem da capacidade de amper/hora

Mensagem por Wilson »

quando a ignição do carro não é boa, a solicitação é maior o que entra em conflito com as baterias .

as placas de chumbo entram em curto por que dilatam e desgatam por atrito as placas dos isoladores. se o consumo for moderado, as placas de chumbo nunca retorcem e podem durar até tres anos.

o transporte de muitas baterias, não deve ser visto como peso. nas embarcações quanto mais baterias couber nos porões, maior será a inercia. por isso o uso naútico da energia solar é o mais indicado.

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

pedido de explicação

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

olá.

desculpe lá, sei que não tem relação com este tópico mas, gostaria que me explicasse, se possível, se há alguma possibilidade de se ligarem dínamos em paralelo e ou em série?? - e quais seriam os reflexos de potência e voltagem dos mesmos e se de facto haverá alguma vantagem??

obrigado pela explicação.


consultor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda ago 20, 2007 8:58 pm
Localização: Parede - Portugal

Mensagem por consultor »

vamos lá clarificar algumas noções:

1 - dinamos já muito raramente se usam. foram substituidos pelos alternadores, mais simples, mais leves para a mesma potência e muito mais duradouros, pois grande parte deles já não têm colectores e escovas, que eram a parte que se gastava depressa.

2 - mesmo assim, quem os tem pode ligá-los em paralelo, desde que tenham ambos a mesma tensão de saida, sendo a corrente máxima a soma das correntes máx. dos dois.
pode ligá-los em série sendo a corrente máx limitada pelo mais fraco. a tensão de saida é a soma das tensões dos dois.

3 - agora os alternadores. podem ser ligados em série ou em paralelo, com uma condição fundamental, a frequência alternada gerada tem se ser rigorosamente igual e em fase para os dois geradores. rigorosamente !!!
hoje em dia, nas barragens ou centrais termoeléctricas, o processo de pôr alternadores em paralelo é controlado a microcomputador, mas antigamente usava-se um lâmpada entre os dois geradores e ia-se aumentando a velocidade daquele que se queria pôr em serviço até a lâmpada se apagar, sinal que estavam em fase. nessa altura ligavam-se os contactores e o alternador mais potente levava o mais fraco a reboque, em termos de manter a frequência e a fase.


Wilson
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: sexta dez 01, 2006 9:21 pm
Localização: Rio de janeiro
Contacto:

Mensagem por Wilson »

consultor Escreveu:vamos lá clarificar algumas noções:

1 - dinamos já muito raramente se usam. foram substituidos pelos alternadores, mais simples, mais leves para a mesma potência e muito mais duradouros, pois grande parte deles já não têm colectores e escovas, que eram a parte que se gastava depressa.

2 - mesmo assim, quem os tem pode ligá-los em paralelo, desde que tenham ambos a mesma tensão de saida, sendo a corrente máxima a soma das correntes máx. dos dois.
pode ligá-los em série sendo a corrente máx limitada pelo mais fraco. a tensão de saida é a soma das tensões dos dois.

3 - agora os alternadores. podem ser ligados em série ou em paralelo, com uma condição fundamental, a frequência alternada gerada tem se ser rigorosamente igual e em fase para os dois geradores. rigorosamente !!!
hoje em dia, nas barragens ou centrais termoeléctricas, o processo de pôr alternadores em paralelo é controlado a microcomputador, mas antigamente usava-se um lâmpada entre os dois geradores e ia-se aumentando a velocidade daquele que se queria pôr em serviço até a lâmpada se apagar, sinal que estavam em fase. nessa altura ligavam-se os contactores e o alternador mais potente levava o mais fraco a reboque, em termos de manter a frequência e a fase.
dinamo ou alternador.

as diferenças (pelo menos que eu encontrei) entre dinamo e alternador. é que o dinamo "gera" sem indução e o gerador precisa estar conectado a uma rede em funcionamento.
outra "não sei no caso do gerador" mas o dinamo possui duas funções, de motor e gerador. o dinamo é um motor até o maximo de rpm e a partir desse ponto (se ultrapassar o rpm ao ser empurrado) passa a gerar.

já conhecem o moinho de vento de jacques custeu ?

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

consultor Escreveu:vamos lá clarificar algumas noções:

1 - dinamos já muito raramente se usam. foram substituidos pelos alternadores, mais simples, mais leves para a mesma potência e muito mais duradouros, pois grande parte deles já não têm colectores e escovas, que eram a parte que se gastava depressa.

2 - mesmo assim, quem os tem pode ligá-los em paralelo, desde que tenham ambos a mesma tensão de saida, sendo a corrente máxima a soma das correntes máx. dos dois.
pode ligá-los em série sendo a corrente máx limitada pelo mais fraco. a tensão de saida é a soma das tensões dos dois.

3 - agora os alternadores. podem ser ligados em série ou em paralelo, com uma condição fundamental, a frequência alternada gerada tem se ser rigorosamente igual e em fase para os dois geradores. rigorosamente !!!
hoje em dia, nas barragens ou centrais termoeléctricas, o processo de pôr alternadores em paralelo é controlado a microcomputador, mas antigamente usava-se um lâmpada entre os dois geradores e ia-se aumentando a velocidade daquele que se queria pôr em serviço até a lâmpada se apagar, sinal que estavam em fase. nessa altura ligavam-se os contactores e o alternador mais potente levava o mais fraco a reboque, em termos de manter a frequência e a fase.
obrigado pela boa explicação. è +/- como pensava, embora sem saber que as barragens já utilizavam esse "sistema".
parece-me então que numa ligação em série obtêm-se o somatório da voltagem (tensão) ficando-se com a mesma intensidade ou amperagem. ou seja se 1 ampere de 12 v são 12w e 1 ampere de 220 v são 220 w, acaba-se por conseguir tb mais w ou + potência não será??
a principal razão deste pedido de explicação é para saber se por exemplo 2 alternadores estiverem ligados em série se o segundo “sofre” + atrito ou 1 maior campo magnético do primeiro?? à partida penso que sim??
vou avançar com a construção de um aerogerador e coloquei como possibilidade utilizar vários dínamos de bicicleta,(que afinal tb são alternadores parece-me), em série com a possibilidade de aumentar a ligação (com relés) dos mesmos conforme a velocidade do vento disponível.
não sei se terá alguma viabilidade e sentido prático??
mais uma vez mto obrigado pela explicação.
um abraço.

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

wilson Escreveu:
já conhecem o moinho de vento de jacques custeu ?
- não mas gostava de conhecer esse moinho de vento??

os meus parabéns pelo registo da sua patente.
tb tenho se quiser dar uma espreita:
http://fpereirainventor.no.sapo.pt/

um abraço.


Wilson
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: sexta dez 01, 2006 9:21 pm
Localização: Rio de janeiro
Contacto:

Mensagem por Wilson »

fernando pereira Escreveu:
wilson Escreveu:
já conhecem o moinho de vento de jacques custeu ?
- não mas gostava de conhecer esse moinho de vento??

os meus parabéns pelo registo da sua patente.
tb tenho se quiser dar uma espreita:
http://fpereirainventor.no.sapo.pt/

um abraço.
tenho visto tantas engenharias por ai a respeito de turbinas eolicas e na realidade nada mais são do que cata-ventos gigantescos que podem atropelar as aves e aeronaves.
já o turbosail de custeau é um cilindro vertical com pequenos orificios "num determinado angulo" que explora a baixa pressão opondo resistencias ao vento, ou seja , o trabalho de sugar ar de seu interior é aproveitado para girar uma turbina de eixo vertical (colocada em uma de suas extremidades} esse arranjo permite que o aparelho funcione sem o risco de cavitar. na epoca não funcionou muito bem por teimosia do proprio inventor que instalou-o num barco e a marisia se encarregou de corroer o instrumento , no entanto se fosse instalado em terra a cisa seria outra.


gostei dos seus inventos , mas procure investir seu tempo nesse (quem sabe ?) a viuva ceda a patente. turbosail é o nome do engenho , depois vou trazer o endereço da página do inpi.

abraços.

outra coisa, nunca tire patente do engenho todo e sim de partes dele que voce notar que é chave. (já que todos terão que passar por esse caminho).

e obrigado pelo interesse nas minhas patentadas.

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

[\quote]
gostei dos seus inventos , mas procure investir seu tempo nesse (quem sabe ?) a viuva ceda a patente. turbosail é o nome do engenho , depois vou trazer o endereço da página do inpi.

abraços.

outra coisa, nunca tire patente do engenho todo e sim de partes dele que voce notar que é chave. (já que todos terão que passar por esse caminho).

e obrigado pelo interesse nas minhas patentadas.[/quote]

olá.
em relação ao "sistema conjunto de conversão de energia eólica, solar, ondas e correntes marítimas" pretende como o nome indica aproveitar as 4 fontes de energia embora a energia eólica e solar sejam mais acessórias. o meu objectivo primário e sobre o qual reflito há já alguns anos é sobretudo o aproveitamento da energia das ondas e das correntes (inclusivé das marés). uma vez que m3 de água do mar tem a capacidade de mover 1200 kg contra 1,225 kg por m3 de ar.
no entanto e de forma a aproveitar as restantes energias dísponíveis imaginei uma forma do aproveitamento conjunto.

a turbina turbosail eu depois pesquiso não perca tempo. no entanto agora estou + interessado em levar adiante as minhas aventuras. como é um projecto tão bom invista o sr. o seu tempo, até porque costuma ser + normal guardar-mos os nossos melhores conselhos para nós.
o registo de vários componentes em separado é sempre o mais indicado mas, dada á insuficiência de money tentei reduzir ao máximo os componentes de forma a reduzir o risco de serem consideradas varias invenções, já passei essa fase agora estou no pct... - se houver problema tenho uma reserva para acionar os meios juridicos.

obrigado e mto sucesso para a sua invenção.


Wilson
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: sexta dez 01, 2006 9:21 pm
Localização: Rio de janeiro
Contacto:

Mensagem por Wilson »

fernando pereira Escreveu:[\quote]
o registo de vários componentes em separado é sempre o mais indicado mas, dada á insuficiência de money tentei reduzir ao máximo os componentes de forma a reduzir o risco de serem consideradas varias invenções, já passei essa fase agora estou no pct... - se houver problema tenho uma reserva para acionar os meios juridicos.
quero dizer que já é muito dificil descrever uma articulação e como um invento pode envolver várias, torna-se dificil patentear "o todo".

o turbosail de custeau , há tempos estou vendo um meio de adequa-lo, é smples porem não tenho muitas informações se já estão fazendo isso.

nessa página voce pode ver como é o mecanismo por dentro.

http://www.limsi.fr/rs2005/meca/aero/aero11/index.html

e conforme eu já disse antes esse engenho vai acabar com os outros modelos de moinho de vento de pás moveis.

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

wilson Escreveu:


e conforme eu já disse antes esse engenho vai acabar com os outros modelos de moinho de vento de pás moveis.[/quote]

já estive a ver e já tinha tomado conhecimento há alguns anos. sim de facto tem mtas potencialidades e pode de facto revolucionar os aerogeradores como os conhecemos hoje.
por exemplo pode ser aplicado nas estreturas dos edíficios mto discretamente e fazer o aproveitamento eólico. tendo como grande vantagem a utilização do espaço vertical em vez do horizontal pois, é o espaço horizontal que custa dinheiro.

em relação á minha patente já está totalmente registada em portugal agora só vendo se o pct tem identicos critérios.


obrigado e um abraço.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

obrigado a todos os membros pelas dicas das provaveis possibilidades de desfoncionamento do conversor do ventoinhaas . venho confirmar que o problema vem da bateria pois agora que faz um frio danado é quase impossivel pela manha arrancar o motor .
é um b80 messenger de injecçao directa que normalmente é um regalo ao arranque .
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”