1 M2 fotovoltaico = 380 W/m2 p/dia ??

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

1 M2 fotovoltaico = 380 W/m2 p/dia ??

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

olá.

se fosse possível gostaria que alguém me confirmasse se 1 m2 de painel de fotovoltaico tem uma produção media de 480 w/m2 p/dia(média de 3,5 horas de sol útil).

mto obrigado.
Última edição por FERNANDO PEREIRA em sábado nov 03, 2007 10:23 am, editado 2 vezes no total.

japa
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta out 11, 2007 9:49 pm

painel

Mensagem por japa »

espero ter ajudado alguma coisa.

características tensão/corrente

regressando às céulas fotovoltaicas, abordamos agora as características tensão/corrente. para si cristalino a intensidade da corrente contínua icc = 40 ma/cm2 e a tensão disponível é voc = 0.6~0.7 v/cm2; o silício amorfo por seu lado apresenta valores mais baixos para a corrente icc = 20 ma/cm2 e valores mais elevados para a tensão de saída voc = 1.1 v/cm2. é importante referir que o silício amorfo é muito mais barato que o si cristalino. a potência é portanto da ordem dos 26 mw/ cm2 para a versão cristalina e de 22 mw/ cm2 para o amorfo (1 m2 de painel tem a potência de 260 w). comercialmente fala-se de wpico = wp (watt pico) que não é mais que a potência por metro quadrado com o sol a incidir perpendicularmente ao painel. para um valor de radiação na ordem dos 1000w/cm2 (valor típico para portugal com o céu azul) e considerando um rendimento de 10% temos 100wp. este valor é típico para paineis comerciais

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

Re: painel

japa Escreveu:espero ter ajudado alguma coisa.

características tensão/corrente

regressando às céulas fotovoltaicas, abordamos agora as características tensão/corrente. para si cristalino a intensidade da corrente contínua icc = 40 ma/cm2 e a tensão disponível é voc = 0.6~0.7 v/cm2; o silício amorfo por seu lado apresenta valores mais baixos para a corrente icc = 20 ma/cm2 e valores mais elevados para a tensão de saída voc = 1.1 v/cm2. é importante referir que o silício amorfo é muito mais barato que o si cristalino. a potência é portanto da ordem dos 26 mw/ cm2 para a versão cristalina e de 22 mw/ cm2 para o amorfo (1 m2 de painel tem a potência de 260 w). comercialmente fala-se de wpico = wp (watt pico) que não é mais que a potência por metro quadrado com o sol a incidir perpendicularmente ao painel. para um valor de radiação na ordem dos 1000w/cm2 (valor típico para portugal com o céu azul) e considerando um rendimento de 10% temos 100wp. este valor é típico para paineis comerciais
o que deve dar cerca de 380w/dia.
obrigado

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

380w/h por dia, parece-me.

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

obrigado.

truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm

Mensagem por truka »

na falta de outras opiniões,
para o fernando pereira ,quero informar que nem todos os painéis,são iguais tanto em composição como em preço.
cada vez mais aparecem no mercado paineis fotovoltaicos,com maior rendimento por area como é o caso dos "sun power".
por isso recomendo que antes de comprar o melhor é obter informação dos inumeros fabricantes
http://www.sunpowercorp.com/smarter-solar.aspx.
um abraço,
truka.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

oi, espero contribuir tambem com alguma informação, tenho alguns paineis fotovoltaicos de teste, pequenos portanto com 10 cm x 4 cm, e tambem tenho um com 1 m2 que montei eu mesmo, com células que comprei no ebay, células que tinham algumas imperfeições e cantos partidos e mesmo assim não tira muita eficiência, pelos testes que tenho feito o painel num dia de sol normal consegue produzir sempre 120 a 150 watts/hora, se se utilizar portanto um aparelho para o fazer rodar sempre virado para o sol, que estou a desenvolver consegue-se no verão cerca de 10 horas e no inverno pelo menos 7, o que dá 1200 a 1500 w dia por m2 no verão e 840 w a 1050 watts dia no inverno.
atenção isto feito com células partidas e defeituosas, e ainda mais feito mim, lol

fiquem bem

fpcraveiro
Membro
Membro
Registado: sábado nov 10, 2007 5:59 pm

Mensagem por fpcraveiro »

jmal Escreveu:oi, espero contribuir tambem com alguma informação, tenho alguns paineis fotovoltaicos de teste, pequenos portanto com 10 cm x 4 cm, e tambem tenho um com 1 m2 que montei eu mesmo, com células que comprei no ebay, células que tinham algumas imperfeições e cantos partidos e mesmo assim não tira muita eficiência, pelos testes que tenho feito o painel num dia de sol normal consegue produzir sempre 120 a 150 watts/hora, se se utilizar portanto um aparelho para o fazer rodar sempre virado para o sol, que estou a desenvolver consegue-se no verão cerca de 10 horas e no inverno pelo menos 7, o que dá 1200 a 1500 w dia por m2 no verão e 840 w a 1050 watts dia no inverno.
atenção isto feito com células partidas e defeituosas, e ainda mais feito mim, lol

fiquem bem
jmal:

os 150wh que falas é a produção para um dia inteiro. se dividir por 24 horas a potência rondará 6w/m2. a minha questão é a seguinte:
quando se fala em termos médios diários. faz sentido indexar a potência (ou a produção) às 24 horas do dia? ou deverá ser indexada às horas de sol?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

fpcraveiro Escreveu:
jmal Escreveu:oi, espero contribuir tambem com alguma informação, tenho alguns paineis fotovoltaicos de teste, pequenos portanto com 10 cm x 4 cm, e tambem tenho um com 1 m2 que montei eu mesmo, com células que comprei no ebay, células que tinham algumas imperfeições e cantos partidos e mesmo assim não tira muita eficiência, pelos testes que tenho feito o painel num dia de sol normal consegue produzir sempre 120 a 150 watts/hora, se se utilizar portanto um aparelho para o fazer rodar sempre virado para o sol, que estou a desenvolver consegue-se no verão cerca de 10 horas e no inverno pelo menos 7, o que dá 1200 a 1500 w dia por m2 no verão e 840 w a 1050 watts dia no inverno.

fiquem bem
jmal:

os 150wh que falas é a produção para um dia inteiro. se dividir por 24 horas a potência rondará 6w/m2. a minha questão é a seguinte:
quando se fala em termos médios diários. faz sentido indexar a potência (ou a produção) às 24 horas do dia? ou deverá ser indexada às horas de sol?
não fpcraveiro, a potência em watts é sempre por hora, quando não é tem outra sigla tipo w dia.
portanto e neste caso, 150 wh quando á sol, mas em portugal temos sempre mais de 6.5 horas de sol por dia.

o "/" tambem quer dizer "por".

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

a potência é instantânea. o período a que se refere é 1 s (unidade de tempo do sistema internacional).

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

orbis Escreveu:a potência é instantânea. o período a que se refere é 1 s (unidade de tempo do sistema internacional).

fpcraveiro
Membro
Membro

jmal Escreveu:
fpcraveiro Escreveu:

fiquem bem
jmal:

não fpcraveiro, a potência em watts é sempre por hora, quando não é tem outra sigla tipo w dia.
portanto e neste caso, 150 wh quando á sol, mas em portugal temos sempre mais de 6.5 horas de sol por dia.

o "/" tambem quer dizer "por".
permite-me discordar:
a potência vem em watt, claro, mas não será por hora. uma potência multiplacada peloo tempo traduz energia.
não será certamente 150 w/m2 sempre que há sol, pois a radiação solar não é contante ao longo do dia.
mesmo assim, a minha dúvida persiste...

fpcraveiro
Membro
Membro

orbis Escreveu:a potência é instantânea. o período a que se refere é 1 s (unidade de tempo do sistema internacional).
de acordo.
a minha questão: tenho uma potência instantanea para um colector, admitamos 150w/m2. qual a produção média diária desse colector?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

isso depende do número de horas de sol. não vamos esperar que ele produza sempre na potência máxima. além disso, no inverno e no verão as coisas são diferentes. se fosse eu faria as coisas assim: admitamos que fazendo a média ao verão e ao inverno tenho 8 horas de sol por dia, durante 200 dias por ano, isso perfaz 1600 horas. partindo do princípio que o painel em média produz a metade da potência nominal, isso dá 1600 x 75 w = 120 000 w/h por ano ou seja 120 kw/h por ano, por metro quadrado. mas isto é só uma estimativa.

fpcraveiro
Membro
Membro

orbis Escreveu:isso depende do número de horas de sol. não vamos esperar que ele produza sempre na potência máxima. além disso, no inverno e no verão as coisas são diferentes. se fosse eu faria as coisas assim: admitamos que fazendo a média ao verão e ao inverno tenho 8 horas de sol por dia, durante 200 dias por ano, isso perfaz 1600 horas. partindo do princípio que o painel em média produz a metade da potência nominal, isso dá 1600 x 75 w = 120 000 w/h por ano ou seja 120 kw/h por ano, por metro quadrado. mas isto é só uma estimativa.
essa estimativa dará os 13 w/m2 por dia, o dobro da minha estimativa de há dias neste fórum. o que me leva a outra questão: as estimativas deverão ser sempre referênciadas da respectiva base de cálculo.
já agora, como te baseias para assumir que o «painel produz em média metade da potência nominal»?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

foi apenas um ponto de partida que poderá ser mais ou menos realista consoante a localização geográfica. poderá ser menos. o que achas?

fpcraveiro
Membro
Membro

orbis Escreveu:foi apenas um ponto de partida que poderá ser mais ou menos realista consoante a localização geográfica. poderá ser menos. o que achas?
tanto quanto julgo saber, a potência instantanea depende de factores como a intensidade da radiação solar e da temperatura das células. creio que os fabricantes disponibilizam o valor de potencia para medições com radiação solar de 1000w e uma temperatura das células de 25ºc.

com esta base é-me muito fácil determinar a produção sabendo a radiação solar que incide no painel. mas claro, cada caso terá o seu valor de produção.

o que não consigo é chegar a um consenso para um valor de estimativa (para memorizar e fazer contas rapidamente em qq circunstância) sobre a capacidade média de produção de 1 m2 de painel. explico: com a produção calculada com todas as permissas validadas, não sei por que factor horário deverei dividir, se por 8 horas de sol se pelas 24 horas do dia. tendo esse valor, poderei facilmente em qualquer altura, se quiser estimar rapidamente a produção de x metros quadrados, multiplicar por esse valor memorizado e não ter de fazer mais contas (incluindo o nº de horas de radiação por dia)...

faço-me entender?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

não sei como responder a isso, mas acho que estás a complicar a questão.

fpcraveiro
Membro
Membro

orbis Escreveu:não sei como responder a isso, mas acho que estás a complicar a questão.
eheh
em breve voltarei com uma resposta...
that's for sure

thanks 4 your opinion

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

13/m2 dia, desculpem-me mas isso se for com céu muito nublado, o que queria dizer era que a média em dias de sol limpo o meu painel com 1 m2 produz de 130 a 150 watts por hora, com 13 watts por dia nem daqui a 500 anos tinha o painel rentabilidade. desculpa-me mas essa informação tá errada, qualquer fabricante de paineis solares policristalinos ou monocristalinos dizem que os paineis têm uma eficiência de pelo menos 12 a 17 %, portanto se o sol irradia 1000 watts/hora, quer dizer que o painel produz de 120 a 170 watts/hora, sempre em horas, nunca em dias, a não ser que seja especificado. o painel que tenho desenvolve 18 v com cerca de 8 amps, o que dá 18 * 8 = 144 watts hora.

quanto ao que o painel produz por dia depende, se ele for fixo, apanha 4 a 5 horas dia, se for rotativo pode no verao apanhar até 10 horas e no inverno cerca de 8, tendo sempre em conta o local e o numero de horas de sol que realmente existe, nem todos os dias á sol, mas mesmo sem sol ele tem alguma produção, pouca mas tem, o meu produz sempre entre 1 a 2 amps, mesmo com céu nublado.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”