1 M2 fotovoltaico = 380 W/m2 p/dia ??

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

oi, fui agora mesmo ver, tá a dar 7 amps, aqui á umas quantas nuvens no céu, mas não tá nublado. tenho o painel ligado a um carregador solar, e depois disso tem um pequeno banco de baterias, depois tem 1 inversor que se a energia das baterias não chegar, vais buscar aos 220v, isto tudo para limentar os meus 2 pcs. é claro que o painel não dá pra isto tudo mas ajuda, e no entanto pelas contas acho que o painel tá a fazer uma poupança de +- 700 a 900 w dia, o que já é alguma coisa.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

e por exemplo como é q fazes o sincronismo entre a fase dos 220v 50hz da rede e os 220v 50 hz do inversor? estás a misturar as 2 linhas?

cumps!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

o inversor deve entra em fase com a rede automaticamente, não?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

toze_feup Escreveu:e por exemplo como é q fazes o sincronismo entre a fase dos 220v 50hz da rede e os 220v 50 hz do inversor? estás a misturar as 2 linhas?

cumps!
isso é o proprio inversor que faz. é tipo uma ups online, daquelas que se a tensão ac que entra for inferior a 220v ela vai buscar o restante ás baterias, aqui passa-se o mesmo, enquanto as baterias têm carga, descarregas-as entretanto passa a 220v da rede. é claro que estas coisas não são baratas, mas pronto é um investimento. e daqui a muitos anos tá pago.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

pera já tou a perceber
o inversor n faz o sincronismo o q se passa é q se por exemplo tu precisares de mais potencia do q a q as baterias dão, então ele comuta de circuito, certo?

cumps!
Última edição por toze_feup em sexta nov 16, 2007 12:30 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

também podes ter menos. em última análise até podes nem ter nada, se as ondas estiverem completamente desfasadas.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

toze_feup Escreveu:nopes, isso é q não, é a grande dificuldade neste momento para fazer isso, daí q mt gente q use as lampadas de 12v ou aparelhos de 12v em circuito independente em casa para pouparem as perdas do inversor mas também para não terem q fazer esse sincronismo pois encarece de sobremaneira o circuito. se misturares os 2 sinais e n estiverem sincronizados podes ter tensões superiores a 220v pq qd a tua fase da rede está no pico da sinusoide ascendente a outra do inversor solar pode estar na sinusoide descendente e isso daria mais tensão do q a admissivel...

cumps!
aqui não tenho problemas desses, isso é muito facil de fazer, até com uma ups faz-se isso, os vendedores é que gostam de complicar para vender mais, enfim o custume. sim essa das lampadas de 12v é a melhor forma de aproveitar esta energia, porque se torna mais eficiente, os inversores de 12v ou 24v para 220v têm perdas, e se utilizares lampadas de 12v não existem perdas quase nenhumas.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

sim já tou a perceber no teu caso como é para pcs servirá uma ups básica online, de qq forma será uma ups online que rectifique toda a tensão q lá entre. de qq forma dps tiveste q lhe meter um circuito de carregamento para as baterias ligado ao painel e depois como é tensão dc consegues gerir bastante melhor o problema, entre carregar as baterias pelo painel ou pelos 220v da rede pois este ultimo é gerido pela ups.
caso por exemplo kisesses acumular energia nas baterias durante o dia para usares à noite no microondas seria 1 problema completamente diferente já, pois a corrente pedida instantaneamente é mt maior e terias q ter 1 circuito mais pujante ou então uma ups online para tipo 1500va ou mais.


cumps

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

exactamente, o circuito carregador é um carregador solar normal de 16 amps maximos

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

esqueci-me de dizer o segredo tá num pequeno que desenvolvi para dar prioridade de carga do painel.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

tou a ver aki no ebay n tem mt coisa de solar o melhor q encontrei foi isto:

http://cgi.ebay.co.uk/solar-panel-10w-m ... dzviewitem

para ter 150w juntaria 15 e esperaria para n ter mts perdas, de qq forma são 60€ cada pack de 10w q daria 900€. mais o acumulador e ups online mais o circuito de carregamento entre o painel e as baterias, mais a fixação das celulas em local seguro :s
a ideia q me passava era para por exemplo conseguir o máximo de ganho no escritório onde tenho um pc, router, multifunções, tft, uma tv e video e uma lampada de 18w das economicas e onde passo grande parte do dia.mas 900€ a passar para 1 só divisão ainda q não completamente n está nos meus planos monetários para brincadeiras
quando estiver mais acessivel já começa a dar pra pensar no caso ou então tentar arranjar outros preços...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

sim, isso é um mau negócio, já existem paineis solarem de 100 w por pouco mais de 500 euros
.


R_C
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am

Mensagem por R_C »

isso é o proprio inversor que faz. é tipo uma ups online, daquelas que se a tensão ac que entra for inferior a 220v ela vai buscar o restante ás baterias, aqui passa-se o mesmo, enquanto as baterias têm carga, descarregas-as entretanto passa a 220v da rede. é claro que estas coisas não são baratas, mas pronto é um investimento. e daqui a muitos anos tá pago.[/quote]

gostei da ideia, já agora que inversor é que usaste? os mais baratos acho que não controlam a carga.

cumprimentos


djosesan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta jun 17, 2009 11:31 pm

Re:

Mensagem por djosesan »

os meus paineis estão posicionados em pelo menos 3 posições em que apanham sol desde as 9 horas até as 12 -2 ; outros 2 posicionados para sul e apanham sol das 12 às 15 e 2 posicionados a poente que apanham sol das 15 até às 17 - iato nesta época do ano. no verão apanho muito mais horas.


várias direcções desde o
jmal Escreveu:sim, tambem penso que esses gajos não especificaram tudo, mas pela esperiencia que tenho com os meus paineis, é que se aproveita mais que isso.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: 1 M2 fotovoltaico = 380 W/m2 p/dia ??

Mensagem por CrOhN »

vejo aqui mencionado o maior rendimento, que se obtem um maior rendimento usando lampadas de 12v em vez de usar um inversor grid tie. que usa a energia toda instantaneamente, descontando claro, as percas de rendimento do próprio.

isto é falso. passo a explicar:

para carregar uma bateria, precisamos, grosso modo, de 1,4x a energia que ela vai fornecer. logo aqui, 30% para o tecto.
os reguladores de carga costumam rectificar o excesso acima dos 13,8v, desperdiçando o excesso sobre a forma de calor.
a ups de dupla conversão tem menos rendimento que uma normal. já que tem que converter 220v para 12v ou o que seja, e depois voltar a converter para 220v. logo esta será menos eficiente quando não estiver a receber energia dos paineis.

rezumindo, nestas condições, se aproveitarmos à volta 50% da energia do painel, já será muito bom.

pelo menos por estas razões, um inversor grid tie é sempre o que nos permite tirar o máximo partido da energia fornecida por um painel solar.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: 1 M2 fotovoltaico = 380 W/m2 p/dia ??

Mensagem por jmal »

crohn Escreveu:vejo aqui mencionado o maior rendimento, que se obtem um maior rendimento usando lampadas de 12v em vez de usar um inversor grid tie. que usa a energia toda instantaneamente, descontando claro, as percas de rendimento do próprio.

isto é falso. passo a explicar:

para carregar uma bateria, precisamos, grosso modo, de 1,4x a energia que ela vai fornecer. logo aqui, 30% para o tecto.
os reguladores de carga costumam rectificar o excesso acima dos 13,8v, desperdiçando o excesso sobre a forma de calor.
a ups de dupla conversão tem menos rendimento que uma normal. já que tem que converter 220v para 12v ou o que seja, e depois voltar a converter para 220v. logo esta será menos eficiente quando não estiver a receber energia dos paineis.

rezumindo, nestas condições, se aproveitarmos à volta 50% da energia do painel, já será muito bom.

pelo menos por estas razões, um inversor grid tie é sempre o que nos permite tirar o máximo partido da energia fornecida por um painel solar.
os reguladores não aquecem, e se acontecer estão mal dimensionados, se dissipassem essa energia em excesso tinham grandes dissipadores, o que não acontece.

quando se utiliza lâmpadas de 12v não existem conversões, os 12v vêm directamente da bateria ou do regulador, daí ser a mais eficiente, só se perde energia na eficiência de carga da bateria.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: 1 M2 fotovoltaico = 380 W/m2 p/dia ??

Mensagem por CrOhN »

tens razão, os reguladores actualmente são bastante eficientes, têm rendimentos superiores a 95%. sendo assim, têm 1 a 2% mais eficiência que os inversosres grid tie. portanto, com o sistema a 12v, alem da perca de rendimento no regulador (+- igual ao inversor grid tie), tens a perca da carga da bateria. ficamos com uns 65% de eficiência.

parece-me a mim, para um investimento que demora uns 20-30 anos a amortizar, mais 35% de perca de rendimento, correponderá a mais 6-10 anos em cima do tempo de amortização inicial. isto sem tomar em consideração a perca de rendimento do painel de cerca de 1%/ano, as lampadas de 12v serem mais caras, baterias, avarias, etc, etc... se calhar estes encargos até poderão ser absorvidos pelo aumento da tarifa eléctrica, não sei... se calhar daqui a uns 10 anos os paineis até estão a um preço adequado, não sei...

não quero com isto dizer que não devem fazer o investimento! cada um sabe das suas. apenas alerto para o que é a realidade em termos de investimento em sistemas do género.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”