Leiria: Comissão denuncia nova descarga de efluentes

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Leiria: Comissão denuncia nova descarga de efluentes

Mensagem por Tó Miguel »

leiria: comissão denuncia nova descarga de efluentes

a comissão de ambiente e defesa da ribeira dos milagres alertou hoje a gnr para mais uma descarga poluente naquele curso de água ocorrida durante a última madrugada.
segundo o porta-voz da comissão, josé carlos faria, os populares começaram a sentir o «cheiro intenso a efluentes» durante a madrugada, uma situação que se manteve durante toda a manhã.

«como parou de chover, nota-se mais a porcaria que foi aqui despejada», explicou josé carlos faria, salientando que o caso já foi denunciado à gnr, que prometeu investigar.

«quando chove, costumam haver descargas, mas elas só se notam quando o tempo está limpo», salientou o porta-voz da comissão, que acredita no aumento da frequência deste tipo de despejos durante os próximos meses.

as suiniculturas «têm os tanques cheios», pelo que os empresários «aproveitam a chuva» para despejar efluente nos cursos de água, acusou josé carlos faria.

a descarga de hoje foi mais um capítulo da história da ribeira, marcada por vários atentados ambientais do sector suinícola, que se debate com falta de locais onde fazer os despejos dos efluentes.

os problemas ambientais da ribeira levaram mesmo o estado a atribuir apoios suplementares para uma empresa que irá criar e gerir um sistema de saneamento das explorações para impedir os despejos nos cursos de água, uma situação que se tem acentuado nos últimos anos.

o projecto deverá estar concluído dentro de dois anos mas, até lá, os efluentes terão de ser despejados em solos agrícolas ou, com descargas autorizadas, nos cursos de água.

diário digital / lusa

21-11-2007 12:25:55
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”