segundo defende a entidade reguladora dos serviços energéticos (erse) erse, as medidas aprovadas possibilitam a poupança de 878 gigawatts/hora (gwh) de energia eléctrica, isto é, quase 325 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono (c02).
o objectivo do ppec é fomentar medidas que levem à melhoria no que diz respeito à eficiência no consumo de energia eléctrica, com acções empreendidas por comercializadores, operadores de redes e entidades de promoção e defesa dos interesses dos consumidores.
as medidas em causa são pagas por todos os consumidores de electricidade, e traduzem-se em cerca de 0,06% do total da factura eléctrica, ressalvando a erse que os benefícios mensuráveis são bastante superiores ao que é pago.
mais especificamente as medidas aprovadas dizem respeito à eficiência da iluminação, à correcção do factor de potência e à refrigeração eficaz, sendo que o objectivo é incentivar as várias entidades que actuam no sector a apresentarem medidas que promovam a eficiência energética.
susana teodoro
