atenção!!! realimentação do retorno

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

sim fernando, tens razão, há uma certa imprecisão. queria dizer que com menor temperatura a combustão piora. temperatura ideal do ov ao entrar no injector é de 135 ºc.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola
e como podemos fazer subir a temperatura depois da bi ate ao injector ? e manter constante ?
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

eletrico Escreveu:ola
e como podemos fazer subir a temperatura depois da bi ate ao injector ? e manter constante ?
isso é ainda uma questão por resolver. acho que o [***************] já tem uma solução para isso. eu experimentei várias soluções, desde velas acopladas aos tubos (queimam-se com facilidade), uma resistência bobinada no tubo (também não está isenta de problemas) e neste momento uma ideia de aquecimento dos tubos por frequência (ainda só no papel). existem soluções já testadas na áustria e nos eua. algumas empresas já vendem estes kits.

quando tiver uma solução testada e viável, vou informar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

sim..a solução que encontrei..está descrita algures nesta alinea..garantiu pelo menos 80.000kms..altura em que se partiu a resistencia num dos tubos..os restantes ainda duram..vão com cerca de 130.000kms feitos..e a reparação do que avariou foi feita usando o mesmo metodo..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

eu ja dei uma ideia mas parece que não houve resposta

http://www.wattcron.com.br/index.php?codpagina=00030212

como tal depois em alternativa apresentei esta

http://www.higher.com.br/home/mangueiras.asp

mas ainda não sei mais nada
não sei se o sr. [***************] tentou ou não?
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

eletrico Escreveu:eu ja dei uma ideia mas parece que não houve resposta

http://www.wattcron.com.br/index.php?codpagina=00030212

como tal depois em alternativa apresentei esta

http://www.higher.com.br/home/mangueiras.asp

mas ainda não sei mais nada
não sei se o sr. [***************] tentou ou não?
sim, vi isso e já conheço há algum tempo, o problema é tensão, potência e preço. acho que uma solução (complementar) desta deveria custar até 100 - 150 € e conseguir manter a temperatura com bastante precisão (130 a 140 ºc).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

eu ja dei uma ideia mas parece que não houve resposta

http://www.wattcron.com.br/index.php?codpagina=00030212

como tal depois em alternativa apresentei esta

http://www.higher.com.br/home/mangueiras.asp

mas ainda não sei mais nada
não sei se o sr. [***************] tentou ou não?


tentei..contactei..mas como referi no topico dedicado a este assunto "aquecimento dos tubos de injectores"..não obtive resposta..pelo que optei.. até encontrar melhor alternativa..por continuar a utilizar o sistema inicial..que tem demonstrado resultados bastante positivos..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

greenmove
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm

Re: retorno

Mensagem por greenmove »

observe este tápico, nele estão fotos de um desses filtros.

a minha ideia era auxiliar o aqueçimento do o.v com 1 filtro também aqueçido a água...mas então a superficie de contacto desse do renault é reduzida...ok. vou ver se encontro 1 mais eficaz...

obrigado.
peugeut 1.9td b.i. lucas...por adaptar

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

[***************] Escreveu:vivam ...

eu ja dei uma ideia mas parece que não houve resposta

http://www.wattcron.com.br/index.php?codpagina=00030212

como tal depois em alternativa apresentei esta

http://www.higher.com.br/home/mangueiras.asp

mas ainda não sei mais nada
não sei se o sr. [***************] tentou ou não?


tentei..contactei..mas como referi no topico dedicado a este assunto "aquecimento dos tubos de injectores"..não obtive resposta..pelo que optei.. até encontrar melhor alternativa..por continuar a utilizar o sistema inicial..que tem demonstrado resultados bastante positivos..

abraços
[***************]
ola
corrijo quando disse ainda não sei mais nada era em relação ao segundo link que e mais recente com respeito ao outra já sabia que não tinham respondido .

abraços


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

electrico...obrigado pela disponibilidade...mas não consigo abrir o 2º link.. contudo..já conclui que o processo que utilizo funciona e bem..daí que continuarei a o utilizar..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola.
desculpe la mas quando postei ainda estava a abrir agora e que parece que não
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


cbt
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta set 21, 2007 5:56 pm

retorno 190d

Mensagem por cbt »

boa noite!
estive a ler o tópico sobre este assunto e surgiram-me algumas dúvidas que gostaria, se possível, que me esclarecesse. tenho um 190d de 1984 e estou a pensar em fazer as seguintes alterações:
permutador eléctrico 400w ligado entre a bt e o filtro,
t no retorno à saída do filtro ligado antes da bomba de transferência,
t no tubo de retrono ao depósito ligado à admissão antes da bt,
sensor de temperatura ligado à entrada da bomba injectora para verificar a temperatura do óleo à entrada desta.
para estas alterações 60% ovd+38%gasóleo+2%gasolina 95 no inverno e 80%0vd+28%gasoleo+2%gasolina 95 no verão.
as minhas dúvidas prendem-se com o tubo transparente que referem para purga de ar, o tubo deve ser tapado na ponta e verificar a existência de bolhas de ar,a purga é feita abrindo a torneira com o carro a trabalhar, deixando sair o ar?
a purga do sistema também pode ser feita aliviando um tubo no injector e dando à ignição, certo?
já agora quais as soluções actuais em uso para aquecer os tubos dos injectores a 130º e como medir a temperatura do óleo à entrada do injector para ter um feedback fiável?
cumprimentos

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: retorno 190d

Mensagem por hynek »

cbt Escreveu:boa noite!
estive a ler o tópico sobre este assunto e surgiram-me algumas dúvidas que gostaria, se possível, que me esclarecesse. tenho um 190d de 1984 e estou a pensar em fazer as seguintes alterações:
permutador eléctrico 400w ligado entre a bt e o filtro,
t no retorno à saída do filtro ligado antes da bomba de transferência,
t no tubo de retrono ao depósito ligado à admissão antes da bt,
sensor de temperatura ligado à entrada da bomba injectora para verificar a temperatura do óleo à entrada desta.
para estas alterações 60% ovd+38%gasóleo+2%gasolina 95 no inverno e 80%0vd+28%gasoleo+2%gasolina 95 no verão.
as minhas dúvidas prendem-se com o tubo transparente que referem para purga de ar, o tubo deve ser tapado na ponta e verificar a existência de bolhas de ar,a purga é feita abrindo a torneira com o carro a trabalhar, deixando sair o ar?
a purga do sistema também pode ser feita aliviando um tubo no injector e dando à ignição, certo?
já agora quais as soluções actuais em uso para aquecer os tubos dos injectores a 130º e como medir a temperatura do óleo à entrada do injector para ter um feedback fiável?
cumprimentos
basicamente podes fazer algo parecido:
http://seealte.europecon.net/esquemas/k ... mba-2.html

o teu carro é muito bom para ov. essas percentagens, se o kit for fiável (ie. se aquecer rapidamente e manter bem a temperatura de 75 ºc), são seguras. cuidado que o motor deve estar em bom estado, é melhor fazer um check-up primeiro.

a purga do ar, que eventualmente aparece no tubo transparente, pode ser feita ao abrir este tubo transparente para o retorno ao depósito e, ao mesmo tempo, fechar o retorno à admissão a parti do depósito (fica funcionar como ligação de origem), até sair só combustível sem ar.

quando o motor fica sem combustível e o sistema fica com ar, depois de tirar ar do sistema, alivia-se o tubo do injector, para deixar sair ar.

testei vários sistemas. pode ser um sistema com fio de resistência, bobinado sobre o tubo (com camadas intermédias de isolante). pode ser uma vela acoplada ao tubo (queima-se com facilidade). tenho aqui no papel um sistema com aquecimento por frequência. vou testar quando puder.
o controle da temperatura fiz através do termocontacto acoplado a jusante da resistência. um sistema melhor pode ser com uma sonda ptc, em cada injector.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


cbt
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta set 21, 2007 5:56 pm

realimentação de retorno

Mensagem por cbt »

ok, percebi a função do tubo, convém é colocá-lo no ponto mais alto do sistema, certo? este sistema dá para verificar se existe ar no sistema, mas se o carro parar devido à existência de ar, (e no meu caso, não possuo bomba manual para ferrar o sistema) basta dar à ignição com o tubo transparente aberto? será suficiente para sair o ar todo?

em relação às resistências, onde arranjar? tipo de isolante intermédio? quais os preços? posuui algum esquema de montagem ou fotos de algum montado com esse sistema?

é esse sistema que usa o [***************]?


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

é o sistema que uso sim...

desmonto os tubos de injecção..aplico-lhes uma camada de metal liquido da wurth com cerca de 1,5mm de espessura em cerca de 12cm de extensão do tubo..deixando uma folga de +ou- 3 cm antes da porca de aperto ao injector..enrolo fio de resistencia de 0,6mm com 1m..e depois volto a cobrir com metal liquido..que de metal não tem nada..já que é isolante electrico..uma das pontas da resistencia é fixa ao tubo..serve de massa..e a outra a um terminal...

o metal liquido tem tendencia a apresentar umas fissuras neste tipo de aplicação..mas nada de grave ou que obste á sua utilização..e até agora..ainda não consegui melhor..

abraços
[***************]


cbt
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta set 21, 2007 5:56 pm

Mensagem por cbt »

boa noite!
os meus conhecimentos eléctricos são muito limitados , se não quase inexistentes. como é feito o controlo da temperatura das resistências, ou são pré-programadas para uma determinada temperatura?

faz o controlo da temperatura do óleo à entrada do injector? pergunto isto porque desconheço se existe perigo para o injector se o óleo estiver demasiado quente, ou se a própria combustão é afectada.

outra questão prende-se com o sistema eléctrico, temos além de tudo mais um permutador eléctrico e quatro resistências ligadas à bateria, que vão estar sempre ligadas, durante o arranque e na marcha. isto não representa uma sobrecarga para a bateria? diminiu muito o tempo útil da bateria ou não há grande diferença?

cumprimentos


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá cbt
eu tenho um motor desses e procedi como dizes. a instalação do tubo fi-la em linha recta com a saída da bt, para cima. a ideia era ter sempre pressão nesse tubo, o que não sucedia com outras configurações que experimentei.
ainda não estou satisfeito com a solução, por um lado o combustível misturado com ar sai com demasiada pressão, o que significa grande cuidado em não sujar o motor. por outro lado a complicação adicional provocada pelo permutador a ev e diversos tês faz com que possa existir uma grande quantidade de ar no circuito antes de dares por isso o que complica a purga completa. arranjei uma válvula automática mas como tenho sérias duvidas da resistência do vedante ao ov não a instalei. a minha esperança reside agora na confecção de uma pequena peça cerâmica que seja suficientemente porosa para deixar passar o ar, mas não o suficiente para deixar passar o combustível. vou aproveitar umas ligações em bom material plástico que o hynek me deu e fazer uma cápsula em barro ou porcelana cozida. quando estiver tudo pronto logo reporto o funcionamento.


cbt
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta set 21, 2007 5:56 pm

Mensagem por cbt »

e ganha ar muitas vezes? pára ou soluça muitas vezes?
a válvula que falas é a que o hynek usa? a válvula teria que ser instalada à frente do filtro, certo?

surgiu-me outra dúvida: dizem que a temperatura do ovd não deve exceder os 75º na bomba injectora, mas ao realimentar o retorno, se os tubos dos injectores forem aquecidos, não se corre o risco de o óleo chegar mais quente à bomba? e na bomba de transferência, qual a temperatura máxima recomendada?
Última edição por cbt em quinta nov 29, 2007 9:36 pm, editado 1 vez no total.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

o controlo é feito através de termo-contactos pré-regulados..

os unicos problemas que tive com a bateria foram quando me esqueci do sistema ligado estando o carro estacionado..na versão final isto não acontece porque só liga com a chave..

abraços
[***************]


cbt
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta set 21, 2007 5:56 pm

Mensagem por cbt »

termo contactos pré-regulados? isto quer dizer que as resistências são programadas para uma temperatura definida e ligam e desligam através de uma sonda que reporta a temperatura? qual a temperatura que definiu?

cumprimentos

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”