Energia Solar para....automóveis

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

o site da honda america já tem o carro exposto com todo o equipamento opcional e de serie e sobre as novas tecnologias nele empregues. podem ver aqui:

http://fcx.honda.com

cumps

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

não tenho nada contra os veiculos a celulas de combustivel pois sao electricos, mas se tivesse que apostar seria no volvo recharge, igualmente um sistema de tracçao electrico a baterias com o backup garantido por um gerador electrico, que podia ser a hidrogenio, mas tambem gasolina, diesel, alcool ou mesmo ... ar comprimido. e claro, estou a contar que todos os sistemas façam aproveitamento cinergético.

sim, a soluçao do gerador electrico de backup às baterias (ou super-condensadores tipo eestor) a ar comprimido poderá ser uma opçao economica. o compressor electrico carrega a botija de ar comprimido em pouco tempo e mais tarde o gerador liberta como subproduto ... o ar à pressao ambiente . o elemento critico é a construção desde gerador electrico, que deverá usar turbinas de baixa inercia mas de elevada resistencia para aguentar os gases de alta pressao. em alternativa usar no gerador os novos e leves motores a ar comprimido, como por exemplo o quasiturbine.

http://www.treehugger.com/files/2005/10 ... t_comp.php
how could we forget the air cars? to be fair, most of them are in fact electric cars since it is electricity that is used to compress the air that powers them, but since pneumatic technology doesn't require any major breakthroughs in battery power density, it is very interesting right now and could eventually reduce the costs (environmental and otherwise) of transportation quite a bit.
http://en.wikipedia.org/wiki/compressed_air_motor

http://en.wikipedia.org/wiki/quasiturbine

http://www.youtube.com/watch?v=z3hvxbfgpi8

http://www.youtube.com/watch?v=f2orckds-nq

http://www.youtube.com/watch?v=ga5rwgbt7se

http://www.youtube.com/watch?v=ivmowkrno1a

http://www.youtube.com/watch?v=d-a3xhft5qc
http://www.youtube.com/watch?v=dq8azvlpf-c

depois estão a esquecer-se das duas poderosas tecnologias emergentes, a renovada fotovoltaica e a menos conhecida termoelectrica (directa e solar).

resumindo: apoio tanto o conceito do honda fcx como o conceito do volvo recharge, mas considero mais elástica e eficiente a opçao do recharge, logo apostaria mais nele.

um abraço a todos.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

sim mas a questão é sempre a mesma o fcx está aki à vista de todos e vai entrar no mercado garantidamente em 2008 o volvo será no futuro esperemos q breve mas ainda em data incerta, para já é 1 prototipo rolante em testes, assim como o fcx o foi durante alguns anos.
de qq forma acho q o fcx é mt mais evoluido pois o volvo recharge pelo q li é um hibrido electrico/4cilindros a fuel em q a diferença de conceito é utilizar o motor de combustão para backup ao electrico e não o contrário como o prius ou o civic hibrido, todos são passos importantes na cadeia da progressão da tecnologia como tenho dito nos meus post, passo a passo caminhamos pra lá, mas ainda n estamos lá.

"a certain proportion of electrical vehicles will be necessary to meet the co2 emission demands of the future. since the volvo recharge concept combines an excellent battery range with a backup combustion engine, it is a very interesting concept," says magnus jonsson, senior vice president research and development at volvo cars.

"there is a considerable difference between our plug-in hybrid and today's hybrids. today's hybrids use the battery only for short periods to assist the combustion engine. our solution is designed for most people to run on electric power all the time, while providing the extra security that comes with having a combustion engine as a secondary source of electrical power," says ichiro sugioka, project manager for the volvo recharge concept.

todos eles representam o expoente máximo no seu tipo de tecnologia (totalmente electrico no caso do fcx e hibrido no caso do volvo) à sua maneira.a verdade é q cumprem bem melhor a tarefa de substituir o carro de tds os dias sem perder "luxos" ou comodidade do q todas as tentativas até agora.

já agora vejam só a pujança do fcx em auto-estrada, parece-me 5 estrelas.

http://www.youtube.com/watch?v=amuoksrt ... re=related

e já agora já deu na sic há algum tempo:

http://www.youtube.com/watch?v=vktauuh9 ... re=related


cumps!


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

nem de proposito os gajos do vtec.net testaram o honda fcx q eu falei nos meus posts e analisaram as desvantagens/vantagens dos veiculos a celulas de combustivel e puramente electricos.

http://www.vtec.net/articles/view-artic ... _id=724661

cumps

ps: mts das coisas q eu falei nos meus posts são faladas lá também parece q não sou só eu q penso assim

mr. knight noted that prior to this century, the primary environmental focus for honda (and all other automakers) was in the reduction of atmospheric pollution. but today, outside of diesel particulates, air pollution in the form of hydrocarbons and smog is a relatively low level issue in developed countries. instead, today's focus among both automakers and governments, is on the reduction of co2 to battle global warming. regular readers here will already know that i think the co2 argument is full of holes big enough to drive an oil tanker through, but we'll wait five years and see what happens to global temps. it was the third leg of environmental awareness that knight discussed that did the trick for me though - resource depletion. whether you agree or disagree with me on co2 and global warming, it is difficult to ignore the fact that demand for natural resources is growing at a fast rate, especially as china and india modernize. and the most critical of those resources, oil, is not going to become more plentiful or less expensive, even as we bring on new technologies and sources such as oil shale and oil sands. furthermore, a significant amount of the world's oil resources are controlled by dictatorships, oppressive regimes and terrorist sponsoring organizations. as long as the free world must hand funds to these entities for their oil, they will have power. i think it shows great vision that honda chooses to base their plans on the resource end game rather than questionable interim benchmarks like co2. and honda's plans are clearly focused on hydrogen.

in the longer run, the question then becomes fuel cell vs. plug in electric? the answer to this question is more difficult because there are fewer reference points to compare, but knight points out that today, a pure electric car plugged into the united states national power grid will actually produce more co2 (well-to-wheel) than the fcx clarity using reformed natural gas. obviously, this is hard to verify, but given the preponderance of coal fired electrical generation in the usa, it doesn't seem unreasonable. but even if co2 neutral nuclear power becomes dominant world wide, fuel cell vehicles still offer unique advantages. the first and foremost is in refueling time. unless one is willing to build swappable battery packs for electric cars (and it has been proposed), battery recharging times are going to be an issue on pure electric cars for the forseeable future. in contrast, it takes less than 5 minutes to do a complete hydrogen fill up on the fcx clarity. and as hydrogen technology and infrastracture improve, this time is likely to decrease (higher pressures, better fill systems, etc.). furthermore, fuel cell vehicles have a unique advantage in that they do not have to carry all their reactant with them. what does this mean? well, in a battery, the sum total of available energy must be held completely within the battery. this means that batteries tend to be heavy and expensive for a given amount of energy storage. on the other hand, a fuel cell car must only carry its own hydrogen. the other part of its reactant, oxygen, is available from the atmosphere. and in the hydrogen/oxygen reaction, only 11% of the required mass of materials is carried in the hydrogen. thus, a fuel cell car only has to carry little more than 10% of its weight in reactant.

yet, even honda will admit that there are still many hurdles to be overcome. they have clearly placed their early bets on hydrogen, but this is only the beginning of the race. costs must be brought down (substantially), distribution networks solidified and bugs sorted out. when all the dust settles in 10-20 years, there will likely be a place for both fuel cell and pure electric. but right now, it is honda, and the fuel cell powered fcx clarity that have jumped to the forefront of ecologically sound automotive propulsion. let's take a look at the car itself.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

viva no seguimento do fcx a honda lançou uma central de geração de eletricidade e hidrogénio a nivel domestico para ajudar a resolver o problema de distribuição de hidrogénio para o seu novo carro fcx.
mais pormenores no link abaixo:

http://world.honda.com/news/2007/407111 ... y-station/

cumps!

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Mensagem por celsomenaia »

pois é isto é tudo muito bonito, mas estão a tapar o sol com uma peneira !!

quanto à eficiencia de um carro com motor de combustão e electrico, penso que se devem compara dados reais, sendo assim pode-se compara o citroen saxo, o meu irmão tem um e tem um consumo médio de 5 l/100km (gasoleo), e o saxo electic 250wh/km
(só uma curiosidade, o meu carrito gasta +- 70wh/km)

5l gasoleo = 53,5 kwh /100km => 535 wh/km
gasoleo => 535wh/km
electrico => 250wh/km

pode-se aqui verificar que neste caso, que o electrico gasta pouco menos de metade do saxo a gasoeleo

mas nem toda a energia vem de combustiveis fosseis, segundo dados da ren, para 2006 , cerca de 62% da energia foi de centrais termicas, os restantes 38% foram de outras fontes (eolicas, barragens, etc), portanto :
a produção é distribuida por carvão 28% , gas 20% , fuel 3% e importado 11%, o restante são renovaveis

centrais a carvão e fuel tem cerca de 30% de eficiencia, e as de gas 57%


renovavel 38% -> 250wh x 38% = 95wh , não é necessario combustivel
carvão 28% -> 250wh x 28% = 70wh , com rendimento de 30% => 233wh
fuel 3% -> 250wh x 3% = 7,5wh , com rendimento de 30% => 25wh
fuel 20% -> 250wh x 20% = 50wh , com rendimento de 57% => 88wh
importado 11% -> 250wh x 11% = 27wh, com rendimento 57% =>48wh

isto tudo somado dá cerca de 394wh de energia termica (gas, carvão e fuel)

saxo gasoleo 535wh (energia termica) ,
saxo electrico 394wh (energia termica)

pode-se verificar que o saxo electrico gasta menos energia que o gasoleo, e sempre se pode aderir ao tarifario verde da edp ou montar uns quantos paineis solares em casa, assim sempre se diminui ainda mais a "factura" ambiental do carro electrico.

tem que se caminhar cada vez mais para um desemvolvimento sustentavel, e não faz sentido termos carros que podem fazer ~800km por carga por é absurdo é de um extremo comodismo, já que se eu quiser ir do porto para lisboa ou para o algarve vou de comboio, muito mais rapido e muito menos cansativo

porque é que os telemoveis não tem baterias que duram um mes inteiro antes de serem recarregas ? porque isso seria puro comodismo.

nós todos estamos mal habituados, estamos habituados a sociedade do petroleo, o que faz de mos pessoas comoditas e egoistas, porque não usar transportes publicos para se deslocar? em vez de entupir as estradas com um carro que leva apenas uma pessoa?

só mais uma curiosidade uma empresa e-traction tem um autocarro que consome cerca de 600wh/km, impresionante não?
cumprimentos,
celso menaia


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

concordo com o q disseste, aliás eu tou farto de dizer neste tópico q a eficiencia neste momento ronda mais ou menos os 50% de melhoria entre um veiculo electrico vs veiculo de combustão, mt mais realista q os 200% a 300% q outras pessoas nesta tópico queriam fazer crer.tem no entanto em conta que penso q o saxo electrico não desenvolve 50cv como o 1.5d nem tem as mesmas performances, por isso se conseguisses ter o saxo electrico com as mesmas performances concerteza a diferença seria bem menor q os 50% isto para estarmos a comparar eficiencias de ambos(não vamos comparar 1 carro q dá 160km/h com um q dá 120ou130 embora ambos possam suprimir as necessidades do dia a dia...concerteza q se o 1.5d tivesse uma caixa/motor mais fraco a condizer com essas performances gastaria bastante menos n concordas?).
já agora em q dados te baseias para dizer q 5l de gasoleo no saxo são 535wh/km? como é q fizeste o cálculo? foi pelo peso do carro? com q variáveis entraste?
quanto ao comodismo acho q é assim: o mercado(a maioria das pessoas q adquire carros) é q "manda" e esse comodismo está implantado disso não duvides, daí o q eu tenho sempre dito é q será mt + fácil fazer os carros "verdes" entrarem aos bocadinhos com tecnologias intermédias do q de repente e permitr uma mudança de mentalidade ao mm tp q a tecnologia avança, pois era 1 mudança demasiado radical na mentalidade e hábitos das pessoas e seria frustrante para qq empresa q se esforçasse realmente por fazer um produto bom um fiasco economico pois o publico n estava preparado (agora já vai estando mais um pouco mas qd lhe mexem na carteira para fazer um carro quase igual, as pessoas fazem a conta a quanto é q o quase as vai afectar e por receio n arriscam pois o de combustão já éstá + do q testado). penso q a honda aos passos pequenos, 1º com o insight há mts anos, dps com o civic hibrido (q não vence a produção pra satisfazer as vendas), e agora futuramente com o fcx penso estar a dar os passos inteligentes nesse sentido. aliás os japoneses em termos de construção de carros de produção ambientalmente amigos, estão a dar cartas pois estão a conseguir fazer-se impor num mercado em q os americanos e europeus tentaram já timidamente e n conseguiram sucesso, talvez pq n tiveram esta abordagem por passos e a tecnologia ainda n estava tão desenvolvida.
se as vendas dos veiculos hibridos derem para as marcas tirarem lucro e sustentarem os € de desenvolvimento da tecnologia eléctrica concerteza esta evoluirá melhor e de forma a q se sustente a ela própria e ira sendo testada com melhores resultados para toda a gente, para as empresas e clientes finais pois estes vão ganhando confiança na tecnologia, por exemplo numa iniciativa de ganhar confiança de clientes a honda dá para quem não souber 8 anos de garantia para a parte eléctrica para o civic hibrido exactamente para tentar ganhar a confiança dos clientes na tecnologia mais rapidamente.
eu graças a deus não preciso do carro pra me deslocar tds os dias pois trabalho a 2min de casa a pé sou por isso se calhar o menos poluidor aki do forum nesse aspecto, no entanto n censuro quem vai casa trabalho em carro próprio pois para q as coisas sejam como tu dizes os transportes publicos aki na zona do porto têm q mudar muito pois para além de estarem sobrelotados em hora de ponta sempre, cobrem somente as pessoas q moram nas zonas mais adjacentes, se morares em paredes/paços de ferreira/valongo/ermesinde tens 1 ou 2 paragens e 1 ou 2 transportes q te trazem ao porto sempre com escalas pelo meio, um caminho q de carro fazes em 15-20min de transportes demoras 1h ou mais com o stress de teres q apanhar as ligações para a carreira seguinte senão n chegas a tp ao trabalho e o patrão desconta-te ao fim do mês. mesmo leça ou outro concelho da periferia q não seja coberto pelo metro (para ja´os mais cobertos são apenas matosinhos e maia), bem q te lixas para ir de casa para o trabalho e vir...para n falar nos dias de chuva e mau tempo. por isso n podemos olhar só pra nós e dizer q os outros são egoistas, parte de não ser egoistas é também perceber os problemas dos outros. pois se o nosso está solucionado porque não precisamos de carro para ir para o trab ou porque temos 1 carro mt economico, temos q nos por no lugar dos outros também e perceber q as coisas n são fáceis para quem tem q andar de transportes tds os dias qd estes n apresentam qualidades da nivel de cobertura e a nivel de supressão das necessidades em horas de ponta. mais te digo kem é do centro do porto toda a gente q conheço anda de transportes publicos pois tem 1 boa cobertura dos mesmos apesar de sobrelotados. os carros q entopem a vci são carros vindos do sul (espinho, carvalhos, aveiro, stª maria da feira, vila nova de gaia mt poucos pois agr tem metro e compensa monetáriamente ao fim do mês a utilização deste) e do norte (leça, povoa, braga, viana, esposende, etc), uma mt mt pequena parcela é de gente das duas grandes cidades porto ou vila nova de gaia...e desta parcela apenas gente q trabalha fora do porto/gaia para esses conselhos q falei...
quanto a fazer viagens grandes é assim: concordas q é mt mais agradável por exemplo em férias ou numa escapadinha de fds fazer uma viagem de 800km no teu carro ir até à cidade q pretendes e conhecer as partes adjacentes, dar uns passeios pelas zonas como queres e quanto queres do q ir para a mesma cidade em lazer a ter q cumprir horários dos transportes e a ter q ter sempre em atenção qual é a tua paragem, etc, lá se vai o sossego e o lazer penso eu. eu sp q vou a lx em trabalho vou ou de avião ou de alfa, sinceramente é uma viagem simples mas tb são apenas 300km e raras vezes, se fosse porto-faro a demorar 10h de comboio qd tens familia em casa à espera e já qs n passas grande tp com eles, concerteza irias de avião q duvido q seja menos poluente do q o meu carro...ou então demorarias 20h a ir e a vir de comboio...enquanto q de carro iria de manhãzinha, faria o q tenho a fazer depois viria pelo fim da tarde/noite dentro, mas ainda estava no mesmo "dia" em casa...
se as pessoas já passam pc tp com as familias pois passariam grande parte do tempo nos transportes concerteza n estarias à espera q de férias fosse a mesma "festa" de "perda" de tempo nos transportes...
depois há a questão economica se tu lhes keres vender a ideia de q a partir de agora terão q ter 2 carros se kiserem ir passar férias em familia de carro, um para andar tds os dias electrico com autonomia para 100 ou 200kms e outro para irem de ´ferias ou lhes dizes q vendes os 2 carros pelo preço de um ou o portuguesinho médio n tem € para os manter aos dois, manda-te à fava e diz q antes prefere ser poluente pois n tem capacidade de aquisição de 2 carros para ficar um 90% parado na garagem a pagar seguro e imposto de circulação, inspecção etc...
imagina-te a ir passar férias a castelo branco com a familia de transporte publico, e depois se kisesses conhecer algumas partes do alentejo explica-me como farias com a cobertura de transportes publicos q lá existe por ex...
a comparação com os telemoveis não faz mt sentido pois o q se pede é q o carro funcione em qq utilização no ciclo diário quer faças mts ou pcs kms, se reparares todos os telemoveis à venda no mercado suprimem neste momento um dia de bateria, alguns até aguentam uma semana. se o carro funcionasse no pior cenário durante o ciclo de um dia concerteza mt gente alinharia num carro desses desde q se conseguisse garantir q a carga podia ser feito durante o horário de dormida das pessoas q é o q acontece com os telemóveis. ainda me lembro q os nokia ao inicio tiveram grande aceitação não só pelo software mas tb pq a bateria durava bastante mais tempo q os motorola ou ericsson dos primórdios q mts vezes n aguentavam o dia todo com uso normal e mt menos com uso intensivo.
quanto aos carritos a 70wh/km repara q por ex, uma familia de 4 pessoas, para ir ás compras do mês ao supermercado não se compadece com um "mini", já sei podes sugerir q a pessoa em vez de ir uma vez ao hiper vá várias vezes num "mini" mas o q é q é + poluente é ir uma vez num carro normal e trazer tudo ou ir várias vezes num "mini" carro? achas viável este tipo de veiculo para estas e para outras utilizações quotidianas (a ida ao hiper foi só um exemplo existem mts outras situações) de 90% da população q tem carro?vais de transportes publicos trazer a água, azeite, oleo, arroz, açucar, leite, etc para o mês todo? tens ideia do volume ep peso q é? como é q geres isso com o teu carro por ex? vais várias vezes?

cumps!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

toze_feup, tives-te muito bem, mas acho que o teu discurso é um pouco obsuleto, o celso disse tudo em 1 única palavra comudismo.

antes de existirem carros, estes nem sequer faziam falta, certo, portanto estamos todos a falar do mesmo, comudismo.

estamos aqui para tentar resolver aquilo que pouca gente quer e pensa que consegue resolver, á uma coisa que gostava de perguntar a toda a gente;

qual a razão da vossa porque lutam para viver ?

esta é uma pergunta com muitas respostas, mas a resposta mais certa é que somos seres vivos e é isso mesmo que fazemos, nascemos, crescemos, vivemos e morremos. uma das coisas que me espanta mais é que o desejo de qualquer pessoa é ter filhos e fazer família, é isto que eu acho estranho, vou ser muito sincero, eu não quero ter filhos enquanto ver o que ando a ver no mundo inteiro. é obvio que qualquer pai quer que o seu filho cresça saudável, eu não consigo imaginar isso a acontecer com um filho meu. portanto tenho de preservar o mundo em que ele vai viver.
eu penso que estas frases bastavam para convencer toda a gente que temos de mudar, em vez das habituais, os carros são feios, e andam pouco, tem pouca autonomia, é claro que têm, são feitos pois claro, e andam pouco (alguns), ninguém os quer. parece que existe uma campanha que proíbe a utilização de carros mais avançados e económicos.

portanto vamos deixar a coisa rolar, não metam defeitos nos carros eléctricos porque o único defeito é ele não existir, quanto autonomia, um carro com 100-150 kilometros chega perfeitamente para mais de 80 % das pessoas, e imaginem se 50% das pessoas tivessem carros eléctricos, já se respirava melhor nas cidades, o ruido era muito menos, enfim já todos sabemos os benefícios, e não inventem factos que são problemas, tipo o de carregar o veiculo sem ter uma garagem entre outros, porque os problemas resolvem-se e factos não.

o facto é que estamos a poluir demais o planeta, e já é altura de mudar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Mensagem por celsomenaia »

quanto as contas que fiz assumi que 1 litro de gasoleo contem cerca de 10,7 kwh de energia, 5 litos 53,5kwh/100 km => 535wh / km

mas penso que o saxo é um carro electrico muito pouco eficiente, se for comparado com outros carros electricos da pra entender

saxo 250wh/km autonomia 80 km bateria ni-ca (?)
rav4 170wh/km autonomia 160-200km bateria ni-nh (27,4kwh)
ev1 155wh/km autonomia 120-240km bateria ni-nh (26,4kwh)
gwiz 130wh/km autonomia 77 km bateria chumbo(9,6kwh)
tesla 160wh/km autonomia 350km bateria licoco (56kwh)
phoenix 220wh/km autonomia 160km bateria lifepo4 (35kwh) suv, grande e pesado

de notar que exitem já carros e baterias que se podem recarregar em poucos minutos, podendo carregar em casa mais lentamente não há pressa enquanto se dorme, e em caso de necessidade pode ir-se a um posto de abastecimento rápido, no caso dos suv's da phoenix , podem recarregar em cerca de 5min , num posto de abstecimento de cerca de 350kw de potencia (não dá mesmo para ter em casa), mas se existisem nas estações de serviço ao longo das autoestradas, poderia ser viavel fazer viagens mais longas com o carro electrico.

mas mesmo assim acho melhor solução ter um carro electrico, para as deslocaçoes do dia a dia, em caso de ferias ou viagems mais longas pode-se optar por alugar carro, por acaso a cp até tem acordos muito bons em relação a isso, por 72€ bilhete de ida e volta lisboa-porto mais aluguer de um carro durante 1 dia.ou então 64€ se for de intercidades

lá está o tal comodismo das pessoas, , quantos de voces conheciam esta oferta da cp ?
cumprimentos
celso menaia


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

@jmal o discurso é obsoleto mas parece q mt gente não percebeu.
os carros electricos existem e estão aí q se podem ver poucos mas existem e timidos mas existem, vem aí o fcx agora em 2008 não é totalmente electrico mas é 1 passo nesse sentido, o proprio celso menaia tem um carro mt economico segundo ele, existem saxos electricos em pt e concerteza existiriam mais se a malta os comprasse, tens agr o telsa roadster e mts outros q o celso apontou. é dar o exemplo q dps vai tudo atrás. eu como disse n uso o carro no dia a dia a n ser para tarefas mt esporádicas, se usas acho q fixe é dar o exemplo não é empurrar para os outros.
não acho q o argumento de antes de haver carros eles n faziam falta ser minimamente válido, pois eu tb podia argumentar q antes de haver electricidade ela n fazia falta, ou antes de haver internet ela n fazia falta. já agora um bom começo era desligar todas os servidores e pcs ligados à net no mundo inteiro pois todos juntos e mts deles ligados 24h/dia para manterem os serviços online gastam milhões de toneladas de fuel...podemos cortar também aí...

cumps!
Última edição por toze_feup em segunda dez 31, 2007 7:13 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

toze_feup Escreveu:@jmal o discurso é obsoleto mas parece q mt gente não percebeu.
os carros electricos existem e estão aí q se podem ver poucos mas existem e timidos mas existem, vem aí o fcx agora em 2008 não é totalmente electrico mas é 1 passo nesse sentido, o proprio celso menaia tem um carro mt economico segundo ele, existem saxos electricos em pt e concerteza existiriam mais se a malta os comprasse, tens agr o telsa roadster e mts outros q o celso apontou. é dar o exemplo q dps vai tudo atrás. eu como disse n uso o carro no dia a dia a n ser para tarefas mt esporádicas, se usas acho q fixe é dar o exemplo não é empurrar para os outros.

cumps!
existe mas feitos pelos próprios tal como o celso, eu, meu irmão e outros que fazem pequenos veículos, não existem ainda à venda, nem sequer existe legislação para circular com veículos eléctricos, já pedi uma vez uma cotação a uma seguradora para um veículo eléctrico e a resposta foi; "o quê, é possível meter um veículo a andar com electricidade", pronto nós sabemos que a ignorância não é defeito.
é assim tozé enquanto todos pensarem como tu nunca se evolui e vamos continuar com carros de tecnologia bué antiga com eficiências de 15 - 20 % caros como tudo, nunca comprei carro novo por causa do preço, não consigo imaginar alguém dar 15 e 20 mil euros por uma peça de tecnologia antiga.
. pronto tudo bem, funciona mal, mas é o que há.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

alguma legislação tem que haver. ainda me lembro que quando se preenchia o impresso do selo do carro, estavam lá previstos veículos eléctricos. portanto, existe nem que não seja só para efeitos fiscais.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

a legislação existe e os carros também se vendem embora só por encomenda para já é uma questão de falar com a psa pelo menos esta os comercializa de certeza (existem também outros até um renault clio electrico etc mas n sei se a renault portugal os vende).
os ax electric, saxo electric, 106 electric que apareceram num meeting ecológico q se realizou este ano tinham matricula portuguesa e portanto presumo q pagam todos os impostos e seguros normais como qq outro carro q circule na estrada bem como a devida homologação, como tal a legislação pode ser pouca mas não é omissa e não é de agora já existe há alguns anos (talvez 1 decada ...ou talvez 16 anos desde q entrou o 1º veiculo electrico em portugal)...
por isso se os problemas q apontei acima não são problemas reais e se sou eu q sou esquisito, já não há desculpas para também n terem carros eléctricos novos e perfeitamente legais.

o link do meeting está aqui q se pode ver:
http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=77063

passo a citar do artigo em questão:

"estarão presentes na exposição um honda insight, o primeiro veículo híbrido legalizado em portugal, especialmente importado pela honda em 2003 que não foi comercializado na europa, e o primeiro automóvel eléctricosolar que entrou em portugal em 1991, o hodgep pinguin 4 electric, proveniente da suíça que esteve parado na alfândega de lisboa durante muito tempo pelo facto do imposto automóvel na altura não prever veículos eléctricos.

alguns veículos amigos do ambiente que em tempos foram vendidos em portugal também estarão presentes, como por exemplo o citroën saxo eléctrico, o peugeot 106 eléctrico e alguns protótipos eléctricos como o futi f6 e f5. "

existe também uma marca de veiculos citadinos "tipo" smart fortwo e minivans de entregas urbanas q vende em portugal só veiculos eléctricos, chama-se a mega electric sendo representada pela aixam lusitania. e tem todo o gosto em comercializar quantos mais melhor até já vende para autarquias:
http://www.ambienteonline.pt/noticias/d ... hp?id=1356

o carro de 2 lugares chama-se mega city e brevemente terá comercializada também a versão de 4 lugares:
http://www.nicecarcompany.co.uk/megacit ... ons_5.html

preço de tabela em euros: aprox 15mil€, é um bom negócio tendo em conta q n é tecnologia arcaica! pode ter rádio com kit mãos livres e leitor de dvd com navegação integrada, etc.

estes carros completamente eléctricos estão isentos de ia e não sei se têm bonificação em termos de iva. segundo a lei do ia de 2005:
artigo 1º, 2º ponto alinea c)...

transcrevo: "estão excluidos no ambito de incidencia os seguintes veiculos:

c) veiculos exclusivamente electricos ou movidos a energias renovaveis."


posto isto penso q o discurso q estará mais obsoleto é o discurso de não se poder ter porque eles n existem...não concordam?

cumps!

ps: celsomenaia em q dados te baseaste para dizeres q 1l de gásoleo dá 10kwh/km?é q sempre procurei esses dados para fazer contas mais exactas e comparativas. é alguma tabela média para veiculos de combustão diesel/gasolina? onde é q foste tirar esses dados?

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”