Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

boas.

o sótão da minha moradia é o típico vão de telhado ventilado o que não é a melhor solução. quando remodelei a casa estive quase para colocar tecto falso com isolamento, mas não queria baixar o pé direito. mais tarde, quando tiver mais uns trocos, queria revestir o sótão todo a madeira (tudo isoladinho), mas para já queria uma maneira não muito cara de isolar aquilo (não quero gastar muito pq mais tarde vou mexer.

o que posso fazer?

estava a pensar colocar placas de lã de rocha pelo chão fora.


p.s. a minha zona não é particularmente fria, mas é muito dada a ventos e humidades terríveis (litoral norte).

Avatar do Utilizador

d_A_n_G
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 126
Registado: segunda ago 27, 2007 11:11 pm
Localização: Pombal

Mensagem por d_A_n_G »

olá!
em minha casa tenho o típico problema de o primeiro andar de verão aquecer muito e de inverno ser muito frio.
ora para resolver mais o problema do calor no verão (para pelo menos podermos adormecer ) resolvemos colocar no chão do sotão placas aquelas de roofmate, (esferovite azul) e notei logo diferença, não aquecendo tanto o primeiro andar em dias de calor. o preço dessas placas não sei porque a casa é do meu pai, ele é que comprou mas fui eu que andei la a po-las.
possivelmente, a presença destas placas no chão do sótao ajudam também a isolar o aquecimento do primeiro andar.

abraços
Mãe! Não deites fora o óleo frito!

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

no meu anterior apartamento tinha sótão, com o nascimento do meu filho tive de fazer aproveitamento. então coloquei placas de roofmate e depois lambrim.
foi uma mais valia na venda da casa mais tarde.
nesta mina casa paguei mais 2500€, fiquei com … não sei o nome. a inclinação do telhado toda em betão armado 12 cm de espessura.
entre a telha e esse betão ainda foi todo revestido a roofmate. foi o empreiteiro que recomendou, diz que faz toda a diferença de verão.
actualmente já está todo ferrado a lambrim, apanhei uma promoção de lambrim a menos de 5€, apenas tive de lhe dar tratamento. sozinho aos serões e aos fins-de-semana levei umas 2 semanas, aproximadamente 80m2.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

eu tb vou fazer no meu, mas neste momento não vai ser pq a coisa tá complicada €€€.
mas vou isolar tudo mt bem e aplicar lambrim e/ou paineis de madeira no tecto e paredes, e soalho de madeira no chão. o mal do meu sótão é ser baixinho (vai ficar com +/- 1,5metros ao meio) mas fica para arrumos e para a gata brincar

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

pois do mesmo mal de falta de €€€€€ me queixo eu
fazes bem em ferrar, aquilo é muito facil mas o ideal era teres um pregador pneumatico, é sempre a abrir


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

filipeoliv Escreveu:mas o ideal era teres um pregador pneumatico, é sempre a abrir
tenho emprestado

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Mensagem por ajosemor »

filipeoliv e itisix escreveram:
mas o ideal era teres um pregador pneumatico, é sempre a abrir wink
fixação ás traves de madeira?


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

ajosemor Escreveu:filipeoliv e itisix escreveram:
mas o ideal era teres um pregador pneumatico, é sempre a abrir wink
fixação ás traves de madeira?
no meu caso pelo menos não. é só tijolo e vigas de betão.

mas na parede faz-se uma estrutura em madeira (devidamente isolada, claro) que até ajuda. no tecto +/- a mesma coisa. tipo tecto falso. e no chão vou colocar soalho em cima de estrutura de madeira também.
claro que isto é daqui a mais algum tempo, pq esta madeira toda fica cara.

por exemplo

http://www.aki.pt/main.php?id=42&sid=35

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

ajosemor Escreveu:filipeoliv e itisix escreveram:
mas o ideal era teres um pregador pneumatico, é sempre a abrir wink
fixação ás traves de madeira?
sim, no meu caso como fiz a inclinação em betão armado, aproveitei um barrotes de 40x40x2.5m que vêm nos camiões que vêm descarregar aqui à fabrica.
coloquei no sentido longitudinal, furei o barrote comprei buchas e parafusos. e foi sempre a abrir.
uma aparafusado, também é muito importante.
não esquecer, usar sempre óculos de protecção para não cair limalha nenhuma nos olhos.
não dei por ela, foi a uma sexta, numa das vezes que me esqueci de meter os óculos. no sábado tinha o olho todo vermelho, continuei o trabalho, à noite estava cheio de dores fui ao hospital, não havia oftalmologista, tive de aguardar para domingo de manhã.
ouvi um raspanete....
o médico teve de andar a arrancar bocados do olho, o olho já estava a absorver as limalhas.
estão a imaginar eu de olho aberto a ver uma agulha literalmente a arrancar bocados
ainda me estou a arrepiar

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

itsix uma solução para o teu problema poderá ser como já aqui foi referido, o roofmate, wallmate e/ou floormate.
é claro que como os portugas são inventivos quando se trata em poupar uns cobres, o que os importadores desse material fazem é pegar no mais barato, que salvo erro é o roofmate, vendido em maços, que traz mais placas por maço dizendo que é tão bom como os outros e que faz a mesma coisa. apesar de discordar em parte, porque cada tipo de placa tem a sua função especifica,reconheço que um tipo qualquer de placa colocado em qualquer local como no telhado, na parede ou no chão, funciona (só que poderia ser melhor aproveitado).
os valores dessas placas são bastante baixos e acessiveis ao comum mortal.
já fui revendedor desse material para a construção civil e só posso falar bem, os resultados foram excelentes a nível de isolamento térmico. a nível de isolamento acustico também funciona, mas não como o que é dito nas lojas que dizem absorver todos os barulhos - treta. absorve algum ruido.
aqui um factor importante é aonde e a quem comprar. fica mais caro comprar a um revendedor e é mais caro no sul.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

era mesmo isso que eu ia comprar, até porque é mais vantajoso em termos futuros. mesmo no telhado vou colocar. estava a pensar colocar lã de rocha, mas se por ventura houver uma infiltração de água, empapa-me o telhado todo antes de dar por ela, e com o roofmate onde pintar é onde está a avaria e só estraga um bocadinho. além disso, sei de um sítio onde o preço é bom.
quanto ao €€€, ia começar agora em janeiro a fazer alguma coisa, mas tive um grande precalço ontem... 500 euros de multa.. filhos da ...gnr.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

itisix Escreveu:era mesmo isso que eu ia comprar, até porque é mais vantajoso em termos futuros. mesmo no telhado vou colocar. estava a pensar colocar lã de rocha, mas se por ventura houver uma infiltração de água, empapa-me o telhado todo antes de dar por ela, e com o roofmate onde pintar é onde está a avaria e só estraga um bocadinho. além disso, sei de um sítio onde o preço é bom.
quanto ao €€€, ia começar agora em janeiro a fazer alguma coisa, mas tive um grande precalço ontem... 500 euros de multa.. filhos da ...gnr.
bolas 500 euros, agora tens de falar, assim fazes prevenção aqui ao pessoal.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

é, vejam bem se há radares e olhem para os sinais de transito, que mesmo que não se perceba, tem lá dois carros no boneco.

que sinal acham que é este?

Imagem

não é o que parece. é fim de proibição de ultrapassar e não, não deixa de ser proibido andar a a mais de 50!
Última edição por itisix em sexta dez 28, 2007 11:43 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

não vejo nada a não ser que é fim de proibição de qq coisa. mas, obviamente ultrapassaste antes de chegar ao sinal....
outra coisa: vê se pões a imagem mais pequena. além de ser difícil de visualizar na maior parte dos monitores, os servidores do imageshack que são uma grande porcaria, demoram um bom bocado a enviar a informação.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

desculpem, já está mais pequeno.

fui fotografado pelo radar e eles dizem que só se pode andar a 50. mas com uma bolacha branca e um risco em cima, e sendo uma estrada nacional, seria 90! mesmo ao perto consegue-se perceber que aquilo era proibição de ultrapassar, mas a passar de carro não.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

itisix Escreveu:desculpem, já está mais pequeno.

fui fotografado pelo radar e eles dizem que só se pode andar a 50. mas com uma bolacha branca e um risco em cima, e sendo uma estrada nacional, seria 90! mesmo ao perto consegue-se perceber que aquilo era proibição de ultrapassar, mas a passar de carro não.
pois mas estás dentro de uma localidade e logo ai são só 50 kmh.
paciência, temos de ter cuidado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

jmal Escreveu:
itisix Escreveu:desculpem, já está mais pequeno.

fui fotografado pelo radar e eles dizem que só se pode andar a 50. mas com uma bolacha branca e um risco em cima, e sendo uma estrada nacional, seria 90! mesmo ao perto consegue-se perceber que aquilo era proibição de ultrapassar, mas a passar de carro não.
pois mas estás dentro de uma localidade e logo ai são só 50 kmh.
paciência, temos de ter cuidado.
lá se foi o subsídio de natal


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

katzilla Escreveu:itsix uma solução para o teu problema poderá ser como já aqui foi referido, o roofmate, wallmate e/ou floormate.
é claro que como os portugas são inventivos quando se trata em poupar uns cobres, o que os importadores desse material fazem é pegar no mais barato, que salvo erro é o roofmate, vendido em maços, que traz mais placas por maço dizendo que é tão bom como os outros e que faz a mesma coisa. apesar de discordar em parte, porque cada tipo de placa tem a sua função especifica,reconheço que um tipo qualquer de placa colocado em qualquer local como no telhado, na parede ou no chão, funciona (só que poderia ser melhor aproveitado).
os valores dessas placas são bastante baixos e acessiveis ao comum mortal.
já fui revendedor desse material para a construção civil e só posso falar bem, os resultados foram excelentes a nível de isolamento térmico. a nível de isolamento acustico também funciona, mas não como o que é dito nas lojas que dizem absorver todos os barulhos - treta. absorve algum ruido.
aqui um factor importante é aonde e a quem comprar. fica mais caro comprar a um revendedor e é mais caro no sul.
roofmate, wallmate e/ou floormate fixado com silicone! rápido e eficaz...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

o roofmate podes por por cima do telhado ou por dentro. eu aconselho sempre por dentro, é um pouco mais efixaz.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

por cima do telhado ?????

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”