Que pobreza de espírito
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Que pobreza de espírito
outeiro pequeno promove convívio
fogueira com 83 toneladas de lenha aquece noite de consoada perto de torres novas
24.12.2007 - 13h12 lusa
cerca de 83 toneladas de lenha vão hoje à noite iluminar, aquecer e promover o convívio na tradicional fogueira de natal de outeiro pequeno, freguesia de assentis, no concelho de torres novas, segundo o porta-voz da iniciativa.
joão filipe disse hoje à lusa que a fogueira foi “organizada por cinco homens da terra, com a ajuda de alguns sucateiros para o carregamento de enormes troncos”, destacando que foram aproveitados “pés de eucalipto, da zona de ourém, onde houve incêndios florestais”.
este ano, a fogueira contará com 83 toneladas (quase o dobro do ano passado, em que foram queimadas 43 toneladas de lenha), mais de sete metros de altura e oito de diâmetro, explicou joão filipe.
auge à meia-noite
a fogueira será “acesa às 23h30, para estar no ponto máximo às 00h00”, altura em que, assegura, “ninguém se vai conseguir aproximar”.
segundo o porta-voz da iniciativa, a fogueira deste ano “é quase digna” do livro dos recordes do guinness, concretizando uma velha tradição, em que o transporte da lenha ainda era “feito com carroças”.
joão filipe refere que o “convívio vai durar toda a noite, com os organizadores e os pouco mais de 200 habitantes de outeiro pequeno”, acrescentando que “haverá um porco assado com as brasas da fogueira”.
de acordo com o porta-voz, o carregamento e empilhamento da lenha demorou “um dia inteiro”.
público
fogueira com 83 toneladas de lenha aquece noite de consoada perto de torres novas
24.12.2007 - 13h12 lusa
cerca de 83 toneladas de lenha vão hoje à noite iluminar, aquecer e promover o convívio na tradicional fogueira de natal de outeiro pequeno, freguesia de assentis, no concelho de torres novas, segundo o porta-voz da iniciativa.
joão filipe disse hoje à lusa que a fogueira foi “organizada por cinco homens da terra, com a ajuda de alguns sucateiros para o carregamento de enormes troncos”, destacando que foram aproveitados “pés de eucalipto, da zona de ourém, onde houve incêndios florestais”.
este ano, a fogueira contará com 83 toneladas (quase o dobro do ano passado, em que foram queimadas 43 toneladas de lenha), mais de sete metros de altura e oito de diâmetro, explicou joão filipe.
auge à meia-noite
a fogueira será “acesa às 23h30, para estar no ponto máximo às 00h00”, altura em que, assegura, “ninguém se vai conseguir aproximar”.
segundo o porta-voz da iniciativa, a fogueira deste ano “é quase digna” do livro dos recordes do guinness, concretizando uma velha tradição, em que o transporte da lenha ainda era “feito com carroças”.
joão filipe refere que o “convívio vai durar toda a noite, com os organizadores e os pouco mais de 200 habitantes de outeiro pequeno”, acrescentando que “haverá um porco assado com as brasas da fogueira”.
de acordo com o porta-voz, o carregamento e empilhamento da lenha demorou “um dia inteiro”.
público
Última edição por orbis em domingo dez 30, 2007 11:32 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
é giro, é que tudo o que se faz que não é bom para o ambiente, é sempre á grande e á francesa como se diz, se fosse um evento no dia da árvore, tinham meia dúzia de árvores e depois lá iam eles fazer um grande esforço para plantar as árvores. ou seja naquilo que não tem interesse é tudo à grande, naquilo que realmente interessa são sempre pequenos e envergonhados, raio de cultura a minha.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
- Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
orbis Escreveu:não estou a ver porquê: não está em causa a segurança alimentar nem económica.
é claro que isto para muitos pode soar irrelevante e de pouca importancia, a chamada de um organismo fiscalizador como asae ou outra qualquer para um acontecimento destes onde serão queimadas umas míseras 83 toneladas de madeira para divertimento publico.orbis Escreveu:...acrescentando que “haverá um porco assado com as brasas da fogueira...
sim porque para a proxima vão talvez tentar queimar o dobro.
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Re: Que pobreza de espírito
hoje na minha visita semanal ao ecoponto deparei-me com esta situação dentro do vidrão:
veio-me à memória uma frase que em tempos ouvi no norte: "estes gajos são parvos ou comem m*rda todos os dias?"
as mais diversas porcarias,desde garrafões de plástico até pacotes de fraldas.veio-me à memória uma frase que em tempos ouvi no norte: "estes gajos são parvos ou comem m*rda todos os dias?"
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
infelizmente nada que não se pratique no tão dito bairro social, prefiro andar 2 km com o cão e despejar noutro ecoponto em que é feito pelo menos a separação dos vários resíduos e não metem lixo doméstico!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
é muito melhor queimar 83 toneladas de madeira... do que de porcotróleo...
energias descentralizadas e definitivas.