Carros 0km compatíveis com biodiesel

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
Mayana Gomez Barroso
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo dez 16, 2007 10:25 pm

Carros 0km compatíveis com biodiesel

Mensagem por Mayana Gomez Barroso »

olá! esta é minha primeira 'pergunta'/participação no forum!! gostei muito do que já li!
quero comprar um carro 0km, de preferencia volkswagen, na verdade já tinha tudo escolhido, polo blue motion, mas fiquei triste, frustrada e desapontada ao ouvir do vendedor que todos os carros novos da vw são incomapatíveis com biodiesel, e ele nunca mais me contactou depois de eu lhe pedir seriamente que contactasse alemanha para saber da possibilidade de ser enviado um compatível, já que lí numa discussão sobre o assunto em ingles que isso é possível (ter carros novos compatíveis), e que devemos por pressão nos fabricantes para 'ajudá-los' a ajudarem o ambiente...alguém pode me ajudar nesta questão, isto é, sugestões de como fazer isto, alguém já conseguiu em portugal, etc...? obrigada!

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

no site da volkswagen tem o simbolo da galp, penso que isso diz tudo.
eu pessoalmente não acredito nessas historias que determinados carros podem andar a biodiesel e outros não, mesmo que seja o fabricante a dize-lo.
motores são motores e se uns dão os outros tambem têm de dar.
nunca consultei ninguem sobre se os meus carros podem ou não andar a biodiesel e até hoje foi sempre a encher os depositos e prego a fundo sem qualquer problema. tive apenas de trocar em ambos os carros o filtro de gasoleo ao fim de +/- 1500km.
já fiz desde então 17000km com um e 6800km com outro.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

eu só acho que os carros que tivessem um autocolante de uma gasolineira deveriam oferecer um desconto no combustível.

portanto podemos fazer uma lista;

seat - repsol
vw - galp

e já agora, claro que os carros novos não são compatíveis, eles utilizam a mesma tecnologia que os anteriores e o biodiesel é mais barato sendo feito por nós, porque feito por empresas ligadas ao estado deve sair 10 vezes mais caro tendo em conta os impostos que não vão receber .
ou seja a mesma razão pela qual os carros eléctricos tardam em aparecer.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

olá!
antes de mais bem vinda a este pequeno fórum e espero que lhe sirva de algo.

eu também ando a sondar o mercado automóvel, novos e usados.
tenho tido atenção se podem ou não usar biodiesel.
neste tópico falei do seta leon:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=5258

Imagem

é um pouco curioso carros do grupo vw ( seat, vw, audi, skoda) virem com estes avisos nos tampões dos depósitos de combustível, pois pelo que temos confirmado aqui no fórum, são dos mais compatíveis com biodiesel.

o contrário acontece com a renault que fala em ter os as viaturas que vendem a suportar já percentagens mais elevadas de biodiesel.

mais estranho é surgir mascas logótipos de petrolíferas nos depósitos.

os motores usados nos carros do grupo vw são todos iguais praticamente.

o serges (menbro neste fórum) tem um seat ibiza com o mesmo motor desse polo polo blue motion (1.4 tdi), e acho que nunca teve qualquer problema em consumir biodiesel. até participou no portugal de lés a lés ecológico 2007!

eu como ando à procura de carro também vi esse polo, e agradou-me bastante. tenho um polo em casa 1.0 a gasolina de 2008, mas como agora faço muitos km tenho de trocar para algo mais económico, sempre a pensar no biodiesel também.
este polo com o motor 1.4 levou recentemente melhoramentos ao nível dos consumos (penso que foi uma melhoria significante ao nível da programação electrónica na gestão do consumo de combustível), tendo uns consumos anunciados pela marca mesmo muito baixos.

com isto tudo acho que posso dizer com grande afirmação que não estragas o carro, nem deve de ter algum problema com o consumo relacionado com o biodiesel.

mas fico com um pé atrás, se realmente as marcas dizem que não podem consumir biodiesel, e nós o lá colocamos, se o carro avariar por outro motivo qualquer podem tentar safar-se da assitencia dentro da garantia culpando o biodiesel.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

eu penso que todos os carros suportam biodiesel, senão a comunidade europeia não impunha a condição de as gasolineiras incorporarem o biodiesel no diesel normal, mesmo que em pequenas quantidades. só que acho que é tudo uma manobra das marcas, porque à décadas que produzem motores a diesel e já têm experiência e desenvolvimento com os combustíveis de origem fóssil. claro que com o aparecimento do biodiesel eles metem estas cenas para que se houver problemas já têm o pezinho atrás, segundo essa norma inter-comunitária eles vão se dar mal a meu ver:
eu, se alguma vez comprar carro novo, nunca comprei nem penso em comprar, é uma aberração nos preços, exigia que o carro fosse compatível com o biodiesel, porque senão não poderia meter combustível nele.
as marcas vão se dar mal, porque todo o diesel vai ter uma percentagem de biodiesel. portanto se o carro se avariar aquele selo não serve de desculpa.

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

é curioso, dado que como todos sabem (ou deviam saber ) o motor diesel foi inventado para usar biocombustiveis.

http://www.ybiofuels.org/bio_fuels/history_diesel.html

Autor do tópico
Mayana Gomez Barroso
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo dez 16, 2007 10:25 pm

Mensagem por Mayana Gomez Barroso »

prezados amigos, obrigada!! que bom este forum!! peço desculpas de colocar aqui algo em ingles, mas tenho um professor meu estrangeiro me ajudando nesta 'procura' por um carro novo compativel, e ele me escreveu que pensa que o problema da compatibilidade passa pelos filtros 'reticulados'(é assim que se chama??desculpem...). gostei deste texto aqui abaixo, e parece-me pelo que li nas vossas respostas/comentarios que mesmo com estes filtros...se poderia confiar na com patibilidade?? mesmo assim vou pressionar um vendedor mais perto da mim a esclarecer melhor esta questão, mas qualquer ajuda que me possam dar com mais comentários, muito agradecida!! e se alguém quiser o gráfico do final bem alinhado, é só pedir e posso enviar por email, aqui fiz copy/paste rápido e saiu todo fora de colunas...obrigada!!!

biodiesel, in theory, can go into all diesel engines as the diesel engine itself was designed to run on plant oil. however it is the parts attached to the diesel engine which could potentially cause problems – although the vast majority of diesels on the road are fine running on 100% biodiesel. in reality, the rule of thumb is you can use 100% biodiesel in any diesel built between 1990-2004, but be aware that a one-off fuel filter change will be needed after you first make the transition (and any mix of biodiesel and fossil diesel is ok too). i would recommend that cars built after 2004 should run on a 50% blend not 100%. be aware too that biodiesel made from waste cooking oil will freeze in winter and so from november to april one should blend that kind of biodiesel at 50% as well. howeve a esclarecer esta questaor, biodiesel made from a rapeseed crop (rme) will not freeze and can be used at 100% all year round in the uk. please note that it is advisable to purchase biodiesel with en14214 specification, that gives you some guarantee of quality. in short – to be safe, use rme biodiesel at en14214 in a car built between 1990 and 2004 and then you can be carbon neutral all year without problems!

in terms of official compatibility, despite the majority of diesel vehicles on the road being fine on 100%, only a handful of companies will officially approve their vehicles for 100% use. the companies that have approved 100% biodiesel are vw, audi, seat and skoda. they have approved all their cars built between 1996 and 2004 on 100% use of ”rme” biodiesel (biodiesel made from rapeseed) providing it meets the specification din41606 (which was later replaced by en14214). these companies can still provide some brand new cars warranted on 100% biodiesel but one has to request it (best to get the official letter from german base as some uk agents aren’t fully aware). as these companies have officially approved 100% biodiesel i urge you to use your consumer power to support them in supporting the environmental movement.

technical details & standards

there are three existing specification standards for diesel & biodiesel fuels (en590, din 51606 & en14214).

en590 (actually en590:2000) describes the physical properties that all diesel fuel must meet if it is to be sold in the eu, czech republic, iceland, norway or switzerland. it allows the blending of up to 5% biodiesel with 'normal' derv - a 95/5 mix. in some countries such as france, all diesel sold routinely contains this 95/5 mix.

din 51606 is a german standard for biodiesel, is considered to be the highest standard currently existing, and is regarded by almost all vehicle manufacturers as evidence of compliance with the strictest standards for diesel fuels. the vast majority of biodiesel produced commercially meets or exceeds this standard.

en14214 en14214 is the standard for biodiesel now having recently been finalized by the european standards organisation cen. it is broadly based on din 51606.

specifications:

criteria derv (en590) biodiesel (din51606) biodiesel (en14214)
density @ 15°c (g/cm³) 0.82-0.86 0.875-0.9 0.86-0.9
viscosity @ 40°c (mm²/s) 2.0-4.5 3.5-5.0 3.5-5.0
flashpoint(°c) >55 >110 >101
sulphur (% mass) 0.20 <0.01 <0.01
sulphated ash (% mass) 0.01 <0.03 0.02
water (mg/kg) 200 <300 <500
carbon residue (% weight) 0.30 <0.03 <0.03
total contamination (mg/kg) unknown <20 <24
copper corrosion 3h/50°c class 1 class 1 class 1
cetane number >45 >49 >51
methanol (% mass) unknown <0.3 <0.2
ester content (% mass) unknown >96.5 >96.5
monoglycides (% mass) unknown <0.8 <0.8
diglyceride (% mass) unknown <0.4 <0.2
tridlycende (% mass) unknown <0.4 <0.4
free glycerol (% mass) unknown <0.02 <0.02
total glycerol (% mass) unknown <0.25 <0.25
lodine number unknown <115 120
phosphor (mg/kg) unknown <10 <10

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

como está escrito no post anterior, as marcas da vw dão garantias de compatibilidade para todos os modelos até 2004. 2004 em diante não dão garantias apesar de o gasoleo conter até 5% de bio e ir aumentando percentualmente nos proximos anos. devido aos contratos assinados entre os construtores autmoveis e as petroliferos, podemos concluir que os construtores auto não são isentos neste materia, como diria o meu pai "têm o rabo preso".

a verdade é que qualquer carro a gasoleo pode andar a bio, no entanto terá de observar alguns pontos:

- como sabemos o gasoleo das bombas de abastecimento tem sujidade, ainda mais aquando do abastecimento por camião cisterna que levanta o lodo no fundo dos depositos das gasolineiras. isto causa acumulação de lodo nos depositos dos nossos carros. o biodiesel "limpa" o deposito, o que origina saturação prematura do filtro de gasoleo (no meu caso ao fim de 1500km, preço do meu filtro = 8€). após troca desse filtro, o filtro novo terá uma duração normal.

- com temperaturas baixas, alguns motores custam a pegar. terá de adicionar uma percentagem de gasoleo, como vem descrito em vários posts neste forum.

de resto é prego a fundo

sabelo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 25, 2006 1:47 pm

Mensagem por sabelo »

o meu vw polo 1.7 sdi de 1998, tanto na tampa do depósito como no livro de instruções, diz que pode levar com biodiesel.
assim que tiver tempo, posto fotos do que digo.
Um oleoso abraço
Corsa B 1.5TD -80% OVU
Sócio Nº55

Responder

Voltar para “BioDiesel”