ajosemor Escreveu:caro katzilla, o que escrevi tinha apenas por intenção alertar os membros do fórum para o facto de andarem no mercado pessoas que nos querem vender aparelhos (osmose inversa) que nos dão uma água tão pura que nos poupa de doenças terríveis propagadas por uma água igualmente terrível. sei o suficiente para não embarcar em certas propagandas.
existem muitas empresas que nem sabem o que vendem, jogam com a ignorancia das pessoas. poderia nomear aqui pelo menos uma duzia de empresas, mas não o faço porque dessas algumas são penalizadas pelos seus vendedores com praticas pouco ortodoxas.
ajosemor Escreveu:a água pura no sentido de água sem substâncias em dissolução nem em suspensão é que é perigosa para a saúde por não nos dar substâncias fundamentais ao funcionamento bioquimico do nosso organismo.
tems toda a razão, agua sem sais é agua destilada. por isso é que eu disse que nem sempre a osmose é a melhor solução. vou dar um exemplo: se tiveres agua canalizada (não é garante de agua boa, mas sempre será melhor que agua não controlada e analisada) não necessitas de osmose. agua canalizada tem em média entre 40-10 tds (total de solidos dissolvidos), ao aplicar osmose ficará com 5-1 tds o que é demasiado baixo.
aconselho osmose a partir de uns 80 tds (ppm), lembrem-se que agua deixa de ser propria para consumo a partir de 90 tds (valor pessoal e não oficial, a lei aqui é mais permissiva).
ajosemor Escreveu:apenas mais um esclarecimento. a pessoa com quem falei não está do outro lado do negócio. é técnica superior do organismo do estado que controla a qualidade da água o que é bem diferente.
já tive problemas com funcionarios de camaras municipais e de alguns laboratorios por não serem isentos ou por quererem defender o "patrão" a todo o custo de uma forma cega, porque no fundo todos puxamos a sardinha para a nossa fogueira. se não for o caso será optimo.
ajosemor Escreveu:como uso água de uma rede publica de abastecimento regularmente analisada terei que me preocupar apenas com o quase certo excesso de calcário para certas aplicações como o da "nova tecnologia para tomar banho".
teres agua canalisada é excelente, é das melhores formas de obtenção de agua potavel para consumo. quanto á qualidade dessa agua, para além do quaze certo calcario, é discutivel. eu analiso a minha agua canalisada de dois em dois dias e ao fim de tres anos consegui fazer um mapa que me diz que 15 em 15 dias "eles" se "esquecem" de colocar cloro na agua, certeza que entendes o que isso significa.
pedi em junho no departamento de aguas da camara as ultimas analises do sistema multimunicipal que trata a agua, que deveriam ser afixadas em locais publicos e diários conforme está estipulado por lei, e qual o meu espanto que ninguem sabia das analises. após alguma insistencia lá desencantaram uma copia das analises, que garantiram ser as mais recentes... isto foi em junho de 2007, as analises entregues datavam de março de 2007!!!
isto é apenas um exemplo do que acontece pelo pais, quando não há fiscalização. infelizmente só é inspecionado alguma coisa quando morre alguem. gostaria de ver inpecionados as empresas de abastecimento de agua, para saber o que fazem aos produtos quimicos que teriam de colocar na agua, se é que as chegam a comprar.
ajosemor Escreveu:introduzi no interior uma garrafa cheia e rolhada de 1,5 l. ocupa espaço que de outro modo seria água no esgôto a cada descarga. a poupança ao fim do período de leitura foi sensível.
excelente ideia, tão simples
p.s desculpem este "testamento", normalmente nem customo alongar nos discursos, mas achei importante.