Instalação de paineis solares num prédio

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
PDuarte
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado dez 15, 2007 7:25 pm

Instalação de paineis solares num prédio

Mensagem por PDuarte »

bom dia,

ando com a ideia de instalar um painel fotovoltaico no meu prédio para fornecer energia á minha casa, não sei se isso é possivel o prédio tem 9 andares e eu moro no 5º, se for possivel, alguem me sabe dizer se uma instalação desse tipo é muito cara? eu gasto em média 166kw por mês, qual o tamanho do painel solar para produzir essa quantidade de energia?
se alguem me poder dar uma dica...
obrigado

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Mensagem por DJGH »

para produzir 166 kwh/mês precisaria mais de 10 m2 de painéis fv, teóricamente. mas deixe-se disso. a energia mais barata que pode obter neste momento e pelos anos vindoiros (a menos que haja uma descoberta espantosa) é aquela que tem na tomada da sua parede e lhe é vendida pela edp a 0,11 €/kwh, por enquanto.
como poderá ver noutros tópicos deste forum, não tem o mínimo interesse ou viabilidade económica produzir a sua própria energia. o investimento necessário é enorme e nunca será amortizado, pelo contrário, só vai aumentar, nomeadamente pelas baterias que terá de substituir regularmente.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

a questão das baterias são os maiores entraves aos painéis fv.
caras e não suportam uma análise referente à custos/benefícios.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


memyself
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta nov 28, 2007 10:28 am

Mensagem por memyself »

já agora, descurando o aspecto económico era possível a dita instalação em termos legais? ou seja, já há legislação especial para instalar paineis em condominios ou não?

ms


lhorca
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta jul 19, 2007 12:05 am

eu já tenho

Mensagem por lhorca »

boas eu instalei na minha varanda, e por acaso tb moro num 5 andar..
não pedi nenhuma autorização, porque em portugal tudo tem uma licença, mas não vejo ninguém preocupado para os poluidores... aí a lei não existe..


Autor do tópico
PDuarte
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado dez 15, 2007 7:25 pm

Re: eu já tenho

Mensagem por PDuarte »

lhorca Escreveu:boas eu instalei na minha varanda, e por acaso tb moro num 5 andar..
não pedi nenhuma autorização, porque em portugal tudo tem uma licença, mas não vejo ninguém preocupado para os poluidores... aí a lei não existe..
boas,

de que tamanho é o painel solar? utilizas essa energia dos paineis para fornecer energia a que tipo de equipamentos? tem reduzido a tua conta de eletrecidade? vale a pena o investimento?

pduarte


lhorca
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta jul 19, 2007 12:05 am

Re: eu já tenho

Mensagem por lhorca »

pduarte Escreveu:
lhorca Escreveu:boas eu instalei na minha varanda, e por acaso tb moro num 5 andar..
não pedi nenhuma autorização, porque em portugal tudo tem uma licença, mas não vejo ninguém preocupado para os poluidores... aí a lei não existe..
boas,

de que tamanho é o painel solar? utilizas essa energia dos paineis para fornecer energia a que tipo de equipamentos? tem reduzido a tua conta de eletrecidade? vale a pena o investimento?

pduarte
boas, cada é de 60cm por 1,20cm o painel é de 80 wats cada.. e tenho um regulador solar de 16amp, um inversor 12v/220 de 1000 wats com pico de 2000, e uma bateria solar de 250 amp.
a conta não tem sofrido alterações porque não uso os paineis uso diario, mas a bateria está sempre no pico e sempre ligo um pc, o som ou maquina de café.

fiz por gosto e por conhecimento para depois instalar o sistema em pleno já ligado na rede de casa, mas para isso tenho que mudar de casa.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

e quanto gastaste nisso tudo se não é indiscrição?


lhorca
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta jul 19, 2007 12:05 am

preços

Mensagem por lhorca »

orbis Escreveu:e quanto gastaste nisso tudo se não é indiscrição?
boas,

os paineis os dois mandei vir da alemanha e custaram no total de 700 euros

o regulador solar de 16 amp uns 50 euros e o inversor de 1000 w 95 euros, ambos tb vindos da alemanha.

já a bateria de 250 amp veio de mafra..ehehhe.. nova até fui eu que a formatei.. e custou 250 euros é da marca detta.

compensa mandar vir de alemanha e de inglaterra do que comprar cá, só tenho pena que a bateria é pesada, pq senão tb vinha.

mas tenho mais material ... tenho outro regulador este de 30 amp, mostradores, fusiveis..fixadores de paineis e fiz uma estrutura de fixação na varanda....etc..etc....

bom ano

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: preços

Mensagem por DJGH »

lhorca Escreveu:
orbis Escreveu:e quanto gastaste nisso tudo se não é indiscrição?
boas,

os paineis os dois mandei vir da alemanha e custaram no total de 700 euros

o regulador solar de 16 amp uns 50 euros e o inversor de 1000 w 95 euros, ambos tb vindos da alemanha.

já a bateria de 250 amp veio de mafra..ehehhe.. nova até fui eu que a formatei.. e custou 250 euros é da marca detta.

compensa mandar vir de alemanha e de inglaterra do que comprar cá, só tenho pena que a bateria é pesada, pq senão tb vinha.

mas tenho mais material ... tenho outro regulador este de 30 amp, mostradores, fusiveis..fixadores de paineis e fiz uma estrutura de fixação na varanda....etc..etc....

bom ano
já agora, e para ver se realmente compensa importar estes equipamentos, quais são as suas marcas e modelos? é que eu não tenho essa ideia de que os preços no resto da europa sejam significativamente mais baixos.

por outro lado, essa instalação é só por carolice mesmo, não é?

um excelente ano de 2008 para todos.


lhorca
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta jul 19, 2007 12:05 am

boas

Mensagem por lhorca »

nada tem marca conhecida, mas tudo funciona como deve ser..

use o http://www.ebay.de

foi de lá que veio

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: preços

Mensagem por DJGH »

lhorca Escreveu:
orbis Escreveu:e quanto gastaste nisso tudo se não é indiscrição?
boas,

os paineis os dois mandei vir da alemanha e custaram no total de 700 euros

o regulador solar de 16 amp uns 50 euros e o inversor de 1000 w 95 euros, ambos tb vindos da alemanha.

já a bateria de 250 amp veio de mafra..ehehhe.. nova até fui eu que a formatei.. e custou 250 euros é da marca detta.

compensa mandar vir de alemanha e de inglaterra do que comprar cá, só tenho pena que a bateria é pesada, pq senão tb vinha.

mas tenho mais material ... tenho outro regulador este de 30 amp, mostradores, fusiveis..fixadores de paineis e fiz uma estrutura de fixação na varanda....etc..etc....

bom ano
caro "lhorca",

eu gostava de saber era as características dos equipamentos para poder comparar preços com os do mercado nacional, já que afirma que compensa mandar vir de fora, e que eu não penso que seja tanto assim.
os seu módulos custaram 700 €, mas que potência têm? 700 € cada um? qual a marca e modelo (terá de ter marca/modelo com toda a certeza, e essa de não ser conhecida não dá porque encontram-se na net todas as marcas, modelos e feitios)
por exemplo, essa bateria deta 250 sei onde se vende cá de tabela por 211 € e a sua custou 250 €!
o seu regulador de 16a a 50 €, gostava de saber marca/modelo, mas penso que se consegue da phocos mais barato;
o inversor de 1000w por 95 € é que é negócio... da china (made in china mesmo, ou então tem um zero a mais).

está a ver? era bom conhecer as referência dos equipamentos para poder comparar com iguais no nosso mercado, assim como a sua bateria deta.
DJGH


lhorca
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta jul 19, 2007 12:05 am

Re: preços

Mensagem por lhorca »

djgh Escreveu:
lhorca Escreveu:
orbis Escreveu:e quanto gastaste nisso tudo se não é indiscrição?
boas,

os paineis os dois mandei vir da alemanha e custaram no total de 700 euros

o regulador solar de 16 amp uns 50 euros e o inversor de 1000 w 95 euros, ambos tb vindos da alemanha.

já a bateria de 250 amp veio de mafra..ehehhe.. nova até fui eu que a formatei.. e custou 250 euros é da marca detta.

compensa mandar vir de alemanha e de inglaterra do que comprar cá, só tenho pena que a bateria é pesada, pq senão tb vinha.

mas tenho mais material ... tenho outro regulador este de 30 amp, mostradores, fusiveis..fixadores de paineis e fiz uma estrutura de fixação na varanda....etc..etc....

bom ano
caro "lhorca",

eu gostava de saber era as características dos equipamentos para poder comparar preços com os do mercado nacional, já que afirma que compensa mandar vir de fora, e que eu não penso que seja tanto assim.
os seu módulos custaram 700 €, mas que potência têm? 700 € cada um? qual a marca e modelo (terá de ter marca/modelo com toda a certeza, e essa de não ser conhecida não dá porque encontram-se na net todas as marcas, modelos e feitios)
por exemplo, essa bateria deta 250 sei onde se vende cá de tabela por 211 € e a sua custou 250 €!
o seu regulador de 16a a 50 €, gostava de saber marca/modelo, mas penso que se consegue da phocos mais barato;
o inversor de 1000w por 95 € é que é negócio... da china (made in china mesmo, ou então tem um zero a mais).

está a ver? era bom conhecer as referência dos equipamentos para poder comparar com iguais no nosso mercado, assim como a sua bateria deta.
tipico de portugues... tudo duvida...mas nada tem ou nada faz....

e em relação á china, diga-me por acaso o seu pc foi feito em portugal, ou em badajoz..como a sua tv ou até mesmo o dvd.. já ouviu falar de produto chines de qualidade alemã..?

mas não quero que fique a ver navios... aqui vai a informação que tanto pede.. e já agora onde se pode comprar a bateria deta de 250 amp por 211 euros e ser entregue em casa..como a minha foi..?


painel solar 80 w sundirect sp80

http://cgi.ebay.co.uk/80-watt-p-solarmo ... dzviewitem

regulador solar 16 amp 12v/24v.. parecido a este..

http://cgi.ebay.co.uk/16a-lcd-charge-co ... dzviewitem

inversor 1000w

http://cgi.ebay.co.uk/ws/ebayisapi.dll? ... 0135338722

espero que fique esclarecido

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalação de paineis solares num prédio

Mensagem por DJGH »

bom, limitando-me estritamente ao essencial das questões que coloquei, e deixando acessório, vamos ver o que o sr. lhorca nos trouxe de novo:

painel solar 80 w sundirect sp80 – neste caso a marca sundirect não existe. aparentemente é um instalador de língua bávara que decidiu rebaptizar uns módulos da shell solar, e que segundo me parece este modelo já nem existe, por isso aparentemente estão a ser revendidos no e-bay. o preço parece-me bom, os módulos não sei.

regulador solar 16 amp 12v/24v – (uma pequena correcção, esse controlador não é bitensão, é 12v) aqui penso que temos no nosso mercado modelos equivalentes em preço, e alguns mais baratos, de marcas de qualidade (que não são linha branca, ou amarela) como por exemplo a steca a phocos a morningstar, etc. pelo menos sei quem os fabrica, quem os representa e quem me dá a garantia em portugal.

inversor 1000w – neste caso por 95 € o que é que se pode dizer? se tivermos confiança em modelos que não existem no mercado “normal”, que em termos de características técnicas não podemos ser exigentes, é como acima.

é pena de não podermos comparar estes produtos que só se encontram no e-bay (porque razão?) com os seus congéneres no mercado. assim, não podendo comparar o incomparável, não posso afirmar que “lá fora” compro mais barato, porque para além de não ser “lá fora” mas sim na net (fisicamente é em qualquer lado) não estou a comparar modelos semelhantes vendidos nos mercados português e de “lá fora” efectivamente. inconclusivo então, ou seja, ficamos na mesma.

quanto à bateria deta 250 já podemos comparar e foi comparada e reafirmo que a pode comprar por 211 € (mais iva) e que com um "xôrinho" até lhe podem fazer desconto. onde pode comprar por este preço e ser entregue em casa? eu sei, mas lamento que por razões de ética (e de regras deste fórum) vai ter de pesquizar, se quiser .
DJGH


lhorca
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta jul 19, 2007 12:05 am

Re: Instalação de paineis solares num prédio

Mensagem por lhorca »

já percebi.. para sim nada existe nada presta tudo é falso... ok...

fique com os seus "conhecimentos" que eu fico com o meu milagre de ter tudo a funcionar 100% com um bom preço e muito satisfeito por não ter que levar com os "preços abusados" por falta de concorrencia em portugal...

ps. correcção o meu regulador é de 12v/24v.. o que lhe mandei é parecido foi o que eu disse... o meu é juta cmp24, mas tb tenho um sygma 30 amp.

a pessoa que me vendeu a bateria além de vender tb tem instalado em casa sistema solar e termico á anos .. e ao ver o meu equipamento gostou do que viu e ficou interessado... eu tb conheço steca..etc.. mas isso não me obriga a seguir o que os outros dizem certo..????

é por isso que que 99.99% dos pcs tem windows.. tudo ovelhas que seguem o seu pastor...


lhorca
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta jul 19, 2007 12:05 am

Re: Instalação de paineis solares num prédio

Mensagem por lhorca »

bateria 211€ mais iva, na minha dá 236€. logo pelos 250 que paguei não foi assim tanto que perdi, e não tenho por hábito fazer "choradinho"... posso até dizer que ganhei... porque desse preço que consegui houve outros que só não me ri na cara deles porque parecia mal.... eram cá uns as abusados...

os paineis até podem ser shell (melhor) como diz... mas novos isso eles são.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalação de paineis solares num prédio

Mensagem por DJGH »

a minha postura neste fórum é de ajudar com os modestos conhecimentos que possuo quem precise, e de aprender com quem saiba e queira transmitir os seus. não estou aqui para entrar em dialogos menos correctos e por isso estéreis. desta forma me abstenho de voltar a comentar os seus postes.
DJGH


tiagogf
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça jan 22, 2008 11:53 am

Re: Instalação de paineis solares num prédio

Mensagem por tiagogf »

caro lhorca,

também ando a pensar em montar um sistema solar pequeno na varanda mas sou bastante pitufo nesta área e sei ainda realmente muito pouco. se me pudesse ajudar com a sua experiência, agradecia. as minhas dúvidas principais são:
- quanto tempo demora a bateria a carregar?
- quanto tempo dura a bateria quando ligada a, por exemplo, uma tv?
- como é que é feita a ligação ao equipamento final (tv, som, etc.)?
- o material é de fácil instalação ou tenho de contratar alguém que instale tudo?
- consegue ter todo o material na varanda ou há material mais "sensível" ?
- todo o material comprado é dedutível no irs, certo?

muito obrigado


lhorca
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta jul 19, 2007 12:05 am

Re: Instalação de paineis solares num prédio

Mensagem por lhorca »

tiagogf Escreveu:caro lhorca,

também ando a pensar em montar um sistema solar pequeno na varanda mas sou bastante pitufo nesta área e sei ainda realmente muito pouco. se me pudesse ajudar com a sua experiência, agradecia. as minhas dúvidas principais são:
- quanto tempo demora a bateria a carregar?
- quanto tempo dura a bateria quando ligada a, por exemplo, uma tv?
- como é que é feita a ligação ao equipamento final (tv, som, etc.)?
- o material é de fácil instalação ou tenho de contratar alguém que instale tudo?
- consegue ter todo o material na varanda ou há material mais "sensível" ?
- todo o material comprado é dedutível no irs, certo?

muito obrigado
boas.. eu fiz o meu com vontade de aprender sozinho e não me arrependi..
leia o que escrevi antes e veja os atalhos da net.. vai encontrar muita informação util

ps. na varanda tenha apenas os paineis.. e o resto dentro de casa ou numa caixa á prova de intempérie

uma explicação reduzida..
os paines produzem uma energia continua (dc) na casa dos 13/18v.. precisa de um regulador solar...e de uma ou varias baterias... que armazenam a 12 (dc) quando está cheia ronda os 14v e depois precisa de um inversor (ex. passa de 12v dc para 220 ac) e aí já pode ligar o que quiser dependendo da potencia dos consumos e do inversor..

a bateria assim que se compra e se formata fica com 80 % de carga depois é só manter ela cheia... no meu caso a casa virada a sol nascente precisa de mais tempo.... mas como nunca a consegui gastar na totalidade ela mante-se sempre cheia (250 amp/12v)...mas já tive uma tv de 51cm mais de 4 horas e em termos de consumo nem beliscou
a carga da bateria.

tudo é dedutivel...baste ter factura.

cumprimentos


encarnado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 07, 2008 1:06 am
Localização: Lx

Re: Instalação de paineis solares num prédio

Mensagem por encarnado »

a bateria serve uma de automovel ou tem que ser especifica?
Pesquisando energias alternativas...

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”