muito rapidamente, respondendo jmal. toda a informação referente a processos de avaliação de impacte ambiental estão disponíveis no instituto do ambiente, alguns resumos não técnicos estão disponíveis on-line em http://www.apambiente.pt/. no entanto os estudos na integra penso que só podem ser consultados no local.
já agora, blueskyh20 diz "considero igualmente incorrecto um engenheiro ambiental fazer uma alusão à diversificaçao das formas de captaçao dos renovaveis - como compreende temos que trabalhar com os recursos energeticos locais, donde nao iremos captar a energia das ondas em beja, por exemplo."
não percebi bem o que considerou, contudo eu falei na necessidade de diversificação a nível global, como é óbvio não estou à espera de aproveitamento da energia das ondas em beja, mas posso esperar aproveitamento da energia solar em beja, e das ondas na costa do norte (não sei se estou a dizer algum disparate com estas localizações, mas são meros exemplos!). o que acho é que o investimento e incentivo às eólicas tem sido absolutamente desmesurado face a outras energias.
por último, e respondendo a serges. não estou nada ofendido, a internet é um espaço público e este fórum também. já conhecia o forum mas ainda não tinha visto este tópico, assim que o vi tive a oportunidade de defender a minha posição. só acho é que muitas pessoas tendem a ver os ambientalistas como um entrave ao progresso (basta ver o tom da noticia em causa), ou pensar em casos como os do rato cabrera ou mais recentemente dos lobos na a24, em ambos os casos não foi nem o rato cabrera que impediu a construção, nem os lobos os responsáveis pelos milhões a mais gastos. sejamos razoáveis, neste país (bem ou mal não está em questão) não se deixam de construir estradas por causa de ratos nem parques eólicos por causa de morcegos, o que se tenta fazer é sugerir outras soluções, bem como a aplicação de medidas de minimização eficientes.
cumprimentos
Parques eólicos matam morcegos
-
- Novo membro
- Registado: sexta jan 18, 2008 4:43 pm
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Re: Parques eólicos matam morcegos

caro famorim,
desculpe-me esta minha maneira um pouco irresponsavel de me expressar e saiba que tenho muito consideração pelo vosso tão pouco compreendido trabalho. o problema é que já estamos tão embrutecidos pela maneira desregrada e maligna de tratar o ambiente, afinal somos os descendentes do petroleo que quase destruiu a diversidade animal do planeta, juntamente com a maneira voraz de usar os recursos naturais, que nao nos percebemos que muitos animais estão actualmente à beira da extinção mas ainda podemos fazer alguma coisa por eles.
o que me aborreçe são as conclusões sumárias e precipitadas de muitos ambientalistas que, confirmadas algumas mortes ocasionais de morcegos devido às pás dos aerogeradores, culpem os parques de provocar o declinio da população de morcegos. penso que nao devemos esquecer outros factores, como questoes relativas às mundanças climáticas, destruição dos refugios naturais ou mesmo a caça clandestina. deixo aqui então as minhas duvidas e reservas.
o que me intriga é esta sua afirmaçao. estamos muito abaixo das nossas necessidades energeticas e temos que ampliar as nossas aplicaçoes. se tiver algo prático a sugerir faça favor. como pretenderia resolver a questão? com centrais fotovoltaicas ou concentração solar? mas mesmo essas aplicaçoes tambem matam alguma fauna, como deve saber.o que acho é que o investimento e incentivo às eólicas tem sido absolutamente desmesurado face a outras energias.
no caso do litoral sempre podemos "atirar com os aerogeradores" para dentro de agua e passarmos a turbinar as correntes maritimas em vez dos ventos.
tambem nao devemos ignorar que as prioridades nos diferentes tipos de aplicaçoes proveem de incentivos aprovados por leis e planificaçoes politicas estranhas e alienigenas aos profissionais da area, que pareçem premiar os sistemas pouco eficientes, com uma informação desarticulada e a más horas, possivelmente ate mesmo sem escutar o parecer dos engenheiros do ambiente.
um abraço e mantenha-se entre nós. é um previlegio podermos interagir consigo. seja bem vindo, amigo famorim! #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______