aquecimento dos tubos dos injectores

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por k__x »

obrigado,
mas a minha ideia era montar por exemplo um kit 1tanque com permutados+aquecedor combinado
http://seealte.europecon.net/adapta-o-d ... v1.1b.html

e depois um sitema desses de aquecimento dos tubos dos injectores poupando assim de ter um duotanque, valvulas, etc...
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/single-i ... enamezwdvw


penso que seria mais eficiente em viagens de curta/longa distância...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

como o aquecedor electrico que projetei está em banho maria, (estou à espera que me executem/fabriquem o projeto pois onde trabalho não me deixaram, e como as pessoas em causa tem tido trabalho de sobra, aquilo vai ficando para traz... ) decidi ir avançando e trabalhando no aquecimento dos tubos dos injetores.
ora eu já li por aqui algures um poste do sr [***************] que agora não encontrei (boa memória não é comigo), onde nele estava descrito os passos que deu na instalação desse mesmo aquecimento. recordo ter lido nesse poste que ele utilizou como isolante metal liquido da wurth. mas teve um pequeno problema nas ditas resistencias, que foi ter-se partido uma. se bem me recordo, também no mesmo poste estava descrito que cada uma das ditas resistencias tinha cerca de 1 metro de fio e teria cerca de 100w (espessuras não sei...). foi pegando na experiencia do sr fernando que comecei a desenvolver a minha ideia na qual já dei alguns passos...
ora em lugar de ser um só fio como ele utilizou, pensei em fazer uma resistência com mais fios, três no total, torcidos como se de uma corda se tratasse, com fio de 0,3 mas mais curta, 40 cm, e medir a amperagem da mesma com um amperímetro. a partir daí logo via para onde havia de aumentar ou se tinha de diminuir e o quê...


Imagem
eis o resultado da primeira experiencia.

Imagem
aqui se pode ver a mesma ligada a uma bateria que serve de cobaia para estas experiencias.


Imagem
aqui se pode ver ainda ligada mas a brasa já um pouco mais fraca. quando se liga vai ao pico, mas depois baixa ligeiramente. com as velas de incadescencia do motor acontece o mesmo. vi isso num eletricista auto.


Imagem
dá para ver que queima papel...

Imagem
aqui, ligada atravéz do carregador pode ver-se o gasto dela no amperimetro do mesmo. passa um pouco de 4 amperes... segundo a pessoa que teve a pachorra de me aturar nas minhas experiências, o multimetro dele não era 100% certo, e foi também atravéz da indicação/orientação dele que pude comparar com o amperimetro do carregador e fazer mesmo eu em casa essa experiencia (no aparelho dele dava 3,58 +/-...)

Imagem
tendo como base e ponto de partida a outra, pus mão à obra e fiz uma mais longa e mais grossa/resistente. 4 fios com 60 cm. esta já não atinje a brasa, mas o calor que emana cumpre bem os requesitos. além disso é mais resistente, mais comprida, e coriosamente gasta menos. isso foi-me explicado porque, mas falarei disso se for necessário mais adiante.

Imagem
aqui dá para ver que o papel já não é queimado com a mesma facilidade.

Imagem
mas queima à mesma embora mais lentamente, era uma folha simples...

Imagem
vejam, ligada ao carregador o gasto ligeiramente inferior...


Imagem
a outra mais pequena, a tal que fica em brasa. nem uma folha dobrada resiste.

Imagem
novamente a mais comprida e mais grossa mas ligada ligeiramente mais curta.


Imagem
a mais pequena tem 16 voltas, a maior tem 22. ligada esta ultima só com 19 voltas o gasto passou a ser igual à outra, dá mais calor, mas não atinje a brasa...

Imagem
assim já queimava o papel dobrado mas não com a força da outra mais pequena. mas volto a dizer que cumpre bem os requesitos e é mais resistente.


Imagem
aqui podem ver as dimensões. o diâmetro era um tubo de 6 mm, ela alargou ligeiramente e terá ficado com 6,5 +/- interior.

Imagem
a manga de vidro ou fibra de vidro, como queiram, para isolante onde ha-de trabalhar...

tenho ainda mais uma ou duas experiencias a fazer mas devo ficar pela resistencia que fiz maior, uma para cada injetor obviamente. no entanto se houver comentários a fazer ao que até agora expermentei serão bem vindos, principalmente dos utilizadores deste forum que já fizeram esta operação nas suas viaturas. nos proximos dias promento voltar aqui com mais fotos ou noticias e mante-los a par daquilo que por aqui se está a fazer. alguma ideia que possa ajudar o desenvolvimento desta melindrosa tarefa também será bem acolhida...
um abraço...
Última edição por Flamingo em domingo jan 20, 2008 12:16 am, editado 7 vezes no total.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por orbis »

flamingo, escolheste os links errados para as imagens. não sei se sabes mas agora podes fazer upload directo das imagens para o fórum.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

eu sei. foi tentar apagar mas já não foi a tempo. a minha net foi-se abaixo. tenho que voltar a editar...
tem que ir por partes...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:a manga de vidro ou fibra de vidro, como queiram, para isolante onde ha-de trabalhar...
ola flamingo

na minha opinião podes usar esse metal liquido sobre os tubos dos injectores depois cobre com a manga de vidro para isolar, por a resistencia depois nova camada de manga de vidro e no fim nova camada de metal liquido assim mesmo que o metal liquido estale a manga de vidro não deixa separar.

se possível ao invés de trazeres a ponta do fio de resistência para o lado de fora da mesma faz as emendas dos condutores dentro das mangas bem apertadas (pode ser troçadas mas não muito curtas) e cobre com metal liquido pois assim e mais difícil o fio da resistência partir. nota que os fios das ligações de alimentação das resistências devem de ser pelo menos o dobro da secção total dos fios de resistência pois só queres que aqueça os tubos e não os fios antes de la chegar.

a a manga de vidro para isolar consegues arranjar em um qualquer bobinador de motores eléctricos se tiveres dificuldade em arranjar diz qualquer coisa (pm)

um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

orbis Escreveu:flamingo, escolheste os links errados para as imagens. não sei se sabes mas agora podes fazer upload directo das imagens para o fórum.
upload direto não tou a ver como é, se for mais rápido dava jeito porque a minha net é um pouco lenta. mas do jeito que costumo fazer não tenho tido muito problema, a não ser agora que escolhi o link errado pensando que dava igual...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por orbis »

quando postas a mensagem tens lá um botão chamado "procurar" e outro "adicionar ficheiro". clicas no primeiro, escolhes a imagem no computador e depois clicas no segundo. finalmente clicas em enviar. as imagens não podem ter mais de 200 kb e embora não pareça, dá para enviar várias imagens na mesma mensagem.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

tal como tinha prometido na mensagem anterior, cá estão mais algumas fotos sobre o que tenho projetado para o aquecimento dos tubos dos injetores e respectivas descrições.

Imagem
aqui se pode ver a forma como pretendo ligar as resistencias no tubo...

Imagem
aqui temos o lado que fica para o injetor. deste lado fica metal com metal, ou seja a ligação à massa.

Imagem
aqui temos o lado oposto ao injetor, ou se pretenderem, o lado da bi. dá para ver que deste lado a chapa metálica não toca no tubo por existir um isolamento. esse isolamento será também em fibra de vidro, mas com um composto também de silicone para não se desfiar. será ao parafuso deste lado que a corrente vai ligar. aqui sá falta o isolamento da propria resistencia para a demonstração ser completa.
um abraço...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

tentei editar o poste anterior mas não consegui, não dava e não sei porquê???...
alguem aqui que conhece o que é o isolante que tem o nome "mica" e tenha possibilidades de colocar aqui fotos pra eu ver o que é e conhecer também?...
um abraço...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por orbis »

pois é, de há uns dias para cá, as mensagens não se conseguem editar. o que está a falhar senhor administrador?

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por RED BARON »

flamingo Escreveu:tentei editar o poste anterior mas não consegui, não dava e não sei porquê???...
alguem aqui que conhece o que é o isolante que tem o nome "mica" e tenha possibilidades de colocar aqui fotos pra eu ver o que é e conhecer também?...
um abraço...
[editar] propriedades e usos
a mica tem uma alta resistência dielétrica e excelente estabilidade química, tornando-se por isto o material preferido para a confecção de capacitores para aplicações de rádio freqüência. ela também é usada como isolante em equipamentos para alta-voltagens. ela é também um birrefringênte sendo comumente usado para fazer um polarizador de onda de 180 e 90 graus.

devido a resistência ao calor da mica ela é usada no lugar do vidro em janelas para fogões e aquecedores a querosene. ela é usada também para separar condutores elétricos em cabos que são projetados para possuírem uma resistência ao fogo de forma a garantira a integridade do circuito. a idéia é prevenir que os condutores metálicos se fundam, prevenindo o curto circuito, permitindo que o s cabos permaneçam operacionais na presença do fogo. isto pode ser importante em aplicações como luzes de emergência.

aventurina é uma variedade de quartzo com inclusões de mica usado como pedra semi-preciosa.

lâminas de mica prensadas são frequentemente usadas no lugar do vidro em estufas.

mica moscovita é o substrato mais comum usado na preparação de substrato para amostras em microscópio de força atômica

alguns tipos de pasta de dente incluem mica branca beneficiada. ela atua como um abrasivo suave para ajudar no polimento da superfície do dente, e também adicionar uma cintilação brilhante cosmeticamente agradável a pasta.

obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/mica"

usa-se nos secadores de cabelo, de mão, para envolver a resistência, nos ferros de soldar a estanho onde a resistência é bobinada sobre uma camada de mica e tambem para tapar a "janela" de entrada das microndas provenientes do magnetrão nos microondas domésticos. no interior do microondas, ode se mete a comida, tem lá um "cartão" por onde sai a energia de rf, esse cartão é de mica.

fica aqui duas imagens de uma folha de mica retirada de um secador de mão.
esta é fina 0,15mm, mas a mica usada nos microondas que se pode comprar nas casas que vendem material para reparação de linha branca ( leiritrónica por ex.) tem uma espessura de 0,5mm.
é um material muito resistente à temperatura e electricamente um isolador, no entanto é muito dificil de enrolar sem partir mesmo com uma mica de 0,15 não se consegue envolver um tubo de injector. se for possivel arranjar uma mica mais fina é possivel que tenha utilidade para esse fim nem que tenha que ser cortada numa fita que depois se enrola em espiral à volta do tubo.
mica de secador.JPG
mica de secador.JPG (0 Bytes) Visto 11251 vezes
mica e micrometro.JPG
mica e micrometro.JPG (0 Bytes) Visto 11241 vezes


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por manuelcar »

este tópico está a ficar verdadeiramente interessante. ainda vamos resolver este problema usando uma solução simples, eficaz, económica e duradoura.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

red baron, pela ajuda que me deste no conhecimento que acabei de adquirir, os meus sinceros agradecimentos, não só pelas fotos, mas também pelo texto bem explicito que aqui colocaste. já tinha pesquisado sobre isso, mas talvez por não usar as palavras certas não encontrei nada.
sobre o isolamento para as ditas resistencias, até à data o que melhor encontrei foi a fibra de vidro, ou de amianto, ou lá de que raio seja... na loja eu falei em fibra de vidro e depois de explicar para que era disseram que era fibra de amianto. mas para que não haja duvidas é o que está numa das fotos que coloquei anteriormente.
só que me deparei com um problema!... eu trouxe da fábrica um pedaço com 10 cm mas de um diâmetro superior ao pretendido, testei aqui em casa no fogo primeiro no bico do fogão e depois num fogão a lenha (com temperatura mais elevada), e depois de arrefacer, o que aconteceu rápido, expermentei rebenta-la puxando em cada uma das pontas e não consegui.
expermentei com um pequeno pedaço que cortei no rolo que se vê na tal foto anterior a mesma coisa, e ao contrário da outra esta exposta ao fogo ficou em brasa, e no teste de resistencia que fiz de seguida rebentou com alguma facilidade (também é mais fina)...
ora eu vou ter que passar lá outra vez pela loja, comprar uma outra que vi de uma cor mais clara, trazer de duas dimensões em termos de diâmetro (um abaixo deste e outro acima) e voltar a fazer a experiencia. é que eu estranho esta ser de uma cor tão amarela... instalada nos tubos ninguém vai andar a puxar por ela, mas se rebentou assim pode ser sinal de que com os sucessivos aquecimentos se vai deteriorando e se desfaz...
um abraço...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por manuelcar »

o amianto foi banido pela união europeia creio que em 2004. mas existem substitutos.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

boas...
mais algumas experiencias.
voltei a trazer dois pequenos pedaços de manga de vidro da fabrica, voltaram ao lume e aqui está o resultado obtido:
Imagem
os dois pedaços ainda inteiros. o mais negro é um pouco mais duro mas o material parece muito identico, excepto a cor.
Imagem
os dois na chama. dá para ver a brasa neles...
Imagem
e o resultado foi este. rebentaram com facilidade. tinham deixado de ser fibras para passarem a ser uma espécie de carvão, só que de cor clara.
Imagem
coloquei dois restos do que se partiu mais afastados da chama e o bico do fogão com menos chama, testei novamente a resistencia deles e já não partiram, apesar de mesmo assim a temperatura ser enorme.
Imagem
aqui dá pra ver melhor a distancia da chama. as fotos são tiradas com telémovel logo a qualidade não é muito boa, e à noite a falta de luz também não ajuda, mas a chama vinha até muito perto dos pedaços embora na foto não pareça.
Imagem
aqui o mais pequeno que adquiri para as ditas resistencias, mais afastado da fonte de calor que da experiencia anterior feita, a qual não relatei aqui. na primeira tentativa ainda rebentou, a brasa era visivel.
Imagem
podem ver aqui melhor brasa e a distancia da chama. na segunda tentativa, com menos chama já se aguentou.

como as resistencias não vão fornecer o calor que os bicos do fogão aqui fornecem, estou convencido que afinal a manga de vidro vai ser o suficiente. na proxima experiencia vou isolar as resistencias que fiz para as experiencias com a dita manga, colocalas ligadas às baterias de testes até estas perderem a carga por completo e depois logo verei o que dai resulta. claro que o resultado será fotografado e colocado aqui. a luta continua, e a garra manten-se...
um abraço...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Eletrico »

ola
atenção que chama directa não e a mesma coisa que aquecimento
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por manuelcar »

pois. e a temperatura é bem diferente. pergunto-me se será simples enfiar uma manga dessas por fora dos tubos dos injectores. em principio é possível desmontar o cone e retirar a porca e enfiar dentro de uma manga. é assim [***************]? depois trata-se de testar em condições reais.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

estive a fazer mais umas experiencias mas só domingo à noite é que reportarei aqui as conclusões, que desde já adiento, foram um pouco satizfatórias. no fim de semana vou estar fora...
sobre a colocação da manga de fibra de vidro, a minha intenção é coloca-la a envolver a resistencia e não o tubo!... além disso tenho já em mente uma forma de a deixar também fixada nos extremos para evitar que se desfie.
ou seja, primeiro torço os fios de resistencia (cromo-niquel) a formarem a tal espécie de "corda", depois enfio a dita "corda" dentro da manga, coloco os terminais, e só depois é que a coloco enrolada em volta do tubo do injetor como se de uma cobra se tratasse. esta é a minha ideia, e é em função desta ideia que estou a trabalhar...
um abraço...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Eletrico »

manuelcar Escreveu:pois. e a temperatura é bem diferente. pergunto-me se será simples enfiar uma manga dessas por fora dos tubos dos injectores. em principio é possível desmontar o cone e retirar a porca e enfiar dentro de uma manga. é assim [***************]? depois trata-se de testar em condições reais.
ola
embora a pergunta não me tenha sido posta vou comentar o que sei.
com respeito a este tipo de material (que conheço relativamente bem) e comummente usado em motores eléctricos e também em resistências.
nos motores e usado como isolador por cima da primeira camada de verniz do fio desde as soldaduras internas ate a placa de ligações. neste caso algumas vezes e por deficiências varias que não importa agora enumerar os motores eléctricos podem sobreaquecer o que muitas vezes os leva a sua falência (queimar) ,no entanto quando isso acontece não e comum essa manga ceder .embora nunca tenha medido essas temperaturas (quando um motor queima) posso assegurar que quando isso acontece pode levar mais de uma hora depois do sucedido para conseguir pegar num motor sem nos queimarmos (e falo da parte de fora).
com respeito as resistências e também usado como isolador da mesma forma.trabalho com resistências com temperaturas na ordem de 300ºc e onde os fios de alimentação são isolados com esta manga.com respeito a forma da a aplicar não necessariamente terá de ser passado o tubo dos injectores por dentro da mesma pode ser aplicada como se de uma fita isoladora se tratasse e depois passar a resistência por cima.ademais aconselhava uma visita a um bobinador de motores eléctricos pois la normalmente teem esse material e também a mica para fazer o isolamento dos enrolamentos nas cavas dos motores. se optares por fazer uma visita a um bobinador tenta ver o material para motores de isolamento tropicalizado pois são os que suportam maiores temperaturas.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por visitante »

vivam ....

e entre o flamingo e o electrico foi encontrada a forma de isolar as resistencias dos tubos de injecção duma maneira mais eficaz..parabens aos dois..

como sempre disse.."todos é que sabem tudo o que se sabe"...

este era de facto o unico ponto que não me saiu tão bem como eu pretendia..ocorreu a ruptura duma resistencia num dos tubos aquando perfez cerca de 80.000kms de serviço..um pouco por ter o arame de ligação um pouco comprido demais..mas sobretudo o que eu não gostava mesmo era do aspecto estalado do material isolante que utilizava..o metal liquido da wurth...com este material indicado pelo flamingo dá para executar com muito melhor aspecto e sobretudo com muito mais simplicidade e rapidez..

mais uma vez os meus parabens..

abraços
[***************]

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”