Fiat 126 electrico
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Autor do tópico - Membro Silver
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Fiat 126 electrico
boas, hoje tive a boa noticia de que o motor e controlador para o meu fiat 126 vão ser enviados dentro de 10 dias, bem mais cedo do que estava a espera.
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Re: Fiat 126 electrico
parabéns, continua com o teu projecto e posta por cá as noticias!
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Re: Fiat 126 electrico
realmente é uma situação de grande interesse para todos!
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Re: Fiat 126 electrico
estamos todos ansiosos, se tiveres dúvidas a nível de electrónica, posso dar sempre uns toques.
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Re: Fiat 126 electrico
ora bem estou a ver que está tudo bem encaminhado, qualquer coisa, tambem posso dar uma ajuda
cumprimentos
cumprimentos
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Fiat 126 electrico
obrigado a todos pelo vosso apoio , logo que tenha novidades vou postar aqui....
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Fiat 126 electrico
já comecei com a chapa, como o carro tem uns anos valentes tem alguns podres que nem desconfiava , por isso cortei a frente toda e vai levar o painel da frente e guardalamas novos.
em relação a parte electrica alguem tem ideia de como é que posso passar dos 72v para os 12 ou 14v para alimentar o sistema de luzes.
será que existem zeners com potencia para isto?
não estou com vontade de comprar o conversor dc dc sao muitos euros e deve de existir outra maneira de lá chegar.
em ultimo caso posso montar resistencias em serie com cada uma das lampadas por ex.
qual é a vossa opinião?
em relação a parte electrica alguem tem ideia de como é que posso passar dos 72v para os 12 ou 14v para alimentar o sistema de luzes.
será que existem zeners com potencia para isto?
não estou com vontade de comprar o conversor dc dc sao muitos euros e deve de existir outra maneira de lá chegar.
em ultimo caso posso montar resistencias em serie com cada uma das lampadas por ex.
qual é a vossa opinião?
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Re: Fiat 126 electrico
o melhor é utilizares um conversor para 12v, vou tentar saber o que há para essas tensões, já agora tens ideia de quanto consome todo o sistema de luzes e aquecimento.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Fiat 126 electrico
nem sei bem mas nao será muito, as luzes de traz vao ser substituidas por leds, a frente ainda nao sei se existe alguma alternativa tipo led mas com eficiencia.jmal Escreveu:o melhor é utilizares um conversor para 12v, vou tentar saber o que há para essas tensões, já agora tens ideia de quanto consome todo o sistema de luzes e aquecimento.
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Re: Fiat 126 electrico
tozerrvm
ando a queimar óleo de fritura na minha casalita de 2, mas o pessoal da minha rua já anda a reclamar do intenso cheiro a fritos, achas que um motor elétrico desses dava pra eu utilizar nela?
ando a queimar óleo de fritura na minha casalita de 2, mas o pessoal da minha rua já anda a reclamar do intenso cheiro a fritos, achas que um motor elétrico desses dava pra eu utilizar nela?
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Re: Fiat 126 electrico
vai correr tudo bem, tozerrr. falaste de 72 v, suponho que seja a entrada para o motor, mas ainda nos contaste sobre os pormenores, tipo que baterias vais usar e quantas. em relaçao à iluminação estas a pensar muito bem, pois estao a surgir por ai leds com uma boa potencia luminosa, apesar de caros. podia sugerir-te usares um bateria independente so para a iluminação, evitando assim os conversores, mas como nao sei o que estas a pensar fazer estou com alguma dificuldade em dar uma opiniao. poe ai os dados tecnicos do projecto. um abraço. #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Fiat 126 electrico
numa mota o sistema é o mesmo , podes usar o mesmo motor que tem cerca de 20cv pico a 72v.xaviermaluco Escreveu:tozerrvm
ando a queimar óleo de fritura na minha casalita de 2, mas o pessoal da minha rua já anda a reclamar do intenso cheiro a fritos, achas que um motor elétrico desses dava pra eu utilizar nela?
provavelmente seria melhor escolheres uma mota maior para poderes ter baterias maiores e teres mais autonomia.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Fiat 126 electrico
bluesky Escreveu:vai correr tudo bem, tozerrr. falaste de 72 v, suponho que seja a entrada para o motor, mas ainda nos contaste sobre os pormenores, tipo que baterias vais usar e quantas. em relaçao à iluminação estas a pensar muito bem, pois estao a surgir por ai leds com uma boa potencia luminosa, apesar de caros. podia sugerir-te usares um bateria independente so para a iluminação, evitando assim os conversores, mas como nao sei o que estas a pensar fazer estou com alguma dificuldade em dar uma opiniao. poe ai os dados tecnicos do projecto. um abraço. #
pois a ideia é usar os leds e provavelmente adapta-los mesmo aos farois da frente se derem uma luz decente, se por acaso alguem souber onde existem estas maravilhas de leds....
o plano é usar 6 baterias 12v 130ah-72v total de aproximadamente 150kg e isto vai ocupar a mala toda onde tambem vai estar o motor.
a frente , a mala tem muito pouco espaco , dá para a roda suplente e pouco mais, já estive a ver se conseguia meter uma das 6 baterias mas seria quase impossivel, no maximo conseguia adaptar uma de 75ah e mesmo assim ia ter muito trabalho de corta e solda.
podia sempre usar o espaco da bateria original e usar a bateria de origem de é de 35 ou 45ah mas quero evitar.
como tudo o que é electrico passa pela caixa de fusiveis , a ideia neste momento é calcular resistencias ou adaptar zeners se tiverem potencia para isso.
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Re: Fiat 126 electrico
parece-me a solução muito simples. 6 baterias associadas para os 72 v são necessariamente associadas em série (pólo de uma ao pólo contrário da seguinte) pelo que basta ligar 2 condutores á saída de 1 única bateria para obter os 12 v, de 2 baterias para os 24 v, etc.
a utilização de resistências torna-se desnecessária e a despeza e perdas também.
a utilização de resistências torna-se desnecessária e a despeza e perdas também.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Fiat 126 electrico
pois mas se for assim vou estar a roubar corrente a uma das baterias e isso faz com que essa bateria descarregue mais depressa, isso faz com que depois de ficar sem carga nessa bateria o carro deixa de andar.ajosemor Escreveu:parece-me a solução muito simples. 6 baterias associadas para os 72 v são necessariamente associadas em série (pólo de uma ao pólo contrário da seguinte) pelo que basta ligar 2 condutores á saída de 1 única bateria para obter os 12 v, de 2 baterias para os 24 v, etc.
a utilização de resistências torna-se desnecessária e a despeza e perdas também.
pode até ser uma solucao se a corrente das luzes for mesmo muito baixa.
a ser assim devia usar essa bateria com mais amperes para compensar...
o que achas?
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Re: Fiat 126 electrico
não imagino o carro eléctrico a deslocar-se muito tempo durante a noite ou seja, com grandes consumos de energia para iluminação. porque senão dá-se realmente uma descarga maior numa das baterias e toda a associação se ressente (ela vale o que valer o seu elo mais fraco). a associação de baterias de características diferentes não é aconselhável. é efectivamente necessário reduzir ao mínimo este tipo de consumos e para isso a idéia dos leds, se é que já os há com características adequadas, é crucial por ter consumos muito reduzidos. e claro que há outros sistemas para obter a tensão pretendida. se a intensidade de corrente fosse relativamente baixa a solução era simples. para valores mais significativos a electrónica talvez tenha melhores soluções. mas essas não são as minhas águas.
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Re: Fiat 126 electrico
o melhor que tens a fazer é provavelmente usar um "conversor dc-dc comutado" (a palavra "comutado" é crucial; "switched", em inglês) para converter 72v em 12v. deves conseguir pelo menos uns 85% de eficiência. usar apenas uma das baterias de 12v vai drená-la bastante mais depressa, o que causa 2 problemas: essa bateria vai ser sempre a mais descarregada e logo a degradada, e por outro lado vais reduzir a autonomia do veículo só por causa de uma bateria.
usar uma das baterias com mais capacidade também tem desvantagens. o carro vai demorar mais tempo a carregar só por causa dessa bateria... e na prática essa capacidade a mais pode ou não ser útil, o consumo de energia a 12v não é constante o que dificulta as contas e a performance.
esquece zeners e resistências. desperdício de energia e duvido que encontres zeners para essas potências. mesmo que encontres (zeners e resistências), seriam enormes e precisariam de grandes dissipadores de calor.
se comprado for muito caro, podes tentar encontrar um esquema na net para o conversor dc-dc comutado, não deve ficar caro, pois os circuitos para eles não são complexos. posso tentar dar-te uma ajuda nisso.
se a corrente fosse muito pequena poderias usar díodos/conversores lineares, mas vejamos: para reduzir de 72 para 12 tens logo à partida uma diferença de 60v. se o sistema eléctrico de 12v consumisse por exemplo 1a (ridiculamente pouco), já estarias a desperdiçar 60v x 1a = 60w. já precisavas de um belo radiador só para dissipar o calor.
num conversor dc-dc comutado com 85% de eficiência (em geral vão acima dos 90%, dependendo da carga) só desperdiçarias
-> carga: 12v x 1a = 12w
-> desperdício: 12w / 0.85 - 12w ~ 2.12w.
de qualquer forma, acho que tens que fazer uma lista dos dispositivos de 12v que tens que alimentar, para teres uma ideia da potência que tens que disponibilizar a 12v. assim já poderemos ter outras ideias.... ou mais concretas.
não me parece que arranjes faróis de médios e máximos em leds, o que é uma pena porque basta ligar um médio para sentir o calor que sai da óptica (logo, desperdício). se houvesse já veriamos carros com eles, pois já vemos carros com outras luzes em led. não sei as "novas" lampâdas de halogénio e afins são mais eficientes...
o que poderias tentar arranjar era lampadas e afins que dessem para 72v, mas acho dificil... poderias chegar aos 24v usando as lampadas aos pares ligadas em série, mas ainda assim é uma boa diferença para os 72v e há outras coisas que irias querer ligar "a 12v".
outra hipótese tb já aqui falada era a de usar uma bateria extra... dependendo da carga nessa bateria até pode ser uma solução. se a carga for baixa, podes usar uma bateria mais pequena. mas para saber isto, mais uma vez, é necessário que faças uma lista dos aparelhos que vais ter que alimentar a 12v (tenta livrar-te de alguns se possível, ou usar uma versão de 72v se houver).
é a minha opinião...
usar uma das baterias com mais capacidade também tem desvantagens. o carro vai demorar mais tempo a carregar só por causa dessa bateria... e na prática essa capacidade a mais pode ou não ser útil, o consumo de energia a 12v não é constante o que dificulta as contas e a performance.
esquece zeners e resistências. desperdício de energia e duvido que encontres zeners para essas potências. mesmo que encontres (zeners e resistências), seriam enormes e precisariam de grandes dissipadores de calor.
se comprado for muito caro, podes tentar encontrar um esquema na net para o conversor dc-dc comutado, não deve ficar caro, pois os circuitos para eles não são complexos. posso tentar dar-te uma ajuda nisso.
se a corrente fosse muito pequena poderias usar díodos/conversores lineares, mas vejamos: para reduzir de 72 para 12 tens logo à partida uma diferença de 60v. se o sistema eléctrico de 12v consumisse por exemplo 1a (ridiculamente pouco), já estarias a desperdiçar 60v x 1a = 60w. já precisavas de um belo radiador só para dissipar o calor.
num conversor dc-dc comutado com 85% de eficiência (em geral vão acima dos 90%, dependendo da carga) só desperdiçarias
-> carga: 12v x 1a = 12w
-> desperdício: 12w / 0.85 - 12w ~ 2.12w.
de qualquer forma, acho que tens que fazer uma lista dos dispositivos de 12v que tens que alimentar, para teres uma ideia da potência que tens que disponibilizar a 12v. assim já poderemos ter outras ideias.... ou mais concretas.
não me parece que arranjes faróis de médios e máximos em leds, o que é uma pena porque basta ligar um médio para sentir o calor que sai da óptica (logo, desperdício). se houvesse já veriamos carros com eles, pois já vemos carros com outras luzes em led. não sei as "novas" lampâdas de halogénio e afins são mais eficientes...
o que poderias tentar arranjar era lampadas e afins que dessem para 72v, mas acho dificil... poderias chegar aos 24v usando as lampadas aos pares ligadas em série, mas ainda assim é uma boa diferença para os 72v e há outras coisas que irias querer ligar "a 12v".
outra hipótese tb já aqui falada era a de usar uma bateria extra... dependendo da carga nessa bateria até pode ser uma solução. se a carga for baixa, podes usar uma bateria mais pequena. mas para saber isto, mais uma vez, é necessário que faças uma lista dos aparelhos que vais ter que alimentar a 12v (tenta livrar-te de alguns se possível, ou usar uma versão de 72v se houver).
é a minha opinião...
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Re: Fiat 126 electrico
penso que o uso de um conversor dc/dc é indespensavel , e a melhor solução, em todo o caso para remediar pode-se usar uma bateria independente
no meu carro usei um conversor dc/dc 48v-12v mais uma pequena bateria de 12v 7ah já que o conversor é bastante fraco e não aguenta com as luzes
tenho que arranjar um com mais potencia, neste momento estou a tentar construir um , infelizmente ainda não tive tempo de começar, apenas ainda tenho uma ideia do que fazer, espero ter mais tempo disponivel para realizar o mesmo, penso que não seria problema construir tambem um para 72v , mas sinceramente não sei quando possa começar a sério
vai ser controlado por microcontrolador e já tenho parte do programa feito, falta calcular o tranformador e pensar nas seguranças.
cumprimentos
celso menaia
no meu carro usei um conversor dc/dc 48v-12v mais uma pequena bateria de 12v 7ah já que o conversor é bastante fraco e não aguenta com as luzes
tenho que arranjar um com mais potencia, neste momento estou a tentar construir um , infelizmente ainda não tive tempo de começar, apenas ainda tenho uma ideia do que fazer, espero ter mais tempo disponivel para realizar o mesmo, penso que não seria problema construir tambem um para 72v , mas sinceramente não sei quando possa começar a sério
vai ser controlado por microcontrolador e já tenho parte do programa feito, falta calcular o tranformador e pensar nas seguranças.
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Re: Fiat 126 electrico
creio que já encontrei medios e maximos em led mas agora, as horas já falam muito alto mostro o que encontrei um amigo meu vende!njay Escreveu:
não me parece que arranjes faróis de médios e máximos em leds, o que é uma pena porque basta ligar um médio para sentir o calor que sai da óptica (logo, desperdício). se houvesse já veriamos carros com eles, pois já vemos carros com outras luzes em led. não sei as "novas" lampâdas de halogénio e afins são mais eficientes...
o que poderias tentar arranjar era lampadas e afins que dessem para 72v, mas acho dificil... poderias chegar aos 24v usando as lampadas aos pares ligadas em série, mas ainda assim é uma boa diferença para os 72v e há outras coisas que irias querer ligar "a 12v".
preços:
mínimos (t10)
1 led: (casquilho ou nao)
1 par – 4€
2 pares - 6,50
3 pares – 11€
mínimos que não da erro
1 par 3€
4 led's:
1 par - 7,50€
2 pares - 12,50€
3 pares - 17,50€
6 led's:
1 par - 12,50€
2 pares - 20€
3 pares - 25€
tubulares
6 leds: esgotados!!!
1 unidade – 8€
2 unidades - 14,50€
3 unidades – 20€
8 leds:
1 unidade – 10€
2 unidades - 17,50€
3 unidades – 25€
hp unidade (36mm)
os mínimos como os tubulares sao o mesmo preço.
1 unidade - 13€
2 unidades - 22.50€
3 unidades -30€
marcha trás
24 leds:
1 unidade - 10€
2 unidades - 17.50€
45 leds:
1 unidades - 17.50€
2 unidades - 25€
nevoeiro ou stop (para farois traseiros)
24 leds:
1 unidade - 8€
2 unidades - 15€
45 leds:
1 unidade - 12,50€
2 unidades - 20€
placa de led's
15 leds:
1 unidade - 15€
2 unidades - 27,50€
3 unidades - 37,50€
24 leds:
1 unidade – 17,50€
2 unidades – 30€
3 unidades – 45€
desculpa colocar preços e a lista ser longa mas isto encontro para o meu carro logo para o teu deves encontrar mais ainda!
fotos:
minimos

6leds

para a matricula

45 leds estes não dão para máximos, existe em encaixe h4 e h7!

amanha com mais calma vejo isso!
força, no que puder ajudar conta comigo!
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Re: Fiat 126 electrico
eu já desenhei 2 conversores dc-dc muito simples (12v -> 15v e 12v -> -7v) com controlo por microcontrolador. podemos trocar umas ideias se quiserem.
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