kit para OVD - parte 4 "testes e ensaios"
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olá hynek
eu estou convencido que é imprescindivel o aquecimento do filtro e o redireccionamento do retorno . o primeiro porque um filtro de um micron é um pincel para a passagem de oleo viscoso, o segundo porque não me parece saudável reenviar oleo quente para o depósito, para além de ter que aquecer quantidades industriais de oleo. a bi chupa 5 vezes mais oleo do que o motor consome, para efeitos de lubrificação, o que quer dizer que o filtro trabalha 5 vezes mais e se desperdiça uma quantidade notável de energia.
saúde da boa.
eu estou convencido que é imprescindivel o aquecimento do filtro e o redireccionamento do retorno . o primeiro porque um filtro de um micron é um pincel para a passagem de oleo viscoso, o segundo porque não me parece saudável reenviar oleo quente para o depósito, para além de ter que aquecer quantidades industriais de oleo. a bi chupa 5 vezes mais oleo do que o motor consome, para efeitos de lubrificação, o que quer dizer que o filtro trabalha 5 vezes mais e se desperdiça uma quantidade notável de energia.
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pois, poistractortp Escreveu:essa do retorno dá o que pensar.....
no meu bj73, o retorno volta à bomba e não ao depósito, ou seja, se a b.i. manda 5 vezes mais, quer dizer que a minha necessidade de aquecer o filtro é pouca. assim entra na b.i. mais combustível pelo retorno que do filtro ?
é melhor ir pela lógica e simplificar do que forçar as soluções caras e trabalhosas. assim de facto só seria necessário aquecer até o motor tornar-se quente. depois aproveita-se o calor do motor (i.e. da bomba).
Um abraço
Hynek
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pois, o fernando já tinha falado sobre isto. atenção que no caso de a bomba desferrar é necessário eliminar o ar do sistema ,é um procedimento simples mas necessário neste caso. convém verificar todos os tubos, incluindo o de retorno dos injectores que aquecem bastante e se deterioram rápidamente. ar num sistema onde existe oleo quente é factor de promoção da oxidação e esta pode causar dissabores.
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olá dimitri
bem vindo ao forum!
pois é esse mesmo o objectivo, centralizar informação, discutir opções e inventar o que se puder para podermos utilizar uma fonte de energia mais limpa, económica e que evite a sangria de divisas para as mãos do cartel e dos sheiks
fica por aqui, e ajuda no que puderes.
saúde da boa!
bem vindo ao forum!
pois é esse mesmo o objectivo, centralizar informação, discutir opções e inventar o que se puder para podermos utilizar uma fonte de energia mais limpa, económica e que evite a sangria de divisas para as mãos do cartel e dos sheiks
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hynek, isso no meu bj73 não é alteração, é assim originalmente.
simplesmente fêz-me pensar que apesar de ser uma característica que faz com que os consumos sejam ligeiramente maiores, segundo especialistas, posso aproveitar para beneficiar no uso de ovd.
e talvéz noutros carros possa haver a possibilidade de alterar a b.i. para que o retorno não volte ao depósito.
simplesmente fêz-me pensar que apesar de ser uma característica que faz com que os consumos sejam ligeiramente maiores, segundo especialistas, posso aproveitar para beneficiar no uso de ovd.
e talvéz noutros carros possa haver a possibilidade de alterar a b.i. para que o retorno não volte ao depósito.
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acabei de encomendar as minhas pastilhas termicas. metade do custo foi portes, mas paciência. vou começar as minhas experiencias, falta a bomba auxiliar e o permutador inox e mais algumas coisitas mais baratas. que se lixe o elsbett.
fernando: preciso de rever a taragem dos injectores e da bomba, será que posso dar aí um salto? daqui a duas semanas ou três...
fernando: preciso de rever a taragem dos injectores e da bomba, será que posso dar aí um salto? daqui a duas semanas ou três...
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ainda não fui à oficina mas ontem fiz novas alterações no meu sistema, por isso aproveitei e andei à procura da resposta à tua pegunta. descobri que o tubo dá volta, por trás do motor, e emboca no tubo de admissão do ar, depois do filtro. parece-me lógico.jossef Escreveu:hynek esse tubo da respiração do motor está virado para traz porque????????????
este forum qual quer dia é só de land rover acho q já somos 5
como está feito isso no teu lr?
Um abraço
Hynek
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ok está bem no 200 (o teu é o 300) o mesmo passa por a frente.
se viste isto http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=561
qual a tua op????
se viste isto http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=561
qual a tua op????
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olá hynek
mandei vir umas placas termicas de frança:
http://www.conrad.fr/webapp/wcs/stores/ ... y_rn=19001
espero realizar brevemente uma cinta metálica que abraçe o cilindro do filtro e que realize o aquecimento inicial deste.
como as placas nem são caras e paguei 16 euros de portes por uma coisa que pode ser enviada numa carta encomendei logo duas de cada.
queres trocar uma por um termocontacto um led e uma resistencia? aqui não arranjo nenhuma destas coisas e preciso delas. a encomenda deve chegar no meio da semana que vem.
mandei vir umas placas termicas de frança:
http://www.conrad.fr/webapp/wcs/stores/ ... y_rn=19001
espero realizar brevemente uma cinta metálica que abraçe o cilindro do filtro e que realize o aquecimento inicial deste.
como as placas nem são caras e paguei 16 euros de portes por uma coisa que pode ser enviada numa carta encomendei logo duas de cada.
queres trocar uma por um termocontacto um led e uma resistencia? aqui não arranjo nenhuma destas coisas e preciso delas. a encomenda deve chegar no meio da semana que vem.
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olá manuelcar,manuelcar Escreveu:olá hynek
mandei vir umas placas termicas de frança:
http://www.conrad.fr/webapp/wcs/stores/ ... y_rn=19001
espero realizar brevemente uma cinta metálica que abraçe o cilindro do filtro e que realize o aquecimento inicial deste.
como as placas nem são caras e paguei 16 euros de portes por uma coisa que pode ser enviada numa carta encomendei logo duas de cada.
queres trocar uma por um termocontacto um led e uma resistencia? aqui não arranjo nenhuma destas coisas e preciso delas. a encomenda deve chegar no meio da semana que vem.
boa ideia, estou de acordo. diz o que precisas. infelizmente esgotei os stocs por cá e mandei vir mais. mas está demorar.
preciso saber qual é o teu carro, qual o diâmetro dos tubos dos injectores, qual consumo do carro.
Um abraço
Hynek
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aqui vai mais um bocado sobre as experiências e testes que estou fazer ao desenvolver o meu kit.
há uns dias instalei umas velas de aquecimento, de fabrico próprio como sempre, mais potentes. cada vela tem aprox. de 40 w de potência (3,6 ohm de resistência). notei um melhoramento da queima do combustível (ando a 80% do ov, 15% gasóleo e 5% da gasolina). os fumos pretos diminuíram visivelmente. segundo a sonda pt100, instalada antes da entrada do tubo para injector, as temperaturas rondam entre 70 e 100 ºc. no regime de maior consumo de combustível a temperatura baixa para uns 70 - 80 ºc. por isso acho que precisa ainda um reforço de aquecimento para manter as temperaturas entre 90 a 110 ºc (embora estas medições de temperaturas sejam bastante relativas).
tirei completamente o termocontacto de 140 ºc do suporte da vela (demorava mais tempo a aquecer) e instalei só um de 90 ºc antes da entrada do tubo para injector (igual à sonda pt100). como o suporte deste termocontacto é maior do que o da sonda, tem maiores perdas do calor e desliga, quando a sonda atinge os tais 100 ºc.
fiz uma outra experiência com o isolamento das velas. untei-as com o produto para reparar chaminés, de altas temperaturas, que uso para fixar as resistências no suporte de alumínio. a comparação com os tempos de aquecimento anteriormente registados revelou uma perda do calor superior em relação ao estado anterior - i.e. velas não untadas. por isso retirei este isolamento que se revelou um condutor razoável do calor.
confirmei também a diminuição da potência das velas com aumento da temperatura. a potência da vela de 40 w diminui para aprox. 25 w, quando a vela aquece.
há uns dias instalei umas velas de aquecimento, de fabrico próprio como sempre, mais potentes. cada vela tem aprox. de 40 w de potência (3,6 ohm de resistência). notei um melhoramento da queima do combustível (ando a 80% do ov, 15% gasóleo e 5% da gasolina). os fumos pretos diminuíram visivelmente. segundo a sonda pt100, instalada antes da entrada do tubo para injector, as temperaturas rondam entre 70 e 100 ºc. no regime de maior consumo de combustível a temperatura baixa para uns 70 - 80 ºc. por isso acho que precisa ainda um reforço de aquecimento para manter as temperaturas entre 90 a 110 ºc (embora estas medições de temperaturas sejam bastante relativas).
tirei completamente o termocontacto de 140 ºc do suporte da vela (demorava mais tempo a aquecer) e instalei só um de 90 ºc antes da entrada do tubo para injector (igual à sonda pt100). como o suporte deste termocontacto é maior do que o da sonda, tem maiores perdas do calor e desliga, quando a sonda atinge os tais 100 ºc.
fiz uma outra experiência com o isolamento das velas. untei-as com o produto para reparar chaminés, de altas temperaturas, que uso para fixar as resistências no suporte de alumínio. a comparação com os tempos de aquecimento anteriormente registados revelou uma perda do calor superior em relação ao estado anterior - i.e. velas não untadas. por isso retirei este isolamento que se revelou um condutor razoável do calor.
confirmei também a diminuição da potência das velas com aumento da temperatura. a potência da vela de 40 w diminui para aprox. 25 w, quando a vela aquece.
Um abraço
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Kit para OVD, v5
para completar o poste anterior apresento algumas fotos:
kit para ovd, v5, com velas de 40 w e o termocontacto (na parte superior no centro, com 2 fios vermelhos). do lado direito, com 2 fios pretos finos, a sonda pt100 para medição da temperatura à distância.

vista global das 4 velas.

tentativa de isolamento térmico – velas “untadas” com produto para chaminés, de altas temperaturas. não resultou, perda do calor aumentou.

já houve mais avanços.
kit para ovd, v5, com velas de 40 w e o termocontacto (na parte superior no centro, com 2 fios vermelhos). do lado direito, com 2 fios pretos finos, a sonda pt100 para medição da temperatura à distância.

vista global das 4 velas.

tentativa de isolamento térmico – velas “untadas” com produto para chaminés, de altas temperaturas. não resultou, perda do calor aumentou.

já houve mais avanços.
Um abraço
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Testes e ensaios - continuação - 3.º Kit do Hynek, v6
testes e ensaios - continuação - 3.º kit do hynek, v6
anteontem instalei um novo modelo de velas de aquecimento, mais potentes. cada vela tem aprox. de 60 w de potência (2,7 ohm de resistência). os suportes têm outra configuração e são mais compridos. continua o encaixe com montagem fácil. o termocontacto antes do injector tem valor de 107 ºc.

como achei a ideia de ligar o retorno do combustível à admissão da bomba muito interessante, acabei por fazer esta alteração também. primeiro verifiquei que o tubo de admissão do combustível não impede o fluxo do caudal em nenhuma direcção. fiz uma espécie da tubagem em t, aproveitei para instalar num dos tubos o aquecimento com uma vela e o termocontacto de 55 ºc e liguei o retorno do combustível à admissão da bomba.
esta é a ligação em t. como não encontrei um t com tubos de 6 mm de diâmetro, comprei um t para gás, cortei-o, fiz uma rosca nos tubos e no t e colei com uma cola especial (loctit) para selar as roscas.


o t com aquecimento e termocontacto.

montado no meu land rover ficou assim:

fiz um test drive de 20 km e notei um melhoramento ainda maior da eficiência de queima do combustível (ando a 80% do ov, 15% gasóleo e 5% da gasolina). os fumos pretos quase não se notam. segundo a sonda pt100, instalada antes da entrada do tubo para injector (ver foto do poste anterior), as temperaturas rondam entre 80 e 115 ºc. parece-me suficiente, o motor tem um comportamento excelente, por isso acho que já não precisa mais reforço de potência de aquecimento. vou experimentar ainda com o termocontacto de 130 ºc antes do injector.
a ligação do retorno do combustível à admissão da bomba com aquecimento suplementar também resultou muito bem. ao ligar chave na 1ª posição o aquecimento liga e dentro de 2 minutos a temperatura está nos 45 ºc (iniciou com 25 ºc). passado 3 km a temperatura andava nos 60 ºc. no domingo fiz uma viagem de 70 km, com calor perto de 40 ºc e a temperatura não ultrapassou 70 ºc.
notei um outro melhoramento interessante – no funcionamento do turbo. há aprox. 1 ano e meio que não anda muito bem (na altura houve uma rotura no tubo de admissão e o turbocompressor constipou-se ). há um regime do motor (por volta de 1200 rpm) quando larga uma nuvem preta que, com aumento das rotações, desaparece. com estas alterações de pré-aquecimento já não se nota muito fumo nem neste regime crítico.
num poste anterior referi-me à diminuição da potência das velas com aumento da temperatura. fiz umas novas experiências com outras velas e não se verificou esta ocorrência. por isso acho que houve algum mau contacto que ao aquecer aumentava a resistência.
conclusão:
já estou finalmente contente com o resultado. foram atingidas todas as metas preestabelecidas. este kit já resolve todos os problemas dos quais se falou neste fórum. o kit ajuda no arranque e depois aquece rapidamente o combustível no circuito da bomba-filtro para os 60-70 ºc. antes de chegar aos injectores a temperatura é elevada aos 80-115 ºc. estas temperaturas mantêm-se em todos os regimes do motor. pela ausência dos fumos pode-se concluir que a queima do combustível é eficiente (antes só com gasóleo fumava bastante mais).
este kit foi desenvolvido para land rover discovery 300 tdi, que tem um consumo de 12 l/100 km. para os carros com consumo mais baixo as velas podem ser menos potentes.
por isso está aqui um kit simples e barato (até 100 €uros) que pode ser feito em casa, com montagem fácil, acessível para todos. quem tiver dificuldades, estou disposto ajudar, posso arranjar e enviar o material necessário (parece que nalgumas zonas do país não há componentes necessários). normalmente há componentes no aki (perfis em alumínio, tubos, fios, terminais), nas lojas de peças para electrodomésticos (termocontactos) e nas lojas de electrónica (resistências, led, interruptores).
anteontem instalei um novo modelo de velas de aquecimento, mais potentes. cada vela tem aprox. de 60 w de potência (2,7 ohm de resistência). os suportes têm outra configuração e são mais compridos. continua o encaixe com montagem fácil. o termocontacto antes do injector tem valor de 107 ºc.

como achei a ideia de ligar o retorno do combustível à admissão da bomba muito interessante, acabei por fazer esta alteração também. primeiro verifiquei que o tubo de admissão do combustível não impede o fluxo do caudal em nenhuma direcção. fiz uma espécie da tubagem em t, aproveitei para instalar num dos tubos o aquecimento com uma vela e o termocontacto de 55 ºc e liguei o retorno do combustível à admissão da bomba.
esta é a ligação em t. como não encontrei um t com tubos de 6 mm de diâmetro, comprei um t para gás, cortei-o, fiz uma rosca nos tubos e no t e colei com uma cola especial (loctit) para selar as roscas.


o t com aquecimento e termocontacto.

montado no meu land rover ficou assim:

fiz um test drive de 20 km e notei um melhoramento ainda maior da eficiência de queima do combustível (ando a 80% do ov, 15% gasóleo e 5% da gasolina). os fumos pretos quase não se notam. segundo a sonda pt100, instalada antes da entrada do tubo para injector (ver foto do poste anterior), as temperaturas rondam entre 80 e 115 ºc. parece-me suficiente, o motor tem um comportamento excelente, por isso acho que já não precisa mais reforço de potência de aquecimento. vou experimentar ainda com o termocontacto de 130 ºc antes do injector.
a ligação do retorno do combustível à admissão da bomba com aquecimento suplementar também resultou muito bem. ao ligar chave na 1ª posição o aquecimento liga e dentro de 2 minutos a temperatura está nos 45 ºc (iniciou com 25 ºc). passado 3 km a temperatura andava nos 60 ºc. no domingo fiz uma viagem de 70 km, com calor perto de 40 ºc e a temperatura não ultrapassou 70 ºc.
notei um outro melhoramento interessante – no funcionamento do turbo. há aprox. 1 ano e meio que não anda muito bem (na altura houve uma rotura no tubo de admissão e o turbocompressor constipou-se ). há um regime do motor (por volta de 1200 rpm) quando larga uma nuvem preta que, com aumento das rotações, desaparece. com estas alterações de pré-aquecimento já não se nota muito fumo nem neste regime crítico.
num poste anterior referi-me à diminuição da potência das velas com aumento da temperatura. fiz umas novas experiências com outras velas e não se verificou esta ocorrência. por isso acho que houve algum mau contacto que ao aquecer aumentava a resistência.
conclusão:
já estou finalmente contente com o resultado. foram atingidas todas as metas preestabelecidas. este kit já resolve todos os problemas dos quais se falou neste fórum. o kit ajuda no arranque e depois aquece rapidamente o combustível no circuito da bomba-filtro para os 60-70 ºc. antes de chegar aos injectores a temperatura é elevada aos 80-115 ºc. estas temperaturas mantêm-se em todos os regimes do motor. pela ausência dos fumos pode-se concluir que a queima do combustível é eficiente (antes só com gasóleo fumava bastante mais).
este kit foi desenvolvido para land rover discovery 300 tdi, que tem um consumo de 12 l/100 km. para os carros com consumo mais baixo as velas podem ser menos potentes.
por isso está aqui um kit simples e barato (até 100 €uros) que pode ser feito em casa, com montagem fácil, acessível para todos. quem tiver dificuldades, estou disposto ajudar, posso arranjar e enviar o material necessário (parece que nalgumas zonas do país não há componentes necessários). normalmente há componentes no aki (perfis em alumínio, tubos, fios, terminais), nas lojas de peças para electrodomésticos (termocontactos) e nas lojas de electrónica (resistências, led, interruptores).
Um abraço
Hynek
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- Localização: Algures por aí...
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vivam...
hynek...parabéns pá...
mas permite-me que te sugira duas alterações ao sistema aplicado no teu circuito de injecção :
1-com esses tubos de injecção tão direitinhos..(dificeis de encontrar na maioria dos carros)..teria feito a bobinagem das resistencias directamente nos tubos..até porque continuo a considerar essas "velas" menos eficientes que o enrolamento envolvente..
2-o "t" aplicado ao retorno..
tenta que em lugar de um "t" arranjes tipo uma estrela ou "forquilha" de 3 pontas ..sendo que esta ultima é mais eficiente...
substitui tambem o tubo de saida da bomba por um tubo tipo "cavis-benz"..azul transparente..para que através dele te possas certificar de que não existe ar no sistema..
agora um pequeno aparte...estes termo-contactos que me enviáste não são tão eficientes como os primeiros..
os primeiros..que acompanhavam as "velas" que me enviáste para testar..são melhores pois ligam e desligam dentro de uma amplitude de cerca de 10% da sua pré-definição..enquanto estes..do tipo que tens na fotografia do "t"..chegam a atingir uma quebra de cerca de 70% para voltarem a ligar..
um abraço
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hynek...parabéns pá...
mas permite-me que te sugira duas alterações ao sistema aplicado no teu circuito de injecção :
1-com esses tubos de injecção tão direitinhos..(dificeis de encontrar na maioria dos carros)..teria feito a bobinagem das resistencias directamente nos tubos..até porque continuo a considerar essas "velas" menos eficientes que o enrolamento envolvente..
2-o "t" aplicado ao retorno..
tenta que em lugar de um "t" arranjes tipo uma estrela ou "forquilha" de 3 pontas ..sendo que esta ultima é mais eficiente...
substitui tambem o tubo de saida da bomba por um tubo tipo "cavis-benz"..azul transparente..para que através dele te possas certificar de que não existe ar no sistema..
agora um pequeno aparte...estes termo-contactos que me enviáste não são tão eficientes como os primeiros..
os primeiros..que acompanhavam as "velas" que me enviáste para testar..são melhores pois ligam e desligam dentro de uma amplitude de cerca de 10% da sua pré-definição..enquanto estes..do tipo que tens na fotografia do "t"..chegam a atingir uma quebra de cerca de 70% para voltarem a ligar..
um abraço
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