AJUDA BOMBA INJECTORA LUCAS
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta jan 10, 2008 7:36 pm
AJUDA BOMBA INJECTORA LUCAS
- antes de mais obrigado pela vossa atenção, tenho um peugeot 106 1,5d de 97 com bomba injectora lucas, a minha duvida é será que eu posso fazer alguma coisa a esta bomba para usar percentagens maiores do que 10% de ovd? existe um kit de oringos para essa finalidade, compts
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
boas,
poderá user o kit de 2 depósitos...
ou trocar a bi
poderá user o kit de 2 depósitos...
Código: Selecionar todos
opção 3: bomba injectora e sistema de injecção não compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov10, verão ov20
kit 1 depósito - não
kit 2 depósitos - inverno ov70, verão ov80
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
a solução não é tão linear quanto o sag e o klintzer responderam..
a resposta á resposta do sag acaba por ser dada na argumentação que rebate a do klintzer..ou seja...o klintzer informa que :
kit 1 depósito - não
há que entender as coisas..qualquer sistema de injecção deverá ser convenientemente adaptado para o uso de ov..sem discriminação de marcas..já que antes da proliferação do ov a fiabilidade das diversas marcas era distinta e continua a ser.. e ao que me tem sido dado a aperceber muitos defendem a tese..á semelhança do klintzer..que o kit 2 depositos resolve ou contorna dificuldades dum kit de 1 deposito ou kit nenhum..não é bem assim...as dificuldades que o sistema terá de enfrentar não se resolvem com o kit 2 depositos..já que aquando da comutação para o deposito de ov o sistema terá de enfrentar os mesmissimos problemas..creio que paira a ideia que a temperatura do motor influencia de forma favoravel a utilização de ov através de um kit 2 depositos...nada mais errado..basta fazer medições nos diversos patamares..filtro..bi..injectores para verificar que a temperatura nesses pontos fica bastante abaixo das ideais..
o "segredo" reside em adaptar o combustivel (ov) ao sistema..com adição de percentagem de gasoleo..gasolina..temperatura..etc..conferindo-lhe caracteristicas semelhantes ao gasoleo que é o combustivel para o qual os sistemas foram desenvolvidos..enquanto isto não ficar bem entendido será como nadar contra a maré..
abraços
[***************]
[***************]
a solução não é tão linear quanto o sag e o klintzer responderam..
a resposta á resposta do sag acaba por ser dada na argumentação que rebate a do klintzer..ou seja...o klintzer informa que :
kit 1 depósito - não
há que entender as coisas..qualquer sistema de injecção deverá ser convenientemente adaptado para o uso de ov..sem discriminação de marcas..já que antes da proliferação do ov a fiabilidade das diversas marcas era distinta e continua a ser.. e ao que me tem sido dado a aperceber muitos defendem a tese..á semelhança do klintzer..que o kit 2 depositos resolve ou contorna dificuldades dum kit de 1 deposito ou kit nenhum..não é bem assim...as dificuldades que o sistema terá de enfrentar não se resolvem com o kit 2 depositos..já que aquando da comutação para o deposito de ov o sistema terá de enfrentar os mesmissimos problemas..creio que paira a ideia que a temperatura do motor influencia de forma favoravel a utilização de ov através de um kit 2 depositos...nada mais errado..basta fazer medições nos diversos patamares..filtro..bi..injectores para verificar que a temperatura nesses pontos fica bastante abaixo das ideais..
o "segredo" reside em adaptar o combustivel (ov) ao sistema..com adição de percentagem de gasoleo..gasolina..temperatura..etc..conferindo-lhe caracteristicas semelhantes ao gasoleo que é o combustivel para o qual os sistemas foram desenvolvidos..enquanto isto não ficar bem entendido será como nadar contra a maré..
abraços
[***************]
[***************]
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
uma imagem que coloca as coisas em perspectiva: http://www.websitetoolbox.com/tool/post ... id=1644578
para aprofundamento do conhecimento sobre bombas de injecção e dos motivos porque algumas bosch não são boas e a maior parte das lucas também não:
http://www.doctordiesel.co.uk/
para aprofundamento do conhecimento sobre bombas de injecção e dos motivos porque algumas bosch não são boas e a maior parte das lucas também não:
http://www.doctordiesel.co.uk/
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
boas [***************],
antes mais peço imensas desculpas pelo facto de ter conduzido em erro, não era a minha intenção.
simplesmente como foi uma dúvida em relação, à %, limitei-me a informar das % da mesma.
mas de qualquer forma,
as minhas sinceras desculpas.
antes mais peço imensas desculpas pelo facto de ter conduzido em erro, não era a minha intenção.
simplesmente como foi uma dúvida em relação, à %, limitei-me a informar das % da mesma.
mas de qualquer forma,
as minhas sinceras desculpas.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km

A caminho dos 92.000km
-
- Membro Silver
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
se bem eu entendi, pode-se dizer que tanto umas como outras trabalham com ov, a diferença será que umas talvez por terem sido alvo de um estudo mais aprofundado e desenvolvidas de forma a serem mais fiaveis e mais funcionais, admitem de melhor forma o ov que outras, será isso?...[***************] Escreveu:vivam ...
a solução não é tão linear quanto o sag e o klintzer responderam...
abraços
[***************]
[***************]
um abraço...
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
o problema das lucas é que são mais fracas, logo entrada do combustível mais viscoso leva à destruição da bi.
explico porquê não aconselho um kit de 1 depósito para lucas mas aconselho o de 2 depósitos.
o kit de 1 depósito aquece o ov até 75 ºc antes do arranque do motor frio, mas o motor, incluindo bi, continua frio. logo o combustível, embora aquecido, arrefece e torna-se viscoso - a bi lucas não aguenta.
nos kits de 2 depósitos é diferente. o motor arranca, a frio, a gasóleo. só depois de o motor (e a bi) atingir a temperatura certa, o sistema comuta para ov80. é seguro. a europecon adaptou um carro com lucas com kit de 2 depósitos simples - só com 1 válvula de comutação (não tem purga rápida). é um carro de serviço que arranca de manhã, faz serviço todo dia e volta à garagem só à noite. já fez 100.000 km.
acho que o [***************], com cuidado de atingir as temperaturas nos pontos críticos (60 ºc filtro, 70 ºc antes da bi e 135 ºc nos tubos injectores) desenvolveu um dos sistemas mais seguros para sistemas de injecção e bombas mais melindrosas. cada carro é um caso, o que num pode ser suficiente, noutro pode não resultar.
explico porquê não aconselho um kit de 1 depósito para lucas mas aconselho o de 2 depósitos.
o kit de 1 depósito aquece o ov até 75 ºc antes do arranque do motor frio, mas o motor, incluindo bi, continua frio. logo o combustível, embora aquecido, arrefece e torna-se viscoso - a bi lucas não aguenta.
nos kits de 2 depósitos é diferente. o motor arranca, a frio, a gasóleo. só depois de o motor (e a bi) atingir a temperatura certa, o sistema comuta para ov80. é seguro. a europecon adaptou um carro com lucas com kit de 2 depósitos simples - só com 1 válvula de comutação (não tem purga rápida). é um carro de serviço que arranca de manhã, faz serviço todo dia e volta à garagem só à noite. já fez 100.000 km.
acho que o [***************], com cuidado de atingir as temperaturas nos pontos críticos (60 ºc filtro, 70 ºc antes da bi e 135 ºc nos tubos injectores) desenvolveu um dos sistemas mais seguros para sistemas de injecção e bombas mais melindrosas. cada carro é um caso, o que num pode ser suficiente, noutro pode não resultar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Silver
hynek Escreveu: acho que o [***************], com cuidado de atingir as temperaturas nos pontos críticos (60 ºc filtro, 70 ºc antes da bi e 135 ºc nos tubos injectores) desenvolveu um dos sistemas mais seguros para sistemas de injecção e bombas mais melindrosas. cada carro é um caso, o que num pode ser suficiente, noutro pode não resultar.
60º no filtro... qual o limite aqui? eu estava a pensar fazer passar o ov pelo filtro depois de aquecido mas com valvula a limitar a temperatura a 75º à entrada da bi. secalhar não posso fazer isso sobe pena de danificar o filtro, é que no filtro ele iria passar talvez a 80º ou perto...???
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
filtro aguenta sem problemas os 75 ºcflamingo Escreveu:hynek Escreveu: acho que o [***************], com cuidado de atingir as temperaturas nos pontos críticos (60 ºc filtro, 70 ºc antes da bi e 135 ºc nos tubos injectores) desenvolveu um dos sistemas mais seguros para sistemas de injecção e bombas mais melindrosas. cada carro é um caso, o que num pode ser suficiente, noutro pode não resultar.
60º no filtro... qual o limite aqui? eu estava a pensar fazer passar o ov pelo filtro depois de aquecido mas com valvula a limitar a temperatura a 75º à entrada da bi. secalhar não posso fazer isso sobe pena de danificar o filtro, é que no filtro ele iria passar talvez a 80º ou perto...???
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta jan 10, 2008 7:36 pm
Re: AJUDA BOMBA INJECTORA LUCAS
um muito obrigado a todos pelas vossas respostas, como disse o amigo manuelcar fiquei a perceber que as bombas da lucas não são muito boas para lidar com ovd porque este combustivel é mais denso logo mais dificil de puxar e lubrifica mal as bombas e por isso elas partem e isso é agravado pela sua inferior qualidade.
uma das formas de contornar este problema é aqueçer o ovd antes da b.i para este ficar mais fino, mais parecido com o diesel. a minha duvida é a que limite se pode levar este aquecimento e qual o risco de ultrapassa-lo, outra duvida é será que a utilização de oleo para 2t(motorizadas) pode atenuar o problema de lubrificação na bomba? compts.
uma das formas de contornar este problema é aqueçer o ovd antes da b.i para este ficar mais fino, mais parecido com o diesel. a minha duvida é a que limite se pode levar este aquecimento e qual o risco de ultrapassa-lo, outra duvida é será que a utilização de oleo para 2t(motorizadas) pode atenuar o problema de lubrificação na bomba? compts.
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
o limite de temperatura de uma bomba de injecção será o limite teórico dos componentes não metálicos que a constituem. para além disso é conveniente evitar choques térmicos para os quais a bomba não foi desenhada. a dilatação desigual de peças sujeitas a temperatura muito diferentes, ou a dilatação muito brusca, pode alterar as especificações das folgas que o fabricante previu, com consequências tristes. eu prefiro aquecer lentamente à medida que o motor vai aquecendo e manter a temperatura abaixo dos 80º.
Porreiro, pá!
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am
flamingo Escreveu:acho que o [***************], com cuidado de atingir as temperaturas nos pontos críticos (60 ºc filtro, 70 ºc antes da bi e 135 ºc nos tubos injectores) desenvolveu um dos sistemas mais seguros para sistemas de injecção e bombas mais melindrosas. cada carro é um caso, o que num pode ser suficiente, noutro pode não resultar.
pelo que percebo o [***************] desenvolveu um sistema e aqucimento aplicado aos tubos dos injectores, certo? onde posso ver mais pormenores sobre este sistema?
-
- Membro Silver
-
- Membro Dedicado
há obrigado flamingo.....
não estava a localizar, no entanto esta informação já é um pouco antiga....
não sei se o [***************] aperfeiçoou mais este tipo de montagem discutida neste tópico.....
se ainda a continua a fazer.....
não estava a localizar, no entanto esta informação já é um pouco antiga....
não sei se o [***************] aperfeiçoou mais este tipo de montagem discutida neste tópico.....
-
- Membro Dedicado
há.........
peço desculpa.... estava ceguinho
já descobri o cerne da discussão que me interessava.
de qualquer forma obrigado
-
- Membro Silver
se o assunto a que te referes é apenas o aquecimento dos tubos dos injetores, espero em breve colocar no tópico apropriado informação sobre isso, mas quando, ainda não sei bem...camaleo Escreveu:há.........
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
o tipo de montagem que pratico continua a ser o mesmo..como soe dizer-se..em equipa vencedora não se mexe..
no entanto tenho teorizado e experimentado outras alternativas mas ou os resultados acabam por se revelar aquém do já atingido ou demasiado onerosos para os mesmos resultados..
abraços
[***************]
camaleo Escreveu:não sei se o [***************] aperfeiçoou mais este tipo de montagem discutida neste tópico.....
o tipo de montagem que pratico continua a ser o mesmo..como soe dizer-se..em equipa vencedora não se mexe..
no entanto tenho teorizado e experimentado outras alternativas mas ou os resultados acabam por se revelar aquém do já atingido ou demasiado onerosos para os mesmos resultados..
abraços
[***************]