Seca: Agricultores alentejanos preocupados

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Seca: Agricultores alentejanos preocupados

Mensagem por Tó Miguel »

seca: agricultores alentejanos preocupados

a falta de chuva e as altas temperaturas para a época estão a afectar as pastagens para os animais e as culturas de outono/inverno no alentejo, como cereais e olival, deixando os agricultores preocupados há já quatro meses.

«esta situação preocupa-nos há quatro meses. a falta de água está a prejudicar as culturas de cereais, a olivicultura e o desenvolvimento das pastagens naturais», disse hoje à agência lusa o presidente da associação de agricultores do distrito de portalegre (aadp), fragoso de almeida.

o responsável disse que, «por enquanto, não há casos dramáticos», mas advertiu que os agricultores vão ter de «adquirir forragens e rações a preços bastante elevados».

os agricultores da região começam já a fazer contas à vida, como é o caso de antónio carvalho, proprietário de uma herdade com 300 hectares na freguesia de alegrete (portalegre).

«comprar rações ou palha é quase impossível, devido ao custo elevado desses produtos. é só perder dinheiro«, desabafou o agricultor.

para antónio carvalho, que possui cerca de 900 ovelhas de leite e um efectivo de 70 bovinos, o verão que se avizinha apresenta-se como um dos principais dramas.

«o que nos preocupa é o verão. não há reservas de água nas nossas barragens e, se não chover bastante nos meses de março e abril, estamos perante um grave problema quando chegar o tempo quente», observou.

antónio carvalho lamentou que a falta de chuva, até meados de fevereiro, esteja a prejudicar o desenvolvimento das pastagens naturais.

«agora, deveríamos de estar a atravessar o período de vacas gordas, mas as ervas não crescem porque não existe humidade suficiente nas nossas terras«, desabafou.

diário digital / lusa

13-02-2008 16:47:00
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”