Motor Dc
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: domingo dez 30, 2007 9:17 pm
Motor Dc
boas noites amigos
consegui arranjar um motor onde diz: 24 v dc; liguei-o ao berbequim e consegui ler cerca de 25 volts.
tenho "pernas" para andar ou não dá para nada?
se serve, qual a potencia que irei obter?
verifiquei que não é necessário muita força para o colocar em funcionamento, será aconselhável utilizar desmultiplicação, que aconselham.
obrigado.
ps. percebo pouco da coisa
consegui arranjar um motor onde diz: 24 v dc; liguei-o ao berbequim e consegui ler cerca de 25 volts.
verifiquei que não é necessário muita força para o colocar em funcionamento, será aconselhável utilizar desmultiplicação, que aconselham.
obrigado.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Motor Dc
é um bom principio, mas conseguis-te essa tensão a uma rotação muito elevada penso, as pás de um moinho não podem rodar a essa velocidade, podes adaptar um rotor multiplicador.
quanto à potência é simples, mede-lhe os amperes que produz a essa rotação e multiplica pelos volts que medis-te antes, não é a maneira correcta de medir a potência, mas ficas com uma ideia.
quanto à potência é simples, mede-lhe os amperes que produz a essa rotação e multiplica pelos volts que medis-te antes, não é a maneira correcta de medir a potência, mas ficas com uma ideia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
quando o gerador eólico rodar à velocidade do berbequim vais obter os mesmos 25v, que penso eu deves ter medido sem carga.piratex Escreveu:boas noites amigos
obrigado.
quando lhe for aplicada uma carga, a tensão medida irá ser menor, dependendo da carga e da potência do gerador.
para gerar potência o gerador irá "travar" isto é vai-se opor à rotação obrigando a uma diminuição da velocidade que se verifica em vazio.
por fim a potência que irás obter vai depender de várias coisas:
1- limitação do gerador, pode ter um gerador de 24v para 5kw ou 24v para 5w.
2-consoante o tipo de gerador, mais ou menos potente, vais ter que usar umas pás maiores ou menores e ainda adequar a rotação do veio das pás à rotação requerida pelo gerador.
3- a rotação e a potência vão depender muito da velocidade do vento e do tipo de turbina utilizada.
agora para este caso:
convem utilizar o tipo de turbina mais rápida que é do tipo "hélice de avião" com 3 pás se não quiseres utilizar uma multiplicação. a multiplicação obriga a perdas por atrito, mais barulho e mais complicação na contrução e uma fonte de problemas de manutenção etc.
em relação à potência que podes retirar desse motor tudo depende da potência do motor, como já disse pode ser um motor grande ou pequeno.
se puderes indica a potência do motor em watts, o tamanho e o peso e de onde foi retirado: impressora, trotinete etc.
abraço.
-
Autor do tópico - Membro
ola a todos
como posso saber os watts do motor? devo dizer que o motor é pequeno, pesará cerca de 200, 300 gramas (semelhante ao que é mostrado por aqui no fórum como sendo de uma passadeira rolante, mas pelo que me parece mais pequeno).
será talvez um cilindro de 6cm de diametro por 7cm de comprimento.
pelo que me disseram seria de uma bomba de um monitor de hemodiálise.
saudações
como posso saber os watts do motor? devo dizer que o motor é pequeno, pesará cerca de 200, 300 gramas (semelhante ao que é mostrado por aqui no fórum como sendo de uma passadeira rolante, mas pelo que me parece mais pequeno).
será talvez um cilindro de 6cm de diametro por 7cm de comprimento.
pelo que me disseram seria de uma bomba de um monitor de hemodiálise.
saudações
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
talvez ligando isso a um multímetro se consiga chegar a uma ideia. se quiseres vem a minha casa para agente ver isso.
-
Autor do tópico - Membro
obrigado orbis, quem sabe se um dia isso não acontecerá, ou vice versa.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
estás à vontade. quando quiseres manda uma pm.
-
Autor do tópico - Membro
boas noites
com o motor que referi ligado ao berbequim consegui ler 25 v e 3, 1 a.
liguei uma lampada de halogénio( dos carros) e ela acendeu, tentei com uma daquelas ovais de 12v e 5 a e estava a ver que ela estoirava se desse mais umas rotações.
sem dar muitas rotações consigo ter 12v e 1,4 a mais coisa menos coisa.
que acham deste motor, posso colocá-lo em cima do pau ou não vale a pena.
se ligar a uma bateria de carro (das mais peuquenas) será uma eternidade para carregar???!!!
obrigado
com o motor que referi ligado ao berbequim consegui ler 25 v e 3, 1 a.
liguei uma lampada de halogénio( dos carros) e ela acendeu, tentei com uma daquelas ovais de 12v e 5 a e estava a ver que ela estoirava se desse mais umas rotações.
sem dar muitas rotações consigo ter 12v e 1,4 a mais coisa menos coisa.
que acham deste motor, posso colocá-lo em cima do pau ou não vale a pena.
se ligar a uma bateria de carro (das mais peuquenas) será uma eternidade para carregar???!!!
obrigado
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
acho que podes utilizar esse motor para carregar a bateria de um carro.
não esquecer de intercalar, em serie, um diodo de pelo menos uns 6 ampéres para que a bateria não descarregue para o gerador.
o maior problema talvez irá ser o gerador atingir rotação suficiente para que a tensão chegue perto dos 15 ou 16 v necessários para que a bateria entre em carga.
este problema pode ser resolvido com um regulador de carga inteligente que tem uma tensão de saida regulada e constante mesmo com tensões de entrada com valores entre 5 e 30v.
não esquecer que o diodo "come" 0,7v mais o produto da corrente pela resistência interna, por isso aconselho um diodo de grande amperagem porque tem uma resistência interna menor.
abraço.
não esquecer de intercalar, em serie, um diodo de pelo menos uns 6 ampéres para que a bateria não descarregue para o gerador.
o maior problema talvez irá ser o gerador atingir rotação suficiente para que a tensão chegue perto dos 15 ou 16 v necessários para que a bateria entre em carga.
este problema pode ser resolvido com um regulador de carga inteligente que tem uma tensão de saida regulada e constante mesmo com tensões de entrada com valores entre 5 e 30v.
não esquecer que o diodo "come" 0,7v mais o produto da corrente pela resistência interna, por isso aconselho um diodo de grande amperagem porque tem uma resistência interna menor.
abraço.
-
- Membro
- Registado: sexta jan 25, 2008 11:09 am
Motor Dc
olhem a duvida.. se eu pegar um motor dc e colocar a gira-lo beleza, vai gerar eletricidade, mas se eu liga-lo numa bateria ele vai girar sozinho gastando eletricidade.. como eu faço a trancar a energia?? tipo faze-la ir so num sentido, do motor para a bateria???? obrigado
ps: o que é a tal de passadeira eletrica????
ps: o que é a tal de passadeira eletrica????
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
é o controlador/carregador que faz isso. uma forma simples de "faze-la ir so num sentido" é usar um díodo, que é um componente electrónico que só deixa passar corrente eléctrica num sentido. mas acho que é melhor usar mesmo um controlador de energia eólica, porque a tensão vinda do gerador pode ser bastante elevada com muito vento e parece-me até que há "procedimentos de segurança" a efectuar nesses casos, daí que é melhor procurar um controlador específico para energia eólica... na energia solar não se coloca tanto esse problema porque os módulos dão uma voltagem máxima e não passam daí por mais que o sol seja forte.xisla Escreveu:olhem a duvida.. se eu pegar um motor dc e colocar a gira-lo beleza, vai gerar eletricidade, mas se eu liga-lo numa bateria ele vai girar sozinho gastando eletricidade.. como eu faço a trancar a energia?? tipo faze-la ir so num sentido, do motor para a bateria???? (...)
-
- Membro
- Registado: quarta jan 09, 2008 3:19 pm
boas
em relação a saber a potencia que pode debitar o motor o melhor será ligar a uma fonte de alimentação de 24v e com um amperimetro medir a intensidade de corrente que ele consome, assim ja sabes o maximo que ele deve debitar e podes inserir um fusivel para prevenir excessos, como também o tal diodo para evitar o retorno.
cumprimentos
em relação a saber a potencia que pode debitar o motor o melhor será ligar a uma fonte de alimentação de 24v e com um amperimetro medir a intensidade de corrente que ele consome, assim ja sabes o maximo que ele deve debitar e podes inserir um fusivel para prevenir excessos, como também o tal diodo para evitar o retorno.
cumprimentos
-
- Membro
- Registado: quarta jan 09, 2008 3:19 pm
boas
entao isso ja funciona??
qual a potencia?
rafael
entao isso ja funciona??
qual a potencia?
rafael
-
Autor do tópico - Membro
boas a todos
companheiro rafael, time is money, e como tal não abunda por aí. a coisa está mais ou menos parada precisamente por falta de tempo.
no entanto tenho um problema que não estou a conseguir resolver: queria fazer uma desmultiplicação para fazer om motor andar com mais rotações e não estou a ver como (alguém pode ajudar, agradeço).
outra coisa é que tenho a turbina que fiz com cerca de 1,20 m, a uma altura de 5 metros o que é manifestamente pouco pois observo que ela se encontra em zona de turbulência e por vezes não sabe que direcção tomar perdendo a eficácia com isso.
cumps
companheiro rafael, time is money, e como tal não abunda por aí. a coisa está mais ou menos parada precisamente por falta de tempo.
no entanto tenho um problema que não estou a conseguir resolver: queria fazer uma desmultiplicação para fazer om motor andar com mais rotações e não estou a ver como (alguém pode ajudar, agradeço).
outra coisa é que tenho a turbina que fiz com cerca de 1,20 m, a uma altura de 5 metros o que é manifestamente pouco pois observo que ela se encontra em zona de turbulência e por vezes não sabe que direcção tomar perdendo a eficácia com isso.
cumps