sQuba, o Rinspeed que sabe mergulhar, vai a Genebra

Regras, sugestões, questões e problemas relacionados com o Fórum
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

sQuba, o Rinspeed que sabe mergulhar, vai a Genebra

Mensagem por Tó Miguel »

conhecida por seus projetos inovadores, como o splash, marca suíça cria novo devaneio aquático

Imagem

(14-02-08) - quando frank m. rinderknecht, dono da rinspeed, divulgou que faria um carro capaz de submergir, o squba, muita gente deve ter duvidado de que isso era possível. não deveria, uma vez que este suíço já provou ser capaz das coisas mais malucas e divertidas sobre rodas, como o exasis, o esportivo transparente, e o splash, o carro-anfíbio que anda “sobre as águas”, entre outras criações. pouco antes do início do salão de genebra, onde o carro será mostrado oficialmente, eis as primeiras fotos do squba submergindo. e ele é bonito até debaixo d’água (literalmente)!

a inspiração, como se pode imaginar, é o lotus esprit que o espião mais famoso do cinema (bond, james bond) usou para escapar de seus perseguidores no filme “o espião que me amava”. “e é exatamente 30 anos depois de o filme ter sido feito que esta sequência incrível, ainda que animada, se materializa e vira realidade no mundo atual”, diz rinderknecht.

o que o squba deve ter de mais surpreendente, além de poder mergulhar (a até 10 m de profundidade) é o fato de ele ser elétrico. as baterias de íons de lítio costumam ser leves, mas, mesmo assim, é incrível que o carro pese menos de 920 kg. com isso, seu motor, que não é exatamente um primor de potência (73 cv a 4.500 rpm) ou de torque (160 nm a 1.500 rpm), consegue levar o pequeno e limpo esportivo a 120 km/h de máxima e a 80 km/h, partindo do 0, em 7,1 s.

o squba tem 3,79 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,12 m de altura e 2,30 m de entreeixos. como todo bom esportivo, tem tração traseira, mas seu câmbio, sobre o qual não há muitas informações, parece ser automático, tendo apenas três posições: r (ré), n (neutro e f (frente). o carro é bastante baixo: fica a apenas 1,3 cm do chão!

para navegar, o squba tem dois propulsores por hélice na “popa” do carro. para dar uma de submarino, o carrinho suíço tem dois jatos que ficam sob suas extremidades traseiras. a velocidade na água é bem baixa: 6 km/h sobre a água e 3 km/h debaixo dela.

as suspensões do squba são independentes nas quatro rodas, com braços sobrepostos, e as rodas são de aro 17” na dianteira e de aro 18” na traseira, respectivamente com pneus 205/40 r17 e 225/40 r18.

o inusitado do squba se completa com o fato de ele ser um roadster. se james bond tivesse de dirigi-lo, teria de usar um smoking de neoprene. a explicação para isso, entretanto, é simples: vidros comuns não resistiriam à pressão da água, mesmo que apenas a 10 m de profundidade. também há o gosto de rinderknecht, notório apreciador de roadsters. para não matar o superagente afogado, o carro conta com tanques de oxigênio com bocal no painel, tanto para o motorista quando para o passageiro (todas as mulheres de james bond morrem, mas não precisa ser no carro...).

assim como outros modelos da rinspeed, o squba será apenas um modelo de demonstração, um filho único (ainda que de pai muito rico... e excêntrico).

http://www.webmotors.com.br/wmpublicado ... hnid=39017
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: sQuba, o Rinspeed que sabe mergulhar, vai a Genebra

Mensagem por Tó Miguel »

"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Regras e Suporte Técnico”