boas noites amigos
hoje tive um pouco de tempo durante a tarde e andei pelos cantos à procura de material para fazer uma turbina, pois para produzir energia falta-me o gerador.
foi assim peguei em cerca de 1,20m de caleira de fibra, um rolamento de bicicleta um pouco de chapa e puz mãos à obra para tentar avaliar as potencialidades do meu quintal.
ao fim de 2 horas (+_)a coisa estava-se a dar: levantei o pau e não é que parece que o diabo tinha chegado aqui, a coisa não parava, e até agora ainda não parou, apesar de estar apenas a cerca de 4 metros do chão, portanto ainda em zona de turbulência.
construi uma hélice com cerca de 1,20 m.
agora pergunto, se eu colocar um pequeno gerador a velocidade da ventoínha será dimunuida em muito, será que o arranque é mais dificíl, que posso acoplar a uma hélice deste tamanho?
que responda quem souber porque neste campo sou bastante limitado.
saudações a todos
Primeiro protótipo
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: domingo dez 30, 2007 9:17 pm
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jun 14, 2007 4:56 pm
Re: Primeiro protótipo
prezado amigo, quando maior a hélice, maior terá que ser o arranque, pois fica mais pesada.
mas, sugiro neste caso é que você diminua as pás, e para poder arrancar mais rápido e acrescente engrenagens multiplicadoras.
att
dr. chicletinho
http://www.drchicletinho.blogspot.com
mas, sugiro neste caso é que você diminua as pás, e para poder arrancar mais rápido e acrescente engrenagens multiplicadoras.
att
dr. chicletinho
http://www.drchicletinho.blogspot.com
-
Autor do tópico - Membro
boas noites
fernando, como poderei fazer essas desmultiplicações, vc tem alguma ideia que me possa ajudar?
obrigado
fernando, como poderei fazer essas desmultiplicações, vc tem alguma ideia que me possa ajudar?
obrigado
-
- Membro
- Registado: segunda fev 18, 2008 5:19 pm
segundo os meus mínimos conhecimentos neste campo das energias acho que o mais vulgar que se consegue
arranjar será o cabeço duma rebarbadora...
se reparares numa rebarbadora quando o disco dá uma volta o motor já deu três...
mas também quanto tanto sei com engrenagens multiplicadoras vais aumentar o atrito e também vai fazer mais barulho...
espero ter dado informação que possa ser útil...
aquele abraço...
arranjar será o cabeço duma rebarbadora...
se reparares numa rebarbadora quando o disco dá uma volta o motor já deu três...
mas também quanto tanto sei com engrenagens multiplicadoras vais aumentar o atrito e também vai fazer mais barulho...
espero ter dado informação que possa ser útil...
aquele abraço...
A minha esposa acha que eu sou maluco... E vocês???
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm
creio que talvez uma abordagem a um gerador de imans permanentes seja mais viavel..
com pás de 2 metros, dependendo da velocidade em relação ao vento "tsr", a talvez uns 5 m/s se consiga 800w, atenção que não estou a realizar calculo algum..
alguma duvida avisa
fiquem bem e abraço
com pás de 2 metros, dependendo da velocidade em relação ao vento "tsr", a talvez uns 5 m/s se consiga 800w, atenção que não estou a realizar calculo algum..
alguma duvida avisa
fiquem bem e abraço
-
Autor do tópico - Membro
boas noites amigos
ao fim de algum tempo a coisa lá se pôs a andar.
como o bompastor disse uma cabeça de rebarbadora era o mais fácil; verdade.
a máquina lá está em cima do pau e com vento moderado consigo cerca de 6 volts, será um bom principio?
lembrei-me de colocar uma lanterna de pilhas ligada ao dito, e o que é certo é que posso lá pôr utra lampada pq aquela já foi à vida.
ligado ao berbequim aquilo deu 20 volts.
será que vale a pena comprar uma bateria para experimentar se carrega?
seu conseguir ponho aqui foto.
aceito ideias pois eu já não sei mais do assunto.
cumps a todos
ao fim de algum tempo a coisa lá se pôs a andar.
como o bompastor disse uma cabeça de rebarbadora era o mais fácil; verdade.
a máquina lá está em cima do pau e com vento moderado consigo cerca de 6 volts, será um bom principio?
lembrei-me de colocar uma lanterna de pilhas ligada ao dito, e o que é certo é que posso lá pôr utra lampada pq aquela já foi à vida.
ligado ao berbequim aquilo deu 20 volts.
será que vale a pena comprar uma bateria para experimentar se carrega?
seu conseguir ponho aqui foto.
aceito ideias pois eu já não sei mais do assunto.
cumps a todos