Alfa Romeo 146 TD - Possivél compra

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
rfhnc
Membro
Membro
Registado: quarta fev 13, 2008 11:53 pm

Alfa Romeo 146 TD - Possivél compra

Mensagem por rfhnc »

boa noite,

antes de mais aproveito para me apresentar, resido no distrito de aveiro e tenho actualmente um fiat punto 1.3 multijet de 2003. já sigo este forum há algum tempo mas só agora é que tive uma dúvida e quero aqui expor e espero que ma consigam esclarecer.

o carro que tenho é dos meus pais, um veiculo pequeno, poupado (4.5 litros ao 100km). mas infelizmente não consigo convencer os meus pais a meter o kit no carro. usar ovd não é solução, pois para o modelo em questão só posso usar 5%, que ja o faço, o que praticamente não faz mexer nada a nivel ambiental / economico.

uma vez que fazemos frequentemente viagens superiores a 150km e tendo em conta que consigo arranjar oleo usado gratuitamente, estou a ponderar a compra dum alfa romeo 146 td de 96. aqui trata-se de juntar três coisas: paixão pelas maquinas italianas, poupança e acima de tudo protecção ambiental.

o motor do carro é um 1.9 turbo diesel, que julgo ser pelas caracteristicas técnicas e fotos o mesmo motor do fiat tipo e do alfa 155, se alguém me poder confirmar agradecia.
na tabela de compatibilidades nao fazem referencia a este motor, apenas ao posterior, o 1.9 jtd. mas fazem referencia ao motor do fiat tipo e que este tem compatibilidade total para ov.

tendo em conta a seguinte utilização:

viagem diária 6 x semana - 50 km (30km ae, 20km nacionais / cidade)
viagem de pelo menos 150km por semana.
com voltinhas, anda perto dos 2000km por mês.

na vossa opinião que acham dos motores do grupo fiat a diesel para meter a ov?
e que tipo de kit aconselham?
a quem comprar à biocar ou a seatle ou outro?
oficinas no distrito de aveiro, viseu ou coimbra, que sejam crediveis para instalar o kit?

obrigado

Sag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 29, 2007 2:09 am

Re: Alfa Romeo 146 TD - Possivél compra

Mensagem por Sag »

2000km épa eu metia 2depositos, ms isso depende mt do que queres gastar e o teu retorno. com esses kilometros um kit de dois depositos vais conseguir fazer a retoma entre os 5meses e 1ano, dependentemente do preço do oleo/gasol.

quanto ao carro em si, n sei, ms se for bomba bosch, é um gajo de fritar batata
OV30 + Petro70 para já...

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

levando em consideração a distância.....a seealtle.

Sag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 29, 2007 2:09 am

Mensagem por Sag »

na minha opiniao, levando em consideração qualquer factor ... a seealtle
OV30 + Petro70 para já...

Autor do tópico
rfhnc
Membro
Membro

Mensagem por rfhnc »

boas,

obrigado por estarem a responder. estou inclinado para a seetle, apesar do preço tem uma oferta melhor que a da biocar.

já consegui obter alguma informação sobre o motor, mas continuo sem saber qual a bomba que usa, sei que é o mesmo modelo que vinha no fiat bravo, no brava e no alfa 155. sendo motor fiat sei que é 100% fiavél e do melhor que o diesel tem para oferecer, pelo que a nível de mecanica nao vai haver problemas. pelo que sei este motores mesmo sem kit "comem" 20 - 30% de oleo, julgo que já li isso algures no forum.

vou continuar a pesquisar, o carro já está decidido, agora só falta tirar dúvidas e escolher o kit indicado.

obrigado.

ps: infelizmente a comunidade alfa romeo neste pais é uma desgraça, no principal forum alfa do pais, a alfanord, apenas tive uma resposta... a dizer que ia ser ignorado por estar a falar de motores a diesel... enfim, sao atitudes destas que vao fazer os petrodolares continuar a fluir e o ambiente a pagar a factura.

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

já pensaste num toyota? eu não tenho, mas tenho pena...

Autor do tópico
rfhnc
Membro
Membro

Mensagem por rfhnc »

os carros japoneses sao fantasticos, mas prefiro comprar o alfa, não fico tao bem servido a nivel de motor, mas pelo preço ao preço que o carro esta e os extras que tem, nao encontro nenhum japones igual ou mesmo ligeiramente mais caro.

vi um toyota corola comercial, mas custava mais 2000€ do que o alfa e nao tinha nada de extras. outra opção que ainda tive mesmo a considerar foi o carisma, vi um 1.9 td, motor da reunaul, mas o desempenho é muito inferior ao motor que o veio substituir de origem mitshubishi: gasta mais, mais poluente e menos performance. se o carro tivesse o did da mitshubishi nem pensava duas vezes - motores japoneses sao os melhores que existem.

mas quanto ao desempenho nem vou tanto por ai, o consumo do alfa ando nos 6 - 6.5 combinados. tem ac, jll, tecto abrir, radio cd, estofos em pele, vidros electricos e aquecidos, abs (em 1996??? nao sei nem faço ideia ta na descriçao do carro, talvez seja engano do vendedor), banco desportivo, com regulaçao electrica, computador de bordo, bancos aquecidos etc

já vi que os motores do grupo fiat estao algo fraquitos neste forum e em todos os outros, por isso vou tentar dar um contributo importante e ver se consigo arranjar informações sobre os motores diesel da fiat para quem como eu, quer colocar um alfa ou um fiat ou um lancia a ov.

cumprimentos

ricardo

JV_MIGUEL
Membro
Membro
Registado: quarta ago 15, 2007 7:38 pm

Mensagem por JV_MIGUEL »

boas,

eu tenho um punto 1.7 td com bi bosch, também faço uma média de 2000 km por mês e optei pela instalação de um kit monotanque, devido a boa compatibilidade desta bomba com ovd e aos preços de um kit duotanque.

estou a usar percentagens de 60% de ov e não tenho notado qualquer sintoma negativo, muito pelo contrário

realmente também não sei confirmar a bi desse alfa, mas fica aqui a minha experiência com uma máquina italiana

boas frituras...
Sócio 34 Assoc. Novaenergia
Punto TD / OVU
Abraços

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

rfhnc, depois de ler o teu ultimo post concordo contigo em praticamente tudo. apenas fiz o comentário pensando que as marcas japonesas estavam completamente postas de parte independente de qualquer motivo. mas já deu pra ver que não é o caso, e nas tuas opções concordo plenamente contigo. já agora o motor a diesel do alfa romeo é da fiat. os motores diesel desse grupo são todos fiat, seja carros lancia, alfa ou fiat. já nas motorizações a gasolina é diferente. a alfa romeo tem motores próprios. não existem motores a gasolina da fiat na alfa, mas ao inverso existem algumas exceções. pelo menos era assim até à bem pouco tempo...

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

flamingo Escreveu:já pensaste num toyota? eu não tenho, mas tenho pena...
ou nissan
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Autor do tópico
rfhnc
Membro
Membro

Mensagem por rfhnc »

a bomba do alfa é da lucas, há possibilidade de meter a ov?

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

viva ...
rfhnc Escreveu:a bomba do alfa é da lucas, há possibilidade de meter a ov?
claro que há..desde que devidamente adaptado o circuito de injecção para atingir num curto espaço de tempo..cerca de 15´:

- no filtro cerca de 60º-65º

- na bi cerca de 65º-70º

- nos tubos de injectores cerca de 120º-135º

tudo isto.. independentemente de optar por kit de 1 ou 2 depositos..possibilitará utilizar ovd em alta percentagem..cerca de 90% em qualquer temperatura ambiente..

a fiabilidade das bi´s lucas continuará a não ser a melhor relativamente ás bosch ou aparentadas...mas isso já com a utilização de gasoleo acontece..

abraço
[***************]

Autor do tópico
rfhnc
Membro
Membro

Mensagem por rfhnc »

então posso meter um kit de 2 depósitos á vontade.
já agora, com estas bombas há problemas com oleo usado? é o que o objectivo é usar oleo usado e trata-lo. (também já ando a ver soluções de lavagem e filtragem de oleo:))

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

viva ...

a questão não passa por oleo usado..desde que convenientemente tratado.. ou oleo novo..claro que por todas as razões é preferivel o usado..a questão reside em se o sistema está ou não devidamente habilitado para utilizar ov...

as temperaturas que anteriormente referi são imprescindiveis para uma utilização segura..caso contrario será uma relação percentagens/tempo de utilização a determinar a ocorrencia de problemas..

abraço
[***************]

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

uma questão sr fernando:
já se falou por aqui noutro tópico na possibilidade ser utilizado o óleo lubrificante vindo do turbo como fonte de calor para trabalhar com permutador a aquecer o ov.
qual a temperatura aproximada que o óleo vindo do turbo atinje?
em termos de tempo certamente aquece primeiro que a água...

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

viva ...

flamingo..a possibilidade existe..e sinceramente deposito mais confiança num permutador feito por vós que a que tenho num after-market já que estes normalmente teem elementos em cobre..adindo que trabalhará com oleos..ficando a "agua"..já que os sistemas de refrigeração deverão trabalhar com produto especifico..de fora..até que é uma possibilidade bastante plausivel e técnicamente viavel..

a temperatura a que o lubrificante sai do turbo é altissima..poderá com toda a facilidade atingir os 160º-170º mas em utilização normal andará mais perto dos 120º-130º..pelo que convirá.. considerando que o posicionamento do permutador será ou antes do filtro ou da bi..que haja uma rectificação da temperatura através de uma linha de "arrefecimento" que será muito facil de conseguir recorrendo a um tubo moldado á cabeça do motor..o recurso a uma linha rápida do ov no permutador não considero que seja de grande valia excepto para regimes muito baixos..

quanto á diferença de rapidez na obtenção de temperatura claro que é mais rapido através do retorno do lubrificante do turbo..

em certos motores..por exemplo no do nissan primera 2.0td nem é necessario construir um permutador para esse efeito..já que bastará aproveitar o circuito de refrigeração do turbo através do circuito de refrigeração..substitui-se o elemento refrigerador..em lugar da "agua" passa a passar ov..

ah..a talhe de foice..já li por aí recomendações para não utilizar lubrificante motor sintético mas sim mineral ou semi-sintético..nada mais errado..especialmente nos motores turbo..já que o ponto de quebra desses tipos de oleos é muito mais baixo que o de um sintético..e como o ponto de quebra é determinado pela temperatura a que é submetido é muito facil inferir que dificilmente suportarão as cargas térmicas impostas pelos turbos...

abraço
[***************]

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

olá

a nossa associação novaenergia.net vai brevemente disponibilizar aos sócios óleo compativel com o ovd com a possibilidade de fazer as mudas normais.

abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Autor do tópico
rfhnc
Membro
Membro

Mensagem por rfhnc »

boas a todos,

o alfa já foi. andei á procura de informações sobre o modelo e nisto o mesmo foi vendido.
para os que estiverem interessados sobre este modelo:

- motor td é igual a muitos modelos da fiat
- a plataforma é do fiat tipo
- partilha componentes com o bravo/brava
- fiabilidade é das melhores, quer do motor quer do resto
- consumos de 6.5l /100km
- velocidade máxima 189km/h
- bomba lucas
- das melhores soluções a diesel em 2º mão do mercado - preços entre os 3000 - 4500€
- confortável, com muito equipamento de série
- modelo raro no nosso pais e mesmo na europa
- a versão diesel só foi lançada na europa
- possivél de adaptar a oleo vegetal - está na opção 2

aproveito também para rectificar uma situação anterior. inicialmente disse que o site alfanord não queria saber de utilizadores com carros a diesel, venho agora corrigir-me. após alguma demora nas respostas por parte dos membros do forum alfanord e de um aviso de um utilizador , consegui obter respostas onde lamentaram a mensagem do tal utilizador e deram informações uteis e importantes sobre o modelo.
dessa forma peço desculpas à comunicadade alfanord, da qual um dia espero vir a pertencer com alfa a comer óleo usado de fritar douradinhos.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”