Uma bereco do dia a dia!
-
serges
Autor do tópico - Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Uma bereco do dia a dia!
pois é a tal coisa, pois se o valor for superior ao valor da bereco, mais vale ir buscar um mota que já as traga como por exemplo a e fun que custa 2900€ e já tem baterias de lipo e que além de ter uma autonomia maior tem uma velocidade de ponta maior!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
rataoratao
- Membro Dedicado

- Registado: sexta mai 18, 2007 5:34 pm
as baterias da bereco têm um tempo de vida teórico de 10 000km, no fim desse tempo pelo menos espera-se que os preços das baterias litium tenham um preço mais acessivel, assim como as e-scooters.
serges: e fun?? procurei informação, mas não encontrei nada.
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
pois é serges, o preço é que faz parar tudo isto, quanto ás lipo também são boas, perdem para as a123 em relação á segurança e vida útil, em termos de descarga máxima têm menos as lipo mas acabam por ser idênticas porque as lipo têm uma resistência interna menor. na eficiência as a123 ganham, as lipo têm +- 10 % a menos de eficiência porque aquecem muito e muito rápidamente. no peso as lipo ganham porque não têm blindagem exterior ou caixa. quanto ao preço e no rádio-modelismo que é onde se utilizam mais, o preço anda muito igual, as lipo's já foram bem mais caras que as a123, mas com o aparecimento das a123 as lipo's baixaram muito, estando neste momento o preço por watt até mais barato se não for levado em consideração a vida útil.serges Escreveu:pois é a tal coisa, pois se o valor for superior ao valor da bereco, mais vale ir buscar um mota que já as traga como por exemplo a e fun que custa 2900€ e já tem baterias de lipo e que além de ter uma autonomia maior tem uma velocidade de ponta maior!
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
serges

vamos todos aguardar por novidades nesta área!
pois parece me que vai desenvolver muito nestes anos!
pois parece me que vai desenvolver muito nestes anos!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
ajosemor
- Membro Silver

- Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
jmal, como sabes o nó górdio do sistema está efectivamente nas baterias. por isso tudo o que vá aparecendo no mercado de evolução (seria melhor revolução!) nas mesmas, não será bom, será óptimo.
sabemos que a nível de investigação têm sido feitos grandes progressos mas a sua repercussão no mundo real leva o seu tempo e, por vezes, só os conhecemos quando aparecem em aplicações públicas, por isso tudo o que deres á luz (salvo seja ) será muito bom.
sabemos que a nível de investigação têm sido feitos grandes progressos mas a sua repercussão no mundo real leva o seu tempo e, por vezes, só os conhecemos quando aparecem em aplicações públicas, por isso tudo o que deres á luz (salvo seja ) será muito bom.
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências
-
serges

ora primeiro podes ir aqui ver as ditas!rataoratao Escreveu:as baterias da bereco têm um tempo de vida teórico de 10 000km, no fim desse tempo pelo menos espera-se que os preços das baterias litium tenham um preço mais acessivel, assim como as e-scooters.
quanto a bereco, só houve uma vez que fez menos de 40km de autonomia mas foi a da rodagem!
no entanto fazeres as contas as 500 cargas que aceitam, as baterias que trás, 500*40km em média, embora seja superior dá me para 20.000km!!!!
creio que é possível! mas no meu diário vou contando se assim o é!
espero ter até ao fim do ano perto de 3000km mais ou menos!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
xptosempre
- Membro Silver

- Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
vai dando noticias jmal que eu tb estou interessado, um abraço
-
easy
- Membro Silver

- Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm
tens razão quando dizes que já foi menor. também já não é a primeira vez que atingimos os 40% de produção de energia eléctrica a partir de fontes de energia renováveis. o problema é que durante uns tempos houve a estagnação no sector das renováveis, não se passando o mesmo com os consumos, que não têm parado de aumentar. depois de já termos atingido os tais 40% chegamos a cair para os 32%. isso explica que por exemplo em 2005 tenham sido emitidos cerca de 700g/kwh (segundo informação que já esteve no site da edp) e que em 2007 esse número tenha reduzido para os 450g/kwh.jmal Escreveu:também acho que sim, achei esse valor de 450 g por kwh muito elevado, á uns bons anos esse valor era menor que esse, portanto duvido que tenha aumentado
pois, lá estão outra vez os consumos anunciados vs consumos reais. nesse caso as emissões andariam mais perto dos 90g/km. o que faria a bereco vs uma 50cc emitir menos 81% (comparando apenas emissões indirectas da bereco em portugal vs emissões directas de uma 50cc).serges Escreveu: nem mais, mas atenção consumos de 2.5lt nunca encontrei nenhuma!!
participo num fórum de 50cc e outras e nenhum utilizador garante tal valor no mínimo 3,5 lt em dias bons!
não se trata de termos culpa ou não. o facto é que há emissões (ainda que indirectamente) e são quantificáveis. o que eu fiz foi um calculo dessas mesmas emissões da bereco em portugal tendo por base as emissões em g/kwh de 2007 e comparar com scooter equivalente. os resultados são extremamente positivos para os veículos eléctricos dos quais sou adepto e defensor, concretamente neste caso a bereco.edupatorod Escreveu:sobre as emissões de co2:
a maneira como a edp obtem os kwh, é problema dela. se emite mais ou menos co2 para obter cada kwh isso já é com o governo e entidades regulatoras que permitem isso. nós apenas ligamos à ficha os carregadores e não vemos emissão nenhuma de co2 nem ruído.
nós estamos a fazer a nossa parte. utilizando veículos eléctricos emitimos zero co2 pra atmosfera. a maneira como os kwh são obtidos não temos culpa, só a edp pode responder por isso. que construa mais parques fotovoltaicos ou eólicos.
claro que toda a actividade humana tem consequências em emissões de carbono. até o facto de respirarmos. mas eu não estava, nem pretendia ser fundamentalista . não é isso que está em causa. só referi isto como meio de comparar as emissões de dois veículos equivalentes, um eléctrico o outro de ci com o objectivo de demonstrar que os eléctricos são bem mais eficientes, deitando de uma vez por todas abaixo as teses que dizem que os ve apenas trocam canos de escape por chaminés.bluesky Escreveu:mais uns pózitos ... e se o carregamento da bereco for feito com paineis fotovoltaicos, onde estão as emissoes de co2? ah, ok, no processo de fabrico dos paineis foi usada energia de uma central termoelectrica. mas ... e se a fabrica tiver instalados paineis fotovoltaicos para seu consumo ... não, que falta de imaginação! digamos aerogeradores, está melhor? então onde estão os gases de estufa? ah, no fabrico dos aerogeradores ... ah, perai, os funcionarios veem para a fabrica em carros a gasolina e diesel, tomaram banho com esquentadores a gás e ... portanto, imaginando que estás na praia a comer um gelado, tecnicamente estás a libertar uma quantidade incrivel de dioxido de carbono...portanto logo que te assentas na bereco e pões o capacete e as luvas já estas a libertar co2 devido ao seu fabrico, ora se olhares para o chão ves o asfalto, logo mais umas toneladas de co2 enviados para a atmosfera... és um criminoso! ficas deprimido, sais da mota e voltas para o sofa para ver o canal panda, mas ao pores o dedo no botao da tv...perai! isto gasta electricidade....lá vamos nós outra vez... #
-
jmal
- Membro Platinium

faço aqui uma pequena correcção,as baterias dessa scooter que o serges indicou não são lipo's são sim lifepo4, suportam 3 c continuos e 5c por pulsos, o carrega, como tinha dito para a bereco basta no máximo 2c, portanto chegam perfeitamente. a grande novidade é que já se consegue um pack de 48v 40ah por mais ou menos 1000 euros, este pack teria +- 22 kilos.
aqui ficam alguns dados
tensão operação: 2.5-4.2v
tensão nominal: 3.2v
capacidade nominal: 40ah
corrente máxima de descarga (continua): 120a
corrente máxima de descarga (impulsos): 160a
máxima corrente de carga (durante 4 horas): 12a
ciclo vida : (80% dod) 1000 ciclos
ciclo vida : (70%dod) 1500 ciclos
temperatura (carga): -18 a 75 graus c
temperatura (descarga): -30 a 75 graus c
dimensões (mm): 116×190×46 mm
peso (kg): 1.5kg +/- 100g
densidade energética: 85 - 95 w/kg
auto-descarga: << 3% ao mês
preço estimado: -+ 70 euros (sem impostos)
aqui ficam alguns dados
tensão operação: 2.5-4.2v
tensão nominal: 3.2v
capacidade nominal: 40ah
corrente máxima de descarga (continua): 120a
corrente máxima de descarga (impulsos): 160a
máxima corrente de carga (durante 4 horas): 12a
ciclo vida : (80% dod) 1000 ciclos
ciclo vida : (70%dod) 1500 ciclos
temperatura (carga): -18 a 75 graus c
temperatura (descarga): -30 a 75 graus c
dimensões (mm): 116×190×46 mm
peso (kg): 1.5kg +/- 100g
densidade energética: 85 - 95 w/kg
auto-descarga: << 3% ao mês
preço estimado: -+ 70 euros (sem impostos)
Cumps Inovadores
-
Eólibio
- Membro Dedicado

- Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm
boa noite jmal.
peço desculpa pela minha ignorâcia mas qual o significado dos c's relativos às baterias.
muito obrigado.
peço desculpa pela minha ignorâcia mas qual o significado dos c's relativos às baterias.
muito obrigado.
O vento é grátis e o óleo usado quase
Sócio nº. 40
Sócio nº. 40
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
e estas? verdadeiramente impressionantes!!! mostra fotos! a observaçao do eolibio é bem feita, se a bateria é 5c por pulsos nao deveria aguentar uma descarga maxima de 200 a? #eles têm uma nova célula que disponibiliza 3.3v nominais e cerca de 10 ah, pesa pouco mais de 300 gramas e pode ser carregada em 5 minutos até aos 90%, e até aos 100% em 10 minutos. em relação á potência podem fazer descargas até 100c, ou seja, esta pequena bateria de 3.3v e 10ah pode suportar descargas até 1000 ah, neste caso a descarga dura apenas 36 segundos. .
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
jmal
- Membro Platinium

oi, c's é capacidade carga ou descarga, portanto quando uma bateria debita 10 c a descarregar, quer dizer que se uma bateria tem 2.3 ah de capacidade, ela debita no maximo em descarga 23 ah.eólibio Escreveu:boa noite jmal.
muito obrigado.
sim tens razão, nesse caso não são 5c mas 4c.bluesky Escreveu:e estas? verdadeiramente impressionantes!!! mostra fotos! a observaçao do eolibio é bem feita, se a bateria é 5c por pulsos nao deveria aguentar uma descarga maxima de 200 a? #eles têm uma nova célula que disponibiliza 3.3v nominais e cerca de 10 ah, pesa pouco mais de 300 gramas e pode ser carregada em 5 minutos até aos 90%, e até aos 100% em 10 minutos. em relação á potência podem fazer descargas até 100c, ou seja, esta pequena bateria de 3.3v e 10ah pode suportar descargas até 1000 ah, neste caso a descarga dura apenas 36 segundos. .
quanto ás fotos só vi esta até agora.
medidas: 32 mm diametro e 113 mm comprimento sem os bornos.
Cumps Inovadores
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
uau! essa menina é potente!!!! tem o perfil certo, isso nao restam duvidas, só falta saber a dolorosa, nao é?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
serges

peço desculpa jmal, obrigado por me corrigires, transcrevi e li na diagonal, faz toda a diferença!
não são lipo's são sim lifepo4
obrigado!
obrigado!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
jmal
- Membro Platinium

estamos na boa, eu achei estranho as lipo's numa scooter porque são demasiado perigosas para se utilizar num veículo pequeno como uma scooter, é claro que se utiliza em veiculos ainda mais pequenos, mas não são tripulados claro. procurem alguns videos no youtube o que acontece quando uma lipo rebenta, é algo de assustador. aqui fica um deles.serges Escreveu:peço desculpa jmal, obrigado por me corrigires, transcrevi e li na diagonal, faz toda a diferença!
obrigado!
Link
Cumps Inovadores
-
cax
- Membro Dedicado

- Registado: segunda mar 03, 2008 11:16 pm
na página 17 é indicado o operating environment e dados valores para a surrounding humidity de 5% a ~70%, parece-me que com chuva a humidade será superior a 70%, certo? a que se poderá dever o problema dos piscas? só aconteceu 2 vezes e das 2 vezes foi após chuva e estar estacionada à chuva. não voltou a acontecer e agora funcionam na perfeição.edupatorod Escreveu:caro srs,
sobre a chuva e humidade:
a scooter está preparada para isso. não sei onde diz no manual que não deve.
o que diz sim, é que o carregador não deve ficar à chuva, e deve mante-lo afastado da chuva.
tenho aqui bereco's que já têm mais de 2400km. pasaram por chuva, nevoeiro, temperaturas de 5º, etc e sem nenhum problema de funcionamento.
sobre os piscas deixarem de funcionar, se acontece, não devia acontecer. a scooter está preparada pra aguentar chuva. garanto isso.
agora atirar com uma mangueira, água directamente pra bateria e pra dentro da scooter, aí klaro poderá haver problemas.
nas scooters a gasolina é a mesma koisa...
muito embora nunca a tenha regado com uma mangueira, mesmo assim, encontrei água debaixo do banco sobre o compartimento das baterias, felizmente a tempo de evitar que entrasse.
já tive oportunidade de verificar que a bereco funciona bem com tempo humido (moro numa zona de nevoeiros frequentes), mas continuo a ter reservas quanto a utilização com chuva, até porque, como fica estacionada ao relento durante o dia, em dias de muita chuva acaba por ser quase como regá-la com uma mangueira.
claro que o motor desliga quando se trava, mau era que assim não fosse. agora o que aconteceu é que após soltar o travão a luz permanecia acesa e o motor desligado, ao acelerar de novo ficava obviamente parado, o que, num cruzamento pode ser complicado. isso deveu-se a um mau contacto no interruptor que acciona a luz de travão e corta a alimentação que permanecia ligado após soltar a manete. podia ter sido detectado no controle de qualidade.desligar do motor quando se trava
o facto dos travões desligarem o motor, é uma proteção muito importante. imagine-se que estamos a travar com o travão de tras enquanto estamos a acelarar? como o motor não faz barulho isto é um caso que pode acontecer sem nos apercebermos. neste caso são exigidas ao controlador correntes elevadissimas.
se estamos a travar não é necessário acelarar. se estamos numa subida o que temos que fazer é, primerio largar os travões e só depois acelarar. se é uma subida muito inclinada e a scooter não tem força suficiente para a subir, tb não a terá se os travões não tiverem este sistema de segurança.
conduzir estes veículos não é a mesma koisa que conduzir uma scooter a gasolina. acho este sistema de protecção muito importante. mas klaro o cliente pode tira-lo se pretender...
eles não vinham partidos, partiram-se com o uso, se o que substituí por um parafuso partiu devido a um erro de montagem o da proteção preta sobre o painel de instrumentos é mesmo muito frágil e parte com muita facilidade. também as tampas de plástico laterais partirão decerto ao minímo toque.plasticos soltos e apoios partidos
tem toda a razão em dizer o que disse. a scooter chegou-lhe com muitos apoios partidos, porque foram enviadas diretamente pra si de espanha e eles tiveram pouco cuidado com o envio dessas scooters.
desde janeiro de 2008, todas as scooters vendidas em portugal até ao momento, não tem 1 risco e são entregues aos clientes como se viessem da fábrica. o "serges" pode dizer como está a scooter dele em relação isto.
seja como for, vou contactar a vehículos con ingenuo e perguntar-lhes porque razão tiveram tão pouco cuidado no envio das bereco para os clientes em portugal.
-
ajosemor
- Membro Silver

- Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
por favor não se distraiam do fundamental mas apreciem esta solução para a humidade:
http://www.youtube.com/watch?v=g9bmlv6iuj4&nr=1
http://www.youtube.com/watch?v=g9bmlv6iuj4&nr=1
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências
-
jcsa
- Membro Dedicado

- Registado: quarta jan 09, 2008 5:26 pm
serges tu falas nessa "e fun" 2900 €, mas ela não existe em portugal pois não ?
essa puderia ser uma optima solução para mim.
essa puderia ser uma optima solução para mim.