bomba para reactor
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
bomba para reactor
viva a todos
estou neste momento a reunir todo o material necessário para produzir biodiesel.
a minha primeira dúvida está no tipo e capacidade da bomba do reactor, pois estou a pensar utilizar aquelas circuladoras das caldeiras de aquecimento.
em relação ás temperaturas não há problema pois aguentam em média 110ºc, a minha dúvida é se resistem bem a todo o processo (metóxido, biodiesel, etc) e se são suficientes para um volume de 260 litros.
desde já obrigado.
estou neste momento a reunir todo o material necessário para produzir biodiesel.
a minha primeira dúvida está no tipo e capacidade da bomba do reactor, pois estou a pensar utilizar aquelas circuladoras das caldeiras de aquecimento.
em relação ás temperaturas não há problema pois aguentam em média 110ºc, a minha dúvida é se resistem bem a todo o processo (metóxido, biodiesel, etc) e se são suficientes para um volume de 260 litros.
desde já obrigado.
Sócio Nº46
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
Re: bomba para reactor
se resiste à 110º, resiste bem à passagem de soda e metóxido.
cuide para não utilizar pvc no sistema, derrete tudo.
cuide para não utilizar pvc no sistema, derrete tudo.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
antes de mais, luciano, obrigado pela rápida resposta.
visto que mais ninguém se pronunciou, posso concluir que não haverá problema neste tipo de bombas.
o material está quase todo reunido, faltando apenas a cuba em inox e os filtros.
pelas contas feitas, já lá vão cerca de 250 mocas, desde torneiras, acessórios, tubo inox, resistência, termómetro, bomba, balança, etc.
a brincadeira no total irá rondar os 500€ , com todo o material novo.
daqui a uns dias quando tudo estiver montado coloco umas fotos
visto que mais ninguém se pronunciou, posso concluir que não haverá problema neste tipo de bombas.
o material está quase todo reunido, faltando apenas a cuba em inox e os filtros.
pelas contas feitas, já lá vão cerca de 250 mocas, desde torneiras, acessórios, tubo inox, resistência, termómetro, bomba, balança, etc.
a brincadeira no total irá rondar os 500€ , com todo o material novo.
daqui a uns dias quando tudo estiver montado coloco umas fotos
Sócio Nº46
-
- Staff Member
- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
se te falta a cuba, eu tenho uma de 500 litros, na secção dos classificados..
quanto à bomba, tens de dizer quais são os materias que a compôem.. mas de qualquer forma, em principio deverá resistir. usei durante muito tempo uma dos chineses (que custou €40), e nunca deu problemas.. aliás é a bomba que mais sofre aqui na minha casa, e está sempre nas horas..
quanto à bomba, tens de dizer quais são os materias que a compôem.. mas de qualquer forma, em principio deverá resistir. usei durante muito tempo uma dos chineses (que custou €40), e nunca deu problemas.. aliás é a bomba que mais sofre aqui na minha casa, e está sempre nas horas..
3º sócio novaenergia
-
agradeço a proposta, mas não necessito de tanta capacidade, alem de que teria de reformular todo o projecto, pois iria necessitar de uma bomba mais potente, o circuito passar de 3/4" para 1", etc... o ideal é uma cuba no máximo de 260 litros.
e depois há o problema do orçamento que já começa a derrapar.
a bomba que já comprei (90€) é:

pegler terrier circulating pump tc6
e depois há o problema do orçamento que já começa a derrapar.
a bomba que já comprei (90€) é:

pegler terrier circulating pump tc6
Sócio Nº46
-
- Staff Member
- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
sim, esta bomba é mais do que suficiente.. só tem o problema de não ser autoferrante, o que acredita que dá muito jeito..
3º sócio novaenergia
-
após mais algum tempo a pesquisar, estou com algumas dúvidas em relação á tubagem.
- pode ser feita em cobre?
faço esta pergunta, porque já li aqui algures que não é aconselhado, mas tenho visto alguns reactores com a totalidade dos tubos em cobre.
se não houver inconvenientes, vou optar por fazer a ligações á cuba através do cobre, visto que pode ser soldado com estanho, evitando a ida a casas especializadas na soldadura em inox.
faço esta pergunta, porque já li aqui algures que não é aconselhado, mas tenho visto alguns reactores com a totalidade dos tubos em cobre.
se não houver inconvenientes, vou optar por fazer a ligações á cuba através do cobre, visto que pode ser soldado com estanho, evitando a ida a casas especializadas na soldadura em inox.
Sócio Nº46
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
o cobre não é a melhor solução a qual desaconselho.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
olá, paulosga.paulosga Escreveu:após mais algum tempo a pesquisar, estou com algumas dúvidas em relação á tubagem.
não te aconselho a fazer a tubagem em cobre, embora não seja tão sensível como o zinco ou alumínio o cobre é atacado pela soda presente no bio dando origem a uma contaminação elevada que contribui para a polimerização do bio durante o tempo que está guardado ou até mesmo dentro do deposito da viatura.
embora não crie problemas de fluidez a oxidação d biodiesel dá origem a produtos bastante nocivos para a bi e injectores. eu tenho alguns material de latão no processador (torneiras, joelhos e tês) e costumo deixar um pequeno balde por debaixo da torneira onde sai a glicerina para evitar os pingos no cimento, há algum tempo atrás fui abrir a torneira e saiu de lá um liquido com cheiro a tinta de cor esverdeada e mais espesso que o óleo vegetal. imagina toda a tubagem em cobre a contaminar o bio.
mas tenho uma boa noticia também, os tubos de inox que se compram para a canalização da agua podem ser soldados com toda a facilidade a estanho desde que se utilize como fluxo uma mistura de acido clorídrico e cloreto de zinco que se aplica com um pequeno pincel na zona da soldadura.
o fluxo pode ser arranjado num latoeiro ou feito em casa com acido e um bocado de chapa de zinco puro, retirado de pilhas de zinco carvão ou até com chapa galvanizada tendo o cuidado de remover a chapa logo que o zinco esteja "comido" pelo acido para não contaminar com demasiado cloreto de ferro.
depois é necessário um ferro de soldar com potência adequada para aquecer bem as peças que vão ser soldadas, eu tenho um martelo de latoeiro de 300w.
se tiveres dúvidas e quiseres realmente usar inox soldado a estanho podes enviar-me uma pm para não estar aqui a maçar o pessoal com um assunto que foge ao tópico.
-
red baron, vou seguir o teu conselho e por de parte o cobre.
quanto a soldar inox com estanho, essa não sabia, realmente é muito interessante.
brevemente vou criar um tópico com as fases se construção do meu reactor, depois coloco lá as dúvidas que surgirem, pois certamente não serei o unico interessado.
obrigado
paulo
quanto a soldar inox com estanho, essa não sabia, realmente é muito interessante.
brevemente vou criar um tópico com as fases se construção do meu reactor, depois coloco lá as dúvidas que surgirem, pois certamente não serei o unico interessado.
obrigado
paulo
Sócio Nº46
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
boas paulo
tópico novo sobre construção de reator com riqueza de fotos é tudo que queremos.
conte conosco para os comentários.
tópico novo sobre construção de reator com riqueza de fotos é tudo que queremos.
conte conosco para os comentários.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro
- Registado: quarta abr 16, 2008 7:36 pm
boas
em breve tambem vou contruir um reactor.
força paulo
em breve tambem vou contruir um reactor.
força paulo
Litro a litro enche o carro a deposito
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm
viva paulosga,
podes indicar onde arranjaste essa bomba? nem que seja por pm?
grato,
marco.
podes indicar onde arranjaste essa bomba? nem que seja por pm?
grato,
marco.