Aquecimento de águas: melhor Eléctrico ou a gás?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
ScRuMbLe
Membro
Membro
Registado: sábado mar 29, 2008 7:33 pm

Aquecimento de águas: melhor Eléctrico ou a gás?

Mensagem por ScRuMbLe »

boas. tenho um sistema de aquecimento central em casa, que também aquece as águas sanitárias. o sistema tem um reservatório com umas boas centenas de litros, que mantém a água quente um bocado.

o aquecimento central só pode ser usado a gás. mas para as águas é possivel usar electricidade, combinada com o gás ou sozinha. coloquei recentemente um relógiona resistência. sem o relógio, quando a electricidade estava ligada, sempre que era preciso água, ela entrava primeiro que o gás. a não ser que fosse muita água. mas gastava muito electricidade dessa forma. agora com o temporizador, defini para aquecer apenas para os banhos de manhã. resto do dia, entra o gás.
o reservatório tem uma resistência, que consegue aquecer +/- 1000 litros em 2 horas. consome cerca de 4,5 kw em duas horas, para encher o reservatório.
como infelizmente o bi-horário não se adequa à minha residência, ainda são alguns euros ao fim do mês, que eu julgo que fica mais barato a gás. a diferença é que algo que não custa tanto a sair do bolso, como o gás que são 70€ cada botija, muito frequentemente. e por isso dá a falsa noção de ser mais barato.

gostava de saber a vossa opinião, ou de alguém mais entendido no assunto, se compensa ter o sistema todo o a gás ou usar a electricidade. se tivesse gás natural, nem hesitava. mas como não tá previso ter tão cedo...

Pessanha
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo nov 05, 2006 5:05 pm

Re: Aquecimento de águas: melhor Eléctrico ou a gás?

Mensagem por Pessanha »

boas cá estou eu outra vez

já pensastes em paneis solares? vai ao site da *******, eles tem um sistema chamado "energie" que
associa paneis solares e uma bomba de calor.

pode ser uma solução.

cumprimentos
paulo duarte

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

painéis só.... painéis solares é outra coisa, mas acho que os painéis solares talvez sejam a opção, e estou a pensar em termos de futuro. dentro de pouco tempo, o preço dos combustíveis fósseis, gás natural incluído vai ser proibitivo e a electricidade vai atrás.

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

apesar de se afirmar que o aquecimento a gas , é mais barato que a electricidade (e é verdade)
tenho gas natural em casa, já mudei a placa do fogáo para uma vitrocerâmica, e o próximo passo é substituir o esquentador por termoacumulador, porque ?

o preço do gás natural, (recurso finito) terá tendencia a ficar cada vez mais caro, e já hoje o preço do gas natural está a subir muito mais rapidamente que o preço da electricidade.

o gas natural , náo é recurso que exista em portugal, tem que ser totalmente importado

uma parte significativa da energia eléctrica provem de energias renováveis,

em caso de necessidade é possivel produzir a nossa própria electricidade ,

a energia eléctrica não tem fugas, e tem diversos dispositivos de protecção implantados para protecção dos utilizadores

e por ultimo , para quem tenha possibilidade (espaço e €€€€) instale painel solar para o aquecimento das águas sanitárias

apesar de ser um cenário a longo prazo, não tenho duvidas algumas que tal como a gasolina e o gasóleo , os preços do gas natural vai subir muito acima da inflação.

cumprimentos

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

não deve ser a tão longo prazo quanto isso, porque está-se tudo a virar para o gn. já viram a quantidade de centrais termoeléctricas a gn que estão previstas cá para o rectângulo? li hoje que o gás natural para consumo doméstico vai voltar a aumentar dentro de dias. em casa tenho gn mas vou instalar painel solar dentro de pouco tempo. não tenho a mínima dúvida de que daqui a dez anos, os preços do gn serão proibitivos.

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver

lol , 10 anos , tás muito optimista !!

Autor do tópico
ScRuMbLe
Membro
Membro
Registado: sábado mar 29, 2008 7:33 pm

Mensagem por ScRuMbLe »

tudo certo, mas é complicado esplicar aos cotas que o painel solar compensa. afinal o gás paga-se a suaves prestações, né mas não há dúvida que é excelente, e podemos vender o excelente à rede!
nesse momento isso está fora de hipótese.

o que é um termoacumulador?

eu vou continuando assim, de inverno gás para aquecimentos e eléctrico para águas, de verão gás para águas.

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

eu tenho tudo eléctrico menos o aquecimento de água que é a gás propano (não há natural)... o aquecimento ambiente já está de lado à espera que alguém me queira comprar a caldeira (gasóleo nunca mais).

a médio prazo, logo que o €€€ permita, invisto num sistema de água solar. apesar de gastar pouco dinheiro em gás, o preço deste é absurdo. já vai a mais de 20 euros cada botija. estava com esperanças de vir a ter gás natural lá na rua em breve, mas nem isso me faz olhar para o futuro com bons olhos.
na cozinha tenho placa de indução magnética (as melhores). tudo electrodomésticos de classe a. o que me falta mesmo é uma solução para aquecimento de águas e ambiente, que ando a pensar...

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver

oi

quanto a placa de indução?, qual é a marca, estás satisfeito com isso? e se não é indescrição quanto custa uma dessas?

é que estava a pensar trocar a placa que tenho ( gas/electrica) por uma de indução

cumprimentos

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

celsomenaia Escreveu:oi

quanto a placa de indução?, qual é a marca, estás satisfeito com isso? e se não é indescrição quanto custa uma dessas?

é que estava a pensar trocar a placa que tenho ( gas/electrica) por uma de indução

cumprimentos

boas.

a placa que tenho é de marca balay e estou muito, muito satisfeito. já tive uma ariston (na outra casa) e os meus sogros têm uma da de dietrich.
a de dietrich é a melhor, mas não por muito e o preço assusta.
estou muito contente com a minha balay. já a uso há quase 2 anos e não tenho razões de queixa. é ligeiramente melhor que a minha antiga ariston, mas tb é mais recente.

a minha custou entre 800 e 900 euros se não me falha a memória, mas até podes consultar o preço da balay espanha que quando mandei fazer a cozinha escolhi por lá alguns electrodomésticos (e o preço era igual ou muito parecido) e parece-me que as placas já desceram qq coisa.
o preço é sensivelmente o dobro das placas de vitro tradicionais, mas vale a pena. gasta muito menos energia e são muito mais rápidas. já não cozinhava com outra coisa há anos, e fui passar uns dias a espanha e a placa era vitro tradicional... que desalento. demorada como tudo. além disso, a maria agradece a placa de indução que é bem mais fácil de limpar. não é preciso produtos nem aquelas lâminas. é só passar um pano húmido e às vezes uma esponja (esponja mesmo, nada de esfregão verde) e um pouco de lavalouça.

aconselho vivamente, mas atenção à louça própria (bases de ferrite). tb podes comprar uma base de aquecimento (basicamente um disco para colocar debaixo do tacho) que assim podes usar outras louças (vidro, barro, etc). eu não quero mais nada. aliás, tenho outra placa em casa à espera que acabe as minhas obras na segunda cozinha.

penso que a minha é a 920l (biselada). até te aconselhava a comprar uma de apenas 3 bicos. se pensares bem, nunca niguém usa os 4. eu só não comprei pq na altura não havia de 3.

tb podes comprar com 2 zonas de indução e 2 de vitro... mas é desperdício.

http://www.balay.es/catalogo_precios_el ... _induccion

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

itisix Escreveu:
celsomenaia Escreveu:oi

cumprimentos

boas.

a placa que tenho é de marca balay e estou muito, muito satisfeito. já tive uma ariston (na outra casa) e os meus sogros têm uma da de dietrich.
a de dietrich é a melhor, mas não por muito e o preço assusta.
estou muito contente com a minha balay. já a uso há quase 2 anos e não tenho razões de queixa. é ligeiramente melhor que a minha antiga ariston, mas tb é mais recente.

a minha custou entre 800 e 900 euros se não me falha a memória, mas até podes consultar o preço da balay espanha que quando mandei fazer a cozinha escolhi por lá alguns electrodomésticos (e o preço era igual ou muito parecido) e parece-me que as placas já desceram qq coisa.
o preço é sensivelmente o dobro das placas de vitro tradicionais, mas vale a pena. gasta muito menos energia e são muito mais rápidas. já não cozinhava com outra coisa há anos, e fui passar uns dias a espanha e a placa era vitro tradicional... que desalento. demorada como tudo. além disso, a maria agradece a placa de indução que é bem mais fácil de limpar. não é preciso produtos nem aquelas lâminas. é só passar um pano húmido e às vezes uma esponja (esponja mesmo, nada de esfregão verde) e um pouco de lavalouça.

aconselho vivamente, mas atenção à louça própria (bases de ferrite). tb podes comprar uma base de aquecimento (basicamente um disco para colocar debaixo do tacho) que assim podes usar outras louças (vidro, barro, etc). eu não quero mais nada. aliás, tenho outra placa em casa à espera que acabe as minhas obras na segunda cozinha.

penso que a minha é a 920l (biselada). até te aconselhava a comprar uma de apenas 3 bicos. se pensares bem, nunca niguém usa os 4. eu só não comprei pq na altura não havia de 3.

tb podes comprar com 2 zonas de indução e 2 de vitro... mas é desperdício.

http://www.balay.es/catalogo_precios_el ... _induccion

sendo esta informação off topic, acho que se deveria abrir um tópico novo sobre este assunto, se é que não existe, pois ajuda muito as pessoas a escolher entre as varias tecnologias disponíveis para tal!

ficamos todos a aguardar, se puder agradecia.

podia colocar até cuidados a ter pois já tem a experiencia e como se trabalha com as mesmas, alguns conselhos práticos...

obrigado! regressemos ao tema!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

estou a ficar desactualizado completamente entao essas placas chamadas a induçao qual é o principio de foncinamento? se sao assim tao eficazes porque nao utilizar o sistema para o termoacumulador?
nao havera uma forma de recuperar as calorias que se perdem quando se cozinha?
mas isto de economizar tanto é so ficçao pois no fundo nao é economicamente viavel.
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

ventoinhas Escreveu:estou a ficar desactualizado completamente entao essas placas chamadas a induçao qual é o principio de foncinamento? se sao assim tao eficazes porque nao utilizar o sistema para o termoacumulador?
nao havera uma forma de recuperar as calorias que se perdem quando se cozinha?
mas isto de economizar tanto é so ficçao pois no fundo nao é economicamente viavel.
vamos concentrar aqui

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=6501

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

celsomenaia disse:
apesar de se afirmar que o aquecimento a gas , é mais barato que a electricidade (e é verdade)
tenho gas natural em casa, já mudei a placa do fogáo para uma vitrocerâmica, e o próximo passo é substituir o esquentador por termoacumulador, porque ?

o preço do gás natural, (recurso finito) terá tendencia a ficar cada vez mais caro, e já hoje o preço do gas natural está a subir muito mais rapidamente que o preço da electricidade.

o gas natural , náo é recurso que exista em portugal, tem que ser totalmente importado

a energia eléctrica não tem fugas, e tem diversos dispositivos de protecção implantados para protecção dos utilizadores

e por ultimo , para quem tenha possibilidade (espaço e €€€€) instale painel solar para o aquecimento das águas sanitárias

apesar de ser um cenário a longo prazo, não tenho duvidas algumas que tal como a gasolina e o gasóleo , os preços do gas natural vai subir muito acima da inflação.

cumprimentos
e, eu gostaria de sintetizar esta e anteriores intervenções dizendo:
- 1. até há pouco tempo a electricidade, como energia secundária, ou seja como energia produzida a partir de outras formas de energia, com baixos rendimentos, deveria ser substancialmente mais cara do que as energias primárias: carvão, gás, petróleo e seus derivados, etc.
- 2. mas a politica interferindo neste mercado fez com que tal não acontecesse sempre. e, há uma distorção tarifária. sendo o gás mais barato, a energia eléctrica surge a um preço quase idêntico. como para muitos isto é inconcebível nada nos garantia que um outro governo não alterasse isto tudo e a electricidade se tornasse muito mais cara. pode vir a acontecer!...
- 3. entretanto portugal aposta fortemente nas renováveis para a produção da electricidade o que para certos níveis do preço do crude, e para o futuro... torna e electricidade produzida na base das novas energias competitiva. e para ajudar á festa os produtores de carvão e de gás indexam os preços ao petróleo. ou seja, subindo o petróleo sobem o carvão e o gás. acabou-se com a concorrência entre estas formas de energia, que assim apenas apresentam outros tipos de vantagem. segurança de abastecimento por razões geopolíticas, por ex.
- 4. é assim que hoje estamos a optar por uma energia nobre e cara, a electricidade, em detrimento de outras menos nobres e teoricamente mais barata como o gás.
- 5. há uma outra razão que se começa a verificar. a de que, por razões de consciência ecológica e económicas, os consumidores de electricidade estão a racionalizar os consumos aumentando a sua eficiência energética o que lhes proporciona uma margem para instalarem mais equipamentos eléctricos.
e, alguns, começam a produzir a sua própria energia o que é ouro sobre azul.

por tudo isto, é que, acabei com o gás em casa substituindo o fogão a gás por uma placa vitrocerâmica. produzo água quente com painel solar. alimento as máquinas de lavar com água quente do painel. e aplicando as outras medidas que já referi noutro local do fórum, ainda reduzi os meus consumos de electricidade, como em breve mostrarei no local apropriado do fórum.
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

toolbar
Membro
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 11:11 pm

Mensagem por toolbar »

eu ainda fiz melhor...uso uma placa de vitro só no verao,tenho um fogao a lenha com uma serpentina ligada ao acumulador de agua dos paineis solares.cozinho a lenha(o sabor dos assados sai muito melhor), e ainda aqueço o ambiente.
resumindo...nao ta sol liga-se o fogao de lenha, 250l de agua a 70cº cozinhados á moda antiga e ambiente sempre quentinho .
custos...uma duzia de cavacos de lenha.

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

parabéns.
é uma óptima politica com o senão da queima de madeira por as árvores fazerem falta na limpeza da atmosfera, na redução do co2.
confesso que se não fosse o receio de aumento exagerado do preço gostaria de ter um sistema baseado em "pelettes" por aproveitarem os resíduos florestais.
por outro lado julgo que terás condições não usuais pois a utilização de fogões a lenha não se pode fazer em apartamentos ou mesmo em grande parte das vivendas.

este verão (se houver) quero experimentar um forno solar rudimentar.
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

toolbar
Membro
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 11:11 pm

Mensagem por toolbar »

ajosemor Escreveu:parabéns.
é uma óptima politica com o senão da queima de madeira por as árvores fazerem falta na limpeza da atmosfera, na redução do co2.
confesso que se não fosse o receio de aumento exagerado do preço gostaria de ter um sistema baseado em "pelettes" por aproveitarem os resíduos florestais.
por outro lado julgo que terás condições não usuais pois a utilização de fogões a lenha não se pode fazer em apartamentos ou mesmo em grande parte das vivendas.

este verão (se houver) quero experimentar um forno solar rudimentar.
partilho da tua preocupaçao, mas defendo um abate de arvores controlado. se eu abater um pinheiro nao vou plantar outro...vou plantar milhares.
por outro lado todos os anos ardem milhares de hectares de floresta em portugal e ninguem se preocupa com isso

manguela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 29, 2008 1:28 am

Mensagem por manguela »

- 3. entretanto portugal aposta fortemente nas renováveis para a produção da electricidade o que para certos níveis do preço do crude, e para o futuro... torna e electricidade produzida na base das novas energias competitiva. e para ajudar á festa os produtores de carvão e de gás indexam os preços ao petróleo. ou seja, subindo o petróleo sobem o carvão e o gás. acabou-se com a concorrência entre estas formas de energia, que assim apenas apresentam outros tipos de vantagem. segurança de abastecimento por razões geopolíticas, por ex.
- 4. é assim que hoje estamos a optar por uma energia nobre e cara, a electricidade, em detrimento de outras menos nobres e teoricamente mais barata como o gás.
- 5. há uma outra razão que se começa a verificar. a de que, por razões de consciência ecológica e económicas, os consumidores de electricidade estão a racionalizar os consumos aumentando a sua eficiência energética o que lhes proporciona uma margem para instalarem mais equipamentos eléctricos.
a verdade é que ao consumirmos a energia electrica não produzimos co2... correcto?
acho que a energia electrica tem tudo para vingar, principalmente se continuar a ser aliada aos paineis fotovoltaicos, paineis solares, energia eolica...
XANGO Elite - www.eumudei.com

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

ajosemor Escreveu:celsomenaia disse:

cumprimentos
e, eu gostaria de sintetizar esta e anteriores intervenções dizendo:
- 1. até há pouco tempo a electricidade, como energia secundária, ou seja como energia produzida a partir de outras formas de energia, com baixos rendimentos, deveria ser substancialmente mais cara do que as energias primárias: carvão, gás, petróleo e seus derivados, etc.
- 2. mas a politica interferindo neste mercado fez com que tal não acontecesse sempre. e, há uma distorção tarifária. sendo o gás mais barato, a energia eléctrica surge a um preço quase idêntico. como para muitos isto é inconcebível nada nos garantia que um outro governo não alterasse isto tudo e a electricidade se tornasse muito mais cara. pode vir a acontecer!...

por tudo isto, é que, acabei com o gás em casa substituindo o fogão a gás por uma placa vitrocerâmica. produzo água quente com painel solar. alimento as máquinas de lavar com água quente do painel. e aplicando as outras medidas que já referi noutro local do fórum, ainda reduzi os meus consumos de electricidade, como em breve mostrarei no local apropriado do fórum.
olá, quanto ao preço das energias não sei como comparam o preço, mas eu fiz umas contas à uns meses atrás antes destes aumentos necessários do petróleo, e cheguei à conclusão que nessa altura a electricidade era a energia mais cara no momento, neste momento será a gasolina segundo os meus cálculos que se baseiam sobre a a potência de cada uma.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

manguela Escreveu:a verdade é que ao consumirmos a energia electrica não produzimos co2... correcto?
depende de como é produzida.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Geral”