Comida vai continuar mais cara nos próximos quatro anos

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Comida vai continuar mais cara nos próximos quatro anos

Mensagem por Tó Miguel »

comida vai continuar mais cara nos próximos quatro anos

especulação dos preços é «factor inerente» à actividade dos mercados
há factores estruturais que explicam o aumento dos bens agrícolas, tendência que se manterá pelo menos nos próximos quatro anos, garantem analistas contactados pela agência «lusa».

por outro lado, os investimentos especulativos, encontrando terreno para actuar, não são ainda centrais no preço.

desde o início de 2008, em cerca de quatro meses e meio, os preços dos contratos para o milho subiram 32,5 por cento; os do trigo 33,5%; e os contratos para a soja aumentaram 5,5%.

o deutsche bank justifica esta evolução dos preços sobretudo por factores estruturantes: «no mundo dos bens agrícolas, os rácios entre stocks e consumo, nas principais commodities, tem vindo a cair nos últimos anos, o que demonstra bem a alteração (profunda)do mercado».

o maior banco alemão prevê que este movimento possa ainda «agravar-se no futuro», admitindo ser este o cenário «mais provável» na sua opinião, sem que a instituição financeira ponha a tónica da pressão de subida dos preços nos especuladores.

«temos de nos deixar de desculpas. é uma falácia. a culpa não é dos especuladores», disse à «lusa» o analista alexandre mota, da golden assets.

o peso dos factores demográficos e climáticos

a especulação «é um factor inerente» à actividade dos mercados, referiu joão queiróz, da l. j. carregosa, assegurando tratar-se de «mais um factor», mas não determinante para explicar a subida acentuada dos preços dos produtos agrícolas.

«o que é estruturante no aumento dos preços é a explosão demográfica mundial (que passou de 4,1 milhões de habitantes em 1975, para cerca dos actuais 6,1 milhões, prevendo-se que atinjam os 8 milhões em 2025), a adopção pela china e índia do modelo alimentar ocidental (à base de carne, lacticínios e derivados), as alterações climáticas e a falta de solo arável devido ao avanço da urbanização e à falta de água», adiantou o analista.

além disso, destacou o aumento de rendimento das populações nos países emergentes e a quebra de stocks face à oferta a que acresce a procura de energia (biocombustíveis-biodiesel e bioetanol), tendo por base os bens agrícolas, caso do milho (estados unidos), da soja e do açúcar (álcool) proveniente da exploração cana-de-açúcar (brasil).

em declarações à «lusa», o subdirector do banco invest, paulo monteiro, justificou também a subida dos preços devido a factores estruturantes, mas realçou que o «boom» dos preços dos bens agrícolas coincidiu com a crise nos mercados financeiros.

no entanto, admitiu que os mercados de acções e obrigações «estão cada vez mais voláteis».

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1730
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Re: Comida vai continuar mais cara nos próximos quatro anos

Mensagem por Esteves »

pelo andar da carruagem não sei onde é que isto vai parar.....
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

não sou analista económico, nem tenho intenções de tal título, apenas me limito a somar 2+2 e o resultado é fácil. se o sector agrícola, que é um sector primário, passar a ser rentável e sustentável e sabendo, que é o sector, que mais mão-de-obra emprega, então isto pode ser boas noticias, pois apesar da comida estar mais cara, as famílias vão ter dinheiro, para pagar.
Sócio ANE Nº 16

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Mensagem por Esteves »

"pode ser boas noticias, pois apesar da comida estar mais cara, as famílias vão ter dinheiro, para pagar."

até podem ser boas as noticias mas não estou a ver este governo a subir os vencimentos, eu axo que ele está é a por os pobres mais pobres e os ricos mais ricos.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

parece que brasil e portugal são países iguais...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

luciano kaefer Escreveu:parece que brasil e portugal são países iguais...
neste caso o que muda é as moscas pois a mer** é a mesma
Sócio ANE Nº 16

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

hoje mandei arrumar a bomba injetora de um de nossos tratores. pediram pelo conserto, 22.000 kg de milho. tem alguma coisa errada.

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

pois é luciano, há muitas coisas erradas neste mundo, é pena estarmos tão longe, senão dava-te uma ajuda.
é bomba da cav?

bolas isso aqui dava 0.35€/22.000/ 7700.00 euros
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

pois, bastaram alguns telefonemas para descobrir que outro bombista ( credenciado pela new holland ), faz o mesmo serviço por 8.000 kg de milho.

agora aqui no brasil, 5:48 e estou viajando 200 km para levar a bi ao bombista. para variar, esperteza de algum bombista brasileiro, que adora ganhar dinheiro dos desinformados.

a bomba é bosch, fabricada na itália, codigo 99449527.

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

bem luciano já é bem melhor, mas esses senhores credenciados já ganhão muito bem, sendo assim o outro é um bombista suicida para a carteira do próximo.
presumo que deve estar num tractor fendt.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

luciano, não estou a perceber, esses mecânicos trocam o serviço de arranjo da bomba injectora por kilos de milho, não perferem antes reais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

josé luís cabete Escreveu:bem luciano já é bem melhor, mas esses senhores credenciados já ganhão muito bem, sendo assim o outro é um bombista suicida para a carteira do próximo.
boas josé luiz.

trator é um new holland tl 100. problema resolvido, estamos montando o trator para reiniciar os trabalhos amanhã. ah, e o milho aqui custa 0,40 ( reais, equivalente à 0,15 euros...

jmal: claro que eles preferem e só recebem em reais... eu é que tenho que ligar para o armazem para vender 8.000 kg de milho para poder emitir o cheque...

quando vejo um movel na vitrine, penso: puxa, esse sofá custa 2 bois...

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

não vejo que os agricultores vão ganhar alguma coisa a mais, pois o adubo, defensivos, sementes, estão na estratosfera, na minha opinião vamos seguir ganhando a mesma merreca arriscando mais e levando a culpa pela alta dos alimentos.
josé luís cabete Escreveu:presumo que deve estar num tractor fendt.

josé luís cabete, aqui no brasil tratores fendt, são da década de 60, ainda com o motor kd 12 da mwm
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

luciano kaefer Escreveu:
josé luís cabete Escreveu:bem luciano já é bem melhor, mas esses senhores credenciados já ganhão muito bem, sendo assim o outro é um bombista suicida para a carteira do próximo.
boas josé luiz.

trator é um new holland tl 100. problema resolvido, estamos montando o trator para reiniciar os trabalhos amanhã. ah, e o milho aqui custa 0,40 ( reais, equivalente à 0,15 euros...

jmal: claro que eles preferem e só recebem em reais... eu é que tenho que ligar para o armazem para vender 8.000 kg de milho para poder emitir o cheque...

quando vejo um movel na vitrine, penso: puxa, esse sofá custa 2 bois...
luciano, não ficava admirado se assim fosse, á muito tempo atrás era assim que se faziam as trocas comerciais, cada um trocava aquilo que produzia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

se ainda hoje fosse assim, ninguem se preocupava com as inflações ficticias das moedas.
eu também costumo fazer algumas trocas de serviços. por exemplo, se fizer um trabalho de informática a alguem, esse alguem paga o jantar ou coisa assim. é uma maneira de poupar nos impostos, uma vez a troca de produtos e serviços ainda não é tributada. ou melhor, o estado português até já tentou criar um imposto para doações superiores a 500€ mas acho que isso não foi para a frente.

em relação aos alimentos e ao próprio combustivel, qualquer dia vamos ter de nos safar assim: "ó luciano, manda para cá uns litros de bio de sebo que eu mando para ai batatas e bacalhau".

abraço!

lobão
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lobão »

marcoacho que vai dar negócio, por que aqui o sebo não vale muito, mas o bacalhau é bem valorizado cerca de 17 euros o quilo!!

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

por aqui um bom bacalhau também vai para esses valores, embora se arranje bacalhau por 7 a 10 euros bem razoavel.
eu acho é que os "manueis joaquins" daqui comem mais bacalhau do que os daí. aqui a procura é maior.
além disso nós nem temos produção própria de bacalhau, ele vêm na maior parte de lá de cima, mais a norte. eheh

e já agora a batata anda em que valores? e o azeite?

abraço!

lobão
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lobão »

a batata aqui é barata uns 0,34 cents de euro, já o azeite de oliva de uma qualidade razoável não sai por menos de 5,70 euros!!!!

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”