Caldeira no recuperador de calor

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Caldeira no recuperador de calor

Mensagem por JACINTO »

boas!
quando comprei o meu recuperador, andei à procura de uns que tinha encontrado na net que tinham um depósito de água em cima. a ideia, simples, era que o calor do recuperador fosse aproveitado também para aquecer a água que serviria para o aquecimento do resto da casa, através dos habituais irradiadores de parede.
procurei e a única coisa que encontrei num instalador que me pareceu de razoável confiança, foi uns recuperadores que tinham dentro do local onde a lenha ardia uma serpentina em cobre. pensei logo que, ao meter uma cavaca mais 'matarrona' lhe podia bater e provocar uma calamidade de vapor e queimaduras na pele. desisti da ideia e instalei um banal recuperador ventilado.
o tempo passou-se, a luz subiu de preço e parece-me que cada vez subirá mais e, olhando para uma factura da edp e para um extracto bancário lembrei-me da hipótese de instalar uma caldeira por cima do recuperador. na semana seguinte a esta ideia falei com um sujeito que fez exactamente a mesma coisa, ligando em linha um esquentador: quando a água arrefecer o esquentador liga. como a água andaria em circuito fechado a ideia pareceu-me relativamente simples e de fácil execução.
antes de me meter em alhadas, pergunto aqui se alguém tem uma coisa do género a funcionar. é que por 200 euros de lenha por ano aquecia a casa toda. é que 200 euros de lenha em 12 meses é bem menos que 250 euros de dois em dois meses durante o inverno de factura da edp...

toolbar
Membro
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 11:11 pm

Re: Caldeira no recuperador de calor

Mensagem por toolbar »

caro jacinto, penso que nao pesquisaste bem.eu tenho um recuperador de calor da vulcano que funciona como aquecimento central.
e diga-se em abono da verdade que funciona que é uma maravilha. posso carrega-lo com e lenha que quiser sem me preocupar com uma explosao.aquilo vem equipado com mais alguns acessorios, que garantem a segurança de dispositivo.ou seja, a temperatura maxima que suportada é de 90ºc, se eu a carregar com lenha a esta temperatura ele vai por aí cima...errado.automaticamente ele fecha a chamine e "abafa" fogueira nao permitindo a subida de temperatura.
termos tecnicos nao sei...por ser um leigo nesta materia. o que te posso dizer é por experiencia propria.
o que te posso dizer é que é muito economico, nem preciso de o ligar todos os dias para me manter a casa quente, uma vez que tambem tenho um bom isolamente a nivel de portas e janelas.aconselho-te a pesquisar melhor e vais ver que é melhor opçao para dormires quentinho

Autor do tópico
JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por JACINTO »

obrigado pela dica!
não dá para dizeres qual é o modelo ou um link para uma página onde ele esteja?
não sabia que a vulcano fazia recuperadores... o meu é um deville. funciona muito bem, mas com a caldeira fazia um aproveitamento melhor do calor e aquecia a casa toda...
orbigado!

toolbar
Membro
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 11:11 pm

Mensagem por toolbar »

jacinto Escreveu:obrigado pela dica!
não dá para dizeres qual é o modelo ou um link para uma página onde ele esteja?
não sabia que a vulcano fazia recuperadores... o meu é um deville. funciona muito bem, mas com a caldeira fazia um aproveitamento melhor do calor e aquecia a casa toda...
orbigado!
o meu é igual a este ve aqui este link http://www.felixtermica.com/epages/feli ... a%20110%22

Autor do tópico
JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por JACINTO »

excelente! é um zaima, modelo vulcano 110.
pelas especificações deve ser muito melhor que o meu...
tens irradiadores pela casa e uma bomba que faz a água circular em circuito fechado, certo? é que era mesmo isso que eu queria...

Responder

Voltar para “Geral”