Fiat 126 electrico
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Fiat 126 electrico
meus amigos os carros eléctricos são mais antigos que os a combustão e no entanto desapareceram ou fizeram desaparece-los, entretanto aparecem e desaparecem, isto é pura magia, acho que primeiro devemos verificar quem é o mágico que anda a tramar o pessoal e depois então pegar na tecnologia "existente" e fabrica-los, porque no fim do tal mágico "desaparecer" então teremos baterias baratas e todo o suporte em conta para fabricá-los em série. existe a parte política para resolver, legislação e tudo mais, que acho mais importante, porque ninguém vai comprar carro para o ter na garagem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
ajosemor Escreveu:tvcrabo escreveu:não sei se isto é assim, mas se se confirma esta informação, deixo uma pergunta no ar.renateves,
essa é a parte mais complexa da conversão por incrivel que pareça. não é do nosso conhecimento nenhum caso de conversao e legalizaçao simultaneamente vitoriosos.
essa é uma das nossas guerras. fazer tudo por tudo para pelo menos entender quais os obstaculos a derrobar ou contornar já que neste ponto nem isso sabemos...
está a associação do forum novaenergia disposta a promover uma petição a dirigir a quem de direito para que seja legislada a forma de legalização de viaturas eléctricas?
por mim estou disposto a envolver-me mais.
dificilmente arranjaremos um período melhor do que o actual para promover iniciativas do género. devido á subida quase diária dos preços dos combustiveis fósseis anda tudo, do governo á oposição, a perguntar como poderemos dar a volta á situação que é grave.
parece-me que todos terão uma enorme vontade de encarar a questão!
também temos de estar conscientes que as imposições não serão poucas, desde a alteração da distribuição do peso com a consequente alteração do comportamento dinâmico da viatura, ás consequências nos ocupantes do rebentamento de baterias, há numerosas questões a solucionar. mas...para todas há soluções óbvias se equacionadas em conjunto, por exemplo, com as universidades e politécnicos com alguma especialização nesta área.
metemos a mão na massa?
boas, a associação novaenergia, vai ser representada por mim como membro da direcção mas no entanto convido te a juntares te para nos poderes ajudar com mais ideias, pois vai ser um longo dia!
aqui!
estamos todos a juntar ideias em prol do desenvolvimento da ideia do veículo eléctrico! gostava de poder contar contigo para nos ajudar pois somos poucos agora, mas quem sabe o amanha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
ajosemor,
pá, conta cmg. eu acho que alguem da direcção da novaenergia já se devia ter pronunciado sobre isto. já existem pelo forum dezenas de posts com perguntas similares a tua.
parece-me haver malta para trabalhar, devemos juntar a malta nesse sentido. o almoço do dia 14 serve tambem para dar os primeiros passos no sentido de organizar pessoas e ideias.
pá, conta cmg. eu acho que alguem da direcção da novaenergia já se devia ter pronunciado sobre isto. já existem pelo forum dezenas de posts com perguntas similares a tua.
parece-me haver malta para trabalhar, devemos juntar a malta nesse sentido. o almoço do dia 14 serve tambem para dar os primeiros passos no sentido de organizar pessoas e ideias.
-
- Administrador
tvcrabo Escreveu:ajosemor,
vamos tratar disto no nosso primeiro encontro!
gostaria de ter a vossa opinião e claro ideias e empenho!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
pois esse será o meu ultimo problema para resolver...
vamos lá ver se corre bem.
tive atencao a distribuicao de peso e acho que fora os 100kg a mais o carro ficou melhor.
em relacao a parte electrica está tudo muito bem proteguido.
as baterias e o acido em caso de acidente estao completamente fora do abitaculo.
fora isso em termos de seguranca tem aquela que o carro tinha em 1974 quase nada...
correndo tudo bem lá terei de pensar num carro mais recente para o dia a dia.
vamos lá ver se corre bem.
tive atencao a distribuicao de peso e acho que fora os 100kg a mais o carro ficou melhor.
em relacao a parte electrica está tudo muito bem proteguido.
as baterias e o acido em caso de acidente estao completamente fora do abitaculo.
fora isso em termos de seguranca tem aquela que o carro tinha em 1974 quase nada...
correndo tudo bem lá terei de pensar num carro mais recente para o dia a dia.
tvcrabo Escreveu:renateves,
essa é a parte mais complexa da conversão por incrivel que pareça. não é do nosso conhecimento nenhum caso de conversao e legalizaçao simultaneamente vitoriosos.
essa é uma das nossas guerras. fazer tudo por tudo para pelo menos entender quais os obstaculos a derrobar ou contornar já que neste ponto nem isso sabemos...
-
- Membro Silver
- Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
viva toze
desculpa o off-topic, mas podes-me confirmar uma situação?
tenho umas jantes de um mini de 13' à venda. muito bonitas e que ficavam a matar com o azul do carro... isto já a pensar na aquisição deste
------------------
tenho umas jantes de um mini de 13' à venda. muito bonitas e que ficavam a matar com o azul do carro... isto já a pensar na aquisição deste
será que darão para colocar!? tentei procurar na net, mas é complicado...medir a distância entre furos. estas jantes são para mini/austin/metro e a furação é de 110mm e de 4 pernos
------------------
se calhar está mais bem afinado e preparado para travar do que muitos carros mais recentes que andam por aí, e sabe-se lá como!!!fora isso em termos de seguranca tem aquela que o carro tinha em 1974 quase nada...
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos
-
- Administrador
olha aqui um 127, totalmente reparado, e restaurado prontinho para ev!
http://img258.imageshack.us/img258/6725/fiat4ux2.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img384.imageshack.us/img384/4552/fiat1ca1.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img384.imageshack.us/img384/3971/fiat2zs4.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img384.imageshack.us/img384/1516/fiat3yv6.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
alguns dados!
o meu pai teve uma era de 1979 e era de outra versão!
tirava o dito motor e ainda ganhava uns trocos e toma lá eléctrico!
http://img258.imageshack.us/img258/6725/fiat4ux2.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img384.imageshack.us/img384/4552/fiat1ca1.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img384.imageshack.us/img384/3971/fiat2zs4.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img384.imageshack.us/img384/1516/fiat3yv6.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
alguns dados!
que recordações!ano 1981, 39850 km reias, folha de inspecção sem nenhuma anotação, motor impecável de tudo, pastilhas de travão novas, pneus novos, estofos reparados, tudo funcional a 100%.é com muita pena minha, mas vou ter que me desfazer dele, devido à nova casa onde moro só ter garagem para um carro e também por não ter tempo de andar com este bixinho.
preço:1850€ negociáveis.
o meu pai teve uma era de 1979 e era de outra versão!
tirava o dito motor e ainda ganhava uns trocos e toma lá eléctrico!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
desculpa nao entendi.
queres vender as jantes ou comprar um mini?
se for para mim só existe mais 2 carros com furacao igual, o 500 e outro italiano que nao me lembro a marca agora...e a jante é 12.
se queres comprar um mini para converter força...
assim respondo as 2 , como não percebi...
queres vender as jantes ou comprar um mini?
se for para mim só existe mais 2 carros com furacao igual, o 500 e outro italiano que nao me lembro a marca agora...e a jante é 12.
se queres comprar um mini para converter força...
assim respondo as 2 , como não percebi...
renateves Escreveu:viva toze
será que darão para colocar!? tentei procurar na net, mas é complicado...medir a distância entre furos. estas jantes são para mini/austin/metro e a furação é de 110mm e de 4 pernos
------------------se calhar está mais bem afinado e preparado para travar do que muitos carros mais recentes que andam por aí, e sabe-se lá como!!!fora isso em termos de seguranca tem aquela que o carro tinha em 1974 quase nada...
-
- Membro Silver
desculpa toze... não, para já não quero comprar um mini. tenho é umas jantes de um mini à venda que ficava espectacular no fiat azul. e queria saber se estas encaixavam na furação do fiat.
aqui está ela:

depois com uma ouduas faixas brancas em cima do capô... oh oh... ficava uma verdadeira máquina
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
concordo com renateves, ele tem muito bom gosto...está a propor um fiat 126 shelby cobra... lol
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Silver
comecem a ficar com inveja :p ... estou a brincar. mas acredito que ficaria um espectáculo!!bluesky Escreveu:concordo com renateves, ele tem muito bom gosto...está a propor um fiat 126 shelby cobra... lol
para a semana vou vê-lo (espero eu)! alguns concelhos para validar se a viatura está ok (motor, carroçaria, amortecedores, ...)?!
desculpa tozé pelo off-topic.
já agora, oh oh tozé, e se não conseguíres legalizar a viatura!?! tanto investimento para .... não era melhor começares a ver este ponto crucial!!! e eu tb devia fazer o mesmo ... por onde começar, fica aqui a pergunta!
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
deve ser um inferno deve, talvez seja pela homologação e inspecçao ...por onde começar, fica aqui a pergunta
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Silver
- Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm
deve ser um inferno deve, talvez seja pela homologação e inspecçao ...[/quote]bluesky Escreveu:deve ser um inferno deve, talvez seja pela homologação e inspecçao ...por onde começar, fica aqui a pergunta
pelo pouco que investiguei, pareceu-me possivel, embora burocrático.
será algo semelhante como quando instalei o gpl, só que aqui parece-me existir um vazio maior.
cumps,
marte
-
- Membro Silver
tozé, encontrei esta página sobre a electrónica do fiat 126. não sei se precisas, mas aqui fica para quem sabe disto, o que não é o meu caso
http://www.126fan.pl/www/elektryka.htm
sobre a homologação... vale a pena entrar em contacto com a fiat, ou não vale a pena!?
estou mto verde neste ponto!
ah, encontrei isto... parece ser importante
---------
em off-topic, aqui fica tb um link para os vários clubs 126 existentes na europa, pode servir para retirar alguma informação: http://www.fiat126.co.uk/links.html
http://www.126fan.pl/www/elektryka.htm
sobre a homologação... vale a pena entrar em contacto com a fiat, ou não vale a pena!?
estou mto verde neste ponto!
ah, encontrei isto... parece ser importante
linkcom a transformação vai continuar a poder circular a gasolina ou ficará exclusivamente eléctrico?
se o conseguir homologar, e for exclusivamente eléctrico, não pagará qualquer imposto, o que no entanto, não o dispensa do mesmo procedimento necessário para a legalização que um qualquer outro veículo a combustão está sujeito.
---------
em off-topic, aqui fica tb um link para os vários clubs 126 existentes na europa, pode servir para retirar alguma informação: http://www.fiat126.co.uk/links.html
-
- Membro Silver
Homologação do carro eléctrico
após umas pesquisas encontrei isto...
homologação de veículos eléctricos em portugal
desculpem se estou a repetir alguma informação já existente em outro tópico, mas até agora não encontrei!
ps: tozé, já deves estar farto de me ver aqui a "estragar" o teu projecto!! desculpa
bem... tem aqui muita coisa pra ler... fica o link:processo de homologação de veículos eléctricos em portugal
processo de homologação de veículos eléctricos em portugal é um processo que, devido ao escasso número de veículos disponíveis, não está minimamente institucionalizado.
assim para a homologação de veículos eléctricos, o processo é o seguinte:
veículos não matriculados anteriormente noutro país
* todos os veículos terão de cumprir as directivas europeias de homologação de veículos ligeiros a qual foi transposta para a lei nacional através da portaria nº 517-a/96 de 27/9( em anexo ), à excepção daquelas características que sejam só destinadas a veículos de propulsão térmica.
* a portaria acima referida é alterada pelas portarias nº 489/97 de 15 de julho e 1080/97 de 29 de outubro.
* se a homologação se aplicar a um reduzido número de unidades deverão ser solicitados processos de homologação individuais, sendo estas homologações realizadas nos nos serviços regionais da dgv.
* a matriculação- fase posterior à homologação do veículo, é igualmente realizada nos serviços regionais da dgv.
desculpem se estou a repetir alguma informação já existente em outro tópico, mas até agora não encontrei!
ps: tozé, já deves estar farto de me ver aqui a "estragar" o teu projecto!! desculpa
-
em relação a legalização ainda é cedo para inopinar...não espero ser eu a ter que o fazer.
existem empresas "teoricamente" com capacidade para o fazer e vou tentar atravez de uma...
senão der... não é compativel comigo, posso é vir a dizer que dá muito ou pouco trabalho, custa muito ou pouco...
as jantes são lindas mas não são compativeis com o carro.
existem empresas "teoricamente" com capacidade para o fazer e vou tentar atravez de uma...
senão der... não é compativel comigo, posso é vir a dizer que dá muito ou pouco trabalho, custa muito ou pouco...
as jantes são lindas mas não são compativeis com o carro.
-
- Membro Silver
- Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm
isso penso que seja para um carro 'novo' que nunca teve matricula. no caso de um carro que já tem matricula o vazio é aindarenateves Escreveu:após umas pesquisas encontrei isto...
bem... tem aqui muita coisa pra ler... fica o link:processo de homologação de veículos eléctricos em portugal
processo de homologação de veículos eléctricos em portugal é um processo que, devido ao escasso número de veículos disponíveis, não está minimamente institucionalizado.
assim para a homologação de veículos eléctricos, o processo é o seguinte:
veículos não matriculados anteriormente noutro país
* todos os veículos terão de cumprir as directivas europeias de homologação de veículos ligeiros a qual foi transposta para a lei nacional através da portaria nº 517-a/96 de 27/9( em anexo ), à excepção daquelas características que sejam só destinadas a veículos de propulsão térmica.
* a portaria acima referida é alterada pelas portarias nº 489/97 de 15 de julho e 1080/97 de 29 de outubro.
* se a homologação se aplicar a um reduzido número de unidades deverão ser solicitados processos de homologação individuais, sendo estas homologações realizadas nos nos serviços regionais da dgv.
* a matriculação- fase posterior à homologação do veículo, é igualmente realizada nos serviços regionais da dgv.
maior... mas deve ser mais ao menos a mesma mixordia, ou seja conferir que o carro segue umas determinadas regras...
cumps,
marte
-
- Membro Platinium
- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
as baterias não deveriam ser de gel?as baterias e o acido em caso de acidente estao completamente fora do abitaculo.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro Silver
viva pessoal, cá estou eu de novo a "chatear"!
ora bem, depois de andar à procura de carros "modelo" para o efeito e legislação, falta uma parte importante... o material (motor e baterias).
tozé, podes-me dizer em quanto é que ficou o dito motor mais as baterias!? (se não houver problema em dizer, claro!)
existe algum tópico com estas informações!? assim que tenha visto, não consegui identificar!
obrigado.
ora bem, depois de andar à procura de carros "modelo" para o efeito e legislação, falta uma parte importante... o material (motor e baterias).
tozé, podes-me dizer em quanto é que ficou o dito motor mais as baterias!? (se não houver problema em dizer, claro!)
existe algum tópico com estas informações!? assim que tenha visto, não consegui identificar!
obrigado.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
oi, esse tópico é mesmo este.renateves Escreveu:viva pessoal, cá estou eu de novo a "chatear"!
obrigado.
começa de início.
Cumps Inovadores