alteração

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
japa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta out 11, 2007 9:49 pm

alteração

Mensagem por japa »

boa tarde,
tenho uma caldeira a gasoleo para aquecimento e a.q.s, mas pretendo alterar esta situação e transformar a mesma para queimar pellets, é possivel fazer esta alteração e se tem desvantagens.
cumprimentos
josé alberto


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: alteração

Mensagem por itisix »

japa Escreveu:boa tarde,
tenho uma caldeira a gasoleo para aquecimento e a.q.s, mas pretendo alterar esta situação e transformar a mesma para queimar pellets, é possivel fazer esta alteração e se tem desvantagens.
cumprimentos
josé alberto
boas.

que eu tenha conhecimento, não é possível alterar a caldeira (eu tenho o mesmo problema). uma caldeira a pellets nova anda pelos 4000 (da roca).


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: alteração

Mensagem por jeanuc »

a transformação de uma caldeira a gasóleo para pellets é possível:
http://www.aecochama.net/joomla/index.p ... &itemid=30
sei também que a roca-baxi vende o modelo p30, que é uma caldeira policombustivel, que a base é uma caldeira de gasóleo com um alimentador de pellets.
atenção segundo os valores de potencia da roca-baxi existe uma perda. não sei qual o valor da queda de potência de gasóleo para pellets.
outro problema a ter em conta é a quantidade de sólidos nos gases de exaustão que não existe significativamente numa caldeira a gasóleo.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: alteração

Mensagem por itisix »

jeanuc Escreveu:a transformação de uma caldeira a gasóleo para pellets é possível:
http://www.aecochama.net/joomla/index.p ... &itemid=30
sei também que a roca-baxi vende o modelo p30, que é uma caldeira policombustivel, que a base é uma caldeira de gasóleo com um alimentador de pellets.
atenção segundo os valores de potencia da roca-baxi existe uma perda. não sei qual o valor da queda de potência de gasóleo para pellets.
outro problema a ter em conta é a quantidade de sólidos nos gases de exaustão que não existe significativamente numa caldeira a gasóleo.

penso que essa caldeira não tem por base a caldeira de gasóleo, mas sim a p30 que pode utilizar biomassa sólida (lenha), pellets ou ser adaptado um queimador diesel. mas essa da roca é muito cara. os 4000 euros que tinha dito.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: alteração

Mensagem por itisix »

o equipamento em questão , serve para substituir o queimador a gasóleo.

é de salientar os seguintes pontos aquando da queima de peletes numa fornalha de gasóleo.
- a caldeira perde cerca de 20% de potencia energética , uma vez que o queimador vai ocupar espaço na câmara de combustão.
- existe uma perda de rendimento da caldeira ao longo do tempo, isto porque, as cinzas se depositam no fundo da câmara de combustão, isolando a superfície de permuta de calor, obrigando a que seja feito uma limpeza regular câmara de combustão.

este queimador tem melhores resultados numa caldeira a lenha , uma vez que as dimensões da câmara de combustão sao maiores e existe um lugar para a cinza e forma rápida de retirar a cinza.

o preço á porta da fábrica é de 1500 € + 12% iva. não inclui instalação.

recomendamos uma caldeira policombustível , jsh mod. 30, por 2700 € + iva a 12% a 150 km das nossas instalações á porta de casa sem
instalação ou um recuperador a peletes com aquecimento de água.

sem mais de momento, e grato pela sua consulta,
por este preço é mesmo de pensar


http://www.aecochama.net/joomla/


RENOVADOR
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jun 04, 2008 5:11 pm

Re: alteração

Mensagem por RENOVADOR »

itisix Escreveu:
jeanuc Escreveu:a transformação de uma caldeira a gasóleo para pellets é possível:
http://www.aecochama.net/joomla/index.p ... &itemid=30
sei também que a roca-baxi vende o modelo p30, que é uma caldeira policombustivel, que a base é uma caldeira de gasóleo com um alimentador de pellets.
atenção segundo os valores de potencia da roca-baxi existe uma perda. não sei qual o valor da queda de potência de gasóleo para pellets.
outro problema a ter em conta é a quantidade de sólidos nos gases de exaustão que não existe significativamente numa caldeira a gasóleo.

penso que essa caldeira não tem por base a caldeira de gasóleo, mas sim a p30 que pode utilizar biomassa sólida (lenha), pellets ou ser adaptado um queimador diesel. mas essa da roca é muito cara. os 4000 euros que tinha dito.
se alguém me poder explicar se é possível por uma caldeira a gasóleo a receber água quente de outro sistema de aquecimento (a lenha) e com isso deixar de consumir gasóleo ou consumir só quando for necessário.
digam algo, e obrigado pela atenção.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: alteração

Mensagem por itisix »

boas....

possível é sempre, falta saber é custos.
na prática, podes ter por exemplo 2 caldeiras (uma a diesel ou outro) e outra a lenha.
a maneira de ligar as 2 pode variar. podes ter 1 depósito e fazer o controlo a partir daí, ou um grupo termoestático de controlo.
mas aí já depende muito dos equipamentos e da instalação.
o melhor mesmo é chamar um profissional.


RENOVADOR
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jun 04, 2008 5:11 pm

Re: alteração

Mensagem por RENOVADOR »

itisix Escreveu:boas....

possível é sempre, falta saber é custos.
na prática, podes ter por exemplo 2 caldeiras (uma a diesel ou outro) e outra a lenha.
a maneira de ligar as 2 pode variar. podes ter 1 depósito e fazer o controlo a partir daí, ou um grupo termoestático de controlo.
mas aí já depende muito dos equipamentos e da instalação.
o melhor mesmo é chamar um profissional.
obrigado pela atenção.
a minha ideia era comprar um fogão a lenha com caldeira e enviar a água quente para a caldeira a gasóleo que já funciona a cerca de três anos e que agora com o aumento do preço do combustivel está quase insuportável sustentar tamanho bicho.
a minha ideia a chamar um técnico, mas queria informar-me primeiro para não ser enganado. também não queria investir outra vez ao fim de três anos muito dinheiro.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: alteração

Mensagem por itisix »

renovador Escreveu:
itisix Escreveu:boas....

possível é sempre, falta saber é custos.
na prática, podes ter por exemplo 2 caldeiras (uma a diesel ou outro) e outra a lenha.
a maneira de ligar as 2 pode variar. podes ter 1 depósito e fazer o controlo a partir daí, ou um grupo termoestático de controlo.
mas aí já depende muito dos equipamentos e da instalação.
o melhor mesmo é chamar um profissional.
obrigado pela atenção.
a minha ideia era comprar um fogão a lenha com caldeira e enviar a água quente para a caldeira a gasóleo que já funciona a cerca de três anos e que agora com o aumento do preço do combustivel está quase insuportável sustentar tamanho bicho.
a minha ideia a chamar um técnico, mas queria informar-me primeiro para não ser enganado. também não queria investir outra vez ao fim de três anos muito dinheiro.
essa ideia é muito boa. já a vi a funcionar. o mal é que caldeiras ou fogões a lenha com aquecimento de água são caros e normalmente tens de ter um depósito.
um amigo meu mandou instalar um recuperador na sala com depósito de água e os respectivos sistema de segurança. tudo ligado ao aquecimento central. ficou-lhe por uns 4000 euros (tudo). eu achei caro, mas ele não porque o sogro pagou-lhe.

a tua ideia é caldeira (escondida) ou fogão de sala (à vista)?

p.s. eu tb tenho caldeira a gasóleo com 2 anos

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: alteração

Mensagem por Eletrico »

renovador Escreveu: a minha ideia era comprar um fogão a lenha com caldeira e enviar a água quente para a caldeira a gasóleo ...
ola
pelo que me foi dito a dias quando aprecei um fogão a lenha e que as caldeiras deste tipo de fogões não são muito duráveis.alem disso tem pouco espaço para aquecer a agua e como tal devem ser insuficientes. mas e uma opinião.

aqui em casa existe ja ha 4/5 anos uma caldeira lasian policombustivel que so trabalha a lenha por falta de um queimador a diesel.

o sistema usado neste tipo de equipamentos ajuda a percemer como faser em outros casos.

em termos de linha de aquecimento da caldeira ten de ser em circuito fechado em serie com a outra caldeira. sendo que a agua fria tem de passar primeiro pela caldeira a lenha e depois sqi e passa para a outra.

para controlar o arranque da 2º basta equipar um termocontacto que quando sente a temperatura mais baixa que por exemplo 45ºc permite alimentar com energia a 2ª caldeira.

em vez de usares um fogão a lenha talvez fique mais barato e com um ganho muito superior uma bailarina leva muito mais agua.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


RENOVADOR
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jun 04, 2008 5:11 pm

Re: alteração

Mensagem por RENOVADOR »

itisix Escreveu:
renovador Escreveu:
itisix Escreveu:boas....

possível é sempre, falta saber é custos.
na prática, podes ter por exemplo 2 caldeiras (uma a diesel ou outro) e outra a lenha.
a maneira de ligar as 2 pode variar. podes ter 1 depósito e fazer o controlo a partir daí, ou um grupo termoestático de controlo.
mas aí já depende muito dos equipamentos e da instalação.
o melhor mesmo é chamar um profissional.
obrigado pela atenção.
a minha ideia era comprar um fogão a lenha com caldeira e enviar a água quente para a caldeira a gasóleo que já funciona a cerca de três anos e que agora com o aumento do preço do combustivel está quase insuportável sustentar tamanho bicho.
a minha ideia a chamar um técnico, mas queria informar-me primeiro para não ser enganado. também não queria investir outra vez ao fim de três anos muito dinheiro.
essa ideia é muito boa. já a vi a funcionar. o mal é que caldeiras ou fogões a lenha com aquecimento de água são caros e normalmente tens de ter um depósito.
um amigo meu mandou instalar um recuperador na sala com depósito de água e os respectivos sistema de segurança. tudo ligado ao aquecimento central. ficou-lhe por uns 4000 euros (tudo). eu achei caro, mas ele não porque o sogro pagou-lhe.

a tua ideia é caldeira (escondida) ou fogão de sala (à vista)?

p.s. eu tb tenho caldeira a gasóleo com 2 anos
espero a não estar a ser chato.
o fogõa a que me refiro é daqueles que até servem para cozinhar com um preço que ronda os 750 a 1000 euros em inox.
a caldeira é uma roca laia.
será que não poderei fazer uma ligação directa pela entrada da água fria. isto é em vez de entrar água fria que depois seria aquecida com a queima de gasóleo, esta já entrava quente vinda do fogão e a caldeira só queimava gsóleo se a água entrasse a baixo de uma determinada temperatura. se isto fosse possível pouparia-se uma pipa de euros.


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: alteração

Mensagem por Mónica »

sei que em muitas caldeiras isto é possível, diria que, desde que dê para regular a temperatura de saída deve dar... mas quem lha vendeu poderia esclarecer isso, não?
aqui há várias pessoas a falarem de situações do género: http://www.aglobal.com/forum2/mensagens/1226.html

espero que não seja indelicado mencionar outros foruns...

cumprimentos

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”