Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
a dúvida subsiste, não me expliquei bem, eu apenas não entendo porque o gasolina é mais cara, porque tem um imposto mais alto se é menos consumida, é menos poluente, e até porque existe um excedente de gasolina em portugal. a dúvida é essa....
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
- Mensagens: 104
- Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
o projecto de reconversão da galp consiste em maximizar a produção de gasóleo minimizando a produção de fueis e gasolina
quem anda a gasolina subsidia quem anda a gasóleo
quem anda a gasolina subsidia quem anda a gasóleo
-
- Membro Silver
- Mensagens: 104
- Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
retirado do relatório da autoridade concorrência
- Anexos
-
- preço detalhado combustiveis
- preço combustiveis.JPG (31.85 KiB) Visto 2087 vezes
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
pois eu já desconfiava disso, dai a dúvida, portanto os camionistas em vez de andarem a paralisar o pais e em manifestações, deviam sim fazer um grande agradecimento aos consumidores de gasolina.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2993
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
- Localização: Internet
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
se a gasolina fosse mais barato que o gasóleo.... de certeza havia mais carro à gasolina
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa
-
- Membro
- Mensagens: 13
- Registado: terça mai 13, 2008 7:12 pm
- Localização: Lisboa
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
a gasolina é mais barata que o gasoleo apenas devido á carga fiscal.
no gasoleo gasta-se mais energia na refinação, pois são necessarias temperaturas mais altas e o transporte é mais caro (ainda que ligueiramente), porque o gasoleo é um pouco mais denso que a gasolina. o gasoleo é ainda menos abundante que a gasolina, de um barril de petroleo retira-se em volume 50% de gasolina e apenas 15% de diesel.
a carga fiscal no gasoleo é menor porque os transportes são essenciais ao país (como se tem visto), e os transportes usam todos gasoleo. a aplicabilidade de gasolina a transportes é errada porque os motores a gasolina com a mesma cilindrada consomem mais e produzem menos binario.
o problema, segundo a tendencia dos ultimos 3 anos, é que o preço do diesel ultrapassa o preço da gasolina já no próximo ano, o que promete mais do mesmo que vimos nos ultimos dias...
no gasoleo gasta-se mais energia na refinação, pois são necessarias temperaturas mais altas e o transporte é mais caro (ainda que ligueiramente), porque o gasoleo é um pouco mais denso que a gasolina. o gasoleo é ainda menos abundante que a gasolina, de um barril de petroleo retira-se em volume 50% de gasolina e apenas 15% de diesel.
a carga fiscal no gasoleo é menor porque os transportes são essenciais ao país (como se tem visto), e os transportes usam todos gasoleo. a aplicabilidade de gasolina a transportes é errada porque os motores a gasolina com a mesma cilindrada consomem mais e produzem menos binario.
o problema, segundo a tendencia dos ultimos 3 anos, é que o preço do diesel ultrapassa o preço da gasolina já no próximo ano, o que promete mais do mesmo que vimos nos ultimos dias...
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1223
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
- Localização: terras de oureana
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
ainda bem que quando puz o meu punto de lado e o tentei vender (225 000km a gasolina), ninguem dava nada por ele.pedro.leite.alves Escreveu:o preço do diesel ultrapassa o preço da gasolina já no próximo ano...
resolvi ficar com ele, pois passa a inspecção sem mancha e o seguro é dos baratuchos. acho que vou-lhe tirar o pó que tem em cima!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Silver
- Mensagens: 524
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
- Localização: Grande Porto
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
nos states a maioria da frota de camioes é a gasolina. não é viavel?
não acredito que seja por falta de potencia dos motores a gasolina que a frota é 99,9% a gasoleo. apenas o é porque é mais barato e... por causa de questoes contabilisticas que têm a ver com o gasoleo que agora nao tenho dados para expor.
não acredito que seja por falta de potencia dos motores a gasolina que a frota é 99,9% a gasoleo. apenas o é porque é mais barato e... por causa de questoes contabilisticas que têm a ver com o gasoleo que agora nao tenho dados para expor.
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
pois então descobrimos a solução para a crise, além disso os carros a gasolina não evoluíram tanto ou seja tão pouco como os a diesel. atenção que não são os camiões que fazem o grande consumo de combustível, mas sim os veículos ligeiros, enquanto circulam milhares de camiões circulam milhões de carros ligeiros e na esmagadora maioria a diesel. a tecnologia a diesel evoluiu muito pouco, mas se a gasolina evoluísse também já teria-mos tecnologia a gasolina mais económica, basta os políticos e fabricantes quererem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 5621
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
pois aqui no brasil, a maioria dos automóveis utilizam gasolina. apenas alguns modelos de pickups, caminhões e maquinario agrícola utilizam diesel.
mas a carga fiscal é pesada em ambas. mais de 70% do preço dos combustíveis são impostos.
e aqui não temos a diferenciação de diesel agrícola. todos pagam o mesmo. e caro!
mas a carga fiscal é pesada em ambas. mais de 70% do preço dos combustíveis são impostos.
e aqui não temos a diferenciação de diesel agrícola. todos pagam o mesmo. e caro!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 524
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
- Localização: Grande Porto
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
penso que a "nova" tecnologia de motores a gasolina já aplicados no golf (tsi) e no audi a3 (o novo 1.4 tsi) são saltitos capazes de colocar os consumos de gasolina e performances ao lado do diesel. basta dizer que o a3 1.4 tsi gasta em circulação normal 6 litros aos 100 km. o mesmo se passa com o a3 1.9 tdi por isso... nesta fase é possivel equiparar.
-
- Membro
- Mensagens: 13
- Registado: terça mai 13, 2008 7:12 pm
- Localização: Lisboa
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
falando em tsi e tdi, podemos comparar os motores 1.4 tdi e 1.4 tsi:
1.4 tdi: 195 nm ás 2200 rpm, 5,5 l/100km urbano, 3,9 l/100km extra-urbano, 4,4 l/100km misto, 119 g/km de co2.
1.4 tsi: 240 nm ás 1750 rpm, 9,9 l/100km urbano, 5,8 l/100km extra-urbano, 7,3 l/100km misto, 174 g/km de co2.
ou seja cada nm do 1.4tdi consome 0,0226 l de gasoleo e cada nm do 1.4tsi consome 0,0304 l de gasolina.
assim, para produzir a mesma força o motor a gasolina consome mais.
creio que as combustoes no diesel sao feitas por compressão e na gasolina por ignição, como são formas diferentes, creio ser dificil (mas nao impossivel) que a gasolina supere a eficiencia do diesel, em termos força/consumo.
falaram-se nos camiões americanos...é preciso dizer-se que esses camioes, apesar de terem a mesma força que os diesel, consomem muito mais. os americanos não utilizam motores diesel porque, alem do diesel ser menos abundante, a tecnologia diesel é europeia, e como sabem eles sao muito proteccionistas, e a gasolina para eles, até á bem pouco tempo, era mais barata que agua.
em termos ecologicos, parece que hoje em dia os motores diesel com filtros de particulas sao menos poluentes que os gasolina, por curiosidade reparem nas emissoes do tdi e do tsi.
1.4 tdi: 195 nm ás 2200 rpm, 5,5 l/100km urbano, 3,9 l/100km extra-urbano, 4,4 l/100km misto, 119 g/km de co2.
1.4 tsi: 240 nm ás 1750 rpm, 9,9 l/100km urbano, 5,8 l/100km extra-urbano, 7,3 l/100km misto, 174 g/km de co2.
ou seja cada nm do 1.4tdi consome 0,0226 l de gasoleo e cada nm do 1.4tsi consome 0,0304 l de gasolina.
assim, para produzir a mesma força o motor a gasolina consome mais.
creio que as combustoes no diesel sao feitas por compressão e na gasolina por ignição, como são formas diferentes, creio ser dificil (mas nao impossivel) que a gasolina supere a eficiencia do diesel, em termos força/consumo.
falaram-se nos camiões americanos...é preciso dizer-se que esses camioes, apesar de terem a mesma força que os diesel, consomem muito mais. os americanos não utilizam motores diesel porque, alem do diesel ser menos abundante, a tecnologia diesel é europeia, e como sabem eles sao muito proteccionistas, e a gasolina para eles, até á bem pouco tempo, era mais barata que agua.
em termos ecologicos, parece que hoje em dia os motores diesel com filtros de particulas sao menos poluentes que os gasolina, por curiosidade reparem nas emissoes do tdi e do tsi.
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
a tecnologia a gasolina nunca vai ser mais eficiente, isto porque cada litro de gasolina tem menos energia (kw) que o diesel, dai a minha dúvida ainda não esclarecida, então porque se paga mais por litro quando tem menos. não faz sentido, portanto os camionistas não têm razões nenhuma dos preços, mas sim os donos dos popós a gasolina.pedro.leite.alves Escreveu:falando em tsi e tdi, podemos comparar os motores 1.4 tdi e 1.4 tsi:
1.4 tdi: 195 nm ás 2200 rpm, 5,5 l/100km urbano, 3,9 l/100km extra-urbano, 4,4 l/100km misto, 119 g/km de co2.
1.4 tsi: 240 nm ás 1750 rpm, 9,9 l/100km urbano, 5,8 l/100km extra-urbano, 7,3 l/100km misto, 174 g/km de co2.
ou seja cada nm do 1.4tdi consome 0,0226 l de gasoleo e cada nm do 1.4tsi consome 0,0304 l de gasolina.
assim, para produzir a mesma força o motor a gasolina consome mais.
creio que as combustoes no diesel sao feitas por compressão e na gasolina por ignição, como são formas diferentes, creio ser dificil (mas nao impossivel) que a gasolina supere a eficiencia do diesel, em termos força/consumo.
falaram-se nos camiões americanos...é preciso dizer-se que esses camioes, apesar de terem a mesma força que os diesel, consomem muito mais. os americanos não utilizam motores diesel porque, alem do diesel ser menos abundante, a tecnologia diesel é europeia, e como sabem eles sao muito proteccionistas, e a gasolina para eles, até á bem pouco tempo, era mais barata que agua.
em termos ecologicos, parece que hoje em dia os motores diesel com filtros de particulas sao menos poluentes que os gasolina, por curiosidade reparem nas emissoes do tdi e do tsi.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro
- Mensagens: 13
- Registado: terça mai 13, 2008 7:12 pm
- Localização: Lisboa
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
se calhar alguem á muito tempo atras, no mundo empresarial europeu, teve de optar por escolher entre motor diesel ou gasolina, fez contas e viu que lucrava mais com diesel que com gasolina. pode ter sido por varias razoes: diesel muito mais barato ou força do motor ou consumo etc. no entanto isso não é relevante para a questão, o facto é que a nivel de transportes de mercadorias, agricultura e veiculos de trabalho no geral optou-se por diesel.
como se fez esta opçao, e foi necessario criar impostos especificos para os combustiveis, uma vez que estes na europa são considerados objectos de luxo e a sua utilização foi sempre limitada pois o continente não possuia reservas de petroleo, capazes de generalizar a utilização do automovel como principal transporte.
entao como o mundo empresarial escolheu diesel e no geral os particulares escolheram gasolina (motores mais baratos) os impostos incidiram mais na gasolina do que no diesel, pois se fosse ao contrario iria inflaccionar todos os outros produtos, uma vez que desde veiculos agricolas a veiculos de transporte usam gasoleo, porque a certa altura optaram por usa-lo.
por isso a gasolina ficou mais cara que o diesel, so devido a impostos.
os camionistas queixam-se e com razao dos sucessivos aumentos, afinal todos nos queixamos, nao foi so o gasoleo que subiu, a gasolina tambem. o problema é que eles tem contratos em que lhes pagam x para fazerem um determinado frete, se os combustiveis sobem muito eles ficam sem margem de lucro, e as empresas com que fizeram contratos recusam-se a negociar aumetos devido a combustiveis. é a velha historia, meio mundo a tentar "tramar" meio mundo.
como se fez esta opçao, e foi necessario criar impostos especificos para os combustiveis, uma vez que estes na europa são considerados objectos de luxo e a sua utilização foi sempre limitada pois o continente não possuia reservas de petroleo, capazes de generalizar a utilização do automovel como principal transporte.
entao como o mundo empresarial escolheu diesel e no geral os particulares escolheram gasolina (motores mais baratos) os impostos incidiram mais na gasolina do que no diesel, pois se fosse ao contrario iria inflaccionar todos os outros produtos, uma vez que desde veiculos agricolas a veiculos de transporte usam gasoleo, porque a certa altura optaram por usa-lo.
por isso a gasolina ficou mais cara que o diesel, so devido a impostos.
os camionistas queixam-se e com razao dos sucessivos aumentos, afinal todos nos queixamos, nao foi so o gasoleo que subiu, a gasolina tambem. o problema é que eles tem contratos em que lhes pagam x para fazerem um determinado frete, se os combustiveis sobem muito eles ficam sem margem de lucro, e as empresas com que fizeram contratos recusam-se a negociar aumetos devido a combustiveis. é a velha historia, meio mundo a tentar "tramar" meio mundo.
-
- Membro
- Mensagens: 9
- Registado: quarta abr 26, 2006 8:22 pm
- Localização: Porto
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
eu acho que vai.jmal Escreveu: a tecnologia a gasolina nunca vai ser mais eficiente, isto porque cada litro de gasolina tem menos energia (kw) que o diesel, dai a minha dúvida ainda não esclarecida, então porque se paga mais por litro quando tem menos. não faz sentido, portanto os camionistas não têm razões nenhuma dos preços, mas sim os donos dos popós a gasolina.
até porque cada vez os motores a gasolina estão mais potentes e menos gastadores.
a mercedes ja tem um 1.8 t a gasolina com 230cv a gastar cerca de 4.5l/100.
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
meu caro, a potência é o consumo, e como sabemos os fabricantes mentem muito acerca do consumo.haagendazs Escreveu:eu acho que vai.jmal Escreveu: a tecnologia a gasolina nunca vai ser mais eficiente, isto porque cada litro de gasolina tem menos energia (kw) que o diesel, dai a minha dúvida ainda não esclarecida, então porque se paga mais por litro quando tem menos. não faz sentido, portanto os camionistas não têm razões nenhuma dos preços, mas sim os donos dos popós a gasolina.
até porque cada vez os motores a gasolina estão mais potentes e menos gastadores.
a mercedes ja tem um 1.8 t a gasolina com 230cv a gastar cerca de 4.5l/100.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 57
- Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
o que também influência o consumo entre a gasolina e o gasoleo é que o gasoleo é de combustão lenta e a gasolina é de combustão rápida, como todos sabem o gasoleo é a compresão e a gasolina e explosão só por ai já se entende a diferença do consumo, o único ponto relativamente positivo é que já se fala na net de motores protótipos de compressão a gasolina que apartir de uma determinada rotação passam a combustão..
fiquem bem e abraço
fiquem bem e abraço
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
concordo com o que dizem, mas vou referir novamente o que disse atrás para terem em conta, um litro de gasóleo tem mais potência que um litro de gasolina, portanto isto também conta.uea Escreveu:o que também influência o consumo entre a gasolina e o gasoleo é que o gasoleo é de combustão lenta e a gasolina é de combustão rápida, como todos sabem o gasoleo é a compresão e a gasolina e explosão só por ai já se entende a diferença do consumo, o único ponto relativamente positivo é que já se fala na net de motores protótipos de compressão a gasolina que apartir de uma determinada rotação passam a combustão..
fiquem bem e abraço
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro
- Mensagens: 15
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:37 pm
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
boas
eu fiz a mesma pergunta que toda a gente ta fazer neste forum a um professor meu eng mecanico ligado a essas questoes e ele explicou-nos o processo de refinaçao e depois disse que se fizermos em termos globais que podemos aproximar que no processo global da refinaçao, transporte etc que o custo do gasoleo é aproximadamente igual ao da gasolina e que apenas em portugal é mais barato o gasoleo por estrategias governamentais de frota que neste caso se incentiva a venda do gasoleo(menos imposto) para poder vender vender gasolina para o mercado americano pois a frota deles é a gasolina assim refinamos ca ficamos com o gasoleo e vendemos gasolina para a america que por sua vez agradece pois se refinar petroleo vai ficar com diesel que nao utiliza para eles compensa mais transportar gasolina refinada de portugal do que transportar crude de outro país que ate pode ser mais longe o transporte. esta foi a razao que ele apontou é apenas estrategia de frotas. portugal neste caso quer que a sua frota seja maioritariamente a gasoleo logo isp mais baixo.
m.silva
eu fiz a mesma pergunta que toda a gente ta fazer neste forum a um professor meu eng mecanico ligado a essas questoes e ele explicou-nos o processo de refinaçao e depois disse que se fizermos em termos globais que podemos aproximar que no processo global da refinaçao, transporte etc que o custo do gasoleo é aproximadamente igual ao da gasolina e que apenas em portugal é mais barato o gasoleo por estrategias governamentais de frota que neste caso se incentiva a venda do gasoleo(menos imposto) para poder vender vender gasolina para o mercado americano pois a frota deles é a gasolina assim refinamos ca ficamos com o gasoleo e vendemos gasolina para a america que por sua vez agradece pois se refinar petroleo vai ficar com diesel que nao utiliza para eles compensa mais transportar gasolina refinada de portugal do que transportar crude de outro país que ate pode ser mais longe o transporte. esta foi a razao que ele apontou é apenas estrategia de frotas. portugal neste caso quer que a sua frota seja maioritariamente a gasoleo logo isp mais baixo.
m.silva
-
- Membro
- Mensagens: 15
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:37 pm
Re: Porque a gasolina é mais barata que o gasóleo.
nao concordo minimamente com a afirmação pois só compra carro a gasolina quem quer e já sabe que esta é mais cara.alem de que nao subsidia nada porque so subsidiava se o gasoleo fosse vendido a baixo do preço de custo como não é muito pelo contrario essa afirmaçao é completamente errada. subsidiar estamos todos nós aos produtores de energia solar fotovoltaica que recebem 65cent quando essa mesma energia é vendida a 11 cent.j_r_m_c Escreveu:o projecto de reconversão da galp consiste em maximizar a produção de gasóleo minimizando a produção de fueis e gasolina
quem anda a gasolina subsidia quem anda a gasóleo
m.silva