Duvida para a passagem fios no mastro
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: domingo jun 15, 2008 5:50 pm
Duvida para a passagem fios no mastro
boas a todos,
tenho uma duvida que me está a deixar um bocado atrofiado ... na volta até é simples.
a duvida é a seguinte, quando se coloca um aerogerador no ar, ou seja, a rodar e a produzir energia, ele vai virar-se de acordo com o sentido do vento. até aqui tudo bem, mas a minha duvida é o fio que desce pelo mastro até ao solo com tantas voltas do aerogerador, vai acabar por ficar torcido e por fazer curto-circuito.
como é que se coloca o fio de maneira a não enrolar dentro do mastro...eu tinha pensado ter tipo um freio no mastro, como existe na direcção das motas...será esta solução viavel?
já pesquisei no forum e não encontrei nada.
cumprimentos
tenho uma duvida que me está a deixar um bocado atrofiado ... na volta até é simples.
a duvida é a seguinte, quando se coloca um aerogerador no ar, ou seja, a rodar e a produzir energia, ele vai virar-se de acordo com o sentido do vento. até aqui tudo bem, mas a minha duvida é o fio que desce pelo mastro até ao solo com tantas voltas do aerogerador, vai acabar por ficar torcido e por fazer curto-circuito.
como é que se coloca o fio de maneira a não enrolar dentro do mastro...eu tinha pensado ter tipo um freio no mastro, como existe na direcção das motas...será esta solução viavel?
cumprimentos
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Re: Duvida para a passagem fios no mastro
existem 3 maneiras. o tal freio que impede o aerogerador de rodar 360 graus. utiligar um coletor e escovas ou então ligar directamente e ir vigiando o fio de tempos a pempos pois o vento muda de direcção mas de forma a rodar 360 graus é poico frequente. quero com isto dizer vir de oeste passar por norte depois este , sul oeste,norte...seker Escreveu:boas a todos,
cumprimentos
normalmente é oeste, norte, oeste,sul oeste, norte ,oeste, norte ...
percebe?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
boas, não tenho grande jeito para desenho, mas aqui fica uma das melhores ideias:
eu refiro-me a um teflon mas tb pode ser em outro material do tipo pvc ou idronil convêm ser forte os contactos se for cobre é melhor mas metal tb dá, basta irem a um canalizador e pedirem que vos corte 2 rodelas de tubo a medida do teflon ou tubo pvc.

eu refiro-me a um teflon mas tb pode ser em outro material do tipo pvc ou idronil convêm ser forte os contactos se for cobre é melhor mas metal tb dá, basta irem a um canalizador e pedirem que vos corte 2 rodelas de tubo a medida do teflon ou tubo pvc.

..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: domingo jun 15, 2008 5:50 pm
obrigado pelas respostas.
essa do vento não sabia...obrigado ferra
a ideia dos esteves tb tá porreira
obrigado
essa do vento não sabia...obrigado ferra
a ideia dos esteves tb tá porreira
obrigado
-
- Membro
- Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
ola ja resolvi varios probemas deçes..a uns tempos apreceu um senhor na emprea onde trablho.. com aerogerador de compra .... i tinha esse problema us tres fios ke saem do aerogerado vao a uns aneis de un porta escovas de tres polos feito todo en inox por causa da intepeir depois parra pelas escovas para o cabo e prontos numca mais vais ter problemas a nao ser mudar as escovas daki a mt mt mt tempo
abraço
abraço
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
eu tenho usado os próprios rolamentos para passar a energia. faço uma bucha interna e outra externa (de nylon ou pvc) para isolá-los do mastro da torre e do gerador e ligo os fios que descem do gerador na parte externa de cada rolamento e a outra parte que desce para o chão na parte interna, que está fixa na torre.
isso tem funcionado muito bem há anos e nunca precisa trocar nada. vejam na figura abaixo:
isso tem funcionado muito bem há anos e nunca precisa trocar nada. vejam na figura abaixo:
-
- Membro Silver
- Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
boas josenir.josenir Escreveu: isso tem funcionado muito bem há anos e nunca precisa trocar nada.
estamos a falar mais ou menos de quantos amperes?
não tem provocado picos nas esferas?
usas massa grafitada?
tens a certeza que a corrente passa sempre, isto é, de vez em quando a passagem é muito baixa,pois tamos a falar de uma duzia de contactos pontuais, e como tal a corrente pode não passar eficazmente, tens a certeza que isto não ocorre?.
cumpts
-
- Colaborador
como o mastro da torre precisa passar por dentro do rolamento, tem-se que usar uns rolamentos de bom tamanho. as esferas são muito bem apertadas dentro do rolamento e também tem o peso da turbina em cima que faz com que haja sempre um bom contato.pseudominus Escreveu:boas josenir.
estamos a falar mais ou menos de quantos amperes?
não tem provocado picos nas esferas?
usas massa grafitada?
tens a certeza que a corrente passa sempre, isto é, de vez em quando a passagem é muito baixa,pois tamos a falar de uma duzia de contactos pontuais, e como tal a corrente pode não passar eficazmente, tens a certeza que isto não ocorre?.
cumpts
como as esferas e o corpo do rolamento são de aço inoxidável não há o menor perigo de isolar. tenho usado com até 40a e já desmontei a turbina várias vezes e não vejo o menor sinal de problema nos rolamentos.
o fato de serem várias esferas a fazerem o contato apenas torna mais confiável e divide entre elas a corrente a ser conduzida.
não uso nenhuma lubrificação nos rolamentos. apenas uso rolamentos fechados dos dois lados e que já vêm com graxa.
-
- Membro Silver
você usa rolamentos em aço inox??? são muito mais caros !!! porque não usa normais?josenir Escreveu: como o mastro da torre precisa passar por dentro do rolamento, tem-se que usar uns rolamentos de bom tamanho. as esferas são muito bem apertadas dentro do rolamento e também tem o peso da turbina em cima que faz com que haja sempre um bom contato.
como as esferas e o corpo do rolamento são de aço inoxidável não há o menor perigo de isolar. tenho usado com até 40a e já desmontei a turbina várias vezes e não vejo o menor sinal de problema nos rolamentos.
o fato de serem várias esferas a fazerem o contato apenas torna mais confiável e divide entre elas a corrente a ser conduzida.
não uso nenhuma lubrificação nos rolamentos. apenas uso rolamentos fechados dos dois lados e que já vêm com graxa.
quanto á graxa original provoca superficie protectora que isola a passagem mesmo com cargas grandes.
a pelicula lubrificante serve para isso mesmo, afastar as superficies metálicas de forma a não haver contacto e com isso desgaste ou gripagem.
pelo menos um rolamento não precisava estar isolado ou usava uma escova/contacto no topo do mastro.
olhe que acredito que esteja com algumas perdas que não detectou, e sugiro que "vigie" com um teste a eficácia da sua passagem de corrente.
quanto a rolamentos grandes na base, aumenta a resistência á passagem do ar, como tal não acho boa ideia.
no entanto é uma solução melhor que qualquer uma que usei, pois nem mal eu fiz um gerador eólico, mas tb não me impede de opinar.
compreendo que para ser pragmático, tem de esquecer determinados detalhes.
no entanto, deve-se sempre aperfeiçoar o que se fez, e repensar em novos projectos.
josenir, desculpe a ousadia de estar a tentar "ensinar a missa ao padre".
saúde.
-
- Membro
ola
os colectores pelas contas sao para geradores a gasol de 15kva
os colectores pelas contas sao para geradores a gasol de 15kva
-
- Colaborador
não uso rolamentos especiais. talvez não tenha me explicado bem. são rolamentos comuns. mas na minha idéia são de aço inox.pseudominus Escreveu:você usa rolamentos em aço inox??? são muito mais caros !!! porque não usa normais?
quanto á graxa original provoca superficie protectora que isola a passagem mesmo com cargas grandes.
a pelicula lubrificante serve para isso mesmo, afastar as superficies metálicas de forma a não haver contacto e com isso desgaste ou gripagem.
no entanto é uma solução melhor que qualquer uma que usei, pois nem mal eu fiz um gerador eólico, mas tb não me impede de opinar.
compreendo que para ser pragmático, tem de esquecer determinados detalhes.
no entanto, deve-se sempre aperfeiçoar o que se fez, e repensar em novos projectos.
não esqueça que estamos tratando dos rolamentos que serão aplicados na articulação da base da turbina e não no eixo da hélice. o movimento na base é limitado. apenas o suficiente para acompanhar as mudanças de direção do vento que ocorrem poucas vezes por dia e não são bruscas. um pouco de resistência nesta articulação é desejável para deixar a turbina mais estável e não mudar de direção com pequenas turbulências do vento.pseudominus Escreveu: quanto a rolamentos grandes na base, aumenta a resistência á passagem do ar, como tal não acho boa ideia.
-
- Membro Silver
boas josenir
"não uso rolamentos especiais. talvez não tenha me explicado bem. são rolamentos comuns. mas na minha idéia são de aço inox."
a titulo de informação, os rolamentos normais usam aço cromo de baixa liga de elevada pureza e temperados, nas pistas (aneis) e nas esferas ou rolos. as gaiolas são de aço normal, poliamida ou bronze.
existem rolamentos em aço inox, ou mais correcto, inoxados, começam a referência por s e terminam com w203d, salvo erro. alguns altenadores de automóvel vêm equipados com eles.
"quanto a rolamentos grandes na base, aumenta a resistência á passagem do ar, como tal não acho boa ideia."
não me referi à resistência mecânica, mas sim à resistência à passagem do ar por ter um mastro muito mais grosso, criando resistência ao fluxo. isto usando algum preciosismo, claro.
bons trabalhos.
cumpts
-
- Membro
- Registado: terça jan 06, 2009 6:41 pm
obrigado pela partilha de ideias tou a pensar em fazer um aero e esse era o meu obstáculo mas pelos vistos ultrapassado
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta dez 01, 2006 9:21 pm
- Contacto:
considere o gerador, que se desloca em direção ao vento , um induzido e tubo vertical que serve de eixo o estator.
-
- Membro
- Registado: terça jan 15, 2008 12:30 pm
boas
sem duvida a melhor soluçao é um cabo o mais flexivel possivel e folgado dentro do mastro e vigiado periodicamente.
o sistema de escovas acaba sempre por provocar perdas exige manutençao e dá mais trabalho a construir
sem duvida a melhor soluçao é um cabo o mais flexivel possivel e folgado dentro do mastro e vigiado periodicamente.
o sistema de escovas acaba sempre por provocar perdas exige manutençao e dá mais trabalho a construir
-
- Membro
ola
bom este foi o processo ke eu arranjei e construi para mim...
bom este foi o processo ke eu arranjei e construi para mim...
- Anexos
-
- Sem título1.JPG (141.85 KiB) Visto 5567 vezes
-
- Sem título2.JPG (114.35 KiB) Visto 5570 vezes
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado out 06, 2007 11:41 pm
boas, podes especificar os materiais que usaste? obrigado
-
- Membro Silver
- Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
josenir Escreveu:eu tenho usado os próprios rolamentos para passar a energia. faço uma bucha interna e outra externa (de nylon ou pvc) para isolá-los do mastro da torre e do gerador e ligo os fios que descem do gerador na parte externa de cada rolamento e a outra parte que desce para o chão na parte interna, que está fixa na torre.
josenir, gostei muito da sua ideia, mas ainda nao consegui perceber muito bem, porque assim em desenho torna-se complicado... :s
podia tirar umas fotos a algum aerogerador seu?
para que eu possa visualizar melhor e tente perceber, confrontando o desenho com as fotos.
obrigado
Jorge Barbosa
-
- Colaborador
no momento não tenho aqui nenhum desmontado para bater umas fotos, mas na próxima semana vou iniciar a construção de uma turbina nova, e vou procurar fazer isso. assim que tiver, posto aqui.jorge_barbosah Escreveu: josenir, gostei muito da sua ideia, mas ainda nao consegui perceber muito bem, porque assim em desenho torna-se complicado... :s
podia tirar umas fotos a algum aerogerador seu?
para que eu possa visualizar melhor e tente perceber, confrontando o desenho com as fotos.
obrigado
-
- Membro Silver
- Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am