kit para OVD - parte 4 "testes e ensaios"
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
-
- Membro Silver
- Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
viscosidade do óleo vegetal
hynek, bom dia (para você boa tarde...)
estive verificando no site da elsbett um artigo chamado svohistory (em inglês), sendo que na página 13 das 18 totais há um gráfico que relaciona a viscosidade com a temperatura do óleo de colza (creio ser o mais utilizado aí pela europa), poderá ver que a temperatura em que o óleo de colza tem a viscosidade próxima do diesel é 110ºc; não que uma temperatura um pouco inferior causará danos à injetora, porém depende muito da injetora que tens em teu carro (viatura); aqui no brasil não é autorizado o uso de diesel em carros, somente utilitários, caminhões, etc. (é uma lei que, teoricamente, pretende manter o "subsídio" dado ao diesel), porém verifiquei também que as injetoras rotativas da delphi, lucas cav e algumas outras são muito sensíveis à viscosidade. mesmo possuindo uma resistência elétrica antes da admissão à injetora, a viscosidade do óleo vegetal durante a partida (arranque) será, na melhor hipótese, prejudicial ao cabeçote da bomba injetora, pois haverá um maior atrito entre as peças que compõem o cabeçote da injetora. talvez a solução seja aquecer também o cabeçote no intuito de diminuir este atrito viscoso. estou encomendando alguns componentes para montar meu kit de 02 tanques na minha caminhonete chevrolet s10, certamente ficará mais dispendiosos do que 100 euros, porém creio ser o sistema mais seguro até o momento, baseado na tecnologia elsbett de 02 tanques. a elsbett também tem um sistema de 01 tanque, porém neste já é necessário a troca de injetores, vela de pré-aquecimento, etc., o que já aumenta substancialmente o preço do kit. assim que tiver mais informações, contato novamente a todos.
forte abraço e continuem na trilha, certamente estão sendo pioneiros na melhora das condições ambientais da nossa imensa casa chamada terra.
estive verificando no site da elsbett um artigo chamado svohistory (em inglês), sendo que na página 13 das 18 totais há um gráfico que relaciona a viscosidade com a temperatura do óleo de colza (creio ser o mais utilizado aí pela europa), poderá ver que a temperatura em que o óleo de colza tem a viscosidade próxima do diesel é 110ºc; não que uma temperatura um pouco inferior causará danos à injetora, porém depende muito da injetora que tens em teu carro (viatura); aqui no brasil não é autorizado o uso de diesel em carros, somente utilitários, caminhões, etc. (é uma lei que, teoricamente, pretende manter o "subsídio" dado ao diesel), porém verifiquei também que as injetoras rotativas da delphi, lucas cav e algumas outras são muito sensíveis à viscosidade. mesmo possuindo uma resistência elétrica antes da admissão à injetora, a viscosidade do óleo vegetal durante a partida (arranque) será, na melhor hipótese, prejudicial ao cabeçote da bomba injetora, pois haverá um maior atrito entre as peças que compõem o cabeçote da injetora. talvez a solução seja aquecer também o cabeçote no intuito de diminuir este atrito viscoso. estou encomendando alguns componentes para montar meu kit de 02 tanques na minha caminhonete chevrolet s10, certamente ficará mais dispendiosos do que 100 euros, porém creio ser o sistema mais seguro até o momento, baseado na tecnologia elsbett de 02 tanques. a elsbett também tem um sistema de 01 tanque, porém neste já é necessário a troca de injetores, vela de pré-aquecimento, etc., o que já aumenta substancialmente o preço do kit. assim que tiver mais informações, contato novamente a todos.
forte abraço e continuem na trilha, certamente estão sendo pioneiros na melhora das condições ambientais da nossa imensa casa chamada terra.
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
-
- Membro
- Registado: terça jun 06, 2006 10:43 am
erá que com este "kit" desenvolvido com tanto empenho será possivel usar ovd num renault clio 1.9d c/ bomba lucas sem grandes problemas?
qual seria a % de ovd a utilizar?
qual seria a % de ovd a utilizar?
Rui
VW Golf II 1.6D - 1º Tanque - 100% OVD / 2º Tanque 30% OVD + 70% Petrodiesel
Opel Frontera 2.2Dti - 25% OVD + 75% Petrodiesel
VW Golf II 1.6D - 1º Tanque - 100% OVD / 2º Tanque 30% OVD + 70% Petrodiesel
Opel Frontera 2.2Dti - 25% OVD + 75% Petrodiesel
-
- Novo membro
- Registado: segunda ago 07, 2006 1:03 am
USO DA MISTURA 90% OV EM MOTOR MAXION S4T
caros, digito do brazil, macaé/rj. rodei mil km com uma mistura de 90% ov e 10% diesel, quando viajei de vitoria ao rio de janeiro, foi muito bem, sem nenhuma alteracao. quando parei vi que demorou bastante a pegar descarregando duas baterias de 70a. agora uso um aquecedor de agua quente do radiador que eleva a temp até 70ºc, aqui é muito barato qualquer torneiro mecanico faz. vejam em http://www.fendel.com.br se quiserem mais detalhes posso mandar as fotos.
sds
evandro
sds
evandro
SGI DE PETROBRAS 37
55-27-3260-1341
55-27-3260-1341
-
- Staff Member
Re: viscosidade do óleo vegetal
olá ancco,
o óleo vegetal tem uma capacidade maior de lubrificação em comparação com o gasóleo. não me parece ser prejudicial para o motor um arranque com óleo frio ou pouco aquecido. desde que o motor arranca, está tudo bem. enquanto não estiver minimamente aquecido, não puxar por ele. o problema não são os atritos.
segundo as minhas experiências, desde que os tubos de entrada ao injector estejam aquecidos acima de 40 a 50 ºc, o motor arranca normalmente. não se deve puxar ainda pelo motor. dentro de alguns minutos a temperatura atinge 70 ºc (com aquecimento) e já é possível andar sem qualquer problema. mas só com temperaturas acima de 100 ºc nos injectores é que se nota um performance muito bom do motor (melhor que com gasóleo).
o pré-aquecimento do ov antes da bomba de transporte é aconselhável para aliviar às bombas e ao filtro.
o óleo vegetal tem uma capacidade maior de lubrificação em comparação com o gasóleo. não me parece ser prejudicial para o motor um arranque com óleo frio ou pouco aquecido. desde que o motor arranca, está tudo bem. enquanto não estiver minimamente aquecido, não puxar por ele. o problema não são os atritos.
segundo as minhas experiências, desde que os tubos de entrada ao injector estejam aquecidos acima de 40 a 50 ºc, o motor arranca normalmente. não se deve puxar ainda pelo motor. dentro de alguns minutos a temperatura atinge 70 ºc (com aquecimento) e já é possível andar sem qualquer problema. mas só com temperaturas acima de 100 ºc nos injectores é que se nota um performance muito bom do motor (melhor que com gasóleo).
o pré-aquecimento do ov antes da bomba de transporte é aconselhável para aliviar às bombas e ao filtro.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Novo membro
- Registado: segunda jul 17, 2006 6:25 pm
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
alguém me sabe dizer porque se liga este tubo que sai da tampa de válvulas à admissão, geralmente comum em todos os carros?cclopes Escreveu:o tubo é mesmo assim, vai ligar á admissão antes do turbo.
jossef Escreveu:hynek esse tubo da respiração do motor está virado para traz porque????????????
este forum qual quer dia é só de land rover acho q já somos 5
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
-
- Membro
- Registado: terça mai 09, 2006 9:22 am
boas, o meu kit já está pronto há já algum tempo (parte electrica), e está pronto a montar na viatura (falta de tempo), só me faltam 2 ts e umas braçadeiras, material:
-1suporte em aço de fixação de chaminé de caldeira a gasóleo;
-10cms de tubo de cobre de +- 3/4
-2 velas incandescência usadas da vw
-2.5 metros de tubo de cobre de 6mm
-1 termocontacto (0-80º) made numa loja de peças para maquinas de lavar roupa (3€)
-2relés made continente, um deles alterado por mim, para fazer inversão a 2,99€ cada
-1 fusivel
-1 electro valvula de um caburador 2e2 pierburg
-vários terminais made in continente
-fio electrico qb
depois ponho fotos
cmps
-1suporte em aço de fixação de chaminé de caldeira a gasóleo;
-10cms de tubo de cobre de +- 3/4
-2 velas incandescência usadas da vw
-2.5 metros de tubo de cobre de 6mm
-1 termocontacto (0-80º) made numa loja de peças para maquinas de lavar roupa (3€)
-2relés made continente, um deles alterado por mim, para fazer inversão a 2,99€ cada
-1 fusivel
-1 electro valvula de um caburador 2e2 pierburg
-vários terminais made in continente
-fio electrico qb
depois ponho fotos
cmps
-
- Novo membro
- Registado: segunda jul 17, 2006 6:25 pm
a entrada podes tapar, a saida não. nos carros mais antigos quando há uma passagem grande de vapores de oleo e até mesmo de oleo costumava-se dirigir a saida para um recipiente, que tinha que ser vazado de vez em quando.hugo Escreveu:obrigado cclopes,
já agora... esse facto não contamina o ar que entra na admição, entrando menos oxigénio e tirando rendimento ou esses vapores são combustiveis e pelo contrário dão mais rendimento ao motor?
o que acontece se taparmos as respectivas entrada e saida?
obrigado
h
-
- Staff Member
tubo de cobre
2 filipe cunha,
li algures que o tubo de cobre não se dá bem com ov (corrosão?). não experimentei. mas é melhor ter cuidado.
li algures que o tubo de cobre não se dá bem com ov (corrosão?). não experimentei. mas é melhor ter cuidado.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Silver
- Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
na minha região há pelo menos 04 usinas de bd, porém a qualidade do mesmo ainda não é aceitável, estou acessorando uma cooperativa da região na ampliação da capacidade, porém há uns três meses atrás abasteci 40 litros de bd + 5 litros de diesel, na semana seguinte o tanque da minha caminhonete furou.... este não deve ser o caso do ov, pois não contém traços de metanol ou naoh (soda cáustica) para corroer as linhas e equipamentos que entrem em contato com o bd, por isso estou optando pelo ov, porém quero fazer um kit com ótima confiabilidade, deste modo sei que estarei a gastar mais para viabilizar meu intento. em breve estarei recebendo os componentes que encomendei, assim que possível estarei enviando fotos de como ficou e resultados de desempenho/consumo.
forte abraço a todos por aí
forte abraço a todos por aí
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO