transformar alternador em motor

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Njay »

ruferto Escreveu:penso q para fazer uma tensão negativa, talvez com duas bat. em serie, em q o ponto intermedio é a massa o positivo o v+ e o negativo da outra bat. v-, mas não tenho a certeza.
sim, é uma maneira de obter uma fonte simétrica (com tensão positiva, negativa, e zero volts). mas tem as suas desvantagens.
usar um conversor dc-dc é outra forma, que também tem as suas desvantagens.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por RJSC »


Link

está aqui um kart em que o motor é um alternador.
agora só precisamos de nos juntar para projectar um controlador baseado num microcontrolador.
tenho experiência com pic's mas nenhuma no que toca a algoritmos pra controlo de motores trifásicos.

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por sandro_ventania »

alguem sabe a potencia em hps, aproximada, que se consegue com um alternador usado como motor?
Nós somos a consequência do que pensamos.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Njay »

rjsc Escreveu:tenho experiência com pic's mas nenhuma no que toca a algoritmos pra controlo de motores trifásicos.
se o usares como motor de passo é fácil, basta ir ligando em sequência cada uma das 3 fases (1 2 3 1 2 3 1 2...). para fazê-lo rodar ao contrário, é só inverter a sequência (3 2 1 3 2 1 3 2...). quando o motor estiver parado convém desligar a bobina do estator, para poupar energia.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Njay »

sandro_ventania Escreveu:alguem sabe a potencia em hps, aproximada, que se consegue com um alternador usado como motor?
não sei, mas posso especular um pouco.
um alternador típico gera ~14v e um máximo de 60-90a. se assumirmos 60a, a 14v isso dá 14 x 60 = 840w ~ 1.11hp (=1.13cv). mas como o estator é regulável, talvez se consiga mais potência (em funcionamento contínuo).
Última edição por Njay em domingo jun 29, 2008 10:42 pm, editado 1 vez no total.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:
sandro_ventania Escreveu:alguem sabe a potencia em hps, aproximada, que se consegue com um alternador usado como motor?
não sei, mas posso especular um pouco.
um alternador típico gera ~14v e um máximo de 60-90a. se assumirmos 60a, a 14v isso dá 14 x 60 = 840w ~ 1.11hp (=1.13cv). mas como o estator é regulável, talvez se consiga mais potência.
existem alternadores até 200 a, mas creio que a eficiência destes nunca será grande coisa.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por RJSC »

usar como motor de passo ele fica muito irregular a baixa velocidade!
anda os saltos, precisamente o que queria evitar ao usar uma estratégia de controlo sem sensores.

a eficiência julgo ser boa.

quanto à potência... o isolamento dos enrolamentos dos alternadores é bastante bom, resiste a altas temperaturas em carga.
vai junto ao motor a combustão interna que é bem quente e pode ir a debitar os 200a.
por isso é bem provável que aguente 24v como motor ou mais. esse kart parece estar a 48v (4 baterias).
anão ser que estejam em paralelo para aumentar o alcance, mas num kart acho que alcance não será problema.

fazendo as contas cortando um pouco na corrente:
150 a x 24 v = 3.6 kw
3.6 kw é aproximadamente 4,8 hp
se descontares um pouco à conta da eficiência fica-se com 4 hp de certeza.
nada mau.
já agora, que potência pode atingir um motor de 50 cm^3 ?

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Bluesky »

epa, isto é tudo uma loucura, um alternador a funcionar passo a passo... sao eficientes?? os alternadores foram projectados para funcionamento continuo??? nao percebo...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por RJSC »

bluesky Escreveu:epa, isto é tudo uma loucura, um alternador a funcionar passo a passo... sao eficientes?? os alternadores foram projectados para funcionamento continuo??? nao percebo...
claro que foram projectados para funcionamento contínuo!
funcionam sempre junto com o motor de ci enquanto ele trabalha a viagem toda e têm bons rolamentos pois a tensão na correia de transmissão é muito grande.
não é nenhum motor de arranque! esses ardiam em 2 tempos!

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Bluesky »

ok, tens razao, confusao minha, peço desculpa . entao é mesmo uma loucura porreira, agrada-me ... esses alternadores de 200a sao de camião? digo isto por causa dos 24 v =12+12 tipico desses veiculos#
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por RJSC »

eu estava a falar de usar um alternador de 12v @ 24v, uma vez que o isolamento dos enrolamentos é bastante resistente ao calor.
pode ser uma boa alternativa pra começar com evs.
se conseguir desenvolver um controlador que varie também a corrente do rotor teria uma boa eficiência com certeza.
mas eu não tenho maneira de medir potência mecânica para avaliar a eficiência.

Avatar do Utilizador

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por José Luís Cabete »

já agora, que potência pode atingir um motor de 50 cm^3 ?[/quote]

ora bem, cilindrada não é uma boa referência para potência, na gama de 50 cm^3 podes encontrar motores de 2.5cv até 8.5cv, mas a media dessa classe de motores ronda 4-6cv.

também ando a pensar numa bicicleta eléctrica, transformar alternador em motor é uma boa ideia,

tenho um motor de arranque com 6 ímanes será que isto dava para alguma coisa de jeito? é que tenho um torno mecânico e gostava de me por a inventar qualquer coisa de jeito, mas electricidade ou electrónica não me dizem quase nada.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por sandro_ventania »

1 hp é pouco...existem motores brushless de aeromodelismo que tem 1/5 do tamanho de um alternador, com 3x mais potencia e a mais de 10.000rpm! reduzindo essa velocidade para aplicar as rodas de um carro dá pra multiplicar o torque.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por jmal »

sandro_ventania Escreveu:1 hp é pouco...existem motores brushless de aeromodelismo que tem 1/5 do tamanho de um alternador, com 3x mais potencia e a mais de 10.000rpm! reduzindo essa velocidade para aplicar as rodas de um carro dá pra multiplicar o torque.
10.000 rpm só, tá aqui no forum fotos de um que dá 80.000 rpm, pessoal não comparem motores eléctricos com motores de combustão, o torque não tem nada a ver com a rotação.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por RJSC »

sandro_ventania Escreveu:1 hp é pouco...existem motores brushless de aeromodelismo que tem 1/5 do tamanho de um alternador, com 3x mais potencia e a mais de 10.000rpm! reduzindo essa velocidade para aplicar as rodas de um carro dá pra multiplicar o torque.
eu conheço-os bem, sou aeromodelista e voo com aviões eléctricos.
só que estraga o propósito todo da coisa.
o propósito é fazer um ev com peças que se arranjem facilmente e baratas.
uma caixa de redução é só pra quem tem uma tornearia mecânica ou um monte de dinheiro prá mandar fazer.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Njay »

se uma caixa de redução de aparafusadora electrica aguentasse a rotação...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por RJSC »

eu estou aqui a ter uma ideia que poderá facilitar muito o controlo.
bobinar o rotor com fio grosso para diminuir a resistência e curto circuitá-lo.
ficamos então com um motor de indução trifásico de baixa tensão!
além de eliminar-mos as escovas do slip-ring!
que acham?

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por sandro_ventania »

10.000 rpm só, tá aqui no forum fotos de um que dá 80.000 rpm, pessoal não comparem motores eléctricos com motores de combustão, o torque não tem nada a ver com a rotação.

certo, mais voce trasforma rotação em torque através de reduçoes...ou estou enganado?
caixa de redução de baixo custo, só com polias e correias.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por jmal »

sandro_ventania Escreveu:
10.000 rpm só, tá aqui no forum fotos de um que dá 80.000 rpm, pessoal não comparem motores eléctricos com motores de combustão, o torque não tem nada a ver com a rotação.

certo, mais voce trasforma rotação em torque através de reduçoes...ou estou enganado?
caixa de redução de baixo custo, só com polias e correias.
sim, tens razão, mas os motores eléctricos têm o torque máximo às zero rotações, para o que estamos aqui a discutir isso não é importante.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
Localização: Leiria

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por palhim »

há uns dias andei a pesquisar e encontrei um controlador que penso que dá para controlar o alternador. gera as 3 ondas desfasadas 120º e ainda faz de driver para os mosfet's.

o controlador é o mc33033 (ver fichaaqui)

este controlador custa na casa do 5€. como mosfet's poderia usar-se o irf3205 (ver ficha aqui) que custa 1,68€.

tenho dois colegas, engenheiros electrotécnicos que se interessaram pelo assunto mas não temos tido tempo e também não temos osciloscópio, o que seria importante para verificar o funcionamento do circuito.

pelo que li a tensão num alternador antes de regulada e rectificada pode ultrapassar os 100v, logo poder-se-ia colocar as baterias preferencialmente em série, aumentando a tensão e baixando a corrente (para a mesma potência) reduzindo-se a secção dos cabos de alimentação e também colocando o controlador a trabalhar com correntes mais baixas.

para motorizar uma bicicleta penso que um alternador é uma óptima solução: baixo custo de aquisição, eficiência elevada e potência mais que suficiente. por enquanto vou andando com a minha sem motorização (100% tracção animal )
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”