Barcos da transtejo

Regras, sugestões, questões e problemas relacionados com o Fórum
Responder

Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Barcos da transtejo

Mensagem por Erbium »

boas...

eu sabia que bicicletas podem ser transportadas nos catamarãs da transtejo (gratuitamente inclusivé) e fui verificar ao site e encontrei a proibição de transportar motorizadas nos mesmos.
alguém sabe se uma vez que uma scooter electrica não emite ruido nem gazes pode ser transportada como se tratasse de uma bicicleta?

é que uma scooter electrica para mim que moro na margem sul e trabalho em lisboa não é solução uma vez que tenho sempre de usar uma ae, se pudesse passar nos barcos da transtejo era uma solução a sério. eu de minha casa ao barco são 5km's e depois do barco ao local de trabalho são 7km's... faria por dia, ida e volta 24km's e gastava sensivelmente meia carga da scooter e 1 bilhete de barco.
a scooter iria fazer neste trajecto 528km's (24km's x 22) por mês o que daria 2.11€ de electricidade (5.28 x 0.40€) mais o passe dos barcos (26.10€) daria um total mensal de 28.21€.
o carro faz no trajecto 1760km's (80km's x 22), supondo um consumo optimista de 5.5l/100 de gasóleo e o gasóleo em promoção a 1.38€ daria a módica quantia de 133.58€ em combustível ao qual adicionamos 2.25€ de portagem na vdg todos os dias (+ 49.5€) daria um total mensal de 183.08€.

dá uma diferença de 154.87€ por mês que se poupa, num total de 1703.57€ ao ano (somente 11 meses, para contar com 1 de férias). só assim por alto e a "ajudar" o carro nos preços paga-se a scooter num ano. se a isto acrescentar que poderei carregar a scooter no local de trabalho sem custos e a manutenção do carro então a diferença será algo assustador!!!
Última edição por Erbium em quinta jul 03, 2008 4:52 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por ZEV »

acho q a limitação tem a ver com o espaço... mas podes sempre tentar.

sei q nos eua, por ter motor, nem mesmo motocicletas (bicicletas c/ motor) podem entrar nos transportes... mas isso é lá nos states, e é td maluco!!


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por Erbium »

zev Escreveu:acho q a limitação tem a ver com o espaço... mas podes sempre tentar.

sei q nos eua, por ter motor, nem mesmo motocicletas (bicicletas c/ motor) podem entrar nos transportes... mas isso é lá nos states, e é td maluco!!
editei o post inicial com as contas que fiz e vou-me bater com este assunto na transtejo! os €'s de diferença são muitos...
o tamanho é subjectivo, existem bicicletas bastante grandes! até me podem mandar lá para um canto no motor, ou sei lá, para não incomodar...

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por ZEV »

belas contas, assim faz mt sentido.
tenta realmente falar com a transtejo, mas eu não acredito mt.
até pq depois as pessoas começavam a notar, queriam tbm, começavam a ser mtas... é pena não haver um ferry só p/ 2 rodas, seria uma excelente ideia p/ lisboa/margem sul. a verdade é q a transtejo, sem ser os catamarã, não viu inovações em quase 50 anos... e mesmo os catamarãs já têm 10 anos...



e por ver os kms; se consegues carregar no trabalho, não terias problemas em fazer esse trajecto com uma vectrix (pode andar em ae e atravessar as pontes, devidamente autorizada).
com a nova geração de e-scooters que deverá aparecer (bereco voltio?) ainda não sei porque não há detalhes, se vai ser ou não equiparada a um motociclo equivalente a 125cc.


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por Erbium »

mas o preço de uma vectrix não é o mesmo que uma ecoglady ou bereco...


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por easy »

erbium Escreveu:mas o preço de uma vectrix não é o mesmo que uma ecoglady ou bereco...
pois .. mas tendo em conta o teu perfil de utilização a vectrix assentava que nem uma luva. se pelas tuas contas uma bereco ao fim de um ano está paga a vectrix demora pouco mais de quatro.

183.08*11=2013€

2013*4=8052€

4anos*11meses*22 dias*80km= 77440km

e provavelmente ainda estarias com as primeiras baterias


Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por Lois »

easy Escreveu:
erbium Escreveu:mas o preço de uma vectrix não é o mesmo que uma ecoglady ou bereco...
pois .. mas tendo em conta o teu perfil de utilização a vectrix assentava que nem uma luva. se pelas tuas contas uma bereco ao fim de um ano está paga a vectrix demora pouco mais de quatro.

183.08*11=2013€

2013*4=8052€

4anos*11meses*22 dias*80km= 77440km

e provavelmente ainda estarias com as primeiras baterias
se é para ir pela ae então falta somar a as portagens...

o ideal se calhar era mesmo a bereco ou ecoglady pois em cidade não é preciso muito mais que isso, de modo que força na petição à transtejo, se houvesse mais pessoas a pedir depois até poderia ser bom, pois poderiam adaptar-se às necessidades dos utentes e cobrar mais qualquer coisa ficando tudo contente (transtejo, utentes e ambiente!!)


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por Erbium »

no site da transtejo na parte dos horários e tarifários fala em ferries. onde é que existem ferries entre a margem sul e lisboa? cacilhas-cais do sodré? alguém sabe?

pois a vectrix para além do preço continua a exigir portagens numa das pontes...

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por sergiomms »

lois Escreveu: se é para ir pela ae então falta somar a as portagens...

o ideal se calhar era mesmo a bereco ou ecoglady pois em cidade não é preciso muito mais que isso, de modo que força na petição à transtejo, se houvesse mais pessoas a pedir depois até poderia ser bom, pois poderiam adaptar-se às necessidades dos utentes e cobrar mais qualquer coisa ficando tudo contente (transtejo, utentes e ambiente!!)
na portagem da 25 de abril, podes contar com classe 5 (motos na viaverde) 0.91€ e ao fim de 13 passagens 0.27€ por cada passagem.
podes ainda pensar em ir apanhar o barco ao porto brandão mas talvez faças mais kms do que pela ponte!
sergiomms

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por ZEV »

porto brandão (ligação p/ belém) é ferry?

eu sei q passei lá c/ a bicicleta há vários anos qd fiz um passeio até vnmilfontes, mas acho q não era um ferry, era um barco normal.
mas, que eles têm a estrutura de um ferry, isso têm (rampas, acesso de estrada, separação c/ corredor passageiros/veículos... mas sempre q lá fui (por vezes uso o barco p/ ir jantar aos restaurantes de peixe no pbrandao) nunca vi um ferry.


lois Escreveu:se é para ir pela ae então falta somar a as portagens...
as portagens p/ motos são mt mais baratas, e têm uma taxa especial p/ uso frequente (como dito acima)


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por Erbium »

mas salvo erro as motas só têm desconto se aderirem à via verde não é?

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por ZEV »

exactamente, mas eu não entendo quem usa mtas vezes aes, pontes, etc, e não usa via verde.

(se bem q acho q a "via card" é mais barata, mas só funciona nas pontes lisboa/margem sul)


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por Erbium »

zev Escreveu:exactamente, mas eu não entendo quem usa mtas vezes aes, pontes, etc, e não usa via verde.

(se bem q acho q a "via card" é mais barata, mas só funciona nas pontes lisboa/margem sul)
eu tenho via verde em todos os carros mas diariamente vou pela vdg que infelizmente não tem desconto, só agora surgiu uma promoção na via card!

Avatar do Utilizador

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
Localização: Leiria

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por palhim »

erbium Escreveu:(...) eu de minha casa ao barco são 5km's e depois do barco ao local de trabalho são 7km's... faria por dia, ida e volta 24km's (...) se a isto acrescentar que poderei carregar a scooter no local de trabalho sem custos (...)
se podes carregar no trabalho a autonomia de que precisas é pequena, apenas 12 km (claro que convém ter alguma margem...). por outro lado podes transportar bicicletas no barco. as bicicletas eléctricas podem não ter grandes autonomias mas mas para o teu caso são suficientes. acho que devias pensar nessa possibilidade.
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por easy »

palhim Escreveu:por outro lado podes transportar bicicletas no barco. as bicicletas eléctricas podem não ter grandes autonomias mas mas para o teu caso são suficientes. acho que devias pensar nessa possibilidade.
é uma boa ideia. e já existem boas propostas no mercado das bicicletas eléctricas.
por exemplo:
http://www.tucanobikes.net/productos.html

eu só não considero uma deste tipo para mim porque não tenho onde a guardar no local de trabalho. uso uma de 50€ que não é tão apelativa ao amigo do alheio e deixo-a amarrada a um poste. pelo menos quando chego está no mesmo sitio onde a deixei.

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

erbium Escreveu:no site da transtejo na parte dos horários e tarifários fala em ferries. onde é que existem ferries entre a margem sul e lisboa? cacilhas-cais do sodré? alguém sabe?

pois a vectrix para além do preço continua a exigir portagens numa das pontes...
existem entre cacilhas e belém, mudaram para por causa do observatório europeu da droga.

estão a fazer obras para mais cais de desembarque no cais de sodré talvez sejam para os ferries.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por serges »

erbium Escreveu:boas...

eu sabia que bicicletas podem ser transportadas nos catamarãs da transtejo (gratuitamente inclusivé) e fui verificar ao site e encontrei a proibição de transportar motorizadas nos mesmos.
alguém sabe se uma vez que uma scooter electrica não emite ruido nem gazes pode ser transportada como se tratasse de uma bicicleta?

é que uma scooter electrica para mim que moro na margem sul e trabalho em lisboa não é solução uma vez que tenho sempre de usar uma ae, se pudesse passar nos barcos da transtejo era uma solução a sério. eu de minha casa ao barco são 5km's e depois do barco ao local de trabalho são 7km's... faria por dia, ida e volta 24km's e gastava sensivelmente meia carga da scooter e 1 bilhete de barco.
a scooter iria fazer neste trajecto 528km's (24km's x 22) por mês o que daria 2.11€ de electricidade (5.28 x 0.40€) mais o passe dos barcos (26.10€) daria um total mensal de 28.21€.
o carro faz no trajecto 1760km's (80km's x 22), supondo um consumo optimista de 5.5l/100 de gasóleo e o gasóleo em promoção a 1.38€ daria a módica quantia de 133.58€ em combustível ao qual adicionamos 2.25€ de portagem na vdg todos os dias (+ 49.5€) daria um total mensal de 183.08€.

dá uma diferença de 154.87€ por mês que se poupa, num total de 1703.57€ ao ano (somente 11 meses, para contar com 1 de férias). só assim por alto e a "ajudar" o carro nos preços paga-se a scooter num ano. se a isto acrescentar que poderei carregar a scooter no local de trabalho sem custos e a manutenção do carro então a diferença será algo assustador!!!

boas, porque não tentares entrar em contacto com os mesmos, através de mail ou chamada telefónica e dar a conhecer tal ideia, já que assim uma mão lava a outra! ganham eles que ajudam os veículos eléctricos a entrarem em lisboa e a ti que te encurtam imenso a travessia e claro a comodidade!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Barcos da transtejo

Mensagem por Erbium »

serges Escreveu:
erbium Escreveu:boas...

eu sabia que bicicletas podem ser transportadas nos catamarãs da transtejo (gratuitamente inclusivé) e fui verificar ao site e encontrei a proibição de transportar motorizadas nos mesmos.
alguém sabe se uma vez que uma scooter electrica não emite ruido nem gazes pode ser transportada como se tratasse de uma bicicleta?

é que uma scooter electrica para mim que moro na margem sul e trabalho em lisboa não é solução uma vez que tenho sempre de usar uma ae, se pudesse passar nos barcos da transtejo era uma solução a sério. eu de minha casa ao barco são 5km's e depois do barco ao local de trabalho são 7km's... faria por dia, ida e volta 24km's e gastava sensivelmente meia carga da scooter e 1 bilhete de barco.
a scooter iria fazer neste trajecto 528km's (24km's x 22) por mês o que daria 2.11€ de electricidade (5.28 x 0.40€) mais o passe dos barcos (26.10€) daria um total mensal de 28.21€.
o carro faz no trajecto 1760km's (80km's x 22), supondo um consumo optimista de 5.5l/100 de gasóleo e o gasóleo em promoção a 1.38€ daria a módica quantia de 133.58€ em combustível ao qual adicionamos 2.25€ de portagem na vdg todos os dias (+ 49.5€) daria um total mensal de 183.08€.

dá uma diferença de 154.87€ por mês que se poupa, num total de 1703.57€ ao ano (somente 11 meses, para contar com 1 de férias). só assim por alto e a "ajudar" o carro nos preços paga-se a scooter num ano. se a isto acrescentar que poderei carregar a scooter no local de trabalho sem custos e a manutenção do carro então a diferença será algo assustador!!!

boas, porque não tentares entrar em contacto com os mesmos, através de mail ou chamada telefónica e dar a conhecer tal ideia, já que assim uma mão lava a outra! ganham eles que ajudam os veículos eléctricos a entrarem em lisboa e a ti que te encurtam imenso a travessia e claro a comodidade!
mail já mandei mas ainda não responderam...

Responder

Voltar para “Regras e Suporte Técnico”